') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°216 - Novembro de 2018 - Ano XIX

Anuncie aqui

Praia do Abricó: 15 anos de Naturismo

O final de semana foi de festa na praia do Abricó. Os naturistas frequentadores da praia comemoraram o décimo quinto ano de prática do naturismo na praia, sem interrupção. São 15 primaveras porque a liberação foi justamente na primavera do ano de 2003.

Img: Leokarcio Cavalcanti

Painéis contaram a história da luta pela praia do Abricó

 

Seis painéis expuseram aos visitantes a história da luta pela implementação do naturismo no local, que começou antes de 1994 e prosseguiu pelos anos seguintes, com lutas judiciais e até físicas, reproduzindo as manchetes dos maiores jornais e revistas da época. Os painéis foram dispostos logo na entrada da área naturista, despertando interesse de muitos visitantes.

 

Img: Leokarcio Cavalcanti

Pedro Ribeiro fez discurso de abertura diante de uma atenta plateia

No sábado, dia 24 de novembro, a abertura oficial foi às 11 horas da manhã com discursos do presidente da Federação brasileira de Naturismo, Pedro Ribeiro e de Elisangela Santiago, presidente da Associação Naturista de Abricó, convidando todos para participar das atividades do dia: um gincana recreativa e ambiental que envolveria toda a praia.

 

A gincana teve três grupos competidores. A primeira prova foi dividida em 5 partes. Cada grupo deveria catar na praia separadamente pontas de cigarro, tampinhas de garrafas, latinhas, peças de plástico e qualquer lixo que não se encaixe nas outras especificações. Valia um ponto para o grupo a maior quantidade de lixo recolhida por cada item.

 

Img: Leokarcio Cavalcanti

Uma das provas da gincana foi catar todo tipo de lixo da praia separando-os por característica

A segunda prova foi um desafio. Cada grupo deveria convencer pelo menos duas pessoas que estivessem na praia a se cadastrarem na associação e eles deveriam pagar ao menos a primeira mensalidade. Somente um grupo conseguiu completar a tarefa com três novos associados.

 

A terceira prova foi um desafio maior ainda. Cada grupo deveria convencer no mínimo duas pessoas fora da praia a entrarem na parte naturista, a tirarem as roupas e permanecerem nus na praia como naturistas por pelo menos meia hora. Dois grupos conseguiram realizar a tarefa trazendo cinco pessoas no total.

 

Img: Leokarcio Cavalcanti

Pedro Ribeiro e Elisangela Santiago posam diante da mesa enfeitada, no segundo dia

Neste momento as provas foram interrompidas para a comemoração festiva dos aniversários dos associados nascidos nos meses de novembro e dezembro e cantar o "Parabéns prá você" para eles e para a praia, comer o bolo e demais quitutes trazidos pelos próprios associados.

 

Depois de um pequeno descanso forma retomadas as provas. A quarta foi a corrida de pé junto, quando dois representantes de cada grupo deveria correr com um dos pés atados ao do outro durante uma certa distância. A quinta e última prova foi a conhecida corrida do saco, quando os competidores entram em um saco grande e têm que pular durante um certo percurso.

 

Img: Leokarcio Cavalcanti

As atividades físicas animaram ainda mais o ambiente

Encerradas as provas e feitas as contagens das pontuações obtidas foi decretado o grupo vencedor e distribuída medalhas para os componentes. Também a eles e aos demais competidores dos outros grupos foram distribuídos brindes pela participação.

 

O sábado, com mormaço agradável e água do mar gelada, foi encerrado com praia cheia e com muitos visitantes de várias partes do Brasil e de outros países do mundo. A previsão meteorológica para o domingo não era boa. No entanto o domingo amanheceu com aspecto melhor do que no sábado e todos seguiram para a praia para o segundo dia previsto de comemoração.

 

Img: Leokarcio Cavalcanti

A praia, porém, nos recebeu com sol e vento fortes, o que impossibilitou a abertura dos guarda-sóis. Pouca gente na praia, ao contrário do que ocorreu no sábado, quando bem cedo a praia já estava bem cheia. Somente por volta do meio dia é que mais pessoas chegaram, quando o vento começou a amainar. Depois disso é que a abertura oficial do segundo dia foi realizada, mas algumas atrações previstas tiveram que ser canceladas como o bingo e o jogo de vôlei. Mas novamente foram feitas as provas de catação de lixo, complementando a do dia anterior. Os painéis históricos continuaram atraindo muita atenção.

 

O passar do dia foi com muita conversa e novamente o "parabéns prá você" comemorou os aniversários dos presentes e da praia.

 

Não houve qualquer doação de roupas, apesar da solicitação para quem quisesse contribuir. Não faltou a infalível pose para a foto oficial que reuniu visitantes e associados da praia.

 

(enviado em 27/11/18 por ANAbricó)


ANAbricó faz campanha de doação para Portal na praia

 

(enviado em 20/07/18 via Whatasapp)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2018
Todos os direitos reservados.