Aprendendo com quem tem experiência

por Pedro Ribeiro*

 

foto:Marcelo Pacheco

A cerimônia de abertura reuniu os representantes das áreas naturistas brasileiras que se apresentaram ao público.

Quem compareceu às areias da praia do Abricó nestes quatro dias de eventos do CongreNAt teve oportunidade de  conhecer as principais lideranças atuais do Naturismo brasileiro. São pessoas comuns, profissionais das mais diversas áreas em suas vidas cotidianas, mas resolveram dedicar uma parte delas (às vezes, muuuuito tempo) ao desenvolvimento e divulgação de nosso estilo de vida.

 

Todos têm algo em comum que é acreditar no que estão fazendo. A quase totalidade não tem qualquer retorno financeiro por essa dedicação e, na maior parte das vezes, gastam de seus próprios recursos para tocar os sonhos de todos os naturistas. Todos eles merecem nossas homenagens e nosso respeito.

 

foto: Brasil Naturista

Marcelo Pacheco foi o primeiro palestrante do evento

Dentro da programação do CongreNAT estavam escaladas diversas palestras com importantes personalidades de nosso mundo. Era a oportunidade de ouvir àqueles que têm além de vontade a experiência do realizar.

 

A primeira palestra, logo após a cerimônia de abertura, na quinta-feira, 2, foi a de Marcelo Pacheco. O conhecido editor do portal Brasil Naturista (ex-Pelados), há mais de dez anos no Naturismo, contou como é ter uma mídia integralmente dedicada ao nosso estilo de vida. Marcelo ressaltou a importância de termos os meios de comunicação especializados que servem de contraponto aos meios tradicionais, aqueles que somente procuram o Naturismo em eventos como esse ou como notícias curiosas.

 

foto:Marcelo Pacheco

Pedro Ribeiro palestrou sobre a luta pela liberação da praia do Abricó para o Naturismo

No dia seguinte, 3 de novembro, Pedro Ribeiro contou sobre sua luta pela liberação da praia do Abricó como local naturista, idealizada quando conheceu a praia há 20 anos e posta em prática a partir do final da década de 80 quando teve idéia de arregimentar um abaixo assinado para apresentar às autoridades. Pedro é o atual presidente da Associação Naturista de Abricó e tem participação ativa na Federação Brasileira de Naturismo. Os percalços e perseverança seguidos por ele servem como exemplo a todos que pretendem se dedicar a uma luta sócio-política como esta.

 

A palestra de André Herdy sobre o tema "o jovem no naturismo" não se realizou graças ao avançado da hora.

 

foto:Marcelo Pacheco

Cleci Ieglli contou como é a vida na Colina do Sol

No sábado, 4, Cleci Ieglli deixou todos ouvirem como é a experiência de morar em uma vila integralmente naturista, a Colina do Sol. Revelou detalhes da organização e das dificuldades de manter sempre naturista. Residente no local desde a fundação em 1992, os ouvintes se deliciaram com suas histórias e dedicação.

 

Em seguida Paulo Pereira, o renomado estudioso sobre o Naturismo brasileiro e mundial apresentou suas experiências a uma platéia atenta e participativa. Paulo foi contemporâneo e amigo de Luz del Fuego. Após sua morte foi presidente da ANB e manteve o movimento ativo durante os anos da ditadura militar. Contou que seu desejo naturista surgiu pela paixão que desenvolveu pelos índios brasileiros e seu estilo de vida. Na fase atual que começou em 1986, Paulo Pereira foi presidente da Rio-NAT. Um verdadeiro guru para consultas sobre o tema, autor do livro "Corpos Nus - A verdade Natural".

 

foto:Marcelo Pacheco

Paulo Pereira revelou seu passado naturista de muita atividade

As palestras foram um dos pontos de destaque do CongreNAT do Rio de Janeiro, pois levou  a muitos novos naturistas e àqueles que ficam nus porém ainda não sabem se são ou não Naturistas oportunidade de conhecer mais sobre o movimento brasileiro.

 

A idéia de montar um pequeno palco para isso e disponibilizar um pequeno sistema de som foi muito boa. Melhor ainda foi fazer as palestras na praia junto do povo que a frequenta.

 

Veja as outras matérias relativas ao X CongreNAT

 

O congresso da confraternização. Resumo de todas as atividades dos 4 dias de Congresso.

O trabalho Duro. O que foi discutido e aprovado nas assembléias deliberativas.

O X CongreNAT na Mídia. Apanhado geral das matérias que saíram nos diversos meios de comunicação.

NATFotos. Veja as fotos que retratam os dias de alegria e harmonia.

O discurso de posse do novo presidente eleito da Federação Brasileira de Naturismo. As notícias que antecederam o Congresso e

os preparativos da viagem para o Rio de Janeiro da equipe do Brasil Naturista.

 

 

Clique aqui e saiba como adquirir a nova edição do livro de Paulo Pereira: "Corpos Nus - Verdade Natural"

Jornal Olho nu - edição N°73 - novembro de 2006 - Ano VII


Olho nu - Copyright© 2000 / 2006
Todos os direitos reservados.