') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°197 - Abril de 2017 - Ano XVII

Anuncie aqui

Luz del Fuego em foto rara em trajes de luxo.

Este ano comemora-se o centenário de Luz del Fuego. Seu nascimento foi em 21 de fevereiro, data em que, por causa disso, é comemorada o Dia Nacional do Naturismo. Com certeza ainda teremos muitas homenagens à pioneira do naturismo brasileiro ao longo do ano. No último dia 15 de março, por exemplo, o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, em Vitória, realizou exposição comemorativa para ela. Também nesta edição Luz é relembrada em novo artigo de Paulo Pereira, que a mostra de uma forma diferente: vestida, como celebridade retratada na imprensa da época. Mais um pouquinho da sua história para nosso conhecimento.

 

E, ainda Paulo Pereira, faz homenagem às mulheres naturalmente nuas que povoaram a história. Escolheu três personalidades: a lendária Salomé, as poetisas brasileira Gilka Machado e a inglesa Carol Duffy que souberam como ninguém interpretar suas próprias nudezes que, como Luz del Fuego, desafiaram os status quo de suas épocas. Em NATArtigo 2.

 

Em audiência pública no município do Conde, na Paraíba, José Wagner de Oliveira representou a FBrN numa discussão sobre a utilização de recursos hídricos naquele estado. É a Federação Brasileira de Naturismo participando ativamente sobre os problemas e questões da sociedade geral. Em Notícias da FBRN.

 

Pela primeira vez a Federação Internacional de Naturismo lança em espanhol a edição de seu boletim informativo FOCUS, além de nos outros três idiomas oficiais. Este novo formato foi fruto da defesa, pela FBrN, da importância de incluir o idioma espanhol nas comunicações oficiais da entidade. Veja também em Notícias da FBrN.

 

Começou a tramitar em Brasília um projeto de lei que tenta regulamentar a criação de espaços para naturismo no Brasil, liderada pela deputada Laura Carneiro. Leia em NATNotícias

 

O informativo editado pelo Grupo Naturistas da Grande São Paulo - o SPNAT está em sua décima edição edição, a de abril, onde você verá todos os detalhes da Festa da Ressaca que reuniu, como sempre, centenas de pessoas no sítio Alambique e que teve a Concurso de fantasias que animou ainda mais a folia pós-carnavalesca. Um artigo de Edson Medeiros, "Naturismo e a Família", também faz parte desta edição e muito mais. Não perca. Em MídiaNAT.

 

Waldo Andrade dá entrevista em vídeo ao blog Sopro da Vida, falando seobre o projeto Ecoparque e Ecovila da Mata; Jornal Gazeta on line, do Espírito Santo faz matéria sobre a praia Naturista de Barra Seca, no norte do estado. Em De Olho na Mídia.

 

A nudez como forma de protesto tomou as ruas de várias cidades do hemisfério Sul do planeta no sábado dia 11 de março, contra a insegurança  no trânsito para os ciclistas. No Rio de Janeiro, a Pedalada Pelada reuniu centena de pessoas que percorreu nua alguns quilômetros do centro da cidade à praia do Leme na Zona Sul. Em Nu & Protesto.

 

A nudez está cada vez mais presente no cotidiano da sociedade atual brasileira. Mas houve no passado em que ela era ainda mais comum em outras sociedades civilizadas. Um programa da TV Gazeta do Espírito Santo apresentou uma série de 3 reportagens de como a nudez era vista no passado e vista no presente, até chegar ao Naturismo em sítio em em praia. Leia e veja os vídeos em Nudez & Sociedade na série NUDES.

 

Da Argentina vem a nova edição da revista eletrônica NUDELOT, editada pela APPANNA, a associação naturista portenha. Nesta edição de março há uma matéria sobre a praia de Tambaba; outra sobre o pensamento do filósofo Bertrand Russel; mais outra com a autora de uma tese acadêmica sobre o naturismo vivida por ela própria num granja naturista; Conheça também um pouco sobre uma tribo sudanesa: Os Dinka e muito mais. Em NATMídia Internacional. Atenção, o texto todo está em idioma espanhol.

 

O SPNAT convoca seus membros associados para assembleia geral para alteração estatutária, no dia 28 de abril. 

 

A NATAgenda tem opções para deixar o mês de abril mais divertido e confraternizado. No primeiro feriadão de abril, o Mirante do Paraíso convida para descansar no feriadão do Dia do Trabalhador; Já no SPNAT vão ter festas no feriadão do dia do trabalho e em maio a agenda começa a ser montada: O PlaNAT comemora seu 22º aniversário no Clube Paraíso das Cascatas;  O NATCOP terá o lanche do metro no mês das mães, no mesmo último final de semana de maio o GNC terá noite de vinhos, queijos e caldos em seu encontro e novo passeio naturista à Ilha Grande no estado do Rio de Janeiro, uma semana antes.

 

Quem quiser saber mais sobre Naturismo ou dar seu depoimento para novatos na prática vai ter a oportunidade participando de um encontro de debate e palestras na cidade de São Paulo. Inscrições e maiores informações em NATEvento 2.

 

As NATAssociações mostram o que fizeram em seus últimos encontros: A SONATA realizou as eleições gerais e já tem nova diretoria. O Movimento Naturistas Unidos comemorou seu 14º aniversário de fundação.

 

O Ecoparque da Mata realiza no próximo feriadão o Encontro de Vivências Naturais - Permacultura, e já marcou datas para mais dois encontros semelhantes.

 

Conheça Massarandupió, a pequena localidade no Norte da Bahia, que possui a famosa paria naturista. Veja opção de como chegar lá em NATTurismo.

 

Por fim, a Federação Portuguesa de Naturismo completou 40 anos no dia 1 de março. Parabéns aos naturistas portugueses por esta longevidade. Em NATInternacional. A Federação Polonesa de Naturismo convida para a inauguração oficial de um trecho de praia naturista na cidade considerada a mais bela do litoral polonês. Em NATInternacional 2. E chega mais um convite para participar de um evento internacional. É o 45º Encontro Naturista de Alpe Adria na Croácia. Em NATInternacional 3.

 

A Luta pelo Naturismo não é só brasileira. Até em países em que o Naturismo parecia estar impregnado na sociedade há passagens de dificuldades por pedidos de proibição da prática. Na Espanha, a região de Murcia está correndo o risco de ficar sem nudismo em suas praias. Assine o abaixo-assinado para salvar aquela região.

 

E aproveite: a Ecovila da Mata, a Vila naturista auto sustentável da Bahia coloca à venda suas últimas unidades de áreas. Veja em NATRegistro.

 

Boa leitura. Boa reflexão. Bom lazer.

Pedro Ribeiro

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias e cartas expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.

ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2017
Todos os direitos reservados.