') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°57 - junho de 2005
Editorial | Cartas dos Leitores | NATClassificados | NATNotícias | NATNovidades | Nu em Notícia | NATLuta
De olho na Mídia | NATPesquisa | NATEspecial | NATCinema | NATConto | NATVariedades | NATHumor | NATFotos

Jornal Olho nu - edição N°57 - junho de 2005 - Ano V

Dia 5 de junho de 2005 é comemorado em todo mundo o Dia Internacional do Naturismo. Sob solicitação da INF (Intenational Naturist Association) as associações, clubes e locais naturistas promovem festividades e eventos para comemorar a data. O Brasil já tem o que comemorar, graças às conquistas dos últimos anos, mas ainda falta muito para nos darmos por satisfeitos.

Em 1996, o deputado federal Fernando Gabeira, apresentou, na Câmara de Deputados, um projeto de lei que estabelece a prática legal do naturismo no Brasil. Nove anos se passaram, mas até hoje o projeto não se transformou em Lei. Apesar de aprovado na Câmara, está emperrado no Senado Federal, à espera de uma brecha de entrar na pauta para ser votado. O leitor do OLHO NU vai poder acompanhar todos os passos dessa tramitação, desde que entrou na última instância do poder legislativo. É uma luta incessante. Leia em NATLuta exemplos de como o leitor e as associações podem tentar ajudar para que o processo volte a andar.

Por outro lado, em outras partes do mundo, o Naturismo está se sofisticando para alguns segmentos. Tem sido cada vez maior a oferta de locais de luxo para os adeptos do nuismo social. Será uma contradição? Uma reportagem publicada no jornal norte-americano USA Today, e republicada no site do UOL notícias apresenta alguns desses locais para gente que tem dinheiro. Leia em De Olho na Mídia.

No entanto, os resultados de um trabalho acadêmico para um curso superior de hotelaria mostram que não é luxo o que os naturistas procuram quando decidem ir a clubes, pousadas e hotéis nudistas. Leia o resultado em NATpesquisa.

Quando se fala em comemoração do naturismo no Brasil não se pode deixar de pensar em Luz Del Fuego, a polêmica bailarina que teve coragem de  desafiar os ditames morais de sua época e organizar o primeiro grupo naturista brasileiro. Jorge Bandeira, grande lutador pela causa naturista nas paragens nortistas do Brasil, faz uma homenagem à musa do Naturismo Brasileiro, contando, em versos de Cordel, toda a vida desse mito. OLHO NU apresenta um "trailer" de sua obra inédita, que será lançada oficalmente no Pré-Congresso naturista a ser realizado em outubro, na praia de Tambaba na Paraíba. Em NATEspecial.

O famoso escritor Khalil Gibran também teve seus momentos naturistas, ao menos em seus contos. "O Oceano Maior" é o título desse que relata a saga de um personagem em companhia de sua alma à procura do local ideal para banharem-se nus, mas encontram diversos outras personagens que encarnam algumas qualidades humanas. Em NATConto.

Em NATVariedades mais uma sessão desafio. Encontrar uma simples letra "o" no texto elaborado por Jorge Bandeira. É passatempo garantido. E aproveite e veja nossa charge do mês, em NATHumor.

Em NATCinema mais dois filmes que remetem ao naturismo.

Em Nu em Notícia o destaque é a nova edição do Passeio Cliclístico Mundial Nudista, a ser realizado no dia 11 de junho. Até o fechamento desta edição ainda não havia confirmação de onde será o local do evento no Brasil.

Releia as notícias que foram publciadas durante o mês de maio na seção Últimas Notícias. Em NATNotícias e em NATNovidades. Leia também a única carta do leitor enviada à redação, em maio e os anúncios classificados.

Boa leitura, muita informação e boa diversão. Fique conosco.

Esta edição ficará no ar pelo acesso principal até 4 de julho de 2005.

 

Pedro Ribeiro 

Editor 

pedroribeiro@jornalolhonu.com  

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.
ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.

Olho nu - Copyright© 2000 / 2005
Todos os direitos reservados.