O Trabalho Duro

por Pedro Ribeiro*

 

foto: Brasil Naturista

Representantes naturistas de todo Brasil estiveram reunidos para as assembléias deliberativas da FBrN durante três dias do Congresso.

Nem tudo foi diversão durante o X CongreNAT. Um grupo de pessoas passou todas as manhãs, de sexta a domingo, reunida na sede do Parque Municipal Natural da Prainha, mais precisamente na sala de reuniões. Estes abnegados eram os representantes das diversas instituições naturistas filiadas à Federação Brasileira de Naturismo.

 

O cenário escolhido não podia ser melhor, entre o mar e a montanha. O mar era a Prainha, paradisíaca praia escolhida pelos surfistas cariocas como um dos melhores points para a prática do surf. A montanha faz parte de uma área de proteção ambiental, com muitos animais silvestres. Tranquilidade total para refletir e tomar decisões. O local não é naturista, portanto respeitamos o ambiente e permanecemos vestidos.

 

As reuniões estavam marcadas para começar às oito horas da manhã todos os dias, mas apesar dos constantes atrasos para iniciar, todos os itens da pauta foram apreciados, debatidos e votados quando foi o caso.

 

foto: Marcelo Pacheco

Pedro Ribeiro abriu os trabalhos diariamente convocando a mesa diretora para ocupar seu lugar.

A abertura em cada dia foi feita sempre pelo presidente da Associação Naturista de Abricó, este que vos fala (ou tecla), Pedro Ribeiro.

 

Vinte e duas instituições (das 27 filiadas) estavam representadas no plenário: Colina do Sol, Brasil Naturista, Praia do Pinho, Galheta, Sampanat, NIP, Mirante do Paraíso, Rincão, YNAI, CNEM, NatMG, NatES, CEHM Juruba, Natlagos; Goiasnat, Planat, Graúna, Mundo Nu, Tambaba, ANA e Olho Nu. Mais algumas outras se filiaram durante o Congresso fazendo saltar o número de filiadas para 29.

 

O primeiro dia, 3 de novembro, sexta-feira.

 

Elias Pereira tomou a frente dos trabalhos e ressaltou a importância do Brasil ter participado dos últimos congressos internacionais, fazendo com que nosso país ganhasse cada vez mais visibilidade e representatividade no panorama naturista mundial. Destacou a vitória para o Brasil sediar o XXX Congresso Internacional da INF, em Tambaba, em 2008.

 

Em seguiada foi lançada oficalmente a chapa que concorre aos cargos da diretoria da Federação Brasileira de Naturismo. Não houve outra candidatura, então os presentes resolveram elegê-la como a vencedora por unanimidade para o biênio 2007/2008.

 

A nova diretoria ficou assim definida:

Presidente: André Herdy, do Rio de Janeiro. Integrante do Conselho Maior da Federação, ex-presidente da Ynai-Brasil e membro da Associação Naturista de Abricó.

Vice-Presidente: Elias Pereira, de Brasília. Atual presidente da FBrN.

1º Secretário: Kelly Steffens, do Rio Grande do Sul. Moradora da Colina do Sol e integrante do NAT-Sul.

2º Secretário: Jorge Bandeira, do Amazonas. Diretor de comunicação do Graúna.

1º Tesoureiro: Pedro Ribeiro, do Rio de Janeiro. Presidente da ANA e editor do jornal OLHO NU.

2º Tesoureiro: Jaime Belém, de Brasília. Atual 1º secretário da FBrN. Integrante do PLANAT.

 

foto: Marcelo Pacheco

André Herdy foi eleito o novo presidente da Federação Brasileira de Naturismo para o biênio 2007/08

Também foram eleitos os membros do Conselho de Ética: Waldemar Motta, o Dema, do SampaNAT (SP); Marcelo Pacheco, do Brasil Naturista (RS) e Weslley Lima, do CNEM (MG). Como suplentes foram eleitos: Marcio Braga, da NatES (ES), Cláudio Dias do Mundo Nu (SP) e Rodrigo Soracco, da Colina do Sol (RS)

 

A eleição do Conselho Maior, entidade que fiscaliza a federação, foi transferida para outra ocasião devido à importância da mesma. Outros assuntos como os websites e perfis de Orkut falsos sobre a filosofia foram também abordados pelos participantes.

 

(Texto a seguir de autoria de Claudio Dias em Mundo Nu.com)

Há no estatuto da FBrN um item sobre a cobrança de 5% do lucro líquido das federadas. Por unanimidade, foi decidida a retirada de tal item do estatuto. Vale ressaltar que esta cobrança nunca foi feita.

 

Outro ponto surgiu através de pessoas que, alegando estar muito longe de qualquer área (ou grupo) Naturista, não teriam como filiarem-se a estas áreas e, conseqüentemente, não poderiam obter o Passaporte Naturista. Ficou definido por unanimidade que pessoas físicas não podem se filiar diretamente à FBrN. Ou seja, se uma pessoa deseja freqüentar uma área e precisa do Passaporte Naturista para isto, deve entrar em contato com a área e com pessoas já filiadas a esta área.
 

O segundo dia, 4 de novembro, sábado.

 

Foram sugeridas alterações no Código de Ética quanto à forma de redação de alguns textos. A mudança proposta foi alterar logo o primeiro item, o que se refere a ser considerada FALTA GRAVE ter comportamento sexualmente ostensivo, para um texto mais objetivo enumerando quais são os comportamentos que não são aceitos entre os praticantes do naturismo. Ficaram de ser apreciadas as modificações pela Comissão de Ética.

 

Foi escolhido o dia 21 de fevereiro, dia de nascimento de Dora Vivacqua, a Luz del Fuego, como dia Nacional do Naturismo. As instituições comemorarão a data preferencialmente em um final de semana de fevereiro à sua escolha. O dia Internacional do Naturismo, 5 de junho, também será comemorado no Brasil no primeiro final de semana do mês de junho.

 

foto: Marcelo Pacheco

Será criada uma comissão, em parceria com uma agência de turismo, para desenvolver um estudo sobre o Turismo Naturista no Brasil para ser enviado até fevereiro de 2007 à Federação Internacional de Naturismo (INF) com objetivo de integrar o Roteiro Mundial de Turismo Naturista editado na Holanda e distribuído por toda a Europa. Isto contempla solicitação das duas maiores agências de turismo naturista do mundo.

 

(Texto a seguir de autoria de Claudio Dias em Mundo Nu.com)

José Damasceno, presidente do Conselho Maior da FBrN, anunciou a nova formação deste Conselho:
Titulares : José Damasceno, Sonata, PB, Mariano Silva, Sampanat, SP, Arnaldo Soares, Mirante do Paraíso, SP, José Roberto Fabri, NAT-MG, MG, e José Antônio, Sonata, PB.
Suplentes : Paulo, Maria Luzia, NatES, ES, e Tiago Carlan, Colina do Sol, RS.

 

Sobre Naturismo e Ecologia, foi sugerido às entidades agregarem atividades ecológicas a seus encontros e ainda participarem de eventos não-Naturistas, usando faixas, camisetas, bonés, etc..

 

Incentivo ao uso do Passaporte Naturista - As entidades filiadas à FBrN devem criar mecanismos para isto. Por exemplo, oferecendo descontos em eventos, hospedagens, venda de materiais promocionais, etc..

 

Sobre homens desacompanhados - ou qualquer outro tipo de discriminação, ficou definido e aprovado por unanimidade que a FBrN reafirmará como linha de pensamento a repúdio à discriminação/segregação. As entidades filiadas deverão, pouco a pouco, adotar esta linha de pensamento. Porém, foi aprovado por 60% dos congressistas que não haverá prazo limite para esta adoção.
 

O terceiro dia, 5 de novembro, domingo

(texto de Claudio Dias em Mundo Nu.com)

 

foto: Marcelo Pacheco

O último dia de sessões deliberativas começou com o tema : criação de novos grupos e áreas naturistas. Sobre isso, foi mencionado que contamos hoje com 31 entidades filiadas à FBrN e que deve-se incentivar a formação de novos grupos.

 

Ficou definida e aprovada por unanimidade uma nova modallidade de filiação: o registro. Este registro atenderia a entidades que não possuem associados. Exemplo : Mundo NU, Olho NU, etc.. Estas entidades contribuirão com o valor anual de 5 selos (atualmente R$ 60), não poderão emitir o Passaporte Naturista e não terão direito a voto nas Assembléias.

 

Tanto para o registro quanto para a filiação, serão exigidos a Ata de Fundação, os dados pessoais da diretoria e o estatuto registrado em cartório.

 

O prazo para a regularização das entidades já filiadas é 30/06/2007.

 

A FBrN apresenta anualmente um relatório à INF. Para que a FBrN possa dispor de dados corretos e atuais, ficou definido que as entidades filiadas deverão apresentar relatórios consolidados de seus eventos, alteração de diretoria, etc..

 

Será criada a Diretoria de Esportes. Esta Diretoria, em parceria com empresas esportivas, fomentará o esporte Naturista no Brasil visando a participação de nossos atletas nas competições oficiais na INF.

 

Por sugestão do Naturista Jorge Bandeira (GRAÚNA), a FBrN deveria disponiblizar um veículo de informação impresso oficial. Ficou acertada a criação da Diretoria de Imprensa, para definir o formato e parcerias.

 

Nudez e Naturismo – Sugestão da Naturista da Colina do Sol, Cleci Ieggli –
as entidades federadas deveriam tomar mais cuidado em relação a utilização de biquínis e roupas íntimas nas áreas públicas naturistas.

 

O Complexo Turístico da Praia do Pinho e o SAMPANAT apresentaram candidatura à realização do XI CONGRENAT em 2008. Como está prevista a realização do Encontro Nacional em 2007, ficou acertado entre as duas entidades que elas decidiriam entre elas qual entidade será responsável pela organização de qual evento.

 

Por motivos técnicos a Ata das Assembléias do IX CongreNAT realizado no Mirante do Paraíso, em 2005, somente foi lida e aprovada nos últimos instantes das assembléias deste ano.

 

Elias Pereira deu por encerrado os trabalhos deliberativos do X CongreNAT.

 

Veja as outras matérias relativas ao X CongreNAT

 

O congresso da confraternização. Resumo de todas as atividades dos 4 dias de Congresso.

Aprendendo com quem tem experiência. Panorama geral do horário das palestras.

O X CongreNAT na Mídia. Apanhado geral das matérias que saíram nos diversos meios de comunicação.

NATFotos. Veja as fotos que retratam os dias de alegria e harmonia.

O discurso de posse do novo presidente eleito da Federação Brasileira de Naturismo. As notícias que antecederam o Congresso e

os preparativos da viagem para o Rio de Janeiro da equipe do Brasil Naturista.

 

 

Clique aqui e saiba como adquirir a nova edição do livro de Paulo Pereira: "Corpos Nus - Verdade Natural"

Jornal Olho nu - edição N°73 - novembro de 2006 - Ano VII


Olho nu - Copyright© 2000 / 2006
Todos os direitos reservados.