') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°59 - agosto de 2005
Editorial | Cartas dos Leitores | NATClassificados | NATNotícias | Nu em Notícia | NATEcologia | NATEspecial
De olho na Mídia | NATEvento | NATInternacional | NATSaúde | NATTurismo | NATVerão | NATHumor | Frase do mês

Jornal Olho nu - edição N°59 - agosto de 2005 - Ano VI

 Será que estamos malucos ? Falar em verão em pleno inverno gelado de boa parte do Brasil ? Calma, gente. Não foi o editor do jornal OLHO NU que finalmente "descompensou". Trata-se do verão europeu, que está a pleno vapor e fervendo mais do que nunca. Nosso correspondente internacional fez uma matéria sobre dois locais que estão "bombando" naquelas paragens.

Notícias da Europa

texto e fotos por Jacques LeMaire*

Red Beach -Creta

Oi Pedro, faz muito tempo que não envio notícias naturistas pessoais. Recentemente minha esposa e eu fomos mais uma vez à ilha de Creta. Lá na Grécia, viver nu nas praias fora das cidades é muito fácil.  Este país permanece um paraíso para pessoas como nós já faz muito tempo. A tolerância deste povo sobre a nudez nas praias é muito grande.

Trenzinho que percorre as praias de Caparica

Existe um outro país que se abre ao naturismo: Portugal, onde há uma praia livre a apenas 40 minutas de Lisboa. Fomos lá em meados de julho. Uma praia chamada Caparica que tem vários pontos que são também as paradas de um pequeno “comboio”, um trenzinho que parece um brinquedo para criança. A praia tem 19 pontos e no 17° inicia a praia naturista indicada por uma pequena placa. Na verdade esta praia é livre, quer dizer que as pessoas nuas são tão numerosas quanto os “textils”! Um sonho de liberdade... Há famílias, cujos membros estão parte nus e outros vestidos.

A única coisa ruim é a temperatura da água que está entre 16º e 18º C, no meio do verão!

pequena placa indica onde começa a área de nudismo

A maioria das pessoas se acumula no início da praia e a partir do ponto 17, há espaço grande para cada um. Uma coisa interessante é que é muito fácil reconhecer os brasileiros que passam nesta praia: eles são os únicos com uma cerveja na mão... Os outros bebem refrigerantes ou água.

O terceiro assunto da minha notícia e só foto da “praia" de Paris, que dura só um mês, e que este ano é com inspiração brasileira, devido ao ano Brasil-França.

Infelizmente, não há nenhum lugar reservado ao naturismo. Esta praia é a única da França onde o topless é proibido!

Apesar disso, é muito gostoso dar um passeio à noite para beber uma caipirinha e ouvir músicas brasileiras...

Obrigado a vocês por esta amizade!

Ate breve, abraços naturistas, Jacques L.

*Naturista francês,

integrante de equipe

de grande companhia

aérea internacional.

jl.pegasus@wanadoo.fr

Grécia

Agia Pharago

Matala

Red Beach

Caparica (Portugal)

Paris Plage

E para completar o tour pela Península Ibérica...

Cavallet , Ibiza (Espanha)

É uma praia oficialmente nudista. Selvagem e natural, protegida por dunas de areia e um cinturão verde de pequenos montes. Grandes ondas quando sompra o vento do Leste com boas condições para surfistas experimentados.

As dunas se estendem por toda praia, sendo locais ideais para se tomar Sol. nos meses de verão, se convertem em ponto de encontro obrigatório para homossexuais de todo o mundo. Ao fundo da praia há uma cabana sofisticada (Chiringay) com música disco e coquetéis, conseguindo um ambiente de festa o dia todo.

Atividades: Rede de voleibol, bares musicais.

Tamanho: 1,1 quilômetro longitude, 30-40 metros anchura

Se chega de carro, bicicleta (cuidado com o tráfego), de ônibus desde Ibiza (10 km) ou Playa d'en Bossa (6 kms).

 


Olho nu - Copyright© 2000 / 2005
Todos os direitos reservados.