Massagem nudista no centro do Rio de Janeiro

Entrevista a Pedro Ribeiro

Durante a visita que Pedro Ribeiro fez ao Danyel Nacymento, o massagista pelado, foi preparado um vídeo reportagem da atuação de Danyel. O Vídeo está disponível no YouTube, mas como tem restrição de idade não pode ser assistido diretamente desta página. Então clique em cima da imagem a seguir e assista-o.

Para o Jornal OLHO NU visitei a sala de massagem que tem a proposta de atender naturistas e não naturistas para fazer massagens de forma natural - isto é - sem roupas, tanto cliente quanto massagista. Para entender melhor como funciona este empreendimento conversei com seu idealizador, o jornalista, contador e massoterapeuta Danyel Nacymento, e fiz o "teste-drive" recebendo o serviço completo.

O prédio onde está localizada a sala de massagem Danyel Nacymento fica bem no coração do centro do Rio de Janeiro, próximo a endereços famosos como Praça Tiradentes e Campo de Santana. Recentemente adquirida por Danyel com o propósito de ser este local para estética e bem estar do corpo, a pequena sala é bem dividida e aconchegante, com toda a infraestrutura necessária para seu trabalho. Naturista associado de carteirinha da ANAbricó, Danyel enfrentou desconfiança e preconceito da sociedade em geral por aplicar inteiramente nu massagens em pessoas igualmente inteiramente nuas. E a nudez é obrigatória. Todos os clientes devem retirar as roupas assim que chegam, recebem um par de sandálias e uma toalha totalmente esterilizadas e são convidados a tomar um banho morno no pequeno banheiro. Após o banho é que começam os trabalhos estéticos e de massagem.

Danyel, 50 anos, concedeu entrevista descontraidamente, como é próprio de seu feitio. Já foi conhecido aqui no Rio de Janeiro como o "barbeiro pelado", isto porque foi o pioneiro na cidade. Vive uma relação estável há 18 anos com seu companheiro que, segundo Danyel, não tem qualquer ciúme da forma como desenvolve seu trabalho. A ideia surgiu porque percebeu que não havia esse nicho para naturistas homens, que poderiam receber depilação, corte de cabelo e massagem dentro das normas éticas do Naturismo brasileiro. Além disso, explica, que há poucos locais para a prática do Naturismo próximos à cidade e nenhum em ambientes fechados. Mas, por que somente para homens? Danyel diz que entre homens pode ficar mais descontraído e não ficar censurando suas conversas  - "sou muito desbocado" - confessa. "Não seria elegante para com elas".  Porém mulheres naturistas de "carteirinha" ou que vierem de forma consensual com seus companheiros naturistas são bem vindas também. "É uma forma de me precaver de possíveis acusações de assédio sexual. É como normalmente faz o ginecologista homem, por exemplo, que ao atender a mulher o faz sempre com a presença de sua secretária ao lado" alega. Mas avisa que o acompanhante também tem que ficar nu e paga uma taxa de utilização do espaço, mesmo que não receba nenhum serviço estético ou de massagem.

Danyel começou sua carreira de profissional da estética de outras pessoas após fazer um curso de barbeiro numa unidade do SENAC na cidade do Rio de Janeiro. "Na verdade eu quis ser um profissional que não precisasse mais receber ordens de patrão e achei que cortar cabelos seria uma boa opção, principalmente porque acreditava que poderia trabalhar em qualquer lugar do mundo sem grandes dificuldades. Larguei minha profissão de contador e o escritório onde trabalhava para me dedicar a esta ideia." Visitando Argentina, aproveitou para conhecer como funcionavam as peluquerias, ficou empolgado. Depois numa viagem pela Europa, em Paris, também aproveitou a oportunidade para conhecer como funcionava a profissão naquela cidade. Estava cada vez mais certo do que queria. Em Portugal ficou apaixonado pelas barbearias. Em Londres, somente confirmou a vocação. Depois consultando no YouTube sobre barbeiros encontrou a entrevista de uma rapaz em São Paulo, Rafael Zorzella, que tinha montado um salão de barbeiro e fazia atendimento inteiramente nu. Entrou em contato através do Instagram, conversou com ele e ele "deu a maior força" para o carioca Danyel, incentivando-o a fazer o mesmo aqui no Rio. "Ele foi super gente-fina - deu um monte de dicas", elogia. Então, Danyel resolveu experimentar. Cortou o cabelo de um, dois, três e "deu muito certo". Na continuidade Rafael convidou Danyel para fazer umas fotos dos dois juntos nus cortando cabelos de outras pessoas, topou e embarcou para a capital paulista. Danyel conheceu o empreendimento e ficou entusiasmado com o tamanho dele. Eram dois andares somente para tratar da estética masculina. Mas reparou que havia mais um viés para atendimento de gays e não especificamente de naturistas, então as coisas acabavam por muitas vezes rolando para o sexo, embora não fosse "obrigatório" ocorrer isso. "Eu montei meu negócio no Rio, sem este pensamento, mas queria que tivesse este diferencial da nudez".

A alcunha de Barbeiro Pelado começou quando cortava o cabelo de homens numa sauna da Zona Sul carioca. Neste local, apesar do sucesso e de ter estado com agenda cheia que dificultava até o atendimento dos clientes da sauna, ficou apenas por três meses, porque não achou muito favorável as condições de trabalho e da partilha financeira às quais foi submetido. Enquanto isso um amigo massoterapeuta sugeriu que ele fizesse curso de massoterapia e talvez pudesse partir para esta direção.  E sua curiosidade o levou a entrevistar massagistas que trabalhavam em praias do Rio, e o resultado o fez achar que valia a pena investir em mais um curso. Foi o que fez. E uma coisa levou a outra e começou a prestar outros serviços estéticos. Abandonou a sauna e partiu para um negócio próprio alugando, de um casal de amigos, uma sala em um prédio da Praça Tiradentes, que tinha cozinha o que facilitou trabalhar com depilação à cera.  Mas, em uma das ocasiões em que foi pagar o aluguel, seu senhorio lhe informou que a sala atual, também de sua propriedade, havia vagado e estava à venda. Danyel não titubeou e resolveu encarar mais este desafio adquirindo a propriedade para seu empreendimento, após uma boa negociação. Desta forma conseguiu adequar o espaço àquilo que necessitava. Da sala da praça Tiradentes, em outubro de 2020, para a atual passaram-se quase doze meses. Mas seu negócio foi atingido em cheio pela pandemia da covid-19, pois por medidas sanitárias preventivas municipais e até por decisão pessoal manteve-se fora do negócio por muitos meses, retornando agora em setembro deste ano.

 Danyel associa seu negócio com o Naturismo porque é naturista, acredita que é sonho de todo naturista poder fazer suas ações cotidianas inteiramente nu, além de acreditar que seu trabalho é melhor realizado em espaço fechado, não em praias: "como fazer uma massagem relaxante com alguém tocando funk a todo volume bem do seu lado? ou fazer depilação de partes íntimas em ambiente aberto?". "E também a obrigatoriedade da nudez já quebra o gelo entre profissional e cliente", conclui. Reuniu todas essas considerações resultando no trabalho atual. "É impressionante a diferença da fluidez do trabalho quando o cliente está sem roupa desde o início comparado quando está vestido e precisa tirar apenas na hora da intervenção em determinadas partes do corpo."

Mas nem tudo são flores. Danyel conta que no início recebia muito assédio de clientes, que não entendiam a filosofia de seu trabalho, encarando-o mais como fantasia sexual. "Houve clientes que pediram para botar a mão na minha bunda e até na minha barba" diverte-se. Mas, "infelizmente houve aqueles que já partiram para o toque desrespeitoso sem qualquer consentimento. Alguns ficam impressionadas com minha marca de sunga e questionam - naturista de marquinha de sunga tão forte? - explico que, como morador da Zona Sul do Rio de Janeiro, ando de sunga de praia todo o tempo nas ruas. Além disso pego praia por perto de onde moro, pois não há como ir sempre para a praia do Abricó - resultado: marca de sunga acentuada." justifica.

Os serviços oferecidos por Danyel devem ser agendados com antecedência e são exclusivos no horário agendado. Ele se dedica totalmente ao cliente, que pode contratar o pacote completo - massagem, depilação, hidratação, esfoliação, limpeza de pele - pode ser mais vantajoso economicamente do que contratar os serviços separadamente, "sempre rola um desconto", e também pela forma de pagamento. "Não há como agendar muitos clientes por dia, para que o serviço não caia de qualidade. Além disso, todo o ambiente é higienizado toda vez que um atendimento acaba."

Danyel garante que o naturista receberá um tratamento diferenciado e totalmente dentro das normas éticas do Naturismo. Desde que esteve fazendo curso em São Paulo, que ouvia pessoas dizerem que faltam espaços pra os naturistas irem para atividades diversas fora das praias e clubes. Quem quiser entrar em contato pode ser por seu Instagram ou pelo Whatsapp (não é para telefonar, avisa). Quem for filiado à ANAbricó, estando em dia com suas mensalidades ou de outras associações sendo possuidor do Cartão INF com o selo do ano ganha desconto de 20% no preço total, na hora. É só mostrar as carteirinhas nas condições acima.

Atualmente Danyel já está planejando aumentar a equipe de atendimento, incluindo outras pessoas profissionais para realizar os serviços alternando com ele. "Isso é para eu não me transformar em escravo de meu trabalho, pois não faria sentido eu deixar meus empregos convencionais porque me sentia escravizado e me deixar escravizar por mim mesmo." Desta forma Danyel também pretende fazer com que o espaço seja integralmente ocupado, pela manhã, pela tarde e pela noite. Também ministrará cursos livres de massoterapia relaxante para quem quiser aprender. "Não é curso profissionalizante técnico, não haverá diploma, mas sim a prática".

Entrevista concedida a Pedro Ribeiro no dia 15 de setembro de 2021.

Contatos:

Instagram: @masso.cariocanu

Whtasapp: (21) 9 8921 0817

(enviado em 28/09/21 por Pedro Ribeiro )


Você está acessando
Jornal OLHO NU - edição 251 - Outubro de 2021


Olho nu - Copyright© 2000 / 2021
Todos os direitos reservados.