') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°107 - outubro de 2009 - Ano X

Anuncie aqui

Primeiro dia - 2 de outubro, sexta-feira

por Pedro Ribeiro*
Fotos de

Pedro Ribeiro,

Eduardo Oide e

Márcio Moço

 

A pousada do Zeka's foi transformada em naturista para o período do Encontro

O primeiro dia na praia de Tambaba foi de grande expectativa para as dezenas de naturistas oriundos de várias partes do Brasil. O esquema de traslado era parecido com o do ano passado, no Congresso internacional, um ônibus da Prefeitura foi destacado para passar por todas as pousadas oficiais e levar os naturistas hospedados para a praia. O horário marcado era às 9 horas da manhã, mas é claro que houve atrasos.

 

Eu fiquei na pousada do Zeka's, que se transformou em naturista para a ocasião. Desta forma o restaurante e a piscina ficaram restritas ao uso apenas dos hóspedes. Ela estava com todos os apartamentos ocupados e até o salão foi mais uma vez revertido para uma espécie de albergue para aqueles que chegaram de última hora. A piscina estava atraente, mas poucos se aventuraram ao banho. Aliás poucos também inexplicavelmente se dispuseram a permanecer nus durante a estada na pousada.

 

Por volta das dez da manhã o grupo chegava na praia de Tambaba, que nem de longe tinha aquele formidável esquema do ano passado. Já estavam apostos o casal recepcionista que pedia a todos que chegavam para tirar as roupas. Não houve resistência, porém havia muitas exceções. A quantidade de policiais era impressionante, circulavam pela praia em seus uniformes nada adequados ao ambiente praiano, muito menos ao naturista. Também havia os guarda-vidas uniformizados e os para-médicos, estes raramente se moviam do seu lugar designado.

 

Esta é parte da grande equipe de apoio que esteve presente durante todo o Encontro: Guarda-vidas, para-médicos, guardas municipais e policiais militares

Além destes, os trabalhadores do restaurante e da pousada estavam todos vestidos, os expositores de quadros também. Esta quantidade de gente vestida chegou a incomodar porque, como era sexta-feira, a praia não teve grande afluência de naturistas, que, em diversos momentos eram minoria. Havia cerca de 30 pessoas vestidas.

 

O primeiro evento previsto para às 11 h no programa oficial, Biodança com a professora Sandra Barbosa, não ocorreu e ninguém apareceu para dar satisfação aos encontristas.

 

Zé Wagner convocou os naturistas para participarem da Caminhada Ecológica usando seu pandeiro

Pontualmente às 15 horas, como programado, José Wagner, o "índio" presidente da SONATA convocou os mais intrépidos para uma caminhada ecológica pelo meio da mata que resguarda a praia. Inicialmente com 15 pessoas, o grupo foi reduzido para oito nos seus primeiros metros, porque muitos perceberam que a caminhada não seria tão fácil como o imaginado.

 

O grupo partiu da lateral direita da praia por uma trilha inicial que seguia morro acima. Logo a mata ficou mais fechada e os primeiros arranhões já começaram a premiar os ousados que caminhavam no estilo índio brasileiro primitivo, isto é, inteiramente nus. Foi moderada em sua extensão e a vista deslumbrante do alto do morro fez valer o processo e esquecer das dificuldades.

 

A praia de Tambaba vista do alto da falésia que a cerca, Vista deslumbrante.

A volta foi mais tranquila porque não voltamos pelo mesmo caminho, mas pela estrada que passa pelo alto do morro em meio à Reserva Ecológica. No percurso alguns fizeram sua parte e cataram o lixo largado até onde foi a capacidade de transportá-lo. Em um momento inesperado fomos surpreendidos por um carro destes tipos utilitários que circulava pela estrada. A caminhada foi mais longa, porque aportamos bem no meio da praia ao lado direto de Tambaba, com sua areia fofa e cercada de palmeiras e de coqueiros.

 

Às 16 h 30 o ônibus da prefeitura voltou ao estacionamento e fez o caminho inverso levando os naturistas de volta às suas pousadas.

 

clique diretamente sobre o título:

Primeira noite - abertura oficial - 1 de outubro

Dança típica, jantar, música ao vivo, autoridades...

Segunda Noite - 2 de outubro, sexta-feira

Jantar dançante com música ao vivo...

Segundo dia - sábado, 3 de outubro

Dança típica, inscrições para o campeonato de surf, assembleia geral da Federação Brasileira de Naturismo, Carta de Tambaba, paniquetes (arghh!)...

Terceira noite - sábado, 3 de outubro

Nual na praia e falta de luz...

Terceiro dia - domingo, 4 de outubro

Final do campeonato de surf, dança dos cangaceiros...

2º Open de Surf Naturista de Tambaba

Quem são os surfistas naturistas

O VII EBN em fatos por fotos

Uma imagem vale mais do que mil palavras, então imagine quase uma centena delas!

 

*pedroribeiro@jornalolhonu.com  


Olho nu - Copyright© 2000 / 2009
Todos os direitos reservados.