') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°59 - agosto de 2005
Editorial | Cartas dos Leitores | NATClassificados | NATNotícias | Nu em Notícia | NATEcologia | NATEspecial
De olho na Mídia | NATEvento | NATInternacional | NATSaúde | NATTurismo | NATVerão | NATHumor | Frase do mês

Jornal Olho nu - edição N°59 - agosto de 2005 - Ano VI

Republicação e atualização das notícias apresentadas na seção Últimas Notícias de 5 de julho a 4 de agosto de 2005

Praia do Abricó: Luta constante e incansável

 

foto: Pedro Ribeiro

Início de incêndio na praia do Abricó foi controlado por frequentadores

A luta pelo naturismo na praia do Abricó, no Rio de Janeiro, já dura onze anos, mas está longe de acabar. Aparentemente o combate jurídico chegou ao fim neste ano com a decisão do Superior Tribunal de Justiça ratificando o naturismo no local. Porém, não há descanso, por causa de inúmeros detalhes pertubadores que, se não forem resolvidos, podem minar tantos anos de esforços. E não é só contra os maus e falsos naturistas que se tem lutado, mas também até o poder público municipal, o qual deveria ajudar por determinação legal, tem atrapalhado a tranquilidade da praia.

 

Há semanas atrás a companhia de limpeza urbana capinou a encosta que envolve a praia. A vegetação dava uma certa segurança porque escondia as trilhas ilegais existentes e também dificultava a visão da estrada. O "excelente" trabalho realizado pela empresa municipal ajudou e muito os olheiros de plantão, que se plantam na beira da estrada e ficam a observar e, alguns, a gritar palavras ofensivas para os naturistas. Além disso a trilhas reveladas fizeram mais ousados descerem por elas, provocando sentimento de insegurança porque algumas pessoas vêm com intenção de furtar os pertences e correr pelas vias facilitadas pela prefeitura.

 

foto: Pedro Ribeiro

Segurança se fere enquanto tenta apagar o fogo

Para piorar, a empresa de limpeza deixou o mato cortado jogado no meio das outras plantas, com alegação que poderia servir de adubo natural, mas esqueceu que eles secam e poderiam facilmente pegar fogo. Foi o que aconteceu neste domingo, 31. Um incêndio começou a se alastrar e foi debelado por frequentadores da praia. O corpo de bombeiros que foi acionado nunca chegou ao lugar, nem para fazer o rescaldo. O segurança da praia se feriu enquanto tentava apagar o fogo começado provavelmente por ponta de cigarro de algum vouyer maldito.

 

Como desgraça pouca é bobagem, hoje, dia 1 de agosto, outra equipe da limpeza urbana, sob ordens da Secretaria Municipal de Meio-ambiente, veio ceifar ainda mais a vegetação do local, quase pelando a encosta. Dessa ajuda o naturismo não precisa.

 

(enviado em 1/08/05 por Pedro Ribeiro)


 

Prefeitura explica cortes na encosta da praia do Abricó

 

foto: Pedro Ribeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Meio-ambiente, explicou à Associação naturista de Abricó que os cortes no mato se destinam a limpar a área para futuras plantações de espécies que possam dificultar a visão das pessoas que se colocam sobre a estrada e também que ousem descer pelas trilhas. De maneira alguma há intenção de dificultar a prática do naturismo na praia do Abricó, mesmo porque há grande interesse da Prefeitura pela praia, devido à atração que exerce nos turistas que visitam a cidade. Com a proximidade dos jogos Pan-americanos ela espera deixar a praia do Abricó e as outras da região com visual bem cuidado e agradável.

 

(enviado em 2/08/05 por Pedro Ribeiro)


 

Primeiro final de semana do mês é igual a naturismo no Recanto Paraíso

 

Como acontece em todo primeiro final de semana de cada mês, a estância Recanto Paraíso, situada no município de Piraí, no Rio de Janeiro, abre suas portas para o naturismo no próximo final de semana, 5, 6 e 7 de agosto. Segundo Valdir de Sousa, proprietário do local, muitas melhorias foram feitas para dar ainda maior tranquilidade aos freqüentadores. As informações podem ser obtidas em seu endereço eletrônico www.paraisonaturista.com.br ou pelo telefone(021) 2576-9977

 

(enviado em 2/08/05 por Recanto Paraíso)


Mirante do Paraíso reabre após férias

foto: Pedro Ribeiro

A família Soares aguarda os visitantes

As férias da equipe da estância naturista Mirante do Paraíso acabaram e ela reabrirá no dia 5 de agosto, próxima sexta-feira. Em comemoração ao grande retorno, no dia 7, domingo, haverá o churrasco de boas vindas.

Mas o resto do mês já está pleno de eventos programados: DIA 20 E 21 ENCONTRO DO N.I.P.(NATURISTAS DO INTERIOR PAULISTA), DIA 27, sábado, NOITE DO FORRÓ e DIA 28, domingo, CHURRASCO À BEIRA DA PISCINA.

 A equipe aguarda a todos com muita saudade em reencontrá-los. Os contatos podem ser pelos telefones (11) 6484-0073 OU (11) 4658-6148 CEL. (11) 9984-9309. Não deixe de visitar suas páginas eletrônicas na Internet: www.mirantedoparaiso.com.br

 
(enviado em 2/08/05 por Mirante do Paraíso)

 

pousada na areia da Praia do Pinho sai apedido do Ibama

Pousada sai da praia do Pinho

 

A pedido do IBAMA, está sendo retirada a pousada que ficava junto à praia. Sem dúvida que a mesma comprometia não só a natureza local, mas também o seu visual. A administração promete uma nova pousada mais afastada, com melhores instalações e mais leitos.

 

(enviada em 28/07/05 por Carlos de Paiva)

 

 


Naturistas do Amazonas elegem presidente

 

No dia 24 de julho, domingo, o Grupo Amazônico União naturista elegeu, por unanimidade, sua nova presidente, Francinalva Souza (Nalva), que terá como primeira missão consolidar o estatuto da associação. A nova diretoria ficou assim relacionada: Tesoureiro e secretário: Joel Paiva. Diretor de esportes: Iran Lamego. Diretor de Cultura: Mauro Queiróz. Diretores de divulgação: Carlos Sena e Jorge Bandeira.

OLHO NU deseja muito sucesso a todos.

 

(enviado em 24/07/05 por Jorge Bandeira)


 

Aniversário do Rincão naturista

 

Uma das mais tradicionais e antigas estâncias naturistas brasileiras vai comemorar no dia 30 de julho, seu aniversário de fundação. O Rincão naturista está localizado na cidade de Guaratinguetá, no estado de São Paulo.

 

As cachoeiras são grandes atrativos no Rincão

Jogos de vôlei na areia, biribol, shuffleboard, caminhadas pelas trilhas das cachoeiras compõem os atrativos de agitação. Mas a festa não estaria completa sem o indefectível churrasco na piscina durante o dia e os queijos e vinhos à noite.

 

São vários preços para ocupação dos bangalôs, quartos e camping. As informações podem ser obtidas, 2ª e 3ª com Alexandre no fone: 0xx-11-6425-2760 e de 4ª a domingo com João Carlos no fone: 0xx-12-3127-1292.

 

Como promoção de aniversário, por tempo e número limitado a 100 novos sócios contribuintes, o Rincão Clube Naturista está abrindo as suas portas para 100 novos sócios, sem pagamento de jóia de adesão, com uma mensalidade especial de R$ 50,00, com direito aos mesmos descontos nas hospedagens dos sócios já existentes.

 

(enviado em 21/07/05 por Rincão Naturista)


Os naturistas do estado do Rio têm mais motivos para comemorar!

Vista aérea da praia OLHO DE BOI em Búzios.

O Estado do Rio de Janeiro a partir de agora já conta com uma nova associação naturista. No domingo dia 10 de julho de 2005) foi organizada em Cabo Frio a NatLagos. A NatLagos (Naturistas da Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro) surge para reunir os naturistas de Maricá, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro d'Aldeia, Cabo Frio, Búzios, Rio das Ostras e cidades próximas.

O grupo começa com a grande vantagem de já existirem 2 praias oficiais de naturismo nesta região, a Praia Olho de Boi, em Búzios e a Praia Brava, de Cabo Frio. Ambas regulamentadas oficialmente por leis a mais de 15 anos! E pretende organizá-las nos moldes da Praia do Abricó no Rio de Janeiro.

O grupo será dirigido unindo a experiência de Mauro Guedes que já é naturista há mais de 20 anos e a juventude do Biólogo Artur Andrade(que preside o grupo) que tem apenas 21 anos de idade. Conta também com o apoio do Assessor de Comunicação da Câmara Municipal de Araruama, Arlindo Jr (vice presidente do grupo). Com esta união de experiência e juventude, contando com as praias já existentes é de se esperar grandes novidades para a região.

O sítio virtual desta associação encontra-se em desenvolvimento e por enquanto pode ser acessado através do grupo virtual de bate-papo no Yahoo: http://br.groups.yahoo.com/group/natlagos/ (em breve será informado o endereço do site na Internet). Contatos com o presidente da NATLagos, Artur Andrade, pelo endereço eletrônico: artursandrade21@yahoo.com.br

Os organizadores convidam todos os freqüentadores das praias naturistas da região bem como demais naturistas interessados em participar deste grupo que façam suas inscrições no bate-papo.

(enviado em 13/07/05 por Artur Andrade)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2005
Todos os direitos reservados.