') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°216 - Novembro de 2018 - Ano XIX

Anuncie aqui

Em novembro a Bahia recebeu naturistas do Norte e Nordeste. Mas precisamente em Massarandupió, o vilarejo cantando em verso por Chico Buarque de Hollanda, que possui a linda praia naturista e dois grandes empreendimentos naturistas. Entre 15 e 18 de novembro a AMANAT, o Ecoparque da Mata e a Ecovila da Mata receberam os convidados para saudar a vida conectando-se com a natureza, o naturismo e a arte. Foi o Sétimo Encontro Norte-Nordeste de Naturismo. Foram muitas atrações artísticas e culturais, mas também houve espaço para pensar o naturismo e discutir assuntos que podem melhorar a prática naturista em todo o Brasil. Saiba tudo o que aconteceu em NATEvento. Olho Nu cobriu todos os detalhes.

 

A praia do Abricó comemorou 15 anos de liberação ininterrupta do Naturismo no último final de semana de novembro. Os festejos levaram uma multidão à área para brincar com a gincana promovida pela associação local, confraternizando com novos e antigos visitantes. Veja em NATAssociações.

 

O fundador e ex-presidente da Federação brasileira de Naturismo, Celso Rossi, escreveu mais um livro, desta vez contando a história do Naturismo no Brasil a partir da descoberta da Praia do Pinho, na década de 1980. Ele precisa de sua ajuda. Leia mais em NATHistória.

 

Em NATArtigo, Paulo Pereira esmiúça o livro "Luz del Fuego - A bailarina do povo" de Cristina Agostinho. Tomado pelas saudades sem cura, Paulo junta-se à busca por Luz del Fuego, que teve o privilégio de conhecer pessoalmente, o que considera uma experiência forte e reveladora, que o tem ajudado a repensar os conceitos meio gastos que a maioria tem a respeito dos medos, dos pudores, da realidade objetiva da vida, do que entendemos frequentemente por normalidade. Segundo Paulo, reler o livro de Cristina constitui um reencontro rico, atemporal, que o faz perceber novos tons sutis nas luzes das verdades, das verdades nuas, por certo. Imperdível.

 

Entre os dias 11 e 15 de outubro a Costa da Caparica, em Almada, arredores de Lisboa, sediou o 36º Congresso Internacional de Naturismo, organizado pela Federação Internacional de Naturismo (INF-FNI). Nestes quatro dias representantes das federações naturistas de todo globo se reuniram para decidir os destinos do Naturismo mundial, com propostas de mudanças e inovações. O Jornal OLHO NU esteve presente ao evento, que é uma reunião de trabalho, fazendo a cobertura completa. Enquanto o Congresso não se iniciou esse que vos fala já esteve a percorrer a terra de nossos ascendentes visitando algumas das praias naturistas do país. Em 36º Congresso Internacional de Naturismo e em NATTurismo.

 

A luta pela aceitação do Naturismo é universal. Na Argentina a associação nacional naturista pede apoio para assinar um abaixo assinado para liberação de uma área. Vamos todos assinar. Em NATLuta.

 

Em Naturismo & Sociedade leia que na capital Paulistana, o Serviço Social do Comércio, o SESC, promoveu uma palestra e debate aberto ao público: O Movimento naturista no Brasil. Uma plateia atenta e participativa prestigiou os palestrantes Carolina Thibes e Pedro Ribeiro.

 

Ainda em reflexos do XI Tambaba Open de Surf Naturista, o leitor do jornal OLHO NU poderá ver alguns instantâneos capturados durante o evento. Em NATFotos.

 

A Colina do Sol, em Taquara, RS, será a sede do XVI Congresso Brasileiro de Naturismo entre os dias 1 e 3 de fevereiro de 2019. Os preparativos já estão a todo vapor, mas já é hora dos delegados e convidados começarem a se cadastrar e reservarem suas hospedagens. A relação completa dos preços e locais para hospedagens já forma divulgados e há possibilidade de parcelamento e de pagar menos por compra antecipada. Em XVI CongreNAT.

 

Em MídiaNAT a Federação internacional de Naturismo publica um informativo periodicamente. É o boletim FOCUS. A edição de outubro, na versão em inglês está disponível no Olho Nu. E a Federação Britânica está disponibilizando em arquivo pdf a edição de outono de sua publicação, com 76 páginas.

 

Em Nudez & Sociedade leia que cerca de 60 nudistas acompanharam visita guiada especial à exposição "o nu, manifestação e liberdade" do artista colombiano Pedro Nei Gómez, no museu que leva seu nome, em Medellín.

 

A Associação naturista de Abricó está fazendo campanha de doação para confeccionar e instalar um portal de boas vindas no acesso à praia do Abricó. Quem quiser contribuir é só ver maiores informações em NATAssociações.

 

Na famosa praia naturista de Zipolite, um evento nudista com muita música e dança apoiado pela Federação nudista do México. E para outubro de 2019 já está marcada a próxima edição do Encontro de gala da natação em Paris. Os brasileiros estão convidados. Em NATInternacional.

 

O Ecoparque da Mata divulgou seu calendário de atividades para o segundo semestre deste ano. O NATVale divulga seu calendário de eventos para o restante deste ano e de 2019. O Grupo Naturismo Capixaba vai fazer piquenique na praia. O SPNAT e o NIP convidam para a confraternização de final de ano. O Graúna convida para dois encontros: um têxtil e outro ao natural. A confraternização de fim de ano nu PlaNAT acontece em dezembro. No mesmo final de semana o NATcop também confraterniza com os amigos. O Ecoparque da Mata promove a sexta edição da Virada da Expansão. E novamente o NATVale promovo encontro têxtil no último final de semana do mês. Para janeiro o grupo Nós Naturistas planeja um evento Nos Chef naturistas e o grupo caçula do naturismo brasileiro, o Grupo Naturista Mineiro promove confraternização de início do ano. Além disso o SPNAT sai mais uma vez na frente e divulga seu calendário de atividades previstas para o ano de 2019.

 

Está no ar a nova edição do boletim do SPNAT, Naturistas da Grande São Paulo. Neste exemplar a cobertura completa da festa de Halloween ocorrida no feriadão de outubro. Em NATAssociações.

 

Em novembro um Coquetel Nu Paraíso em São Paulo.  E já está marcado o Réveillon Naturista no Recanto Paraíso, em Piraí, RJ. Os dois grupos que promovem estes encontros não são federados à FBrN. Em NATRegistro. E mais: O NATCop se reuniu no Feriadão de 15 de novembro. veja como foi.

 

Em NATPasseio, veja como participar de passeios a locais naturistas agendados grande viagem para a Chapada dos Veadeiros e mais ainda: Praia de Taíba, no Ceará. E também mais um  Sarau Naturista na Ilha Grande em novembro.

 

No NATClassificados diarista naturista se oferece para trabalhar e outro quer trabalhar em resort Naturista. Quem se habilita a oferecer emprego? Também há oportunidade para adquirir um sítio em Brasília.

 

O jornal Olho Nu será atualizado durante todo o mês. Fique atento.

 

Boa leitura. Boa reflexão. Bom lazer.

 

Até a edição de dezembro.

 

Pedro Ribeiro

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias e cartas expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.

ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2018
Todos os direitos reservados.