') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°159 - Fevereiro de 2014 - Ano XIV

Anuncie aqui

 

Ilustração de Jotta Pinheiro disponível no blog do João Pinheiro

No dia 21 comemora-se o aniversário da madrinha do Naturismo brasileiro, Luz Del Fuego e, por causa disso, também comemora-se nosso dia naturista. Personalidade  polêmica, considerada uma mulher muito avançada para a época em que viveu, a capixaba Luz, praticamente sozinha, conseguiu implementar a filosofia naturista em nosso país de acordo com os padrões do código de ética internacional. Trouxe para sua Ilha do Sol personalidades conhecidas do mundo inteiro para a prática do Naturismo real e nada "picante", como mostrou o contrário o equivocado filme de David Neves sobre sua vida.

 

Dora Vivácqua, seu nome de batismo, merece todo nosso respeito e admiração pela coragem e determinação. Em pleno século XXI há pessoas que não podem revelar para a sociedade que frequentam áreas naturistas por medo de repressão, imagine nas décadas de 40, 50 e 60 do século passado. Imagine como era difícil ser uma Luz del Fuego. Por vinte anos a "bailarina do povo", alcunha como também era conhecida, lutou por um ideal e o realizou. Morreu assassinada em 1967, por razões ainda obscuras, mas deixou um legado que continuou de maneira mais fechada, levada por outros pioneiros que não deixaram o movimento morrer.

 

Porém, somente em 1985, um evento mudou tudo de novo e o Naturismo reacendeu. A praia do Pinho foi o marco da nova luta, liderada por um jovem dinâmico, com nenhum conhecimento sobre a história anterior do Naturismo, que se aventurou e arriscou seu patrimônio e futuro profissional em empreendimentos inéditos e ousados. Era Celso Rossi que surgia, recontando e recriando a história do Naturismo no Brasil. Grandes avanços tivemos, com áreas espalhadas de Norte a Sul, com encontros, congressos e representatividade. Conquistamos espaços na mídia. Ainda não chegamos a um nível de desenvolvimento neste setor de uma França ou Croácia, mas a história ainda está sendo feita. Por isso temos muito a comemorar e a brindar a todos os que se empenharam e se empenham para podermos hoje em dia falarmos que vamos a uma área naturista sem ser taxado de louco. Parabéns ao Naturismo brasileiro. Parabéns Naturistas pelo seu dia.

 

Veja nesta edição:

 

Brasiliense procura contatos em Brasília com mulheres. - NATClassificados

Encontro semanal - Café com letras; Carnaval 2014 na Pousada Encanto de Massarandupió. - NATAgenda

Carnaval no Ecoparque da Mata / BA. - NATAgenda 2

Super Carnaval no Clube Rincão Naturista; ANIVERSÁRIO DE 12 ANOS DO ESPAÇO NATURISTA MIRANTE DO PARAÍSO; Carnaval nu Recanto Paraíso; Maior carnaval naturista do mundo na Praia do Pinho. - NATRegistro

 

Pintura corporal em Tambaba, em março; Nota de Falecimento no PlaNAT; Fernando Gabeira visita a praia do Abricó, a trabalho. - NATNotícias

 

Ciclistas sem roupa fazem 'Bicicletada Pelada' em protesto no Centro do Rio. - Nudez & Protesto

 

Jornal O GLOBO publica nota maldosa sobre a praia do Abricó. - De Olho na Mídia

 

Naturismo e o toplessaço por Evandro Telles.- NATArtigo

 

Nudez e Vergonha por Aguinaldo da Silva - NATArtigo 2

 

Novo grupo se formando: GANA - Grupo Amigos da Natureza; Festa de aniversário e de posse da nova diretoria do GoiasNAT; Galheta convoca para assembleia geral; Graúna apresenta seu informativo de janeiro; Festa de confraternização na SONAPA; Confraternização de fim de ano do Grupo Naturismo Capixaba - relato completo; Terceiro aniversário do SPNAT. - NATAssociações

 

Caravana para o V Elan na praia Chihuahua, no Uruguai. - NATTurismo

 

Caravana para o 34º Congresso Internacional de Naturismo. - NATTurismo 2

 

Escolha seu destino para passar seu carnaval divertido e naturista. - NATCarnaval

 

Clube Naturista do Algarve convoca para Assembleia Geral após a churrascada de inverno. - NATInternacional

 

Nudez e vergonha do corpo por Arthur Lacerda. - NATReflexão

 

Crítica ao artigo Nudez e Vergonha do corpo - Cartas dos Leitores

 

Corra nu entre seus medos, diz Doni Sacramento. - NATReflexão 2

 

Aproveite o fim de semana para conhecer a única praia naturista do ES. - NATVerão

 

Com nudismo opcional, Galheta (SC) é ponto de paquera GLS na alta temporada.- NATVerão 2

 

As matérias serão atualizadas durante todo o mês, portanto fique atento.

 

Boa leitura. Boa reflexão. Bom lazer.

Até a edição de março.

Pedro Ribeiro

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias e cartas expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.

ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2014
Todos os direitos reservados.