') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°107 - outubro de 2009 - Ano X

Anuncie aqui

VII Encontro Brasileiro de Naturismo

por Pedro Ribeiro*
Fotos de

Pedro Ribeiro

 

Grupos folclóricos da região encantaram os visitantes

A praia de Tambaba foi novamente a estrela de mais um evento de naturismo no Brasil. Um ano depois de ter sido a sede do XXXI Congresso Internacional de Naturismo, torna-se a sede do VII Encontro Brasileiro de Naturismo, justamente no ano em que completa 18 anos de fundação, sua maioridade.

 

O palco não poderia ter sido mais apropriado, pois a inegável beleza natural do lugar é impressionante e arrebatadora e foi emoldurada por um sol quente, mar calmo e morno e também por uma lua cheia de tirar o fôlego.

 

A praia de Tambaba é a única oficial do Brasil que recebe apoio direto das autoridades do município onde se localiza, no caso o do Conde, vizinho à pacata João Pessoa. Este apoio influencia diretamente na dinâmica da praia, que conta com uma (polêmica) lei que permite somente a entrada de casais (homens com mulheres) e mulheres sozinhas. Também a nudez é obrigatória. No entanto, durante este evento, as duas regras não foram cumpridas, pois permitiu-se a entrada de homens desacompanhados de mulheres e havia muitas pessoas vestidas, entre trabalhadores, expositores, dançarinos, apoiadores, cantores e seguranças.

 

A quantidade de policiais e guardas municipais fazendo a segurança da praia durante o evento impressionou, mas houve quem se sentisse desconfortável

Aliás a segurança foi impressionante, pois a quantidade de policiais militares, guardas municipais, guardas florestais, guarda-vidas e para-médicos, todos vestidos e muito!, revelou que o número esperado de participantes seria bem maior do que foi, ainda que a praia não estivesse vazia.

 

Lamentamos no entanto que todo o aparato de segurança não evitou a presença da equipe do programa Pânico na TV, fazendo matérias vulgares com (os poucos) naturistas incautos que não se deram conta de que seriam ridicularizados no ar, via satélite para todo o Brasil. Um desserviço ao naturismo.

 

A confraternização, a alegria e a amizade foram as tônicas dominantes

A atual diretoria da SONATA, sociedade Naturista de Tambaba, é presidida pelo poeta, músico e professor da Universidade Federal  da Paraíba, José Wagner de Oliveira, que leva sua gestão de maneira holística.

 

Alguns eventos previstos simplesmente não ocorreram e não houve qualquer explicação de suas ausências. No entanto os que de fato ocorreram foram bem concorridos e agradaram a maioria.

 

Nos próximos blocos você vai acompanhar dia a dia (e noite) o resumo de mais este importante evento do naturismo brasileiro.

 

clique diretamente sobre o título:

Primeira noite - abertura oficial - 1 de outubro

Dança típica, jantar, música ao vivo, autoridades...

Primeiro dia - 2 de outubro, sexta-feira

Praia linda, caminhada ecológica...

Segunda Noite - 2 de outubro, sexta-feira

Jantar dançante com música ao vivo...

Segundo dia - sábado, 3 de outubro

Dança típica, inscrições para o campeonato de surf, assembleia geral da Federação Brasileira de Naturismo, Carta de Tambaba, paniquetes (arghh!)...

Terceira noite - sábado, 3 de outubro

Nual na praia e falta de luz...

Terceiro dia - domingo, 4 de outubro

Final do campeonato de surf, dança dos cangaceiros...

2º Open de Surf Naturista de Tambaba

Quem são os surfistas naturistas

O VII EBN em fatos por fotos

Uma imagem vale mais do que mil palavras, então imagine quase uma centena delas!

 

*pedroribeiro@jornalolhonu.com


Olho nu - Copyright© 2000 / 2009
Todos os direitos reservados.