') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°40 - janeiro de 2004
http://www.jornalolhonu.com
Editorial | Cartas dos leitores | NATClassificados | De olho na mídia | NATNotícias | NATExperiência | NATExperiência 2
NATTurismo | NATGaleria | NATPolêmica | NATCuriosidades | NATNovidades | NATVariedades

Jornal Olho nu - edição N°40 - janeiro de 2004

Anunciam nesta edição: Corpos Nus | Pelados |

Conte para os leitores do OLHO NU como foram suas primeiras experiências com o naturismo. Escreva para nós. cartas@jornalolhonu.com

Neste relato, o psicólogo paulista nos conta sobre sua primeira experiência quase frustrada para conhecer o naturismo.

    UM PRESENTE DE NATAL

por Carlos de Paiva*

 

Época propícia para tentar contar para vocês um pouco da minha primeira experiência com o naturismo; que acaba de completar treze anos em dezembro. Foi na Praia do Pinho em 1990. 

  

Foto: Internet

Canoa Quebrada - CE

Lembro-me que a primeira vez que ouvi falar disso, foi meados dos anos oitenta, quando em férias em Fortaleza, alguém havia comentado sobre um grupo de pessoas que estavam praticando o nudismo na Praia de Canoa Quebrada. Procurei mais informação a respeito e fui até o local. Nada notei e me parece que eram realmente poucas pessoas que isoladamente ficavam nuas quando a praia tinha pouco ou nenhum movimento.  

 

Alguns anos mais tarde, por uma reportagem de televisão, soube que estava permitido o naturismo na Praia do Pinho. Me interessei novamente pelo assunto e assim que pudesse iria conhecer àquela praia. A oportunidade veio no mesmo ano, por uma agência de viagens que anunciava para o Natal uma viagem a Santa Catarina que incluía a cidade de Camboriú com suas praias e também a Praia do Pinho. Sem hesitar, decidi que aquele seria meu presente de Natal daquele ano.  

 

foto: site praiadopinho.com.br

Praia do Pinho - SC

Bem, o tão esperado dia chegou; só que não do jeito que queria. Era um passeio de veleiro que ia passando pelas praias e que também ao longe se avistaria a "terra prometida". Nem pensar! exclamei em pensamento. Comuniquei ao guia turístico que faria um passeio por conta própria naquele dia. É claro, e estou certo de que muitos de vocês já perceberam que aquele dia foi minha primeira vez.

 

Passei um dia maravilhoso na praia em questão e ao retornar ao hotel, à noite, algumas pessoas do grupo vieram falar comigo sobre o agradável passeio que fizeram e que também tinham visto a Praia do Pinho. Neste momento alguém me perguntou: Mas onde você estava Carlos? Eu estava lá. Respondi altivamente. Vários comentários sucederam-se à minha resposta e todos acharam muito legal eu ter ido conhecer diretamente.   Dois dias depois estávamos voltando e eu com aquele gostinho de que "quero mais" que não saía de meu pensamento. Puxa, só um dia...

 

foto: site praiadopinho.com.br

Praia do Pinho - SC

Bem, resumindo, dois dias depois estava de volta com meu carro e acabei passando mais uns quinze dias indo à praia naturista regularmente. Na época a estrada ainda era de terra e bem precária, o que logo nos primeiros dias acabou ocasionando um belo de um furo no escapamento do carro de um barulho ensurdecedor.

 

Pessoalmente, a experiência foi prazerosa, espontânea e sem dificuldades. Creio ter sido, e ser até hoje, uma confirmação ou expressão pública e social de minha maneira de ser. Uma conseqüência natural de procurar sempre estar ao lado de movimentos que visam a liberdade, o respeito e a valorização do indivíduo. Nos últimos anos, tenho dividido  minhas práticas basicamente entre a Praia do Pinho e a Praia da Galheta em Florianópolis.

 

*Psicólogo, São Paulo

carlos.de.paiva@itelefonica.com.br

© 2000 / 2003
Todos os direitos reservados.