Congresso Internacional de Naturismo na Eslovênia - primeiras informações

por Filipa Gouveia

Na Eslovênia para o 37°Congresso Mundial de Naturismo, a presidente da Federação Portuguesa de Naturismo juntamente com a Presidente da Federação Naturista Internacional, Sieglinde Ivo também ela Presidente da Federação Naturista Austríaca.

O 37° Congresso Mundial de Naturismo começou os seus trabalhos dia 8 de outubro. A presidente da FPN, Filipa Esteves, que integra o Comitê Central da Federação Naturista Internacional, com a área da Proteção do Naturismo, esteve na véspera reunida com os restantes elementos da equipa de trabalho da INF-FNI.

A Federação Portuguesa de Naturismo representa este ano também a FBrN - Federação Brasileira de Naturismo, que devido à Pandemia não conseguiu estar presente.

Na abertura para além da recepção de todos os congressistas e das boas vindas do Autarca da região de Banovci, assistiu-se a uma palestra sobre o Naturismo na antiga Jugoslávia, por Jerko Sladoljev, e à apresentação/demonstração de uma brochura digital sobre o turismo naturista na Croácia.

Relativamente aos trabalhos administrativos relacionados diretamente com o funcionamento da INF foram aprovadas as contas apresentadas relativamente aos anos de 2018/2019.

E começaram hoje os trabalhos do 37° Congresso Mundial de Naturismo.

Não se deve esquecer  que este Congresso Mundial é referente ao ano de 2020, apesar de se realizar apenas agora devido ao Covid19.

Ainda por saber onde se realizará o 38° Congresso Mundial de Naturismo a realizar em 2022.

No dia seguinte, 9 de outubro, a INF-FNI mostrou grande crescimento e valorização dos princípios promovidos pelo Naturismo como uma filosofia de respeito e compartilhamento.

A sua presidente Sieglinde Ivo permanecerá no cargo até 2024, altura em que será realizado o próximo Congresso Mundial de Naturismo.

Nestes 3 anos o candidato canadense Stephane Deschênes, terá todo o apoio para uma aprendizagem que fará deste período um período de transição.

Após este período Sieglinde Ivo será nomeada Presidente Honorária da Federação Naturista Internacional, como prova de reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido e de toda dedicação à causa Naturista.

A Federação Naturista Internacional (INF-FNI) agora tem então dois presidentes. Em seu 37º Congresso, de 7 a 10 de outubro no Terme Banovci Hotel, na Eslovênia, a Assembleia Geral adotou uma proposta da Federação Holandesa de que os dois candidatos cumprissem o mandato em conjunto. Stéphane Deschênes (Canadá) passa a fazer parte de Sieglinde Ivo (Áustria) como co-presidente até que a primeira deixe o cargo no final de seu mandato de três anos; na época, ela terá sido presidente da INF-FNI por 16 anos. Essa solução tem várias vantagens. Em primeiro lugar, reúne duas facções distintas em um acordo cooperativo típico do movimento naturista, no qual há vários exemplos de grupos assim caracterizados por divisões. Então, permite uma transição ordenada e gradual.

Por fim, a presença de dois copresidentes confere uma maior capacidade de liderança aos diversos projetos de modernização e aos desafios que a FNI terá de enfrentar nos próximos anos.

Outros funcionários eleitos:

Tesoureira: Dominique Dufour

Proteção ao naturismo: Filipa Esteves Gouveia

Gerente de mídia social: Rosita Dal Soglio

Assessor para países europeus: Laurent Luft

Auditores financeiros: Armand Ceolin e Henri Hermans

Fonte: Facebook da Federação Portuguesa de Naturismo

  imagens: Filipa Gouveia

Imagens de onde foi realizado o 37º Congresso internacional de Naturismo (Clique sobre as imagens para ampliá-las

(enviado em 9/10/21)


Estabelecidas as datas para o Dia Mundial do Naturismo para 2021

Img: jornal O DIA

Comemoração do Dia Internacional do Naturismo na praia do Abricó em 2005

A Federação Internacional de Naturismo estabeleceu as datas comemorativas do Dia Mundial do Naturismo, para o ano de 2021. A primeira data, já ocorrida, foi no dia 4 de julho, para o Hemisfério Norte do planeta e a outra será no dia 5 de dezembro, para o Hemisfério Sul.

São duas datas diferentes para respeitar as condições climáticas mais favoráveis para as diferentes regiões do globo. Ambas as datas representam o fim da Primavera e expectativa do Verão.

(enviado em 17/11/20 por INF-FNI)


Você está acessando
Jornal OLHO NU - edição 251 - outubro de 2021


Olho nu - Copyright© 2000 / 2021
Todos os direitos reservados.