') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°213 - Agosto de 2018 - Ano XIX

Anuncie aqui

No mês de julho uma das mais tradicionais associações naturistas brasileiras completou 15 anos de fundação. Criada  na cidade de Manaus, O Graúna tornou-se uma das mais combativas entidades na luta pelo Naturismo, tentando resgatar a nudez pura e natural dos indígenas da região amazônica. Entre os dias 23 e 25 de julho houve programação especial na capital amazonense para festejar e relembrar tantas histórias e vitórias. A celebração foi fechada com chave de ouro no encontro naturista no sítio manaura. Também houve comemoração na praia naturista de Massarandupió. O aniversário de fundação foi no último final de semana de julho. A AMANAT festejou a data cortando um bolo de 19 quilos. Em NATNotícias.

 

Em São Paulo aconteceu o primeiro jantar naturista em restaurante comum  que se tem notícia no Brasil.

 

Em De Olho na Mídia leia a matéria publicada no jornal O GLOBO, do Rio de Janeiro, sobre a Associação naturista de Abricó que está preparando a programação para festejar os 15 anos de liberação do Naturismo na praia em outubro.

 

No dia 8 de agosto houve a primeira reunião do Conselho Gestor da área de Especial Interesse Turístico para a prática do Naturismo em Tambaba. O Conselho, cujos membros tomaram posse nesta reunião, terá a função de gerir toda a área em torno da praia de Tambaba, que inclui a praia naturista, toda a vegetação protegida e os acessos urbanos. Em Notícias da FBrN

 

Vote "sim" pela regulamentação do Naturismo no Brasil, matéria do projeto de lei que está tramitando no Senado Federal.

 

Na mesma seção leia a nova edição do boletim FOCUS da Federação Internacional de Naturismo, com notícias da Áustria, Hungria, México, Espanha e Filipinas.

 

O portal Descobrindo o naturismo no YouTube apresenta vídeos estimulantes sobre o naturismo.O portal UOL apresenta matéria de Nina Lemos, na seção Universa, parte de Autoestima, mostra que ficar nu em público (em ambiente que mais pessoas também estejam nuas) pode muito servir para desencanar a respeito da percepção de seu próprio corpo. Em NATNavegando.

 

Paulo Pereira, em NATArtigo, faz uma releitura da primeira edição do primeiro livro sobre Naturismo de sua autoria, lançado em 1997, "Corpos Nus". Aqui ele analisa cada capítulo daquela edição de maneira crítica e observadora.

 

Deputado Federal pelo Mato Grosso do Sul apresentou projeto de Lei na Câmara de Deputados em Brasília que acrescenta ao Estatuto da Criança e Adolescente o inciso que proíbe a entrada e permanência de crianças e adolescentes em áreas e locais naturistas. Em NATPolêmica.

 

Estrelada por Rita Cadillac e Elisa Romero, a peça de teatro que conta a vida da vedete Luz del Fuego, precursora do Naturismo no Brasil, estreou em São Paulo no dia 4 de agosto. Jornal OLHO Nu traz matéria do site Telepadi que conta os bastidores do espetáculo. Em NATTeatro.  No dia 1 de setembro os naturistas poderão assistir a peça numa apresentação especial. É só entrar em contato com a organizadora Paula Silveira. Leia mais.

 

A Associação naturista de Abricó está fazendo campanha de doação para confeccionar e instalar um portal de boas vindas no acesso à praia do Abricó. Quem quiser contribuir é só ver maiores informações em NATAssociações.

  

De volta a seção NATClassificados, onde leitor de São Paulo se oferece para fazer serviços de limpeza. 

 

No México, em Tepotzotlán, um fim de semana nudista no final de setembro. E na famosa praia naturista de Zipolite, um evento nudista com muita música e dança apoiado pela Federação nudista do México. Em NATInternacional.

 

Em NATCuriosidades descubra a comunidade naturista espanhola, onde seus habitantes não contam com energia elétrica ou rede telefônica, comem o que a terra dá e andam sempre completamente nu. Modo de vida da primeira aldeia naturista na Espanha há duas décadas.

 

O próximo Congresso Brasileiro de Naturismo, o XVI CongreNAT, já tem local definido para sediar o evento a ser realizado no mês de fevereiro de 2019. A FBrN lançou edital de concorrência para escolher o novo local que acolherá naturistas de todo o Brasil e escolherão os novos dirigentes de nossa federação. Leia o O resultado da disputa em Notícias da FBrN.

 

O Ecoparque da Mata poderá ser escolhido posto avançado da biosfera da Mata Atlântica do litoral norte da Bahia e divulgou seu calendário de atividades para o segundo semestre deste ano. A ANAbricó festeja os aniversários do bimestre. O Rincão Naturista convida para a noite italiana. O SPNAT já anuncia para setembro sua Festa Retrô, assim como o Grupo Naturismo Capixaba anuncia seu encontro para festejar a chegada da primavera. O grupo Nós Naturistas convida para mais uma sessão de piscina indoor e de quebra a uma ula de ioga naturista.

 

No NATEsporte veja o vídeo anunciando a 11ª edição do Surf Nu em Tambaba.

 

Em Minas Gerais rola mais um encontro do Grupo Naturismo Mineiro, em setembro, com o tema Carnaval (fora de época). No último dia de setembro o Rio de Janeiro vai ter a experiência naturista urbana, promovida em um bar da Zona Sul da cidade. Em outubro a praia de Tambaba recebe mais um Encontro de Amigos para música e diversão. Os dois grupos que promovem estes encontros não são federados à FBrN. E em outubro vai ocorrer mais um jantar naturista na cidade de São Paulo. Em NATRegistro.

 

Em NATPasseio, veja como participar de passeios a locais naturistas agendados feriado da independência no Recanto Paraíso, grande viagem para a Chapada dos Veadeiros e mais ainda: Praia de Taíba, no Ceará. E também em setembro, há mais um passeio imperdível para a Ilha Grande, no Rio de Janeiro..

 

Não se esqueça das datas marcadas  para o 36º Congresso Internacional de Naturismo, desta vez em Almada em Portugal. Em outubro. Ainda há tempo para se inscrever e participar.

 

Esta edição inicia o décimo nono ano de existência do jornal OLHO NU e será atualizada durante todo o mês. Fique atento.

 

Boa leitura. Boa reflexão. Bom lazer.

 

Até a edição de Setembro.

 

Pedro Ribeiro

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias e cartas expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.

ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2018
Todos os direitos reservados.