Começamos o décimo mês do ano. Outubro vem com as flores da Primavera e geralmente com a instabilidade climática. Estamos aparentemente no final da pandemia da covid-19 e as ações começam a se normalizar. Para o Naturismo no Brasil é a época que a empolgação para nos movimentarmos entre as áreas naturistas fica mais forte. De Norte a Sul, de Leste a Oeste do país antigos, novos e aspirantes a naturistas querem conhecer ou revisitar os locais reservados para a prática e nossa filosofia. Sempre recomendamos a todos, sem exceção, que antes de se dirigirem a estes locais que entrem em contato com as associações que os gerenciam, para saber das regras, de horários adequados e informações úteis.  Comece consultando sempre a página eletrônica da Federação Brasileira de Naturismo onde você encontrará os contatos de todas as instituições filiadas: fbrn.org.br

Este mês que tem mais um feriadão logo no segundo final de semana, por conta do dia de Nossa Senhora de Aparecida, espera-se que as praias naturistas recebam muitos visitantes por todo o país. Lembre-se, no entanto, que devemos sempre tomarmos nossas precauções e não abusar da sorte com aglomerações. No mesmo dia comemora-se também o dia das Crianças, elas que estão cada vez mais raras nos encontros e nas áreas naturistas. Salve as crianças naturistas. Salve seu dia.

Para colaborar com sua escolha, o jornal OLHO NU publica matéria original de Ubiratan Fazendeiro, no site do NATVale, sobre a famosa praia de Tambaba, na Paraíba, mostrando um pouco de sua história, um pouco de curiosidades e dando dicas. Oportunidade de ter mais informações ainda.

Consulte também a NATAgenda de outubro e escolha onde você vai poder curtir a prática naturista com tranquilidade e conhecendo novos amigos. Afinal o Naturismo é fundamentalmente uma atividade social. É para ser praticado em grupo e com respeito. A Festa do Pequi em aldeia indígena, no Mato Grosso. Além destes, há organizados por entidades não filiadas à FBrN, convite para ir a Ilha Grande passear de escuna e andar por trilhas até praia de nudismo; também rolam em Tambaba, o Encontro dos Amigos de Tambaba e em São Paulo, tem NOVO Mais um Happy Hour Naturista.

Também nesta edição, quem quer ler matérias com profundidade e fundamentada em estudos, temos o NATArtigo de Paulo Pereira, que, prestes a completar oitenta e quatro anos de vida neste mês, vida dedicada ao Naturismo desde sua juventude, faz breve releitura de seu último livro lançado Da Identidade Nua, uma perspectiva, apresentando curiosidades e novas reflexões.

O naturista que gosta de relaxar com uma massagem e gosta de cuidar de sua aparência estética tem agora no centro do Rio de Janeiro um espaço dedicado a este intento. Danyel Nacymento, jornalista, contador e agora massoterapeuta conta ao jornal OLHO NU como funciona seu empreendimento que atende inteiramente nu seus clientes igualmente nus. Ele garante que as normas do Naturismo serão completamente aplicadas em todas as ocasiões do serviço e, melhor ainda, quem possuir o cartão INF com o selo internacional do ano vigente tem desconto generoso. Confira em Nudez & Sociedade 2.

NOVO Nosso articulista ocasional escreve uma opinião, desta vez apenas como leitor em Cartas dos Leitores. "Toda nudez é erótica?" pergunta ele. E a resposta é dada: "não.

NOVO Lembram do primeiro voo naturista da história que entrou nas manchetes dos jornais em 2003? Essa história é contada em vídeo por um especialista em aviação em seu canal. Muitos detalhes e muito interessante. Em NATHistória.

E Leia muito mais:

Boa notícia: está surgindo novo grupo naturista no Brasil: no Piauí. A Coordenadoria de eventos da FBrN solicita que as entidades filiadas apresentem seus calendários de eventos para 2022 até meados de novembro. E não se esqueça de adquirir seu cartão INF internacional. Em Notícias da FBrN.

Notícia triste que chegou do leste de São Paulo. Faleceu no 19 de setembro, o naturista filiado ao NATVale, Ademar da Silva Júnior. Em NATNotícias.

Psicanalista do Rio de Janeiro oferece seus serviços profissionais em NATClassificados.

Polícia invade residência em Natal para prender pessoas que estavam nuas na piscina de sua própria casa. E mais uma rasteira no Naturismo em geral. Medida provisória do governo federal, editada no dia 6 de setembro de 2021, proíbe a exposição da nudez na Internet - não só nas redes sociais! Em Nudez & Sociedade.

Para quem é esportista e adora uma corrida, estão abertas as inscrições para o tradicional Cross Nuidsta de Yatan Rumi, em Córdoba, Argentina. Em NATEsporte.

A edição de setembro da revista eletrônica NUDELOT está no ar, com mais de uma dezena de artigos de muito interesse do naturista. Acesse as páginas desta edição através do jornal OLHO NU. Em NATMídia.

Já começam a chegar as primeiras informações sobre a realização da nona edição do Encontro Latino Americano de Naturismo, que desta vez será realizado na Colômbia, em março de 2022. Veja os banners que começaram a ser distribuídos pela organização do evento. Em IX Elan.

Assine o abaixo-assinado internacional pedindo apoio para a manutenção do caráter nudista da praia de Costa Natura em Estepona, na Espanha. Em NATLuta Internacional.

No NATInforme CLANUD, seção que passou a ser fixa desde a edição de julho, a Confederação Latino Americana de Nudismo é uma entidade internacional que abriga, incentiva e dá suporte às novas e antigas associações nudistas espalhadas por todos os países da América Latina. Nesta página o jornal OLHO NU apresentará os diversos eventos nudistas/naturistas que forem informados com antecedência.

Em Notícias da INF leia as principais informações da realização da 37º  edição do Congresso Internacional de Naturismo na Eslovênia, o pequeno e belo país da Europa. O evento normalmente bianual reúne as lideranças naturistas de mais de 36 países de todo o Globo, onde, além da confraternização, debates e decisões sobre o futuro do naturismo mundial é também realizada eleição para diversos cargos administrativos da instituição. Mas infelizmente é a primeira vez que nenhum brasileiro participará deste evento desde 2006.

Em NATInternacional veja o convite da Federação Espanhola de Naturismo para participação do Gala de Natação Naturista em Turim na Itália, em novembro. E mais, veja como foi o evento naturista em meio a uma vinha em Portugal em setembro.

Para quem gosta de fotografar, eis aqui uma ótima oportunidade de mostrar seu trabalho e arte. A Associação de Amigos do Nudismo de Madrid está promovendo a décima edição do CONFOTNUD, Concurso Fotográfico Nudista aberto para qualquer pessoa do mundo inteiro. Há premiação e divulgação dos trabalhos. O Edital completo você poderá acessar a partir da seção NATCultura.

O NATVale faz evento presencial com Noite Cigana em novembro e está a todo vapor com sua sala de bate-papo para naturistas e simpatizantes todo sábado às 14 h, NOVO no dia 23 de outubro é a vez da presidente do PlaNAT soltar a voz virtualmente. Aproveite e descubra os interessantes artigos publicados na página da Internet dessa associação. E também a ANACE anuncia que toda sexta-feira tem bate-papo virtual aberto a todos os naturistas.

Conheça uma nova experiência naturista. É o Etnoturismo naturista com vivências e imersões em aldeias indígenas da Amazônia. São várias datas ao longo deste ano. Se tem espírito aventureiro procure sua oportunidade em NATPasseio. E mais. Rapel, trilhas e muita aventura em outros passeios inesquecíveis.

O PlaNAT promoveu o evento Primavera nu PlaNAT na segunda semana de setembro e conta tudinho o que aconteceu. E NOVO também anuncia a Festa Halloween em novembro. E mais: divulgou o calendário de eventos para o segundo semestre deste ano.

A Sociedade Naturista de Tambaba comemorou bodas de prata, fez mutirão de limpeza na praia e divulga as datas previstas para seus encontros em 2021

Os Naturistas da Grande São Paulo (SPNat) fizeram mutirão no Dia Mundial de Limpeza no Parque do Ibirapuera em São Paulo e divulgam as datas previstas de seus encontros durante o ano de 2021

O Grupo Naturismo Mineiro (GNM) marcou evento presencial para novembro e divulga o calendário de atividades previsto para o ano todo.

Os Naturistas do Centro-Oeste Paulista divulgam o calendário de atividades para este ano.

A Congregação Naturista do Espírito Santo, a NATES, mostra a nova forma de acesso à praia de Barra Seca e divulgou o calendário de eventos da associação para o ano de 2021.

O Grupo Amazônico União Naturista, o GRAÚNA, NOVO faz mais um evento presencial no último dia de outubro. Leia também um resumo de como é o grupo amazonense, que também divulga o calendário de eventos da associação para o ano de 2021.

A Associação Naturista do Ceará, a ANACE, divulgou o calendário de eventos da associação para o ano de 2021

NOVO A mais nova entidade parceira da Federação Brasileira de Naturismo, Hostel da Mata, promove a II Feijoada Naturista, em novembro, na Paraíba.

O NATParaná faz seu segundo encontro presencial desde sua criação em pic-nic em um parque público de Curitiba, NOVO mas antes convidou para os Naturistas participarem da Trilha dos Guerreiros, imersão naturista, dirigida ao mundo das emoções e sensações.

NOVO Veja como foi a Festa das Crianças em um evento naturista na cidade de Ibiúna, no interior de São Paulo.

NOVO O SPNat já está convidando para sua confraternização de fim de ano.

Uma ótima Primavera a todos os leitores do Jornal Olho NU, com muita saúde e esperança. Muito naturismo de forma segura, com muita alegria, mas com responsabilidade. Em breve todos nós voltaremos a nossa normalidade.

O jornal Olho Nu será atualizado durante todo o mês. Fique atento.

Boa leitura. Boa reflexão. Bom lazer.

Até a edição de Novembro de 2021.

Pedro Ribeiro

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor


Você está acessando
Jornal OLHO NU - edição 251 - Outubro de 2021


Olho nu - Copyright© 2000 / 2021
Todos os direitos reservados.