') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°198 - Maio de 2017 - Ano XVII

Anuncie aqui

No mês de maio comemora-se no Brasil o Dia das mães. Muitas entidades festejam a data durante todo o mês. OLHO NU foi mais adiante e homenageia não somente a mãe, mas todas mulheres naturistas, as quais, mais do que os homens, sofrem preconceito por terem escolhido esse estilo de vida. Pegando carona na excelente publicação da Federação Portuguesa de Naturismo que, em 86 páginas, identifica as experiências de mulheres naturistas de várias partes do mundo, inclusive de três brasileiras. Uma delas, é claro, não poderia deixar de ser Luz del Fuego. As outras duas são a ex-presidente da Federação Brasileira de Naturismo, a combativa Renata Freire e a terceira, a não menos combativa, membro do Conselho de Ética da FBrN, Márcia Assumpção, mais conhecida como Márcia Mística. Faça o download da edição e deleite-se com a leitura deliciosa. Em NATHomenagem.

 

E ainda, Paulo Pereira faz homenagem às mulheres naturalmente nuas que povoaram a história. Escolheu três personalidades: a lendária Salomé, as poetisas brasileira Gilka Machado e a inglesa Carol Duffy que souberam como ninguém interpretar suas próprias nudezes que, como Luz del Fuego, desafiaram os status quo de suas épocas. Em NATArtigo 2.

 

Federação Internacional de Naturismo convoca as federações filiadas para novo congresso em 2017 para votar, de novo, para presidente. A eleição ocorrida em novembro passado foi impugnada. Em Notícias da FBrN. Leia também que o Ecoparque da Mata será a primeira área naturista brasileira a receber um Posto Avançado de Proteção da Biosfera de Mata Atlântica

 

Evandro Telles nos dá a dimensão da simplicidade do Naturismo em mais um NATartigo onde afirma que "O Naturismo é tão simples que chega a se tornar muito complicado para muitas pessoas, isso porque o ego rejeita o fácil, quer sempre o mais difícil". Em linguagem simples e encadeada nos leva a uma ótima reflexão.  

 

Começou a tramitar em Brasília um projeto de lei que tenta regulamentar a criação de espaços para naturismo no Brasil, liderada pela deputada Laura Carneiro. Na mesma seção veja que Glacy Machado está em missão pelada pela Europa para trazer mais informações para seu blog; Um grupo novato já está organizando seu décimo segundo encontro naturista em São Paulo e, também na Sampa, vai se realizar o NUDYoga. Tudo isso em NATNotícias.

 

Mais notícias, filha de Michael Jackson, Paris Jackson, defende nudismo como gesto feminista e como um meio de meditação e expressão.

 

Quem quiser saber um pouco mais ou expor suas experiências com o Naturismo é hora de papear com Simone Rodrigues, Rafael Alexandre e Fred Schinke em São Paulo. Quer saber onde? Em NATEvento 2.  

 

O informativo editado pelo Grupo Naturistas da Grande São Paulo - o SPNAT está em sua décima terceira edição, a de abril, onde você verá todos os detalhes da Festa da Ressaca que reuniu, como sempre, centenas de pessoas no sítio Alambique e que teve o Concurso de fantasias que animou ainda mais a folia pós-carnavalesca. Um artigo de Edson Medeiros, "Naturismo e a Família", também faz parte desta edição e muito mais. Não perca. Em MídiaNAT.

 

O Encontro do SPNAT para festejar o Dia do Trabalho reuniu, como sempre, dezenas de naturistas que se divertiram nas festas criativas organizadas pelo ativo grupo paulista. Veja fotos das fantasias em NATRegistro e também veja os desenhos do artista William Js Silva que retratou os participantes em NATArte.

 

A NATAgenda tem opções para comemorar do jeito naturista as festas Juninas. O Rincão Naturista sai na frente e faz sua em medos do mês de junho. No final do mês é a vez do SPNAT reunir os associados e convidados para festejar muito o São João.

 

Festa do Trabalhador no SPNAT despertou a criatividade no concurso de fantasias: esta é a empregada doméstica.

O Ecoparque da Mata realiza mais um Encontro de Vivências Naturais - Permacultura, em agosto e já marcou a data para mais um encontros semelhante.

 

Em NATNovidades leia que haverá um evento mais holístico no Rio de Janeiro. É um encontro que tem o propósito de acalmar um pouco a mente, liberar os excessos de emoções e entrar em contato consigo integrando o que vêm sendo vivido através de silêncio, escuta e movimento do corpo. Em julho. E logo agora no final de maio a produção da peça teatral "Prometeu Acorrentado" está cogitando marcar uma sessão para naturistas assistirem nus. Será em São Paulo. Se está interessado responda à enquete.

 

Conheça Massarandupió, a pequena localidade no Norte da Bahia, que possui a famosa paria naturista. Veja opção de como chegar lá em NATTurismo.

 

O verão europeu está chegando e, com a alta do calor no Velho Continente, é possível aproveitar ao máximo o lindo litoral de países como Espanha, França, Croácia e Grécia. E se você é um adepto do naturismo, saiba que, assim como no Brasil, existem diversas praias de nudismo por lá. Em NATViagem.

 

Para quem tem pretensão de visitar a França no próximo verão europeu já pode se programar para conhecer algumas das 73 praias oficiais de nudismo do país. O Guia de Naturismo da França está disponível em NATInternacional. E também neste verão europeu aproveite para ir a Portugal participar da 5ª Corrida Internacional Nudista da Praia do Meco, em setembro. A Federação Polonesa de Naturismo convida para a inauguração oficial de um trecho de praia naturista na cidade considerada a mais bela do litoral polonês. Em NATInternacional 2. E chega mais um convite para participar de um evento internacional. É o 45º Encontro Naturista de Alpe Adria na Croácia. Em NATInternacional 3.

 

A Praia de Massarandupió continua buscando soluções para os problemas com falsos naturistas que persistem em frequentá-la com abuso sexual. Houve na quinta-feira, dia 18, audiência pública com autoridades municipais e estaduais da Bahia, na Associação de Moradores de Massarandupió, para tentar encontrar soluções para estes casos. Mas a Luta pelo Naturismo não é só brasileira. Até em países em que o Naturismo parecia estar impregnado na sociedade há passagens de dificuldades por pedidos de proibição da prática. Na Espanha, a região de Murcia está correndo o risco de ficar sem nudismo em suas praias. Assine o abaixo-assinado para salvar aquela região.

 

Um casal de turistas naturistas francês visita a praia de Tambaba anualmente no mês de março. Nesta última visita não gostaram do que viram e enviaram um texto para publicação no jornal OLHO NU. Aqui a bronca (e o elogio também) é livre. Do que reclamam os gauleses? Veja em NATOpinião.

 

Uma carta vinda de uma Associação Nacional de Defesa do Naturismo repudia o Projeto de Lei 7204/17 que estabelece normas para implementação de áreas naturistas no país. A associação acha visível que tal dispositivo prejudicaria muito a prática naturista, se levarmos em conta os dispositivos que existem hoje no ordenamento jurídico nacional. Atualmente não existe qualquer penalização na legislação à prática naturista e o projeto em questão definiria uma ilegalidade que atualmente não existe. Em Cartas dos Leitores.

 

Feliz Dias das Mães.

 

Boa leitura. Boa reflexão. Bom lazer.

Pedro Ribeiro

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias e cartas expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.

ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2017
Todos os direitos reservados.