') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°213 - Agosto de 2018 - Ano XIX

Anuncie aqui

Graúna comemora 15 anos de existência

 

O Casarão de Ideias, centro cultural no centro de Manaus, foi o primeiro palco para as comemorações do décimo quinto aniversário do Grupo Amazônico União Naturista, o Graúna, único grupo naturista oficial da região norte do Brasil.

 

Foram três dias de exposição fotográfica, de publicações e de muita história do combativo grupo manauara. Palestras com nomes do Naturismo brasileiro seguidos de debates com a plateia foram os pontos altos.

 

As atividades começaram na segunda-feira, 23 de julho, no hall do Casarão, onde havia uma grande exposição fotográfica lembrando momentos significativos da existência do grupo. Neste momento Jorge Bandeira, fundador do grupo e Ivanice Santos, presidente atual discursaram e homenagearam alguns personagens importante para sua história. Em seguida Pedro Ribeiro, presidente da FBrN, deu palestra sobre a persistência e consistência do Naturismo. Após, voltamos ao hall para o lançamento dos fanzines e cordéis sobre o Naturismo.

 

Na terça-feira, 24, Jorge Bandeira apresentou palestra sobre a história do Naturismo no Amazonas, com exibição de vídeos e fotos ilustrativas. 

 

Na quarta-feira dia de encerramento da primeira fase da comemoração e data do aniversário, Waldo Andrade palestrou sobre o ideal naturista da Ecovila e do Ecoparque da Mata, com exibição de muitas imagens, trazendo toda a magia do local para a plateia atenta. Logo após todos os presentes se dirigiram para assistir a duas esquetes teatrais. A primeira com atores membros do Graúna, o tema foi Inversão, satirizando os costumes da obrigatoriedade de se andar vestido e do desconforto e, às vezes, o  escândalo, que a nudez provoca na sociedade em geral. A segunda esquete foi o Grupo Eden de teatro que apresentou "As Três Mortes". Em seguida, de volta ao hall do Casarão de Ideias, foi a vez do "Parabéns prá você", com direito a bolo confeitado, salgadinhos e refrigerantes.

 

No final de semana, o Graúna fechou as comemorações de seu décimo quinto aniversário com encontro com pernoite no sítio onde habitualmente se encontram. No sábado à tarde, os aficionados por vôlei não perderam tempo e foram direto para a quadra de areia. À noite, jogos de salão e dança da quadrilha naturista com customização dos participantes, com muita alegria e farra. Muita comida típica.

 

No domingo, a manhã foi de piscina natural, partidas de vôlei, churrasco de Tambaqui e muita confraternização. Valdo Andrade, presidente do Conselho Maior da FBrN, organizou o grande abraço coletivo que deixou muitos emocionados. E por fim, antes da partida do sítio e encerrando a extensa programação comemorativa, a foto de registro naturista para quem não se importa de ser fotografado. 

 

(atualizado em 31/07/18 por Pedro Ribeiro)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2018
Todos os direitos reservados.