') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°196 - Março de 2017 - Ano XVII

Anuncie aqui

Luz del Fuego em foto rara em trajes de luxo.

Este ano comemora-se o centenário de Luz del Fuego. Seu nascimento foi em 21 de fevereiro, data em que, por causa disso, é comemorada o Dia Nacional do Naturismo. Com certeza ainda teremos muitas homenagens à pioneira do naturismo brasileiro ao longo do ano. No próximo dia 15, por exemplo, o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, em Vitória, realiza exposição comemorativa para ela. Também nesta edição Luz é relembrada em novo artigo de Paulo Pereira, que a mostra de uma forma diferente: vestida, como celebridade retratada na imprensa da época. Mais um pouquinho da sua história para nosso conhecimento.

 

Veja também nesta edição ainda a grande festa do Naturismo Brasileiro ocorrida no primeiro final de semana de fevereiro. Uma festa fraternal, de amizade mas também de muito trabalho. O XV CongreNAT elegeu os novos dirigentes da Federação Brasileira de Naturismo, desde a presidência até quase todos os Conselheiros Maiores e os de Ética.

 

O XV CongreNAT reuniu centenas de pessoas em Guarapari

O CongreNAT foi o momento também dos debates e das decisões que modificarão o Estatuto da FBrN em alguns detalhes importantes, bem como criou novas regras e eliminou outras. Foi de capital importância todos participarem e se comprometerem. Foi o momento de dar e ouvir opiniões, de discutir e lutar pelo que se acredita que possa melhorar o Naturismo brasileiro. Foi momento de confraternizar com velhos amigos e fazer novos, conhecer naturistas do Brasil inteiro e ter novas ideias.

 

A organização desse evento ficou nas competentes mãos do Grupo Naturismo Capixaba, o GNC, que realizou algo histórico e inesquecível, principalmente pelo tema de homenagem que não podia ser mais relevante. O centenário de nascimento da capixaba Dora Vivácqua, a Luz del Fuego, a pioneira e visionária mulher que abriu as portas do Naturismo no Brasil.  Os mínimos detalhes foram pensados. Conferirmos todo esse esforço e empenho, no hotel Riacho das Pedras, no município de Guarapari, no estado do Espírito Santo. Leia todas as informações a respeito em XV CongreNAT e em Os Fatos em Fotos.

 

O informativo editado pelo Grupo Naturistas da Grande São Paulo - o SPNAT está em sua décima segunda edição, a de março, onde você verá todos os detalhes da festa de sexto aniversário do grupo que reuniu, como sempre, centenas de pessoas no sítio Alambique e que teve a Festa dos Minions que sacudiu o evento. na mesma edição a discussão sobre a importância de definir o que é o Naturismo, por Evandro Telles. Não perca a leitura obrigatória. Em MiídiaNAT.

 

Jornal Gazeta on line, do Espírito Santo faz matéria sobre a praia Natrista de Barra Seca, no norte do estado; Em Manaus, exposição revisita montagem teatral naturista de 2011. A mostra, de curadoria de Jorge Bandeira, conta com imagens feitas por Ed Gusmão, na qual os atores interpretam arquétipos das famosas cartas de tarô. Em De Olho na Mídia.

 

A nudez como forma de protesto tomou as ruas de várias cidades do hemisfério Sul do planeta no sábado dia 11 de março, contra a insegurança  no trânsito para os ciclistas. No Rio de Janeiro, a Pedalada Pelada reuniu centena de pessoas que percorreu nua alguns quilômetros do centro da cidade à praia do Leme na Zona Sul. Em Nu & Protesto.

 

A nudez está cada vez mais presente no cotidiano da sociedade atual brasileira. Mas houve no passado em que ela era ainda mais comum em outras sociedades civilizadas. Um programa da TV Gazeta do Espírito Santo apresentou uma série de 3 reportagens de como a nudez era vista no passado e vista no presente, até chegar ao Naturismo em sítio em em praia. Leia e veja os vídeos em Nudez & Sociedade na série NUDES.

 

Da Argentina vem a nova edição da revista eletrônica NUDELOT, editada pela APPANNA, a associação naturista portenha. Nesta edição de março há uma matéria sobre a praia de Tambaba; outra sobre o pensamento do filósofo Bertrand Russel; mais outra com a autora de uma tese acadêmica sobre o naturismo vivida por ela própria num granja naturista; Conheça também um pouco sobre uma tribo sudanesa: Os Dinka e muito mais. Em NATMídia Internacional. Atenção, o texto todo está em idioma espanhol. 

 

A NATAgenda tem opções para deixar o mês de março mais divertido e confraternizado. O Graúna faz seu evento de março no dia 26; O NATCOP comemora seu terceiro aniversário; no último dia do mês o GNC comemora seu aniversário. Já em abril, o PlaNAT marcou evento para o início de abril; o 8º Encontro dos Amigos Naturistas no Mirante do Paraíso; o NATVALE faz sua festa Tpiniquim no segundo final de semana de abril; no SPNAT vai ter o festões no feriadão do dia do trabalho e em maio novo passeio naturista à Ilha Grande no estado do Rio de Janeiro.

 

As NATAssociações mostram o que fizeram em seus últimos encontros:A ANAbricó mostra fotos do carnaval realizado na praia do Abricó e o mesmo fez o Graúna em seu encontro mensal. E a SONATA convoca filiados para as eleições gerais.

 

O Ecoparque da Mata mal realizou o Encontro de Vivências Naturais, já marcou datas para mais dois encontros semelhantes.

 

Conheça Massarandupió, a pequena localidade no Norte da Bahia, que possui a famosa paria naturista. Veja opção de como chegar lá em NATTurismo.

 

Por fim, a Federação Portuguesa de Naturismo completou 40 anos no dia 1 de março. Parabéns aos naturistas portugueses por esta longevidade. Em NATInternacional. A Federação Polonesa de Naturismo convida para a inauguração oficial de um trecho de praia naturista na cidade considerada a mais bela do litoral polonês. Em NATInternacional 2.

 

E aproveite: a Ecovila da Mata, a Vila naturista auto sustentável da Bahia coloca à venda suas últimas unidades de áreas. Veja em NATRegistro.

 

Boa leitura. Boa reflexão. Bom lazer.

Pedro Ribeiro

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias e cartas expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.

ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2017
Todos os direitos reservados.