') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°107 - outubro de 2009 - Ano X

Anuncie aqui

2º Open de Surf Naturista de Tambaba

por Pedro Ribeiro*
Fotos de

Pedro Ribeiro e

Sérgio Aguiar

 

Uma das principais atrações do VII Encontro Brasileiro de Naturismo foi o segundo campeonato de surf realizado em Tambaba, denominado de 2º Open de Surf naturista de Tambaba. Desenvolver a prática esportiva nos ambientes naturistas é um dos principais objetivos do grupo NU - Naturistas Unidos, que tem seu principal flanco no município do Conde. O surf é um esporte que concilia vários elementos do Naturismo, como a sensação de liberdade e o respeito que os surfistas têm pelo mar.

 

Carlos Santiago, 46 anos, é um dos entusiastas deste esporte e responsável por levar sua prática em áreas naturistas brasileiras. A primeira vez ocorreu no Congresso internacional do ano passado. Ele tem esperança que a iniciativa não seja isolada apenas ao Nordeste, espalhando-se por todas as praias naturistas do Brasil que tenham condições de  abrigar este tipo de esporte. (Na ampliação da foto com Julíndio)

 

"É uma forma de atrair também um público jovem ao naturismo, já que os ambientes naturistas carecem muito da presença jovem" afirma Carlos. Ele é farmacêutico, trabalha na Universidade Federal da Paraíba. Carlos define o Naturistas Unidos como um grupo de amigos que se reúnem para discutir o naturismo quer seja na questão ambiental, sócio-cultural e esportiva.

 

Para realização do campeonato deste ano foi preciso muita garra e determinação para conseguir apoio da iniciativa privada, que retornou de boa forma. A ideia é dar continuidade vindo com outras edições do campeonato nos próximos anos.

 

Olho Nu entrevistou diversos concorrentes, antes deles competirem. A maioria deles é moradora da região do Conde ou de João Pessoa. Poucos já eram naturistas antes da competição do ano passado, mas depois da experiência gostaram e resolveram aderir ao surf naturista mesmo fora das competições. mas eles precisam enfrentar o problema de não ser aceito a presença de homens desacompanhados de mulheres em Tambaba, portanto eles vem bem cedo pela manhã ou já no final da tarde para treinar, evitando dias ou horários de muita concentração.

 

Fábio, 22 anos, é pernambucano, mas reside em João Pessoa. Foi o campeão da categoria Open no ano passado durante o Congresso Internacional de Naturismo e neste ano compete na mesma categoria. Quando não está surfando trabalha como vendedor em um shopping de João Pessoa, vendendo óculos e relógios. Está com a matrícula trancada no curso superior de Publicidade, o qual não sabe se vai continuar ou não. Já tinha estado várias vezes em tambaba para praticar o surf naturista mesmo antes do campeonato do ano passado. Veio porque soube que as ondas aqui eram muito boas e queria experimentar a sensação de surfar nu. Ele prefere pegar onda sem roupas porque fica mais leve, tem mais fluidez e, às vezes, "a roupa atrapalha para fazer alguma manobra porque pega no joelho e te prende". Afirma também que ralar o corpo com a parafina faz parte do universo do surfista. Nada a ver com a nudez.

 

Linho Neto é representante dos surfistas veteranos. Pessoense, 51 anos, participa do campeonato na categoria Master. Ele compete fora do naturismo já na categoria Supermaster. Descartou sua participação na etapa do Circuito Brasileiro de Surf, o qual, segundo ele, está liderando, para passar com a família ficou sabendo da realização do campeonato e resolveu participar. mas não é a primeira vez, pois no ano passado competiu e ficou em segundo lugar na categoria Long Board. Ele é fotógrafo profissional, trabalha para a presidência da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, na assessoria de imprensa. "Quando não estou fotografando estou sendo fotografado", afirma. (Na ampliação com Marcos Bilú)

 

Jackson foi o vencedor da categoria Local. Estava tremendo de emoção quando concedeu a entrevista. "Fui para o lado certo, peguei as ondas certas, no momento certo e mandei a manobra certa", foi assim que descreveu sua vitória. Tem 21 anos, Já pratica o surf naturista a uns 7, 8 anos. Diz que pegar onda nu é uma maravilha, se sente livre de tudo "ainda mais num mar belo desse, aí que é uma maravilha". Fora do surf é trabalhador na pousada Arca do Bilú, que afirma ser seu patrocinador para o evento.

 

Hellington, mais conhecido como Rato. 21 anos,  foi o grande vencedor do dia, ganhando a principal prova, a Open. Muito feliz com o resultado descreveu sua vitória como um um trabalho de persistência. No ano passado obteve apenas um quarto lugar. Morador de Jacumã, distrito de Conde, trabalha como assistente de mecânico. Ele é um dos mais desinibidos no tocante à nudez, portando-se como naturista veterano, no entanto tem pouca estrada no Naturismo. Começou apenas no ano passado durante o Congresso Internacional, e tinha certa resistência, mas de lá prá cá adorou o movimento e tem praticado a nudez constantemente.

 

Cassiano, 32 anos, solteiro, Pessoense, é filho de mãe naturista. Morou em Paris, França, por quatro anos juntamente com a mãe quando era mais jovem e frequentava campings e resorsts naturistas naquele país. Bacharel em turismo, atualmente trabalha como guia turístico em uma empresa de João Pessoa, levando os turistas para conhecer várias atrações do Nordeste. Também trabalha para um site na Internet sobre fotografias. Está sempre no Conde e em Tambaba porque a família tem uma casa em tabatinga, distrito do município. A namorada ainda não é naturista e por isso não o acompanha nas visitas que faz à praia. No ano passado concorreu no campeonato de surf naturista e se classificou no segundo lugar na categoria iniciantes. Já pratica o surf naturista há seis anos.

 

Ricardo, 25 anos, trabalhador em hotelaria em João Pessoa. Pratica o surf há 9 anos, mas  modalidade naturista somente a um ano e meio. Treina toda manhã e final da tarde diariamente. Para ele, treinar nu é totalmente normal.

David, 16 anos, mora em Coqueirinho, no Conde. Trabalha como torneiro mecânico. Faz 2 anos que pratica o surf mas é a primeira vez que pratica de forma naturista. Está se sentindo muito bem com a nova experiência.

 

 

 

Dã Maciel, 22 anos, Pessoense é filho do Bilú. No ano passado obteve a terceira colocação na categoria Local. Trabalha em hotelaria na pousada do pai e frequenta o naturismo junto com ele desde criança. A namorada não gosta da prática do naturismo, o que dificulta sua presença em Tambaba. (Foto de Sérgio Aguiar). Na ampliação com Fábio.

 

 

Marcos, o famoso Bilú, 54 anos, é um ícone entre os surfistas naturistas que frequentam Tambaba. É o mais velho e o mais antigo praticante do surf no litoral sul da Paraíba. Há 10 anos descobriu Tambaba e construiu a famosa pousada Arca do Bilú, a mais próxima da famosa praia naturista. É um dos principais incentivadores da prática do surf naturista e colaborou com o patrocínio do campeonato nesta edição e na passada.

 

A todo esse pessoal intrépido que pode fazer surgir uma nova geração de naturistas, parabéns de toda a equipe do jornal OLHO NU.

 

O site Inject Brasil, página oficial sobre surf da região da Paraíba e Nordeste fez uma boa matéria sobre o evento de Tambaba. Clique no link http://www.injectbrasil.com/release28.htm e veja muitas fotos dos momentos mágicos do surf naturista.

 

clique diretamente sobre o título:

Primeira noite - abertura oficial - 1 de outubro

Dança típica, jantar, música ao vivo, autoridades...

Primeiro dia - 2 de outubro, sexta-feira

Praia linda, caminhada ecológica...

Segunda Noite - 2 de outubro, sexta-feira

Jantar dançante com música ao vivo...

Segundo dia - sábado, 3 de outubro

Dança típica, inscrições para o campeonato de surf, assembleia geral da Federação Brasileira de Naturismo, Carta de Tambaba, paniquetes (arghh!)...

Terceira noite - sábado, 3 de outubro

Nual na praia e falta de luz...

Terceiro dia - domingo, 4 de outubro

Final do campeonato de surf, dança dos cangaceiros...

O VII EBN em fatos por fotos

Uma imagem vale mais do que mil palavras, então imagine quase uma centena delas!

 

*pedroribeiro@jornalolhonu.com

A partir deste ponto, republicação e /ou atualização das notícias e informações publicadas na seção Últimas Notícias entre 4 de setembro e 14 de outubro de 2009

 

CAMINHADA DA PRIMAVERA, dia 20-09-2009,
na Praia do Sol, Guarapari, ES.

 

Os naturistas capixabas vão vestir-se do sol brasileiro no dia 20 de setembro de 2009, domingo, com início às 9:30. Todos podem participar, sem nenhuma discriminação, cumprindo as regras estabelecidas pela FBrN - Federação Brasileira de Naturismo, com respeito a si, ao próximo e o cuidado com o meio ambiente. Visite o Orkut: Naturismo Capixaba.

 

Clique aqui e veja mais detalhes

 

(enviado em 10/09/09 por Naturismo Capixaba)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2009
Todos os direitos reservados.