') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°209 - Abril de 2018 - Ano XVIII

Anuncie aqui

Federação internacional divulga o boletim informativo de Abril

 

 

 

 

 

Federations Focus April é O documento está em arquivo PDF. Clique sobre a imagem pra download da edição em versão em língua inglesa, que mostra como aproveitar um resort naturista na Itália e informa também que jejuar está de novo na moda, com uma grande matéria mostrando a história desse hábito.

 

 

 

 

(enviado em 4/04/18 por INF-FNI)


Tambaba será a primeira área oficial de interesse turístico naturista do Brasil

 

Img: Alex Souza

Pedro Ribeiro, presidente da FBrN, assina os termos de doação de alguns lotes de terras de um gigantesco empreendimento imobiliário para a FBrN

Depois de anos de lutas, reuniões e conversas nem todas tranquilas, mas todas sigilosas, acabou em vitória para todas as partes envolvidas o maior movimento pela proteção do Naturismo já registrado em toda história desta filosofia em nosso país até hoje. O clímax foi a assinatura dos termos de doação de terras para a Federação Brasileira de Naturismo, neste último dia 7 de março, no gabinete da prefeita do município do Conde, no estado da Paraíba.

 

Img: George Souza

Esta é a principal área que foi doada para a FBrN, onde é o atual estacionamento.

A criação de uma área de proteção especial para a praia de Tambaba foi defendida "com unhas e dentes" por membros da Sociedade Naturista de Tambaba, a SONATA, e do Movimento Nu após o anúncio de que todo o território em torno da praia havia sido vendido para grandes incorporações imobiliárias, que planejavam vender os mais de 1000 lotes para empreendedores que quisessem construir condomínios residenciais, pousadas e hotéis. O projeto ameaçou a continuidade da prática naturista na praia de Tambaba, porque, além de haver previsão de que haveriam acessos exclusivos para os futuros moradores e hóspedes para a praia tornando-a praticamente exclusiva do empreendimento, as construções estavam previstas até onde é atualmente a área de estacionamento, acabando com qualquer privacidade que a praia sempre teve. Com certeza seria o fim da prática naturista no local.

 

Img: Alex Souza

Todos os envolvidos no projeto se reuniram na Gabinete da Prefeita Márcia Lucena para o ato da doação, que garantiu a realização do empreendimento.

O horror provocado por estas notícias mobilizaram verdadeiros leões naturistas que se entregaram na defesa do espaço consagrado e famoso internacionalmente. A SONATA denunciou o fato à Federação Brasileira de Naturismo, ainda na gestão de João Olavo Rosés, que com sua inegável habilidade política começou, juntamente com a SONATA, principalmente nas pessoas de Carlos Santiago e Roselaine Pessoa uma série de cansativas rodadas de negociações com os empresários, a prefeitura do município do Conde (que na gestão anterior começou a se desinteressar pela praia naturista) e com o governo do estado da Paraíba, que se tornou peça fundamental para mudança de paradigmas e se mostrou o elo conciliador.

 

Img: Alex Souza

Após todas assinaturas, o ato foi aplaudido entusiasticamente na certeza que o projeto ora iniciado será benéfico para todos, inclusive para a população do Conde, por abrir no futuro, muitas oportunidades de emprego.

O resultado de mais de 6 anos de muitas estressantes negociações foi o convencimento aos empresários de que o Naturismo poderá ser um grande negócio para eles e vislumbram vender alguns terrenos para empresários internacionais do ramo para construção de hotéis e pousadas naturistas, ou até melhor, um resort naturista. Concordaram em reduzir o número de lotes à venda e projetaram uma grande cinturão verde de proteção ambiental em torno de toda APA da praia de Tambaba. Além disso a autorização das construções só foi dada após a Corporação ter concordado em doar alguns lotes para a FBrN, justamente aqueles que ficavam mais próximos da praia de Tambaba, que somente poderão ser usados para o desenvolvimento da filosofia naturista.

 

Img: Automatica

"A assinatura da documentação da doação neste dia 7 de março foi o marco do início de nova era para a praia de Tambaba e para o naturismo brasileiro" acredita Pedro Ribeiro, presidente da Federação Brasileira de Naturismo, em entrevista à rádio CBN logo após a cerimônia. A partir deste momento muitos trabalhos serão realizados juntamente com os governos municipal e estadual para concretizar o projeto capitaneado pelo secretário de turismo do governo da Paraíba, Ivan Burity, de transformar toda área da praia de Tambaba, incluindo a Área de Proteção Ambiental no entorno, em área de interesse turístico naturista do estado da Paraíba.

 

texto: Pedro Ribeiro

(enviado em 9/03/18)


Vem aí o Congresso Internacional de Naturismo em Portugal

 

 

(enviado em 13/01/18  via Whatsapp)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2018
Todos os direitos reservados.