') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°59 - agosto de 2005
Editorial | Cartas dos Leitores | NATClassificados | NATNotícias | Nu em Notícia | NATEcologia | NATEspecial
De olho na Mídia | NATEvento | NATInternacional | NATSaúde | NATTurismo | NATVerão | NATHumor | Frase do mês

Jornal Olho nu - edição N°59 - agosto de 2005 - Ano VI

Republicação e atualização das notícias apresentadas na seção Últimas Notícias de 5 de julho a 4 de agosto de 2005

Centenas de pessoas entram seminuas em museu de Viena

Iniciativa foi lançada como tributo ao gênero nu

 

foto: Hans Klaus Tech EFE

Centenas de pessoas que foram nuas ou com pouquíssimas roupas ao Museu Leopold de Viena nesta sexta-feira puderam entrar na instituição de forma gratuita.

 

A pinacoteca Leopold de Viena, situada no Bairro dos Museus, apresentava hoje (sexta, 29) a exposição A verdade nua: Klimt, Schiele, Kokoschka e outros escândalos, que estará aberta até o dia 22 de agosto e que será gratuita para quem quiser vê-la nu ou em trajes de banho.

 

– Me surpreendeu a quantidade de pessoas que veio. Tivemos 200 entradas gratuitas até as 15h (local) – disse à EFE Annelise Forthuber, encarregada de dar as entradas.

 

Esta iniciativa curiosa foi lançada pelo Museu Leopold como um tributo ao gênero nu, assim como à radical e explicita leitura que dele fizeram artistas como Gustav Klimt (1867-1918), Egon Schiele (1890-1918) e Oskar Kokoschka (1886-1980).

As informações são da agência EFE.

 

(enviado em 31/07/05 por Affonso Alles)

 

Veja outras fotos do evento (clique sobre elas para ampliar)

fotos: Hans Klaus Tech EFE


Mil e quinhentas pessoas posam nuas para fotógrafo Spencer Tunick

 

LONDRES, 17 jul (AFP) - Cerca de 1.500 pessoas posaram nuas neste domingo para o fotógrafo americano Spencer Tunick nas ruas de Newcastle e Gateshead, norte da Inglaterra.

Depois de cidades como Bruges, Barcelona, Lisboa, Londres ou Nova York, o artista, conhecido pelas fotos de nus coletivos, pediu a voluntários para se apresentarem de madrugada em cinco lugares diferentes de ambos os lados do rio Tyne, que separa Newcastle e Gateshead.

O artista havia organizado a maior foto coletiva de homens e mulheres em Barcelona, onde posaram 7.000 pessoas em 2003.

Os acontecimentos deste domingo foram promovidos pelo centro de arte contemporâneo Baltic, situado em Gateshead, e financiado pelas duas cidades que esperam promover, desta forma, o turismo local.

"A poesia resultante da formação escultural dos corpos numa paisagem urbana desafia as concepções tradicionais da nudez e da intimidade", explica Baltic em sua página na internet.

 

fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/2005/07/17/ult32u11721.jhtm

 

(enviado em 17/07/05 por Pedro Ribeiro)

 

Veja mais fotos do evento. (Clique sobre as fotos para ampliá-las)

 


 

Ativistas tiram a roupa contra corrida de touros na Espanha

 

Por Emma Ross-Thomas

 

PAMPLONA, Espanha (Reuters) - Centenas de manifestantes, alguns usando apenas sandálias de tiras e chifres de plástico, marcharam por Pamplona na terça-feira, em um protesto contra a centenária corrida de touros, a mais famosa da Espanha.

 

A cada manhã durante o festival de São Firmino, que dura uma semana, seis touros são soltos no percurso de 825 metros pelas ruas lotadas de Pamplona. Depois, na arena, eles enfrentarão a espada do toureiro.

 

Centenas de fãs cheios de adrenalina e álcool lotam o percurso para participar da tradicional corrida ao lado dos enormes animais.

 

Os manifestantes dizem que tradição não é justificativa.

 

"É errado matar e é certamente errado torturar", disse Stella, uma senhora de 70 anos, usando apenas um short folgado e uma fita tapando os seios. "É nojento gostar de tortura."

 

Dezenas de milhares de turistas, a maior parte dos Estados Unidos e da Austrália, vêm todos os anos, de 6 a 14 de julho, para o festival que ficou famoso no romance "O Sol também se Levanta", lançado na década de 1920 pelo escritor Ernest Hemingway.

 

Autoridades não permitem que os manifestantes desfilem nus, como fizeram em 2002. Este ano, muitos usaram apenas roupa de baixo, enquanto outros traziam slogans tatuados nas nádegas e pintados pelo corpo.

 

Os organizadores do protesto, o grupo Pessoas por um Tratamento Ético dos Animais (Peta), disseram que 700 pessoas participaram do protesto. A polícia avaliou o número entre 500 e 600 participantes.

 

O veterinário australiano Andrew Knight, que veio de Perth para a manifestação, disse: "As touradas são um dos últimos espetáculos públicos envolvendo crueldade pública no mundo."

 

Cartazes em várias línguas pediram que as touradas sejam banidas. Quando os manifestantes chegaram à arena foi feito um minuto de silêncio pelos touros que morrerão esta semana.

 

Dezenas de moradores de Pamplona, cidade mais conservadora do que a maior parte da Espanha, acompanharam a manifestação, alguns a favor e outros contra

 

"Se eu trabalhasse na delegacia de polícia, não permitiria isso", disse Francisco, aposentado de 60 anos. "O que ela acha que está fazendo?", perguntou, apontando para uma manifestante quase nua. "Há crianças na rua."

 

(enviado em 6/07/05 por Fátima Alves)

 


Olho nu - Copyright© 2000 / 2005
Todos os direitos reservados.