') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°209 - Abril de 2018 - Ano XVIII

Anuncie aqui

De 29 de março a 1 de abril de 2018, o Paraíso das Cascatas, em Santo Antonio do Descoberto, município próximo a Brasília foi a sede do VII Encontro Latino Americano de Naturismo e do XII Encontro Brasileiro de Naturismo que reuniu naturistas de todo território americano, de Norte a Sul, que teve objetivo de fortalecer as associações e as federações de todos esses países irmãos, através de reuniões, fórum de debates e tomadas de decisões. Foram 3 dias e 3 noites de muita confraternização e trabalho. Chance de ouvir e ser ouvido sobre como desenvolver o Naturismo nesta região do globo e no Brasil.  Foi considerado por todos os participantes como impecável e muito proveitoso. vamos então colher os frutos das novas decisões.   Veja o resumo de tudo o que aconteceu e curta os vídeos feitos sobre os eventos.

 

A revista eletrônica argentina sobre Naturismo, Nudelot, homenageia os 30 anos de criação da Federação Brasileira de Naturismo com diversas matérias sobre o naturismo brasileiro na edição de março. As comemorações dos 30 anos da FBrN também fizeram parte do XII Encontro Brasileiro de Naturismo no final de março. Leia em NATMídia.

 

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Deputados acaba de aprovar o projeto de lei que estabelece normas para a prática do naturismo no Brasil. A proposta segue agora para o Senado, senão houver recurso contrário. Leia em NATNotícias.

 

Depois de anos de lutas, reuniões e conversas nem todas tranquilas, mas todas sigilosas, acabou em vitória para todas as partes envolvidas o maior movimento pela proteção do Naturismo já registrado em toda história desta filosofia em nosso país até hoje. O clímax foi a assinatura dos termos de doação de terras para a Federação Brasileira de Naturismo, neste último dia 7 de março, no gabinete da prefeita do município do Conde, no estado da Paraíba. Leia o resumo dessa batalha em Notícias da FBrN.

 

Embarque nessa! É do México que vem a matéria especial sobre o  encontro nudista na praia de Zipolite, com matéria de nosso correspondente internacional Alfredo Vargas. Na mesma seção veja que a Federação Portuguesa de Naturismo promove um mutirão para limpeza da praia da Bela Vista, em maio. Em NATInterncional.

 

Foi aprovada por unanimidade pelos vereadores do município baiano de Entre Rios, numa sessão itinerante da Câmara, a lei que determina o regulamento de uso da praia das Dunas, em Massarandupió, como área naturista. Vitória de uma luta estressante dos últimos anos encabeçada por César Xisto, presidente da AMANat. Leia em NATLuta.

 

Quer conhecer ou saber mais sobre Naturismo? Mais uma oportunidade para participar de uma roda de conversa monitorada por naturistas experientes que poderão esclarecer muitas dúvidas. O encontro será no dia 8 de maio,  no centro de São Paulo, onde a nudez será opcional. Veja detalhes em NATRegistro.

 

E a luta continua no litoral de Ubatuba, estado de São Paulo, que poderá ter a primeira praia de naturismo. Um grupo de naturistas está empenhado em descobrir o melhor local e também em convencer a Câmara de Vereadores do município a aprovar uma Lei que designe uma praia para este fim. Saiba mais e junte-se à luta assinando o abaixo-assinado online que está à disposição. A luta pelo naturismo é incessante e os lutadores devem ser incansáveis e perseverantes.

 

Paulo Pereira faz uma crônica a respeito da importância de se fazer referências a textos de autores importantes quando se fala a respeito de qualquer assunto, especialmente do Naturismo, para que esses tenham respaldo e maior credibilidade, e faz crítica a quem não costuma usar desse expediente. Analisa então um folheto publicado em 1994 pela extinta Rio-NAT, servindo de ponto de partida para referências a outras obras internacionais.  Em NATArtigo.

 

No mês de março algumas cidades brasileiras realizaram protesto a favor da maior utilização de bicicletas como meio de transporte de forma segura. Foi a Pedalada Pelada, que já virou tradição. Um dos participantes do evento em São Paulo faz crônica a respeito de sua experiência.

 

 Iram Lamego, naturista manauara, apresenta uma divertida e irônica peça teatral que retrata uma fictícia, porém possível, inversão da percepção social sobre a normalidade da nudez e a anormalidade de se andar vestido. Em NATTeatro.

 

A dona da Ilha do Sol é a personagem principal de "Luz del Fuego, a bailarina do povo – uma biografia", de Cristina Agostinho, livro esgotado originalmente, está agora disponível para venda online em sua segunda edição. Veja como adquirir esta obra indispensável na biblioteca de todos os naturistas. Em NATLiteratura.

 

A empresa que fabrica a famosa vodka Absolut tirou a roupa de seus funcionários para mostrar que é um empresa totalmente transparente em um comercial produzido na Suécia. Confira o resultado em Nu em Notícia.  Confira também que a modelo atleta ucraniana corre completamente nua pelas geladas paisagens do país afirmando que desta forma é muito melhor para uma vida mais saudável.

 

Veja como foi a comemoração dos 15 anos de criação do Grupo Movimento NU - Naturistas Unidos, em vídeo produzindo por Leokárcio Cavalcanti.

 

A agenda de abril está cheia de eventos. Na última semana de abril tem aniversário do GNC, lá em Guarapari, no Espírito Santo. A ANAbricó festeja os aniversariantes do bimestre e empossa seu novo presidente no dia 1 de maio. no primeiro final de semana de maio o Grupo Naturista Mineiro realiza seu 4º encontro para discutir adequação de seu estatuto aos moldes da FBrN. Em meados de maio o PlaNAT comemora 23 de anos de fundação, e já no final do mês o SPNat promove o Baile do Avesso. Eventos imperdíveis.

 

O Recanto Paraíso vai abrir suas portas para um final de semana naturista dos dias 18 a 20 de maio promovido por uma empresa de turismo. Veja como participar em NATPasseio. Na mesma seção veja que outros passeios a locais naturistas estão agendados Festa Junina e Chapada dos Veadeiros.

 

Prepare-se. Já estão marcadas as datas e abertas inscrições para o 36º Congresso Internacional de Naturismo, desta vez em Almada em Portugal. Em outubro.

 

Leitor visita a praia do Abricó no feriadão de Páscoa e ficou encantado com o que encontrou. Em Cartas dos Leitores.

 

Esta edição será atualizada durante todo o mês. Fique atento.

 

Boa leitura. Boa reflexão. Bom lazer.

 

Até a edição de maio.

 

Pedro Ribeiro

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias e cartas expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.

ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2018
Todos os direitos reservados.