') popwin.document.close() }
Jornal


Cartas para esta seção: cartas@jornalolhonu.com

voltar para seção CARTAS ANTIGAS

 


 

OLHO NU

 

Sou leitor do Olho Nu desde 2003, tenho consultado mensalmente a fim de ficar por dentro das notícias sobre o naturismo. Vejo-o com um jornal sério com matérias importantes e inteligentes...

 

Reinaldim B. Pereira

Curitiba - PR

(enviado em 29/12/06)


 

Novas mensagens de fim de ano

 

Olá amigos e amigas do Naturismo!

 

Foi muito bom ter a companhia de vcs nas aventuras naturistas de 2006.
Que 2007 seja melhor que 2006 e que possamos estar mais vezes juntos, nus e nuas, irmanados e irmanadas no Naturismo!

 

ÍNDIOS NUS, ÍNDIOS VIVOS!

Obrigado!

 

Jorge Bandeira

Diretor de Divulgação do Graúna-Am

(enviado em 30/12/06)
 


Feliz Verão

 

Deixe entrar o ar puro e um grandioso sol na sua vida em todos os dias de 2007!

"HÁ PESSOAS QUE TRANSFORMAM O SOL NUMA SIMPLES MANCHA AMARELA, MAS HÁ TAMBÉM AQUELAS QUE FAZEM DE UMA SIMPLES MANCHA AMARELA O PRÓPRIO SOL"

Amigos Naturistas: FELIZ VERÃO, com muito sol e nenhuma roupa.

São os votos da turma da NATES - Praia Naturista de Barra Seca

 

enviado em 26/12/06


Cartão do Brasil Naturista

 

 

(enviado em 24/12/06 por Brasil Naturista)

 

Prezados dirigentes e demais naturistas brasileiros,

 

Ao ensejo das festividades do Natal, irradiam em silêncio dos nossos corações os mais profundos e calorosos desejos de paz, amor e prosperidade que queremos que aqueçam com ternura os corações daqueles que nos acompanharam em nossa caminhada ao longo da Gestão Elias e sua equipe à frente da FBrN no biênio 2005/2006 e em especial ao longo de todo este ano que se finda com suas lutas e glórias.

 

Que a cada dia possamos unir nossas forças em torno de um mesmo ideal: Fazer O Naturismo o Melhor meio pra gente viver.

 

A todos, os nossos sinceros agradecimentos, um Feliz Natal e um Feliz Ano de 2007.

 

Elias Alves Pereira

Presidente da FBrN

Federação Brasileira de Naturismo

Visitem nosso site: http://www.fbrn.com.br

(enviado em 19/12/06)


O Natal está chegando precisamos soltar o nosso espírito natalino, regar a nossa árvore da Amizade e da Felicidade, é um grande momento para repensarmos nossas atitudes. É o momento em que nosso coração está mais brando, mais cheio de ternura.

 

Vamos deixar que este momento se prolongue por todo o ano que vem pela frente, nos confraternizando, sendo grandes e mostrar todo o amor ao nosso semelhante.

 

Desejamos a vocês Amigos Naturistas Um Feliz Natal e que em 2007 possamos estar ainda mais juntos.

 

São os votos da Família Mirante do Paraíso

 

(enviado em 18/12/06)


 

 

O Goiasnat deseja a seus associados e amigos, Paz e Prosperidade para todas as Famílias Naturistas em 2007.  Que o próximo ano seja o ano da quebra de preconceitos, do fim das guerras, de novas conquistas, do amor verdadeiramente despido, e da fraternidades entre os povos da Terra Nua!

 

Boas Festas e feliz 2007!

 

Diretoria do Goiasnat

tel. 62 9909 1242

secgoiasnat@gmail.com

Visite o sitio www.goiasnat.com.br

(enviado em 18/12/06)


 

Amigos!

 

Que este NATAL e o 2007 que está próximo promovam a integração necessária ao movimento NATURISTA, que possamos ajudar aos nossos irmãos que necessitam de alimentos e condições digans de sobrevivência ao longo deste país e de outros...

 

QUE A NUDEZ, A PAZ E A SAÚDE sejam as companhias indispensáveis para vocês e para os de suas famílias e aos que os amam ardorosamente...
Estes são os sinceros votos do Norte Naturista

 

GRAÚNA- Grupo Amazônico União Naturista

http://geocities.yahoo.com.br/graunaam

vicaflag@hotmail.com

JORGE BANDEIRA E FAMÍLIA

Manaus - AM

(enviado em 15/12/06)
 


 

 

(enviado em 14/12/06 por Associação Argentina de Nudo-Naturismo)


Ainda reportagem da Playboy causa polêmica

 

Qualquer espaço naturista pode ser vítima da imprensa marrom, e é evidente que isso foi que se deu com o Abricó. Isso não é problema. O problemas se dá quando a comunidade naturista não se dá conta do efeito da referida reportagem. O problema se dá quando dirigentes naturista se põe a tecer "loas" à referida reportagem.

 

É evidente que os verdadeiros naturistas não irão se deixar levar pela opinião da Playboy, muito menos aqueles que conhecem a realidade da praia. Mas o público não naturista irá. E isso é causar dano à IMAGEM PÚBLICA do naturismo.

 

Distinção? O que a reportagem fez foi apresentar os naturistas como encrenqueiros. É isso que se dá sempre que escolhemos um grupo e o elegemos como "nossos inimigos". Se este "inimigo" não comprar a briga, aos olhos DO PÚBLICO os chatos, os brigões, e em última análise, os errados, ficamos sendo nós mesmos,

 

Por fim, o comentário que fiz a respeito daquela desastrosa reportagem e da infeliz idéia da campanha "Natursimo e Swing Não Combinam" não foi divulgada "para todo mundo" mas apenas em grupos naturistas, portanto não há o que se alegar quato a danos a imagem do naturismo. A reportagem, esta sim, mancha o nome de duas praias - Abricó E Tambaba - e do movimento como um todo, e é direcionada ao público em geral.

 

Estevão Prestes

Curitiba- PR

(enviado em 7/12/06)


Mensagens de fim de ano

 

Que a imagem do caminho do Recanto Paraíso, traduza nosso imenso prazer em acolher nossos amigos!
Para todos, um

com muita alegria, harmonia e vitórias junto com seus familiares.
são os votos de

Recanto Paraíso

Piraí - RJ

(enviado em 14/12/06)


 

Clique sobre a figura para ampliar

 

 

Final de ano chegando e sempre renovamos nossoa votos!

Que nesse ano não seja diferente!

Espero que gostem do cartão!

Grande abraço aos meus queridos amigos,

 

Tiago Dornelles Carlan

Pedagogo Empresarial

Porto Alegre -RS

(enviado em 11/12/06)

 


 

Amigos naturistas,

 

Gostaria de nestes dias em que vemos as festividades de fim de ano se aproximar, que pudéssemos dar as mãos e nos unir por um mundo melhor!

 

Um mundo de paz, de harmonia, de compreensão, de amizade, de respeito ao próximo...

 

Um mundo onde não existam diferenças entre ricos e pobres, negros e brancos, analfabetos e pós-graduados, gordos e magros, católicos-mulçumanos-judeus-ateus-espiritas-budistas-evangélicos-esotéricos, homens e mulheres, casados e solteiros, jovens e idosos, da mais simples formiga a mais grandiosa baleia...

 

UWYZ[\©Um mundo Naturista ©\[ZYWU

 

Repetindo as sábias palavras de Alois Knapp que foi presidente da Federação Americana nos anos da 2ª Guerra Mundial: “Uma irmandade de homens funciona muito melhor quando todos são iguais e isto ficaria bem mais fácil se todos fossem naturistas. Num Mundo Naturista não haveria a possibilidade de se fazer uma guerra porque ninguém conseguiria distinguir quem era seu aliado de seu antagonista.”.

 

Fiz um vídeo tentando mostrar exatamente isto. A música não é nova, mas reflete bem a intenção de PAZ e HARMONIA dentre os homens! As imagens de áreas naturistas brasileiras foram entremeadas com passagens de guerras para nunca nos esquecermos da diferença fundamental entre Naturismo (PAZ-HARMONIA) e Guerra (GANÂNCIA-INVEJA)!

 

www.ynai.com.br/video/natal.wmv  (alta resolução - 22MB)

www.ynai.com.br/video/natal_low.wmv  (baixa resolução - 3,5MB)

 

Que o ano de 2007 seja repleto de NATURISMO na vida de todos nós e de toda a humanidade!

 

Estes são meus votos para 2007,

 

André Herdy

Rio de Janeiro - RJ

(enviado em 10/12/06)


 

Clique sobre a figura para ampliar

DESEJAMOS QUE A SAÚDE, A FARTURA, A PROSPERIDADE, A SOLIDARIEDADE, A FELICIDADE E A PAZ ESTEJAM SEMPRE PRESENTES EM SUA FAMÍLIA.

 

BOAS FESTAS E UM FELIZ 2007!

 

SÃO OS SINCEROS VOTOS DOS AMIGOS CAPIXABAS MARIA LUZIA, GILSON, LETICIA E LUCAS.

 

Maria Luzia

Vitória - ES

(enviado em 10/12/06)
 


Contribuição ao debate Naturismo X imprensa

 

Amigo Pedro Ribeiro,

 

Queremos contribuir com o debate Naturismo x Imprensa. Recentemente, em 11 de Novembro, tivemos um programa de 4(quatro) minutos gravado pela TV Goiânia - Bandeirantes sobre as atividades do Goiasnat. Fomos procurados pela redação. Reunimos com os mesmos, discutimos a pauta e destacamos as pessoas que iriam aparecer no ar. Acima de tudo nos resguardamos com um contrato assinado por ambas as partes. O programa foi impecável! A abordagem foi perfeita e serviu para o nosso propósito: a divulgação do Naturismo. Tanto que o programa já foi ao ar 2(duas) vezes!

 

Achamos que a imprensa não pode "correr solta" em nosso meio. Envolve a fama do Naturismo, a reputação, bem como, a vida das pessoas; o perigo de uma veiculação que não condiz com a realidade.

 

Segue Contrato de Veiculação que foi assinado em comum acordo entre as partes. Serve de modelo para a relação com a imprensa em geral.
Autorizamos a publicação. Clique aqui para fazer o download em arquivo.doc.

 

Laércio Júlio da Silva

Presidente do Goiasnat

Goiânia -GO

(enviado em 9/12/06)


Matéria da PlayBoy

 

Bom dia, Pedro e amigos naturistas.

 

Ainda não recebi oficialmente a nossa revista Olho Nu, edição de dezembro, porque a recebi através de amigos naturistas, mas já tomei conhecimento da matéria publicada pela revista Playboy, que acaba de chegar às bancas, e a adquiri.

 

Uma matéria no jornal Olho Nu, assinada pelo Pedro Ribeiro, "Reportagem Furada", que transcrevo abaixo nos diz:

 

"O erro principal está em enfatizar problemas específicos de uma forma muitíssimo maior do que realmente se apresentam. Nunca se destacam as qualidades, embora sejam mencionadas de passagem no meio do texto. É pena ver nosso trabalho ser prejudicado por pessoas que não estão nem aí para os esforços dos outros. O pior é que eles nos procuraram para a matéria. Eles foram no nosso meio e foram muito bem recebidos."

 

Endosso as palavras do amigo Pedro. Sabemos do risco que sempre estamos sujeitos quando abrimos as portas dos nossos espaços naturistas para a mídia porque somente tomaremos conhecimento da matéria produzida juntamente com o grande público. E se ela contiver um cunho negativo não tem como voltar atrás! Uma matéria negativa poderá desfazer anos de luta, e apenas o tempo poderá recolocar as coisas no devido lugar.

 

Para quem participou do Congrenat em Abricó ficou uma imensa saudade e um enorme desejo de querer mais, mas quem não pode participar e não conhece aquele espaço naturista poderá se decepcionar com a matéria da Playboy.

 

Em cima dessa matéria, gostaria de focar um assunto que já debatemos anteriormente mas que insiste em penetrar em minha mente: nunca devemos apresentar os nossos problemas internos para a mídia porque eles tiram todo o proveito disto.

 

Acredito que o momento é propício para revermos estas campanhas sobre combate a swing, pedofilia, etc...

 

Beijos, beijos

 

Maria Luzia

Vitória - ES

(enviado em 7/12/06)


Notícias do CNEM

 

Prezado André e amigos naturistas do CNEM.

 

A notícia que nos chegou hoje é mais uma vitória do Naturismo que continua a caminhar abrindo novos caminhos por terras brasileiras, consolidando que o nosso estilo de vida ganha a cada dia novos espaços, novos adeptos, simpatia e credibilidade.

 

Parabéns à turma do CNEM pela aquisição e desejamos muito sucesso na nova empreitada que se inicia.

 

Beijos para todos

Maria Luzia e Gilson

Vitória - ES

(enviado em 7/12/06)


Salvar praia Brava de Cabo Frio

 

oi, tudo bem com você?

Meu nome é Daniel sou adepto do naturismo, e quero que você me ajude a salvarmos um dos únicos lugares onde podemos fazer o naturismo na região dos lagos.

 

Eu moro em Cabo Frio, aqui há uma belíssima praia, a Brava, onde é liberado a pratica do naturismo, mas quase não há frequentadores, pois houve a alguns anos atrás uma onda de assaltos e afastou muita gente, e estamos perdendo este tão lindo espaço para os surfistas, que só sujam esta praia tão bela, nos ajude a manter este lugar para os naturistas, como devemos proceder pra trazer os frequentadores de volta?

 

Daniel

Cabo Frio - RJ

repassado por Joseane de Jesus

(enviado em 7/12/06)


Reportagem da Playboy

 

Achei muito legal a reportagem que saiu na PLAYBOY de novembro, sobre naturalismo na práia do Abricó, moro em Formosa-Go, a 90 Km Brasília e gostei muito das regras colocadas no painel de entrada e eu sei que é fácil de fazer cumpri-las, pois estão todos desnudos e sem a possibilidade de esconder qualquer ato ou ação que venha contra a ética e a moral dos frequentadores, aí eu pergunto!!

 

Por que não se pratica naturalismo na Câmara dos Deputados e no Congresso Nacional, só assim não haveria a mínima possibilidade dos nossos governantes ficar escondendo do povo brasileiro tanta sujeira e maracutaias, que quando não é jogado pra debaixo do tapête, costuma sair escondido nos ternos italianos bem talhados de nossos políticos. Que vergonha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

José Márcio M. da Fonseca

Formosa - GO

(enviada em 7/12/06)

 

Felicitaciones pelo CongreNAT

 

Felicitaciones y parabens!

 

Magnífica la fiesta de ABRICÓ. Con toda admiración felicitamos a los compañeros naturistas de Brasil, país creado por Dios para el naturismo.

 

Un gran beijo. Nos gustaría estar en enero-febrero en un hotel bien pertinho de la praia de Abricó. ¿Conocen algo?
 

Beijos

Rolando e Marta

Buenos Aires - Argentina

(enviado em 12/11/06)


Obrigada por manter-me informada

 

Querido Amigo, Pedro,

 

Parabéns pela matéria do "X CONGRENAT", na linda praia do ABRICÓ e, especialmente, pela realização e grandiosidade do evento! O local não poderia ser melhor! FANTÁSTICO!

 

Pena que aqui, em Lima, no Perú, nao há praias nem prática do naturismo... Sinto saudades! Por enquanto, estou curtindo muito frio e minha nova vida de  casada, porém, muito feliz com minha escolha. Este país, para ser completo e mais lindo só mesmo com um toque NAT.

 

PARABÉNS, COM LOUVOR, A VOCÊ, À PESSOA QUE TEVE A INICIATIVA E CORAGEM, A TODOS OS ORGANIZADORES E A TODOS OS PARTICIPANTES!

 

VOCÊS SAO VITORIOSOS!

 

Obrigada por manter-me sempre informada sobre o nosso NATURISMO.

 

Um forte abraço,

 

Naturalmente,

Sheyla Guimaraes

Lima- Peru

(enviada em 13/11/06)


Felicidades por el exito de X CongreNAT

 

Quiero enviar una Muy Cordial y Afectuosa Felicitación a la Federación Brasileña de Naturismo y a los Organizadores del X CONGRENAT 2006, llevado a cabo en la Bellísima Playa Naturista de Abricó, localizada en la no menos Famosisima, Paradisiaca y Bellisima Ciudad de Río de Janeiro, Brasil, por el ëxito obtenido y les deseo que sus Propósitos y Anhelos sean convertidos en Éxitos y Realidades a la brevedad posible en favor del Naturismo Brasileño.
Tienen ustedes una gran Infraestructura Naturista

 

Sinceramente

Horacio López

Mexico- DF - México

(enviado em 14/11/06)


Convite para um bate-papo sobre Naturismo

 

Prezados Amigos,

 

Atendendo ao grande número de procura em nosso site, reflexo do 10º Congrenat; você que deseja conhecer o Naturismo ou que já é naturista e conhece aquela pessoa, parente ou amigo, que sempre "promete, mas não vai" ou simplesmente tem interesse e quer conhecer a Filosofia Naturista primeiramente, esta é a oportunidade!!! Venha para uma conversa "com roupa"...

 

Data: 09/11/2006 - Quinta

Horário 19h

Local: Bar Adega

Endereço: Rua T-53, esquina com T-1 - Setor Bueno - Goiânia - GO.

 

Estaremos lá para apresentar às pessoas que já praticam, aos queiram conhecer o Naturismo e a forma como é vivênciado no Goiasnat. Compareça ao local e procure pelo Laércio. Pergunte aos funcionários do Bar.

 

Nota: cada um paga o que consumir.

Sua presença é fundamental.

Até lá!

 

Laércio Júlio da Silva

Presidente do Goiasnat

tel. 62 9909 1242

Goiânia - GO

secgoiasnat@gmail.com

Visite o sitio www.goiasnat.com.br

(enviado em 7/11/06)


10º CongreNAT

 

Queridos amigos naturistas.

 

A realidade do Congrenat em Abricó pode ser resumida numa única palavra: MARAVILHOSO!

 

Foi tudo de bom reencontrar os naturistas de todo o Brasil e poder abraçar os que somente conhecíamos virtualmente. Já no dia da abertura foi contabilizado cerca de 400 naturistas na praia.

 

Foram tantos os abraços!

 

Saíram da "telinha do computador" o Jorge Bandeira, o Arnaldo (pai) do Mirante, o José Damasceno, o Jaime Belém, a Tereza (do Mariano), a Lili (do Elias), o José Antônio (do Goianat), André Herdy (o novo presidente), a Renata (eleita presidente da YNAI), o Paulo Pereira (autor de Corpos Nus) e tantos outros que não conhecia pessoalmente.

 

Pudemos rever o Dema c/ a Lúcia, o Affonso Alles e a Mirian, o Marcelo Pacheco e a Carina, o Douglas Amaral e logicamente o anfitrião da festa, o Pedro Ribeiro que trazia estampado um sorriso no rosto (mas também estava o tempo todo ligado nos detalhes e acontecimentos).

 

Começando pelo sul do país estiveram presentes as entidades naturistas: Colina do Sol, Brasil Naturista, Praia do Pinho, AAPP, Galheta, Pedras Altas, Sampanat, NIP, Mirante do Paraíso, Rincão, YNAI, CNEM, NatMG, NatES, CEHM Juruba, Natlagos; Goiasnat, Planat, Graúna, Mundo Nu, Tambaba, ANA. Olho Nu, e talvez alguma outra que não registrei, pois era muita gente.

 

A organização do evento esteve impecável e vou relatar um pouquinho do trabalho desenvolvido pela ANA e pelo incansável Pedro Ribeiro:

1. Placas indicavam o caminho do Congresso;
2. Guardadores de carros contratados pela ANA faziam a segurança de nossos carros;
3. Portaria com gentis recepcionistas o tempo todo repassando informações;
4. Placas de boas-vindas de Abricó e demais áreas naturistas brasileiras;
5. Tenda com vendas de produtos naturistas (camisas, bonés, livros, cangas);
6. Tenda para reserva de refeições entregues na área naturista, que eram solicitadas ao restaurante da primeira praia através de walk talk;
7. Tenda para compra de bebidas, sanduíches e churrasquinhos;
8. Palco montado embaixo de tendas com microfonia para palestras e apresentações;
9. Seguranças contratados pela ANA garantiam a tranquilidade;
10.Barracas e cadeiras de praia eram oferecidas para aluguel pela Associação dos Barraqueiros e Ambulantes;
11. Vans transportavam os naturistas até o Pontal e o hotel;
12. Àrea específica para os trabalhos da FBrN;
13. Quadra de jogos;

 

E, se não bastasse tudo isto, aquela praia LINDA! Mar azul, areia branca e sol forte completavam a festança. A chuva também se fez presente mas não atrapalhou em nada.

 

Na quinta-feira à noite a reunião foi numa pizzaria e cerca de 70 naturistas compareceram numa alegria total.

 

Para o sábado a turma jovem convidava para a festa das bruxas que seria realizada numa sítio naturista. Infelizmente, não pudemos comparecer porque já estávamos retornando a Vitória. A peça teatral "Sonho", que fazia parte da programação, acabou não sendo apresentada aos naturistas devido à dificuldade de deslocamento da Barra para a Lapa.

 

Mas, se não bastasse tudo o que relacionei, o que muito me chamou a atenção foi a quantidade de naturistas homens envolvidos na realização do evento, sempre prontos a atender uma solicitação. Pela primeira vez participei de um evento numa praia heterogênea, com muitos homens desacompanhados, e pude constatar o clima de cordialidade e companheirismo entre todos.

 

Alguns participantes da ANA chamaram a atenção pela extrema simpatia: Bia, que a todos abraçava na recepção e dava as boas-vindas; a Cida que se encarregava da alimentação; a Cristina que organizava o transporte; a Denise da barraca das bebidas e comilanças e o Mauro que fazia relações públicas atendendo incansavelmente o seu celular informando aos naturistas os acontecimentos na praia.

 

A realização do 10º Congrenat na Praia de Abricó escreveu mais um importante capítulo na história do Naturismo Brasileiro, e termos participado foi mais do que um prazer, foi uma enorme emoção.

 

Agora vamos nos preparar para 2008, porque a turma de Tambaba vai fazer o "Inesquecível".

 

Acho que contei tudo, né?

 

Beijos da amiga

 

Maria Luzia

Vitória - ES

(enviada em 7/11/06)


 

Convite para participar de grupo naturista

 

latin_naturist@yahoo.com te convidou a unir-te ao Grupo naturismoamerica.

 

Vos convido a este novo grupo naturista.

 

Gratos

 

Horacio Lopez

México - DF - México

(enviado em 28/10/06)


 

BRAZIL INSIGHT october 2006

 

Prezados amigos,

 

devido a contatos que tenho travado com o Sr. Ivens Signorini do Ministério do Turismo Brasileiro trabalhando na Embaixada do Brasil na Holanda já conseguimos uma grande vitória.

 

O Boletim Informativo publicado por eles mensalmente agora trará artigos sobre NATURISMO BRASILEIRO!!!

 

O objetivo claro deste contato é trazer turistas naturistas holandezes para o Brasil, e tentar fazer com que eles resolvam investir em aquisição e construção de áreas naturistas no Brasil.

 

Notem que isto não está como promessa! Já está pronto e funcionando!

 

A Edição de Outubro de 2006 já está com a seção de Naturismo, falando sobre nossas praias!

 

Estamos negociando algo maior ainda com ele e em breve teremos outra grande noticia vinda do Ministério do Turismo e da Holanda para o Naturismo Brasileiro!

 

A FBrN está trabalhando para a divulgação dos nossos Paraísos em solo Europeu e acaba de ser publicado no boletim da Embratur destinado à Holanda a relação das praias naturistas brasileiras e seus contatos.

 

Agora estamos também divulgando as áreas naturistas que não são praias para que estejam constando nos próximos boletins de lá.
 

Abraços

 

André Herdy

Rio de Janeiro- RJ

(enviado em 23/10/06)


 

Yoga e natação naturista

 

Boa tarde Pedro Ribeiro,

 

tudo bem?? Pedro, parabéns pelo Jornal Olho Nu... há muito me interesso pelo naturismo, acho que tenho que amadurecer a percepção do outro e do meu corpo, e entendo que o naturismo propõe um caminho saudável nesse aspecto.

 

Li nesta edição de outubro a matéria sobre Yoga praticado a nu, entendi que é uma matéria espanhola (pelo que me pareceu) e gostaria de perguntar aos leitores do Jornal Olho Nu se alguém tem conhecimento da prática de Yoga
Naturista aqui em São Paulo.

 

Também me interesso pela prática da natação naturista... será que há algum local onde possamos praticar?

 

Muito obrigado pela atenção! Naturalmente,

 

Amauri da S. Marques

São Paulo - SP

amauri001@ig.com.br

(enviado em 16/10/06)


 

Graúna Pergunta

 

Saudações comunidade naturista !

 

Muito se tem estudado o efeito da nudez no individuo, criando, em geral, teorias que condenam a nudez em favor das roupas, geralmente poucos sabem que uma pesquisa não é um iniciativa pessoal e livre, ela é financiada por grupos interessados geralmente na manutenção do estado das coisas, o velho chavão do politicamente correto.

 

Mas nada consegue mascarar o caráter anti-natural das roupas, aliás anti-natural (Enquanto não nascermos assim) repressor (Dado a obrigatoriedade por lei, incorrendo em crime contra quem não usar) preconceituoso (poucos são os divisores sociais mais contundentes que as roupas, é como diz a pretensiosa propaganda "o mundo trata melhor quem se veste bem", não é mesmo ?).

 

A única solução que vejo seria que um grupo de naturistas bem sucedidos financiar uma pesquisa séria, dos efeitos psicológicos negativos das roupas nos indivíduos, tenho a impressão que encontrariam matéria farta na pesquisa.

 

Mauro - Dir Cultural do Graúna

Manaus - AM

mauroqueirozm@hotmail.com

(enviado em 3/10/06)


Festa do Hawaí foi um sucesso

 

 

Amigos,

a nossa Festa do Hawaii foi um enorme sucesso!

 

Mensagem de um casal que participou:

 

"Seríamos omissos sem cumprimentá-los pelo brilhantismo, organização, cordialidade, animação. enfim, todos os ingredientes necessários que coroaram de pleno êxito o memorável encontro, que jamais será esquecido. Parabenizamos-lhes pela brilhante iniciativa e desempenho na organização do evento. Mais uma vez, manifestamos nossos agradecimentos pela acolhida que nos foi proporcionada. Muito obrigado".

Obrigado a todos que participaram e ajudaram no congraçamento.

 

Diretoria do Goiasnat

Goiânia - GO

(enviado em 25/09/06)


 

Tambaba é escolhida sede do Congresso internacional

 

Olá!

 

PARA TODOS OS NATURISTAS BRASILEIROS É COM GRANDE ORGULHO E SATISFAÇÃO QUE NÓS AQUI DO GRAÚNA-AMAZONAS PARABENIZAMOS AOS NOSSOS REPRESENTANTES QUE TROUXERAM O CONGRESSO PARA O BRASIL EM 2008. NOSSA LUTA CONTINUA, BUSCANDO A INTEGRAÇÃO DAS ÁREAS NATURISTAS EM TODO O BRASIL.

 

Presidente Elias, Marcelo, André e Pedro, obrigado pelo belo trabalho de vcs!
 

DIRETORIA DO GRAÚNA-AM.

Manaus - AM

(enviado em 13/09/06)


 

Condolências

 

Aos amigos naturistas,

 

Gostaria de expressar meus sinceros pêsames à família Boquadi, especialmente, nesse momento em que dirijo-me à Penha, pois, tenho plena convicção de sua necessidade para compreender os desígnios de Deus, que também, deverá ser estendido a nossa compreensão, ainda que lutemos aguerridamente contra esses propósitos.

 

Penha, que o ânimo necessário ao conforto do seu espírito, nesse momento de separação, junte a sua fé em Deus a de todos os seus amigos e parentes. Deus a proteja!
 

Fernando Borges

Brasília - DF

(enviado em 19/09/06)


 

Sobre encontro de mulheres naturistas

 

Compas Naturistas e não Naturistas,

 

Como não tenho computador em casa e dependo de uma lan hause para entrar no mundo da internet estou chegando meio que atrasado nesse papo sobre o Encontro de Mulheres Naturistas proposto pela leitora Sonia.

 

Sou frequentador eventual da praia de Abricó... quase sempre tenho atividades em minha comunidade nos fins de semana. Daí que, às vezes, fica dificil arrumar um tempinho para dar uma esticada ate lá.

 

Mas mesmo chegando atrasado no papo quero me solidarizar com Sonia e Maria Luzia...não tanto pela reação de Maria Luzia a maneira indelicada do Franco, mas muito mais pelo direito das mulheres realizarem um encontro fechado.

 

Milito há pelo menos uns trinta anos no movimento social e há uns vinte e cinco lado a lado com companheiras feministas. Sou o que um companheira chama de pró-feminista.

 

No Movimento Social, de uma forma geral, os companheiros já aceitaram, ou pelo menos se conformaram há algum tempo com a idéia das companheiras realzarem seus encontros, seminários, etc... fechados. Como já disse faz muito tempo que trabalho e milito com mulheres... feministas e não feministas e por mais que eu seja um -pro-feministas- sei muito bem que apesar de toda confianca pessoal e politica que tenho merecido das minhas amigas e companheiras há um limite no que elas conseguem dizer com ou sem a minha presença. E olha que estou falando de mulheres -vestidas-.

 

A reação de Franco e provalvemente de outros companheiros e amigos naturistas só reforça a posição das companheiras.

 

Nao sei se o objetivo de Sonia e das outras companheiras é organizar um encontro de mulheres naturistas feministas... como um bom e velho, mesmo, pró-naturista fico superfeliz com a iniciativa. Se for só um encontro de mulheres naturistas, mesmo assim já é motivo suficiente para elogios apoios e solidariedade.

 

Estou mandando esta carta tambem para companheiras e amigas femistas do Núcleo de Mulheres do PSOL -RJ. Ja falei de Abricó com algumas delas e do Jornal Olhonu. Tenho quase certeza que elas tambem manifestarão solidariedade a Sonia e Maria Luzia e ficarão felizes em saber que há mulheres naturistas tomando iniciativa de organizar encontro para falar e discutir seus problemas.

 

Para finalizar, só esse começo, gostaria de fazer aqui uma breve reflexão, sem de maneira nenhuma querer melindrar o nosso queridissimo Franco.

 

Acho que o Naturismo, não só o naturismo de tirar roupa e ficar nu numa praia ou clube, mas sim o naturismo radical, politizado, militante e libertário deve se antes de tudo uma escola de formação e reeducação politica e espiritual do ser humano. Uma escola antimachista, antirracista, que leve a idéia e a luta pela liberdade individual e coletiva da pessoa humana uma ação transformadora nos homens e mulheres.

 

Como costumo dizer pra minhas amigas feministas socialistas do psol: Se não for Socialismo Feminista nao e Socialismo...

 

E agora permitam-me tambem... Se nao for Naturismo Socialista Feminista, nao e naturismo.

 

Aché e Luta!

 

Saudações Socialistas Naturistas Pró-Feministas!

 

Deley de Acari

Rio de Janeiro- RJ

(enviado em 11/09/06)
 


 

Minha experiência como naturista de primeira viagem

 

Olá, amigos:

 

Sou Luiz Claudio Bezerra Lacerda, professor de idiomas para executivos e tenho trinta e três anos.

 

Gostaria de deixar aqui meu testemunho a respeito de minha experiência como naturista de primeira viagem.

 

Aos 28 anos, resolvi adquirir -- no meu ponto de vista e de acordo com minhas sensações após a visita --  a magnífica experiência de estar completamente nu ao ar livre e na presença de várias outras pessoas igualmente despidas. Ressalte-se que, nessa época, estava muito deprimido e angustiado pelo falecimento de meu irmão e de meu pai além de estar abalado pelas crises financeiras pelas quais passava.

 

Estava buscando, de fato, algo que me libertasse da dura realidade a que somos submetidos para viver de acordo com os padrões da sociedade.

 

Primeiro momento: A desconfiança.

 

O primeiro lugar por mim visitado, foi uma praia nudista (Olho de Boi), em Búzios - Região dos Lagos - Rio de Janeiro.

 

Estava meio receoso, fui acompanhado de minha -- na época -- namorada. Pensava que iriam começar a reparar em nós. Eu estava um pouco acima do meu peso, em virtude disso e da situação financeira desfavorável daquele momento, tinha a auto-estima abalada. Ela, por outro lado, exibia um belo corpo esbelto, bem jovem, estava com 20 anos. Resultado: insegurança à vista.

 

Ao chegarmos ao local, percebi que havia ali uma harmonia entre as diferenças -- Gordos, magros, brancos, negros, "feios", "belos". Ainda meio encabulado, olhei para os lados e percebi que em uma parte, bem próxima a nós, havia um casal de homossexuais jogando dominós (percebi pelo beijinho delicado que trocaram). Do outro lado, um casal com seus 2 filhos, estes brincando na areia e aqueles sentados, conversando, sorrindo e de mãos dadas enquanto olhavam seus filhos. Na água, jovens, adolescentes, grupos de colegas homens e mulheres batendo papo, assim como fazemos em  qualquer praia.

 

Segundo momento: A quebra do pré-conceito.

 

Percebi também que ninguém olhava para nós, comendo-nos com os olhos, reparando se eu estava acima do meu peso ou abaixo ou mesmo nele. Tampouco para minha namorada, que costumava prender a atenção das pessoas nos lugares aonde chegávamos, dada a sua beleza.

 

Foi interessante -- e ao mesmo tempo intrigante -- comparar e descobrir que numa praia "comum", ou seja,  onde a prática de nudismo ou naturismo é proibida, as pessoas reparam, criticam, estereotipam muito mais as demais e, no entanto, usam trajes de banho de acordo com o que se lhes exige.

 

Nesse momento, já mais à vontade, pensei que meu irmão e meu pai, onde quer que estivessem -- no caso de existir vida após a morte, quem vai saber! -- poderiam praticar naturismo. Poderiam ficar nus ou vestidos, pois estavam livres de suas couraças; e ninguém os censuraria por serem o que eram. Senti-me confortado por imaginar o conforto dos dois.

 

Quanto à minha delicada situação financeira, tive bons momentos de descanso mental, primeiro pela nova experiência, e depois, porque cheguei à conclusão de que o lado externo não pode abalar o lado interno de ninguém. Vi-me como Luiz Claudio, sem boa roupa, bons sapatos. Só Luiz Claudio, um cara tranqüilo, esforçado, de bons amigos, trabalhador, humano e bonito,  por que não?

 

Foram horas incríveis. Chegamos a casa e me senti tão bem por saber que existia (e existe) algum lugar onde não precisaria ter medo de ser somente por ser, em vez de ser por ter.

 

Minha primeira atitude em casa foi ir à padaria comprar pão para o lanche da tarde. Fui bronzeado, descalço e sem camisa. Somente de bermuda. Imaginei-me na praia, ninguém me olhava. Eu não olhava ninguém. Estava livre e feliz por ser eu. Pensei: dívidas, ah, hoje é domingo. Amanhã resolvo, senão depois de amanhã. O importante é que independentemente da situação, eu vou ser sempre Eu.

 

Terceiro momento: O relato da experiência aos amigos.

 

No dia seguinte, ao comentar minha experiência com amigos, fiquei surpreso com a visão distorcida -- e até absurda -- de alguns deles. Chegaram a me perguntar se eu transei com várias mulheres lá, e até se transei com algum homossexual (nada contra a pessoa que faz o que quer de sua vida ou de seu corpo).

 

Achei engraçado porque ao tentar explicar-lhes a minha visão não quiseram escutar, simplesmente ignoraram o que eu tinha a dizer. Paciência! (risos)

 

Quarto momento: As constatações.

 

Na semana seguinte, fomos minha ex e eu à praia de Abricó pela primeira vez. Senti-me membro de um grupo de anjos, livre, bem, respeitado pela minha presença; não pela roupa, não pelo status; só pela minha presença.

 

Já na praia de abricó, percebi que guardei detalhes -- talvez irrelevantes da praia de Búzios, como a estética dos freqüentadores -- e, através dos detalhes, tentar estereotipá-las também. Senti-me ridículo por notar que talvez fosse o único a reparar o que reparei. Mas felizmente me livrei do estigma de ser uma pessoa comum e adquirir a visão libertadora de um grupo seleto de visionários denominados naturistas

 

Quinto momento: O orgulho de ser naturista.

 

Fui três ou quatro vezes mais. Não sei por que não continuei a freqüentá-la. Contudo, hoje, casado e com 1 filha, adotamos, minha esposa e eu, o naturismo como filosofia em nossa casa. Confesso-me ansioso pelo dia dessa visita com minha família.

 

Abraços,

 

Prof. Claudio Lacerda (português p/ estrangeiros e espanhol)

http://www.orkut.com/Home.aspx?xid=8794025363123532684

teacherclaudo@hotmail.com

(enviado em 5/09/06)


Fotos

 

Olá!

 

Quem me conhece sabe o quanto gosto de fotografias naturistas.

 

Nunca fotografei alguém sem consentimento e sempre fui respeitado, juntamente com minha esposa. Ninguém nos fotografou sem nossa autorização.

 

Também não vejo problemas em socializar fotos com pessoas que gozam de minha confiança. Em contrapartida, há pessoas que, confiando em mim, também não se preocupam em me enviar fotos.

 

Nunca houve problemas. Nunca ninguém me prejudicou e nunca prejudiquei ninguém.

 

Mas, com o passar do tempo e levando em consideração que nem todas as pessoas são iguais, entendi que o cuidado é totalmente importante quando o assunto é foto em estado de nudez.

 

Outro dia conversei com minha esposa sobre quando eu morrer...disse a ela que deveria queimar todas as fotos que tenho...e ela perguntou por que não ficar com elas? Respondi: E quando você morrer, quem cuidará das fotos? Rimos um pouco e não tardamos a mudar o rumo da prosa...queremos vida...e vida em abundância.

 

Para mim é tudo uma questão de confiança. Se não há, é prudente também não invadir a privacidade alheia. Respeito e confiança. Esses são os elementos que garantem a harmonia entre as pessoas em áreas naturistas. A foto é legal, mas não é o que há de mais importante.

 

Um abraço!
 

João Carlos Lima de Souza -

Pedagogo - Belém/Pa

jcnat@terra.com.br

(enviado em 4/09/06)


 

Quero brindes do OLHO NU

 

Como leitor do jornal , fico muito satisfeito em o Ler sempre. As matérias são muito boas e interessantes. Agora eu queria saber porque nós, leitores, não recebemos brindes, como uma revista de naturismo em nossas casas de graça, para ficarmos mais a par sobre os assuntos relacionados ao universo do qual compartilhamos. Acho que muitos como eu iriam gostar de receber uma gentileza dessas em casa de vez em quando. Deste já agradeço a atenção, sucesso sempre para vocês de jornal.

 

André Lima

Sem indicação de cidade

(enviado em 12/08/06)

 

Olá, André. O jornal OLHO NU só existe virtualmente. Não temos condições financeiras de bancar edições em papel. OLHO NU não tem patrocinadores, embora seja o segundo site sobre naturismo mais acessado no mundo. O que temos são algumas parcerias que nos rendem prestígio. Obrigado pela atenção.


 

NU

 

Quando a moral fica reduzida à roupa falido fica o bem da vida. Vestida ou nua, por costume cultural ou desejo, a pessoa vale mais que o que nela salta aos olhos. Belo corpo vestido com arte, bonito corpo desnudo com candura. Lindo erotismo do vestir-se com pudor. Magnífico corpo pelado como a flor, agradável corpo, guardado em discreto resguardo.

 

Deus é de bem com o que idealizou, a bela nudez, como a capacidade de cobrir-se com enfeitado capricho. Com os efeitos do tempo, ou outros fatores, o corpo é sempre mais que o que parece ser. Nu ou vestido do mais fino tecido ou, em trapos coberto, é mais o corpo.

 

Nanci disse com graça!

No aroma da malva fresca!

Onaldo Alves Pereira

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=4437685

 

Quão gracioso o caminho que se desdobra em mil para não deixar ninguém de fora!

 

Onaldo A. Pereira

Sem indicação de cidade

(enviado em 9/08/06)


Parabéns ao OLHO NU

 

Caro Pedro,

 

Parabéns por conduzir tão bem o Olho Nu, que neste mês completa 6 anos de vitoriosa existência.

 

Como bom leonino, o jornal segue a batalha de abrir corações e mentes para a importância do movimento naturista!

 

Que a nudez desta perseverança seja eterna!

 

Abraços desnudos,

 

Ylton Amaral

São Paulo - SP

(enviado em 6/08/06)


Campanhas naturistas

 

Bom dia, amigos.

 

Concordo com a frase retirada de um texto enviado ao jornal Olho Nu: -

 

"Também penso desta forma, creio que a melhor forma é estarmos sempre na midia de forma positiva, demonstrando nossos valores éticos e morais, mostrando um pouco de nossa filosofia e principalmente esclarecendo que nudez social não é pornografia. André Herdy - Rio de Janeiro- RJ -

 

Devemos, sim, sempre procurar divulgar o lado positivo do Naturismo com matérias esclarecedoras que falem sobre os benefícios do Naturismo, mas nunca matérias exclusivas sobre os problemas, a exemplo da revista ISTOÉ, porque estas são altamente negativas para o Naturismo.

 

Na realidade nada disto estaria acontecendo se os Naturistas tivessem mais Atitude e Participação ajudando a administrar as áreas públicas naturistas, porque nas áreas privadas os proprietários podem fiscalizar o código de ética. Ajudar implica em envolver-se no dia a dia das áreas naturistas ajudando a cuidar do meio-ambiente, solidarizando-se com os que chegam, participando dos encontros. Participar também envolve associar-se a áreas naturistas e contribuir financeiramente para manter a estrutura necessária para o conforto e tranquilidade dos frequentadores. Existem áreas que nem associados têm, cujos presidentes as mantém sozinhos.

 

Se pensamos ser cerca de 250.000 os frequentadores no Brasil então temos caixa o suficiente até para pagarmos uma mídia e não dependermos em nada das administrações públicas. Correto? Errado! Procurem saber quanto a FBrN e as áreas naturistas arrecadam por ano. Vocês vão se assustar e descobrir que o dinheiro sai do bolso de poucos para muitos usufruirem.

 

Proponho que ao invés de campanhas combatendo pedofilias e swingueiros, batalhássemos por muitas campanhas para fazer os naturistas participarem mais dentro das áreas e, principalmente, se associarem contribuindo financeiramente. Infelizmente a maioria apenas frequenta, não se associa, não contribui financeiramente e sequer recolhe seu próprio lixo.

 

Enfim, temos centenas de milhares de pessoas frequentando às custas de uns poucos, a bem da verdade.

 

Em meu Estado, o Espírito Santo, existem diversas áreas públicas, não naturistas, com entrada proibida e, em algumas, para termos acesso temos que pagar para entrar, a pé ou de carro. Não é lícito, mas funciona. E os posseiros dessas áreas as mantém limpas e organizadas. Poderemos fazer o mesmo nas praias e cobrar entrada "voluntária" daqueles que não sejam sócios de carteirinha. Tem que se cobrar de todos para que se valorize o trabalho de poucos.

 

Um dia tivemos o desprazer de ouvir de um frequentador (não posso dizer ser ele um naturista) que "ele estava retornando à Barra Seca, após 3 anos, e que nada havia mudado para melhor", porque as coisas estavam do mesmo jeito". Ele que não era sócio de nenhuma área e nem pagou para usar as instalações da praia: água, energia, chuveiros de água doce, pias, sanitários, quiosques, churrasqueiras, bancos, placas informativas, etc. E nem o seu próprio lixo ele carregou! E assim se comporta a maioria que frequenta áreas naturistas.

 

Há alguns dias atrás recebi do Franco, italiano, e da Miriam, brasileira, que moram na Itália, a informação de como as coisas funcionam nas áreas naturistas na Europa (leiam abaixo). Se quisermos, realmente, vermos as coisas mudadas por aqui temos que reformular nossas atitudes e irmos nos aproximando do Naturismo mundial. Chega de brincarmos de Naturistas!

 

“O passaporte aqui não fica muito fácil por se conseguir, não é que se dá para todos, por conseguir ele você tem que ser apresentado por dois associados de mais de 5 anos que oferecem garantia por você, e também cada ano se paga una quota inteira por associado principal e reduzida por cada familia, as mulheres e os filhos pagam também, se coloca o selinho e o passaporte fica válido. Um passaporte sem selinho não tem validade que poderia significar que a pessoa não se portou bem então foi suspenso.

Para o assunto de tirar "dinheiro" do bolso das pessoas eu penso que a associação tem bem que sobreviver; e, sendo a associação é praticamente um clube, e é normal que os assinantes de um clube tenham que pagar a quota associativa, as pessoas não estão disponíveis pôr pagar? Também se tem que ter um critério pôr discriminar e filtrar a gente, então, sendo o propósito do naturismo ou de preservar a natureza, e não o de ficar pelado, quem quer ser um legitimo naturista tem que contribuir pôr ajudar a conseguir este propósito.

Também se poderia criar um jornal, um guia dos sites naturistas pôr vender, camisetas, boné, todas as coisas bem legitimas pôr ganhar dinheiro. Mais penso que a coisa mais importante seria criar uma secretaria com um numero de telefone pôr atender os assinantes e receber eventuais reclamações e também dar orientações.".

 

O Congrenat se aproxima e será uma ótima chance de ajustar muitos problemas.

 

Beijos para todos

 

Maria Luzia de Almeida

Vitória - ES


RÓTULOS

 

Sou leitor assíduo desse jornal e acompanho os debates sobre comportamento de pessoas praticantes do naturismo, estilo ao qual eu, minha esposa e filhos menores também aderimos.

 

Gostaria de colocar minha opinião e salientar a respeito de um mau hábito cultural do povo brasileiro, em rotular pessoas e grupos em suas atitudes e comportamentos... Costume esse que vem de longa data e infelizmente na maioria pejorativos ou de mau gosto! Alguns exemplos: médicos são classistas, políticos são corruptos, funcionários públicos são marajás, negros são malandros, alemães são sisudos, policiais são violentos, naturistas são sem-vergonha, gays são depravados, swingers são indecentes, solteiros são "espiões" e mais algumas centenas de rótulos por aí afora...

 

Vejamos: Esse costume impede de considerarmos o ser humano como um indivíduo único e diferente por si só, colocando-o no mesmo balaio de acordo com o rótulo atribuído, e normalmente nivelando por baixo. Como somos uma espécie que vivemos em sociedade, naturalmente nos agregamos a grupos que mais nos
sejam afins naquilo que é de nosso interesse. Quando inseridos em um determinado grupo, aderimos a conduta determinada pela ética do mesmo , consequentemente seguimos e exigimos o cumprimento das regras para obter o objetivo comum a todos.

 

Se o grupo for de uma minoria, geralmente é discriminado pela maioria da sociedade, sendo assim temos uma vontade imensa em esclarecer e mostrar a todos que os motivos dessa discriminação é errônea, totalitária, injustificada, até inconstitucional. Essa batalha muitas vezes recorrida à justiça que pode em determinado caso ser decisiva, mas só neste determinado caso. Pois cultura não se ganha em processo judicial, cultura é atitude, é comportamento.

 

Naturismo é o exercício da vida livre de roupas junto à outros que gostam da nudez, respeitando ao próximo e a natureza. É até chato repetir esse conceito pois todo naturista sabe disso. Mas todo naturista cumpre isso? Respeitar o outro, respeitar a natureza!!! Cumpre e fazer cumprir o código de ética? Bom, esse processo só se consolida quando estamos engajados nele com firmeza e determinação, pois só depende de nós mesmos.

 

Quando tivermos dissabores, devemos esclarecer e orientar esse agente, puxar pelo braço... já que pela camisa não se pode... e mostrar o objetivo do nosso grupo, em casos mais pertinentes chamar responsáveis pela área onde estamos e infelizmente expulsar se for preciso. Nesse caso, somente por quem for competente para isso. E se ocorrer algo desagradável, por favor, não vamos generalizar e atribuir o fato a um grupo rotulado, seja qual for, mas entender como praticado por um ou outro indivíduo e não pelo grupo que o mesmo esteja eventualmente inserido. Evidente, não permitir que no ambiente naturista se instale uma "casa da mãe Joana"...

 

Mas rótulos são roupas!!! Rótulos são roupas!!!

 

Vamos tirar os rótulos de nossas vidas assim como tiramos as roupas, vamos eliminar esses preconceitos e viver o naturismo naquilo que ele nos oferece. Recebendo a todos aqueles que se enquadram e tem interesse. Comportamento sim, rótulos não.

 

Abraços a todos

 

Claudio W. Lichtenfels

Florianópolis - SC

cwl45@ig.com.br 

(enviado em 25/07/06)


 

Caso do Grupo OXENTENAT

 

Referente a carta do SR. Cezar Fleury, membro do grupo Oxentenat, enviada ao jornal OLHO NU.

 

Esclarecendo o caso da denúncia contra o moderador do oxentenat:

 

O "erro" cometido pelo moderador, alvo da denúncia, foi se recusar a submeter o grupo Oxentenat ao comando e "apadrinhamento" de terceiros para que o grupo fosse aceito e credenciado pela FBrN.

 

O moderador denunciado e a moderação do grupo solicitaram esclarecimentos sobre a denúncia e questionaram o posicionamento da FBrN em negar informações bem como a presença de um co-autor da denúncia no julgamento da mesma.

 

Foram enviadas diversas circulares do grupo à FBrN solicitando esclarecimentos (cópias destes documentos podem ser encontradas nos arquivos da página do grupo http://br.groups.yahoo.com/group/oxentenat/files/ .

 

A FBrN simplesmente ignorou os pedidos de esclarecimentos feitos pelo acusado e pelo grupo ou se limitou a dar respostas evasivas.

 

A defesa do denunciado foi entregue e exigia as provas sobre as acusações feitas contra ele e baseadas em suposições dos denunciantes.

 

Neste país, qualquer pessoa é inocente até que se prove sua culpa e nada foi provado nem comprovado pelos denunciantes nem pela comissão de ética ou conselho maior da FBrN.

 

Mesmo assim o denunciado foi condenado e teve seu passaporte naturista cancelado.

 

O denunciado recorreu e solicitou novamente esclarecimentos a FBrN e nenhuma resposta lhe foi dada.
A denuncia foi vazia, baseada em suposições e comparações infundadas, o julgamento foi arbitrário e o motivo político.

 

Mesmo antes de entregarem a denúncia à FBrN o denunciado já tinha sido julgado e condenado, foi só uma questão de tempo até isto ser divulgado.

 

Esclarecendo sobre o descredenciamento do Oxentenat.

 

O Oxentenat é um grupo naturista que existe desde 2003. No final de 2005 filiou-se a FBrN. Recebeu a carta de boas vindas da FBrN como grupo filiado, os passaportes naturistas e selos de 2005. Devido a denúncia contra o moderador, a FBrN comunicou que havia "suspendido o pedido de filiação".

 

Esta "suspensão" foi uma arbitrariedade pois o grupo já estava filiado, e não em processo de filiação como divulgado pela FBrN.

 

Nunca houve nenhuma denúncia ou erro cometido pelo grupo que levasse ao descredenciamento. A nota oficial da FBrN manteve o descredenciamento do grupo oxentenat e exigiu uma reestruturação do grupo antes de solicitar novo credenciamento.

 

A moderação do grupo solicitou à FBrN esclarecimentos sobre esta "reestruturação" que é muito vaga e subjetiva da forma como foi divulgada.

 

Novamente a FBrN não prestou quaisquer esclarecimentos.

 

Desta forma, o grupo oxentenat não pretende solicitar novo credenciamento à FBrN pois tanto o moderador quanto o grupo foram vítimas de perseguição por membros da FBrN. Os argumentos e provas apresentados foram ignorados resultando apenas no que já era previsto e determinado por estas pessoas como solução para ambos os casos.

 

O moderador afastado a pedido da FBrN retomou sua posição no grupo e conta com o apoio e confiança dos demais moderadores na sua inocência.

 

O grupo oxentenat não pretende solicitar novo credenciamento no momento pois acredita que os esforços feitos com este objetivo nunca serão suficientes para a atual gestão da FBrN.

 

O grupo oxentenat continuará divulgando o naturismo e integrando os naturistas no nordeste brasileiro, como sempre fez, com ou sem a filiação da FBrN.

 

Gilson Luis Poeskhi

Recife- PE

(enviado em 21/07/06)
 


 

reportagem da revista ISTOÉ

 

Amigos do Jornal Olho Nu,

 

Seguindo um debate que está ocorrendo em divérsos grupos virtuais sobre esta reportagem, gostaria de destacar dois trechos de um email:

 

"Mas tenho a impressão de que a situação a que o outro amigo se referia era quanto à mentalidade de nosso povo. Esta infelizmente está longe de mudar."

 

"Por isso é importante que nosso movimento esteja sempre na mídia, de forma positiva, para as pessoas entenderem do que se trata. É o único caminho que consigo vizualizar: atravez da informação, até que o tema deixe de ser mistério."

 

Também penso desta forma, creio que a melhor forma é estarmos sempre na midia de forma positiva, demonstrando nossos valores éticos e morais, mostrando um pouco de nossa filosofia e principalmente exclarecendo que nudez social não é pornografia.

 

Por isto mesmo gostei muito da matéria na revista ISTOÉ. Esta matéria deixa bem claro as nossas posições sobre o sexo livre, deixa claro a distinção dentre o naturismo e o swing, fica bem fácil de se ver que caso alguma proposta deste tipo surja não é o que deveria acontecer e também divulgou sobre a existência de uma organização nacional (FBrN) e internacional (INF) no Naturismo.

 

Concordo que a reportagem poderia ser maior e melhor, mas de qualquer forma, passou reduzidamente nossa mensagem.

 

Espero que muitas outras matérias como esta, ou melhores, venham povoar as revistas, jornais, televisões e rádios do Brasil pois como foi dito, só com informação poderemos vencer este mistério que gera a curiosidade sobre o tema.

 

Abraços

 

André Herdy

Rio de Janeiro- RJ

(enviado em 20/07/06)


 

Swing na Mídia

 

Constantemente acesso o jornal Olho Nu e algumas cartas escrevo ajudando a esclarecer algumas dúvidas e posicionando-me contra ou a favor de uma determinada questão.

 

A mais recente foi sobre o encontro exclusivo de mulheres em Goiás e, creiam-me, tenho trocados emails com o Sr. Franco e ele já se desculpou e entendeu que as coisas por aqui ainda são diferentes da Europa e temos que ir ajeitando até chegarmos ao ponto desejado. Tudo se consegue com um boa conversa civilizada, com carinho e respeito.

 

Ontem, li que a revista ISTO É trouxe a público a questão dos praticantes de swing que ficam invadindo espaços naturistas, e achei muito fora de propósito a matéria, não encontrando um sentido específico para ela. Para que precisamos relatar aos quatro cantos os problemas das áreas naturistas? Para que sejamos julgados publicamente? Ou massacrados? Vamos acreditar que sendo combatidos eles vão deixar de frequentar áreas naturistas? Vamos colocar crachás neles?

 

Há algum tempo, desde que surgiram os grupos na Internet e os jornais virtuais, que os assuntos são expostos abertamente e todos os problemas são disseminados para todos pelo Brasil. Qualquer cidadão que tenha acesso à Internet pode participar e se inteirar dos acontecimentos naturistas no Brasil e no mundo. E, infelizmente, a mídia também.

 

Sempre acreditei que roupa suja se lava em casa e que correríamos o risco de sermos mal interpretados pela sociedade brasileira caso essas questões viessem a público. Quando um casal em Santa Catarina expôs para todo o Brasil o que estava acontecendo na Praia do Pinho fui radicalmente contra aquela forma de tentarem resolver o problema por acreditar que cada área deva resolver seus problemas internos. E que devemos deixar que a FBrN tome as atitudes apropriadas quando necessário, a exemplo do acontecido com o Ramanat.

 

Posteriormente, voltei atrás no meu posicionamento sobre a denúncia no Pinho, que acabou resultando em boas ações naquela praia, porque entendi a justificativa do casal que disse ter esgotado todas as tentativas de resolver o problema que tanto afligia os frequentadores da praia. Ficou provado que somente dependia da boa vontade dos proprietários da área solucionar o problema.

 

Porém, desde que o Naturismo ressurgiu no Brasil, e junto com ele os oportunistas de plantão, que o assunto está sendo tratado discretamente, sem alardes, para que não nivelassem por baixo todos os naturistas, porque a divulgação destes atos sempre acaba resvalando naqueles que praticam um Naturismo saudável. Não somos a favor dos swingers nas áreas naturistas, mas cada área deve cuidar de si e administrar os seus problemas.

 

Sabemos que as igrejas, os partidos políticos, os empresários e outros segmentos estão cheios de problemas e nem por isto eles saem divulgando aos quatro cantos. Acho muito perigoso essa verdadeira caça que estão promovendo contra esse público que gosta de sexo coletivo porque também estamos expondo os que não praticam o swing. Sabemos também que os praticantes de swing vão continuar frequentando e que será impossível excluí-los das áreas públicas brasileiras. E a bem da verdade, das particulares também.

 

Como faremos com os anúncios dos casais, nas revistas de sexo, que divulgam serem naturistas, vamos exigir que os editores censurem os anúncios?

 

Então, tudo que conseguiremos com toda essa perseguição/divulgação é nos expormos mais ainda, além de termos agora pessoas fora do meio naturista questionando sobre esse comportamento e sobre nossas participações. E vamos a cada dia atraindo a mídia sensacionalista que adora publicar nossos problemas. Quando o SBT fez umas reportagens maldosas em áreas naturistas pudemos sentir na pele como uma exposição pública nos atinge porque acabam achando que todos somos participantes dessas orgias, sem distinção. E como provar que não somos? Partindo para uma briga na justiça? Contra quem?
 

Concluindo, pouco ganhamos com isto, apenas arranjamos mais um problema porque depois que o estrago é feito torna-se mais difícil consertar. Para construir leva-se anos de batalha, mas destruir bastam alguns segundos. E todos nós sabemos o quanto foi difícil chegar até aqui. Nós, os Natussauros sabemos o quanto batalhamos por um pequeno espaço e por respeito.

 

Se me permitem opinar, acho que está na hora da FBrN intervir e orientar a essa turma que está promovendo essa confusão, incluindo a polícia naturista, para que acabe de vez com essa perseguição que não vai, efetivamente, ter ganhos. Queremos crer que estas ações estejam sendo implantadas com a melhor das intenções por acreditarem que conseguirão selecionar as pessoas em áreas públicas. Mas é pura utopia!

 

Devemos, sim, sempre exigir que se cumpra o código de ética naturista e combater os excessos e o comportamento ostensivo de qualquer natureza, agindo com maturidade, sabedoria, paciência e respeito como condiz a todo naturista. E com humildade para reconhecer os erros e corrigí-los.
 

Beijos para todos dos capixabas

 

Maria Luzia e Gilson

Vitória - ES

(enviado em 19/07/06)


 

Swing e Naturismo

 

Somos um casal naturista e não somos um casal swing, mas não temos nenhum preconceito a questões referentes a opção sexual. Entre 4 paredes realmente cada uma faz o que bem entende e não interessa a ninguém o que se faz.

 

Lemos o que foi escrito por Ruby e Greg, Lucas e Bia, e, pela escrita se pode notar que se trata de pessoas de boa cultura, então penso que irão entender bem o que vou expor a respeito deste assunto.

 

O problema não é apenas ser abordado por um casal de swing quando não se é um casal swing, realmente se fala não e pronto, pode até incomodar algumas pessoas que não gostam deste tipo de abordagem, e se for um casal novo no naturismo se corre o risco até de espantá-los, mas penso que o maior problema está ainda na divulgação errada que muitas vezes acontece de lugares naturistas como sendo ponto de encontro de casais, principalmente em revistas pornográfica, ou em outros meios de divulgação sexual.

 

A primeira vez que fui à Praia do Pinho, por exemplo, quando comentei com um amigo, a primeira pergunta que me fez foi se eu tinha feito troca de casais, daí argumentei que não, que lá não era para este tipo de encontro e sim um lugar de naturistas e ele rebateu dizendo que eu estava enganada porque já havia visto vários anúncios de casais que diziam "nos encontramos na Praia do Pinho".

 

Querer vincular um lugar naturista a um lugar de encontros não me parece uma coisa justa, uma vez que os lugares naturistas são feitos para encontros familiares também, não importa se vão os casais swings ou se estão os gays, ou se estão quem quer que seja, desde que cada um saiba respeitar.

 

Agora, quando se coloca este tipo de anúncio, principalmente se utilizando da mídia pornográfica se atraem também para aos locais pessoas que estão apenas atrás de sexo. Isso não falo me referindo apenas aos casais swings mas a qualquer pessoa que se utilize deste tipo de mídia por encontros sexuais.

 

Eu penso que o naturismo tem que crescer muito ainda e a nossa maior luta esta em justamente tirar das nossas costas esta impressão de que estamos somente atrás de sexo. Penso sim que não estou falando de pessoas como vocês, civilizadas, mas penso que vocês tem o conhecimento de que estes tipos de anúncios existem e de que eles atrapalham a vida dos naturistas. Isso sem falar de clubes que se utilizam da chamada NATURISTA para atrair casais swings, desculpem-me mais clube de swings é clube de swings e clube naturista é outra coisa bem diferente.

 

É claro que se um casal de swing for também naturista ele deve saber e ter aceito as regras da FBrN e, deve estar de acordo com elas então ele seria um casal naturista quando estivesse dentro de áreas naturista e um casal swing quando estivesse num ambiente swing, querer misturar as duas coisas para mim é impossível. Uma que no naturismo não há somente adultos, há crianças e jovens também e se tem que preservar a integridades e direito deles, que, ao meu ver, são muito mais importante do que a dos adultos.

 

Concluindo, cada um tem o direito de ter a sua opção sexual mas que o faça respeitando também os limites do outros. Estamos numa luta intensa para conseguirmos fazer com que o naturismo cresça e claro que todas as pessoas que se preocupam com o movimento naturista e respeitem as suas normas serão bem vindas.

 

Não se trata de preconceito, mas sim de tentar preservar e integridade do Naturismo Brasileiro.

 

Miriam Zorzella

Dois Córregos - SP

(enviado em 16/07/06)


O naturismo e o swing

 

Somos um casal naturista de São Paulo e temos acompanhado os constantes debates sobre naturismo e o swing. Alguns naturistas entendem ser incompatível as duas práticas, enquanto outros defendem a coexistência. Nos situamos neste último grupo.

 

Na verdade são atitudes ou filosofias de vida independentes. Podemos ser naturistas e também swingers. Assim como o naturista defende seu direito de andar nu e não ser condenado por isso; o swinger defende seu direito de se relacionar sexualmente com quem queira, por que sexo e vestimenta é uma decisão pessoal.

 

Não estamos aqui defendendo a prática de atos sexuais em lugares públicos ou jogos e gestuais obscenos. Isso é uma questão de educação e não de ser swinger ou naturista.

 

O movimento swing, assim como o naturismo, implica várias regras de conduta.

 

A regra fundamental no swing é a seguinte: não quer dizer não. Portanto, nos causa surpresa a reclamação de naturistas se dizerem assediados por casais swingers, um não bastaria para afastá-los. Se entendemos admissível que um naturista convide a um não naturista para tirar a roupa ou ir a algum lugar naturista, por que condenar um swinger que indaga sobre a orientação sexual de um naturista? Dois pesos duas medidas?

 

Na verdade, nós entendemos que os movimentos naturista e swinger tem muito em comum. Ambos defendem a liberdade de agir de acordo com regras que os participantes concordem (sejam eles 2 ou 4 ou 6 ou todos). Os dois movimentos discutem o status-quo comportamental vigente e são condenados pelo senso comum. Achamos que os dois movimentos, em que pese suas diferenças e particularidades de objetivos, deveriam buscar pontos de união em vez de discórdia. A disputa não é entre naturistas e swingers, mas entre nós e os preconceituosos.

 

A todos os naturistas que se sentem importunados por casais swingers
recomendamos que pensem se não estão sendo preconceituosos simplesmente por não concordarem com determinado comportamento. Por outro lado, um não deveria ser suficiente para afastar o abordante. Se não for, estamos com vocês e eles devem ser denunciados e convidados a se retirar.

 

Ruby e Greg

São Paulo - SP

rubygreg@hotmail.com

(enviado em 15/07/060


Swing e naturismo

 

Olá a todos os amigos do Olho Nu, antes de mais nada,parabéns pelo belíssimo trabalho de vocês, um espetáculo de profissionalismo.

 

Olá pessoal, é muito triste saber que ainda existam pessoas que se preocupam com o estilo de vida dos outros .

 

Essa história que os swingers atrapalham os Naturistas é algo que me surpreende bastante , pois curtimos o Swing e também o Naturismo e não atrapalhamos, não invadimos a privacidade de ninguém. Essa história que swingers ficam assediando pessoas ou casais em locais naturistas desconheço profundamente, pois casais como eu e a Bia sabemos exatamente o local de cada coisa, sabemos diferenciar momentos naturistas e momentos de swing. Essa mania que nós humanos temos de condenar e julgar pessoas é algo bastante feio, pois devemos aprender a respeitar cada um, cada modo de vida, respeitar nosso semelhante em todos os sentidos.

 

Não praticamos swing como prioridade, temos nossa vida juntos casados há 22 anos e nunca fomos inoportunos com ninguém, muito menos num mundo naturista onde todos estão ali por opção, não por obrigação.

 

Achamos que todos aqueles que estão grilados realmente com o swingers, deveriam reavaliar suas opniões, pois em 6 anos de swing nunca vi nenhuma falta de respeito, nenhum avanço de privacidade, pelo contrário, rola o respeito da mais alta confiança.

 

Se acham que swingers são pederastas, estão enganados e muito enganados.

 

O naturismo é maravilhoso, é um momento de alto relaxamento, é o ápice da interação do homem com a Natureza.

 

Por isso amigos, não julguem a todos por apenas um exemplo ruim.

 

beijos , saúde , solidariedade, igualdade, luz e muiiiiiiiiiiiito AMOR a todos os Naturistas

 

Lucas e Bia

Sem indicação de cidade

(enviado em 13/07/06)


 

Montando uma biblioteca naturista

 

TENHO VONTADE DE ABRIR UMA BIBLIOTECA NATURISTA AQUI EM FRANCA/SP, MAS NÃO TENHO MUITAS COISAS. FALTAM REVISTAS, CDs, VÍDEOs, JORNAIS ETC,. GOSTARIA DE SABER SE VOCES DESEJAM COLABORAR MANDANDO ALGUMA DESSAS COISAS PARA MIM. DEIXAR MENSAGEM NO MEU E-MAIL.
UM ABRAÇO,

 

ADMIR COSTA

NATUFRANCA@BOL.COM.BR

(enviado em 10/07/06)
 


As cartas recebidas de abril a junho de 2006 que se referem ao assunto do NATPolêmica (Swing atrapalha o naturismo) estão em caderno especial. Clique aqui para acessar


Repúdio à FBrN e ao jornal OLHO NU

 

Prezado editor, a FBrN, na pessoa de seu presidente, toma uma atitude desleal, ilegal no que tange ao descredenciamento do grupo OXENTENAT e o jornal faz um deserviço ao naturismo publicando somente a versão da FBrN.

 

Causa estranheza de minha parte, um jornal somente publicar um edital da FBrN e não procurar o grupo lesado na atitude desleal e irresponsável do presidente da FBrN.

 

No bom jornalismo, principalmente a verdade deve ser a tonica do bom jornal. Como associado do grupo OXENTENAT quero deixar meu repúdio a FBrN e sua diretoria pelo exposto do grupo OXENTENAT e ao jornal por sua leviandade em publicar somente uma parte da informação.

 

Espero que na proxima edição, publique inclusive minha denúncia contra um dos membros do Conselho pela ilegalidade, imoralidade e leviandade com que trabalha na FBrN.

 

Sendo só, aguardo publicação desta, desde já autorizado, sendo responsável por tais afirmações na justiça e fora dela.

 

Cesar Fleury MOraes

sem indicação de cidade

(enviado em 9/07/06)


 

Concurso de fotografias

 

Prezado Editor,

 

Venho manifestar meu inteiro apoio ao concurso proposto de fotografias em áreas naturistas.

 

A questão da polêmica sobre publicidade de fotos naturistas é muito relativo. Dependerá da autorização ou da negativa da pessoa fotografada. Em muitas situações nem dependerá de autorização se a pessoa fotografada não puder ser reconhecida, dependendo do ângulo em que a foto foi feita.

 

O Jornal Olho Nu, edição 54 de março de 2005 - http://www.jornalolhonu.com/jornais/olhonu_n_054/curios.html - publicou uma foto de minha autoria sob o título “Uma naturista espiã” a qual foi laureada em concurso internacional de fotografia realizado em Kalinigrado (Rússia). Não necessitei de autorização porque a pessoa fotografada estava de costas.

 

Atenciosamente
 

Joaquim J. Mariano

Goiânia (GO)

(enviada em 2/07/06)


Encontro só para mulheres (3)

 

Prezado Pedro,

 

Sou Franco. Pelo visto a minha contestação do encontro fechado somente para mulheres acabou virando una polêmica, mais estou bem feliz com isto, que este era o meu objetivo, e parece que foi atingido. Eu podia ficar em silêncio, mas, uma pessoa inteligente como você é claro que entendeu que se eu tive esta preocupação, isso quer dizer que sou enamorado do Brasil e de todos os naturistas brasileiros, e quero ver o naturismo brasileiro nos primeiros postos no mundo; visto que estou por me mudar definitivamente para o Brasil. Muita gente me contestou, a maioria com gentileza, também não partilhando a minha idéia, alguns com grosseria e ignorância, mais isso faz parte da vida, cada cesto tem a sua maçã macia.

 

Agora quero para você a gentileza de me hospedar novamente por me conceder democraticamente o direito de replicar. Por iniciar quero remarcar que UMA DEMOCRACIA LEGITIMA NÃO TEM MEDO DE NADA, NÃO TEM MEDO DE CRÍTICAS E NUNCA DE GARGALHADAS. A DITADURA TEM MUITO MEDO DE GARGALHADAS AMIGO PEDRO, PORQUE A SÁTIRA SEMPRE FOI A ARMA MAIS TERRÍVEL E MAS TEMIDA CONTRA ELA.

 

Pessoalmente teria medo de uma democracia onde não fosse permitido  criticar ou gargalhar; seria uma democracia muito frágil. Como você está vendo Pedro eu não envio para calar a boca ou ficartentando fazer o meu interlocutor cair em descrédito só porque não pensa como eu; não preciso, que tenho bastante cultura e assuntos por contestar; grossura com grossura e gentileza com gentileza é claro. Mas uma vez obrigado por publicar minhas cartas que escrevo para o jornal. Franco.
 

CONTESTAÇÃO A MARIA LUIZA

 

Prezada Maria Luiza.

 

Fiquei particularmente feliz ao receber o seu e-mail. Também não concordando comigo você me contestou com gentileza, garbo e ótima educação, que são uma das qualidades que eu mais aprecio, e também as chaves que podem abrir todas a portas; as mais fechadas também.

 

Por iniciar eu não tenho nada contra estas mulheres que, como você falou, “estão fazendo história no Naturismo de Goiás e brasileiro”. Concordo também que “elas merecem todo o nosso carinho, respeito e consideração”. Eu estou contestando a iniciativa de um encontro fechado, só para mulheres.

 

Deus criou o homem e a mulher complementar entre eles para se unir criando uma família que é a base de qualquer sociedade ou grupo; e criou o homem como pessoa social, então qualquer iniciativa que pretende separar os homens das mulheres, ou os homens entre eles criando panelinhas fechadas é anti-social, anti-religiosa, anti-histórica, anti-filosofal, e tem mau cheiro de intolerância e de racismo.

 

A pessoa excluída se irrita Maria Luiza, depois sabe o que acontece? Que se faça uma reunião somente para homens, uma outra somente para gente de pele preta, ou de cabelos loiros. Você gostaria disto? Não creio. Isso poderia ser o início de uma guerra entre os dois sexos, e seria também o fim do naturismo amiga Maria Luiza, e pode crer que percorrendo esta rua se chega aqui. Falo com a experiência de coisas que já aconteceram aqui alguns anos atrás.

 

Por terminar Maria Luiza, seria particularmente feliz se você me contestasse esta pergunta: “Como uma mãe deveria responder para a sua criança quando ele pergunta: Oi mãe porque o papai não está junto de nós? Porque a ele não fica permitido de participar desta reunião?" Como teria que contestar esta mãe, amiga Maria Luiza? Que o papai é quem? Um criminoso? Um maníaco sexual? Ou que outro? Visto que a ele não fica permitido de participar a uma reunião de família.

 

Pessoalmente penso que uma legitima filha ou mulher não aceitaria um convite em um lugar onde a pessoa com a qual está dividindo a vida não fica bem vinda, e também eu nunca aceitaria uma coisa desta.

 

Gostei muito desta conversa, Maria Luiza, e espero que continue, e no final, também se a cada um de nós resta com a sua idéia, também penso que aprendemos uma coisinha o um do outro.

 

Eu não sei até quando o Pedro vai ter a cortesia de enviar nossas cartas, então comunico o meu e-mail pessoal. Se você também gosta desta conversa poderia me enviar a sua, que estou convicto vai se transformar em uma ótima amizade, e se poderia continuar a debater.

 

Um abraço

 

Franco

Solimano_ilmagnifico@yahoo.it

(enviado em 2/07/06)


 

Divulgar fotos naturistas não é crime

 

A divulgação de fotos Naturistas não é crime desde que cada pessoa focalizada dê sua autorização para o uso da imagem ou que aquela foto esteja em domínio público.

 

Fotos onde se veja o verdadeiro naturismo não podem ser classificadas como pornográficas e portanto não são consideradas "atentado ao pudor" pela polícia e pelas comissões de defesa da criança e adolescente.

 

O caso é saber se este blog está realmente só com fotos naturistas, já que se houver uma foto que não seja verdadeiramente naturista, todo conteúdo do site deixaria de ser considerado naturista e seria exploração da nudez.

 

Ao se publicar uma foto naturista devemos nos ater a não ter poses sensuais, não ter conteúdo sexual, não ter focalização em orgãos genitais, não ter fotos de pessoas que não autorizaram e principalmente não explorar o conteúdo daquelas fotos com comentários jocosos ou sexuais.

 

Gostaria de citar que alguns sites naturistas brasileiros já tem inclusive parcerias com a Campanha Nacional de Combate a Pedofilia pela Internet www.censura.com.br que controla o conteúdo de imagens de menores de idade nus na internet.

 

Quando coloquei no ar o site da YNAI-Brasil (Associação dos Jovens Naturistas Brasileiros) tive o cuidado de entrar em contato com o Censura.com.br e a resposta deles após analisar o site da YNAI-Brasil é que não existia qualquer problema em relação as imagens contidas naquele site e que eles sabiam diferenciar muito bem um site verdadeiramente naturista de um que se utiliza imagens de menores de idade com intuito sexual. Portanto a aprovação deles foi imediata de nosso site. Da mesma forma todos os demais sites verdadeiramente naturistas podem ficar tranquilos que não existe o menor problema nesta divulgação de nossa filosofia de vida.

 

Leve suas filhas a Tambaba sim, certamente elas irão adorar, chame-as a fazer parte de grupos naturistas (temos um grupo voltado especificamente aos jovens naturistas www.ynai.com.br onde elas serão bem vindas ). Se associe à SONATA (Sociedade Naturista de Tambaba) e divulgue a verdadeira filosofia naturista em sua cidade, convidando a quem possa duvidar da seriedade de nossa filosofia de vida a ler mais sobre ela no site da Federação Brasileira de Naturismo www.fbrn.com.br e/ou visitando contigo a belíssima praia de Tambaba.

 

Para finalizar, você tem um forte argumento a seu favor. A Rede Globo de Televisão tem feito algumas reportagens sobre naturismo tanto no Brasil quanto na Alemanha (principalmente agora durante a copa) e a nudez é mostrada de forma natural sem qualquer tarja! Claro que pelo formato das reportagens da Rede Globo e pela seriedade da emissora, o conteúdo é claramente diferenciado da exploração do sexo. Infelizmente algumas outras emissoras fazem reportagens jocosas ou com segundas intenções e exatamente por isto acabam tendo que colocar tarjas nas genitálias dos naturitas. Se fosse ilegal a exposição de imagens de naturistas, você acha que a Rede Globo iria publicá-las sem tarjas? Acredita que se a Rede Globo errasse não seria processada? Já tem mais de um ano que a Rede Globo de Televisão passou em cadeia nacional e através da Globo Internacional imagens das comemorações do Dia Internacional de Naturismo na praia do Abricó - RJ onde nenhuma tarja foi colocada e não houve qualquer problema juridico nisto. Durante a copa do mundo a Rede Globo tem apresentado constantemente a cultura germânica incluindo os parques naturistas, e novamente não existem tarjas, acredita que ela faria isto se fosse ilegal?

 

Se não é ilegal para a Rede Globo, não será para este jovem de sua cidade, mas repito que o site deve ser exclusivamente NATURISTA e com conteúdo sério dentro da filosofia NATURISTA.

 

Espero ter ajudado

 

Abraços

 

André Herdy

Rio de Janeiro- RJ

(enviado em 1/07/06)


 

Divulgar fotos naturistas é crime ?

 

Olá, Pedro Ribeiro e amigos leitores do jornal olho nu, eu estou lhes escrevendo e peço-lhes que entendam o que vou destacar.

 

Em minha cidade Jupi, PE, tem um jovem casado que está com um blog naturista no ar, divulgando fotos naturistas, de familias inteiras, casal de namorados, crianças, idosos. Segundo ele, as fotos são de origem de outros blogs ou sites, são fotos autorizadas.

 

Agora o que eu e não sei e gostaria de saber é se divulgar fotos naturistas, mesmo de outros endereços, é legal, pois há pessoas na cidade falando em processar o dono do blog. Eu como gostei muito da idéia e até ja fui à praia naturista, pretendo defendê-lo eu mesmo, já que ele é uma pessoa simples.

 

O que causa a maior polêmica na cidade de menos de 9.000 habitantes e ter dois cyber e a onda contra o naturismo é devido às fotos de nudez. Querem processar Edinaldo do blog por atentado violento ao pudor.

 

Até a juventude vive num blá blá blá sobre o naturismo, pois tenho quatro filhas adolescentes que já me cobram uma visita a Tambaba.

 

A PERGUNTA ESTÁ NO AR: DIVULGAR FOTOS NATURISTAS DE OUTROS ENDEREÇOS É LEGAL OU IMORAL ? BLOGS NATURISTAS SÃO PORNOGRAFICOS OU SÃO COMUNS ?

 

Orlando Silveira

Jupi - PE

orlandosilveira-jupi@bol.com.br

(enviada em 30/06/06)



 

Encontro só para mulheres

 

Prezado Pedro,

 

Fiquei bastante aborrecido hoje ao me deparar com a notícia veiculada no Jornal Olho Nu, onde um senhor que se diz Médico, que atende pelo nome de Franco, critica veemente a atitude da Sônia em convidar as mulheres para um encontro somente delas, afim de discutir a participação feminina no naturismo e procurar agregar pretendentes mais femininas que tenham dificuldades em se despirem no primeiro encontro.

 

Eu particularmente acho que a grande heresia ali exposta não foi da
Sônia e sim desse senhor. SÃO ESSES TIPOS DE PESSOAS QUE ESTÃO ADOECENDO O NATURISMO, TECENDO CRÍTICAS A ALGO QUE ELE NÃO CONHECE E NÃO SABE OS OBJETIVOS DE UM ENCONTRO DESSA MAGNITUDE.
Que Deus o conserve na Itália, muito longe do nosso Brasil.

 

Jodenon Borges de Sousa

Ex-dirigente e fundador do Planat e Goiasnat

Goiânia - GO

(enviado em 26/06/06)


 

Resposta do portal Brasil Naturista ao sr. Edson Carlos, aos clientes e amigos.

 

Informamos que não recebemos nenhuma reclamação do sr. Edson Carlos em nossa central de atendimento ao cliente. Cabe salientar que a entrega do produto foi realizada dentro do período hábil, ou seja, conforme prazo mencionado pelo portal. A sua qualidade é sempre devidamente testada em nosso departamento de qualidade e nossos produtos possuem garantia. Uma vez descoberta a insatisfação do cliente, encaminhamos para o seu endereço um novo produto para atender aos seus anseios. Com o sr. Edson não foi diferente, após constatarmos a sua insatisfação através da seção carta ao leitor do jornal olho nu, nosso departamento comercial tratou de enviar um novo produto ao cliente, para que o mesmo não se sinta lesado. Esperamos que desta vez o nosso produto possa agradar não só ao cliente, mas toda a sua família, pois o Portal brasilnaturista.com trabalha dia e noite para disponibilizar aos seus assinantes o melhor conteúdo naturista através da rede.

 

Trabalhamos sempre com objetivo de agradar à família naturista. Sua satisfação é o nosso foco.

 

Marcelo Pacheco

Portal Brasil Naturista

Portro Alegre - RS

(enviado em 25/06/06)


Reunião de mulheres em Goiás

 

Prezado Franco.

 

Mesmo não tendo 50 anos de Naturismo, são 25 anos de prática isolada com os familiares e 16 anos com os amigos brasileiros, aprendemos que o princípio de tudo é, principalmente, o respeito. Respeito pelo ser humano, por seus pensamentos e por suas atitudes. Respeito é a base de todo bom relacionamento.

 

Em sua carta direcionada ao jornal Olho Nu lemos sua crítica relativamente à reunião de mulheres em Goiás. Creia-me, críticas sempre são bem-vindas quando são construtivas, mas quando elas vêm acompanhadas de sentimentos tão pequenos como o Sr. expôs afirmando que "Juro que aqui estamos morrendo de gargalhadas." nos faz pensar que até no exterior o Naturismo ainda não conquistou totalmente os seus objetivos.

 

Talvez o Sr. não ache correto uma reunião somente de mulheres, o que é um direito seu, como também poderá não ser o recomendável pela FBrN e a INF, mas existem formas mais sensatas de ensinar o certo e o errado.

 

Se o Sr. me permitir gostaria de lhe sugerir que se retratasse com essas mulheres que estão fazendo história no Naturismo de Goiás e brasileiro. Elas merecem todo o nosso carinho, respeito e consideração.

 

Naturalmente.

 

Maria Luzia

Vitória -ES

(enviado em 24/06/06)


 

Alerta aos amigos naturistas

 

Prezados, boa noite

 

Iludido pela propaganda do site www.brasilnaturista.com.br, antigo, PELADOS, fiz uma compra de um dvd "nude in the news". Depois de uma longa, mas muito longa espera, recebi o dvd. Imaginei que nem receberia mais, pois eles não atendem telefone, não respondem e-mails, não dão a mínima satisfação aos clientes.

 

O dvd veio com problemas. Me parece até que é cópia pirata. A capa da embalagem é fotocópia. Enfim, perdi aproximadamente R$ 70,00, não consegui fazer contato com a tal empresa e me senti bastante descontente. Como eles não dão satisfação alguma, espero que essa nota sirva pelo menos para alertar outros amigos iludidos por essa empresa.

 

Cordialmente

 

Edson Carlos

(sem indicação de cidade)

ecc1460@yahoo.com.br 

(enviada em 21/06/06)


Encontro só para mulheres

 

Bom dia a todos usurários da chat, e todos leitores do Jornal Olho Nu, e um saludo particular pro amigo Elias a quem este e-mail vai encaminhado por ele pegar os procedimentos do caso.

 

Sou Franco, medico cirurgião e ginecologista, casado com a Miriam, brasileira. Estou escrevendo da Itália, onde moro, pelo menos até o momento. Eu tenho nos ombros 50 anos de naturismo, na Europa toda e no Brasil, e juro que em 50 anos jamais eu fui ler uma bobagem, uma heresia, tão grande como a da Sônia Maria. Secretária do Goiasnat.

 

Um encontro naturista somente para mulheres! Ma estamos brincando? Oi Sônia Maria você não entendeu nada, nada, e menos que nada da filosofia naturista. São anos que vou predicando que o naturismo NÃO É só o ficar pelado, isto seria nudismo, não naturismo.

 

O naturismo é uma filosofia, um "modus vivendi" una exigência que vem do interior da alma de ser livre, de viver una vida naturalmente junto com a natureza. O ficar pelados é muito importante também, ele ajuda muito o relacionamento inter-humanos; socializar, fazer amizades novas, sem os condicionamentos, os tabus, a falsa moral que a sociedade nos oferece.

 

Tuo isto cria entre a gente naturista um relacionamento particular de amizade e familiaridade, e faz a legítima gente naturista seja realmente uma legítima grande família, sem ter conto da idade, do sexo ou da cor da pele. Então acho que esta iniciativa vai contribuindo para dividir e não a unir, criando um muro entre os dois sexos, exatamente ao contrário e também como gravemente lesiva da filosofia, da ética ou do estilo de vida naturista.

 

Solicito então a todas as mulheres legitimamente naturistas a dissertar este encontro que claramente se faz só por ganhar dinheiro, e que nada tem a que ver com o naturismo.

 

Solicito Elias; meu bom amigo! Você também tem amizades e contatos internacionais, então bem entende a gravidade de iniciativas de este tipo por bom nome e por prestigio internacional do naturismo brasileiro. Juro que aqui estamos morrendo de gargalhadas.

 

Solicito também você como presidente de FNB a providenciar, a pegar uma iniciativa de autoridade, por bloquear esta iniciativa como outras similares. Saudações naturistas a toda a família.

 

Franco e Miriam.

Sem indicação de cidade - Itália

(enviado em 20/06/06)
 


Consulta

 

Prezado Pedro:

 

Meu nome é Claudio, sou Argentino e já visitei várias praias naturistas de Brasil.

 

Estou contatando ao senhor em referência a uma nota sua
(http://www.jornalolhonu.com/jornais/olhonu_n_052/espec.html )

Especialmente esta parte:

 

"Pós-almoço e de volta ao barco nos dirigimos a uma praia velha conhecida. Aquela na qual, na vez passada, foi nosso porto seguro para ficarmos algum tempo à vontade (até hoje não sabemos o nome da bendita)."

 

Estou com vontade de visitar Angra no verão e alugar um veleiro para ir com minha mulher a alguma praia naturista, deserta ou com outros praticantes da filosofia.

 

Você tem uma idéia sobre a localização daquela praia que vocês freqüentaram?

 

Muito obrigado

 

Claudio

epilogue72@yahoo.com

(enviado em 12/06/06)

 

Olá, Cláudio. Ainda não temos informação a respeito do nome daquela praia. Publicamos seu pedido, para, quem sabe, algum participante do evento possa esclarecer. Boa Sorte.


 

Parabéns pelo sucesso

 

Salve, presidente Elias.

 

Parabéns pelo sucesso!

 

Também, pudera, com um sorriso deste, contagiante, não tem como o Brasil deixar de sediar o próximo Congress. Tenho a convicção que vocês brilharam e a certeza que os naturistas europeus sabem que o nosso Brasil é muito mais do que samba, futebol e carnaval. Nós temos o que o mundo mais deseja: calor humano e sol que reina o ano todo.

 

Ficamos felizes por mais esta conquista. Vamos para Tambaba, em 2008!

 

Beijos.

 

Maria Luzia

 

P.S. a revista VIP de junho de 2006 (comprei hoje), trás uma matéria com uma ex-BBB que passou um dia na Colina do Sol e fez uma reportagem muito legal.

 

Maria Luzia de Almeida

Vitória -ES

(enviada em 31/05/06)


Desculpe-nos, mas dizemos não.

 

Caro M&R,

 

Nós do Recanto Paraíso investimos bastante, e atingimos nossa meta de construir um local bonito, aprazível, gostoso de se curtir, boa comida, e muitos atrativos. Fizemos tudo isso para nossa comunidade naturista.

 

Todos os espaços naturistas privados sentem a diminuição da frequência dos naturistas, com consequentemente diminuição do fluxo de caixa. Esse problema levou alguns espaços naturistas a procurarem outra forma de reaver esse fluxo de caixa, promovendo atividades não naturistas. No nosso caso, as despezas com manutenção e novos investimentos são grandes, por isso, resolvemos abrir apenas uma vez por mês para atividades naturistas, e conservamos fechados ou alugamos o espaço para eventos sociais familiares nos outros finais de semana.

 

Não, não nos dirvirtuaremos da linha que temos seguido. Não promoveremos eventos gays ou festas de swing para casais liberais, pois achamos que não estão de acordo com os princípios naturistas que acreditamos. Respeitamos vocês, a FBrN, as pessoas e os espaços que os promovem, mas respeitamos também os amigos que pensam como nós e nos tem dado seu apoio e incentivo todos esses anos.

 

Naturalmente,

Valdir e a turma do

Recanto Paraiso

Piraí - RJ

(enviado em 19/05/06)

 

Em anexo a carta que originou a resposta acima.

 

fim de semana naturista...baixa estação...junho2006

 

Prezados,

 

Frequentamos o Ramanat a tempos e achamos muito boa a iniciativa de fecharem o local para casais liberais. Muitos naturistas de excelente nível frequentaram o encontro de casais liberais recentemente realizado, liberando-se um erotismo natural, cada um realizando fantasias sem agredir ou forçar situações.

 

A casa estava lotada. Muitos ficaram na cidade vizinha. Vocês no Recanto realizam este tipo de evento fechado?

 

Certamente um convite inteligente p/ evento de casais liberais daria muito público, sem descaracterizar o naturismo, visto que os eventos são separados. Fica a sugestão. Se já realizam estes eventos liberais, queiram informar a este e-mail e também aos demais naturistas do Recanto.
 

sds
 

M & R


Tambaba

 

Já estive lá (Tambaba), porém por apenas um dia e achei o Paraíso. ( Quero voltar e passar uma temporada ) Está seguro???

 

Passeí 20 dias no Pinho, e Realmente houveram muitos problemas em relação à segurança e vigilância, só investem em vigilância quando tem muitos hóspedes, porém precisamos de segurança quando estamos em minoria, pois eu mesmo fui dar assistência à uma hospede (mais uns amigos que estavam lá), claro que o Niltinho apareceu, depois de uns 15 minutos e mais seus amigos que não seriam credenciados como naturistas, mas foi uma busca.

 

Devo deixar claro que me importunei umas dez ou mais vêzes, até estar com público suficiente para que a segurança também o fôsse. Devem dar atenção e respeito a todos( independente da quantidade de hóspedes ), pois o Naturista gosta e requer respeito sempre e busca o lugar onde se sinta NATURAL. Quando o Ramanat fez uma enquete para saber dos casais liberais (libertinagem) respondi que era contra porque existem várias casas de SWING e que objetivo de Naturista não é este.

 

Sou todo SAMPANAT até este encontro dos dias 20 e 21 de maio do corrente, caso solicitado voltarei a escrever.

 

Com Carinho a todos que respeitam e entendem a REAL do NATURISMO.

 

Respeito e abraços.

 

Carlos RENATO

Sem indicação de cidade.

(enviado em 18/05/06)
 


 

Procuro o trabalho de Luiz Fernando Rojo

 

Olá,

 

Estou constituindo um acervo de monografias/teses sobre o naturismo, para fins de apoio a futura pesquisa sobre o tema. No entando tenho tido dificuldade em adquirir a tese de doutorado do Prof. Fernando Rojo que tem como tema a Colina do Sol.

 

Apesar das tentativas junto ao referido professor (no momento não dispõe de cópia) e a Colina (dificuldades em reproduzir), até a presente não obtive sucesso. Daí, recorro ao Jornal Olhonu na tentativa de encontrar algum naturista que disponha do texto e repasse uma cópia (custos de reprodução e envio por minha conta).

 

Aproveito ainda para convidar as pessoas interessadas na prática da nudez coletiva, residentes em Sergipe ou Bahia, para que possamos nos encontrar e formar um grupos de discussão e vivência naturista (casas, aptos, sitioos, praias, etc) aqui no Estado.

 

Agradecendo e no aguardo, através do e-mail abaixo.

 

 

Nilton Fonseca

Aracaju-Sergipe

niltonfonseca2001@yahoo.com.br

(enviado em 14/05/06)


Novo espaço em Iperó

 

Soubemos que será inaugurado um espaço na cidade de Iperó, somos de Sorocaba, cidade vizinha, e praticamos naturalismo, gostariamos de saber o endereço. Obrigado.

 

Luiz e Eliane

Sorocaba - SP

maguike@zipmail.com.br

(enviado em 10/05/06)

 

 

por favor, entre em contato com o pessoal do SAMPANAT (www.sampanat.com.br)  ou pelos e-mails: clovisdesouza@hotmail.com; edufer@free.fr ou mariano@sampanat.com.br


 

Pedras monumentais na praia da Galheta

Enquete: "Você é contra ou a favor da divulgação de fotos naturistas?"(2)

Eu sou a favor de divulgar fotos naturistas.

Roberto de Oliveira

Guarujá - SP

(enviado em 9/05/06)


Foto do Dia

Caro amigo Pedro...Leio o nosso Jornal Olho Nu todos os dias, procurando estar atualizado sobre as notícias do naturismo no Brasil e no mundo, acho muito interessante a seção de foto que é colocada diariamente, como por exemplo, esta do dia 09 de maio de 2006, entretanto, por ser uma foto belíssima, de um local super agradável, fico na curiosidade de saber a localidade dela. Seria possível mencionar em cada foto o local da mesma? Obrigado e um abraço naturista a todos.

Luiz/

Recife - PE

(enviado em 9/05/06)

 

Caro Luiz,

Tudo de bom a você.

 

As fotos publicadas na Foto do Dia foram retiradas da Internet de forma aleatória e suas origens se perderam. Não é possível sabermos agora de onde são. Tomaremos mais cuidados no futuro, principalmente para o ano que vem, pois para este ano já está pronto.

Muito obrigado pelo interesse.


Tambaba (2)

Eu não concordo com a notícia divulgada na seção de cartas do jornal olho nu sobre Tambaba. Frequento Tambaba e o que vejo é a preocupação constante em manter a organização do lugar, tanto pelo pessoal da SONATA como pelos responsáveis pelo local.

Creio que a opinião deste senhor Carlos Eduardo que enviou correspondência em 03/05/2006 foi devido a algum fato isolado que possa ter ocorrido.

Ao meu ver, a notícia divulgada não representa a opinião da maioria dos frequentadores de Tambaba.

Gilson

Recife - PE

(enviado em 8/05/06)
 


Ceará de volta à ativa

Prezado editor,

O Grupo CEARANAT foi criado em 2003, porém passou um tempo parado, mas estamos retomando as atividades. Maiores informações http://br.groups.yahoo.com/group/cearanat/

Marcos

Fortaleza - CE

(enviado em 7/05/06)
 


Enquete: "Você é contra ou a favor da divulgação de fotos naturistas?"

Se a pessoa fotografada autorizar a divulgação, não vejo nenhum problema em divulgar as fotos. Mas sem autorização não deve, já que há naturistas que se sentem confortáveis nesses ambientes, mas não ficariam à vontade em ver suas imagens difundidas pela Internet.

 

Dênis Schorr - 23 anos

Jornalista

Porto Alegre-RS

(enviado em 5/05/06)
 


Tambaba

Escrevo para este prestigioso jornal para lamentar a situação atual de Tambaba. Outrora um verdadeiro paraíso, a praia naturista tem sofrido com a sujeira e a fiscalização ineficiente. Sempre que vamos à praia, temos encontrado sujeira nos guarda-sóis naturais, como bituca de cigarro, cocô de cachorro e garrafas plásticas. Os cigarros e garrafas são por culpa dos naturistas pois há sacos plásticos sendo distribuídos na entrada e em suportes ao longo da praia. Agora, os vira-latas estão lá por causa da ineficiência da fiscalização que, além de permitir a entrada dos animais ainda os alimenta e os adota como mascotes. Outro problema é a circulação eventual de homens vestidos e desacompanhados com as seguintes desculpas: funcionário da prefeitura, guarda municipal (sem poder de polícia e sem competência para fiscalizar a praia) e motorista da guarda municipal (!). Alguns com comportamento claro de voyeur.

O problema é da Administração atual da Sonata que não é composta de naturistas verdadeiros e sim de pessoas que só querem destaque, poder e contatos políticos.

O Nelci-Rones e mais alguns abnegados estão fazendo falta, pois no tempo em que trabalhavam por Tambaba, a praia fazia jus ao título de paraíso. Volte
Rones.

Carlos Eduardo

(sem indicação de cidade)

(enviado em 3/05/06)


Dia do Naturismo

Olá naturistas de Norte a Sul deste Brasil!

Adquiri em minha recente visita a Belém, onde encontrei meu amigo naturista João Carlos e sua adorável companheira Fátima o livro do jornalista Marcelo Duarte A ORIGEM DE DATAS E FESTAS, autor do sucesso editorial O GUIA DOS CURIOSOS, para minha surpresa consta na página 17, no DIA 21 DE FEVEREIRO o DIA DO NATURISMO, com o seguinte texto que transcrevo:

"Homenagem à data de nascimento da capixaba Dora Vivacqua, em 1917. Mais conhecida como a vedete e bailarina Luz del Fuego, ela foi a principal representante do Naturismo no Brasil nas décadas de 1950 e 1960. Luz andava nua com uma jibóia enrolada no corpo e fundou o Partido Naturista(sic) Brasileiro em 1950. Também criou, no Rio de Janeiro, a Ilha do Sol, o primeiro clube para a prática do Naturismo no país. Em 1967, Luz foi assassinada por pescadores que queriam roubar a pólvora de sua ilha, e seus
seguidores não deram continuidade a seu trabalho."

Livro: A Origem de Datas e Festas

Autor: Marcelo Duarte

Editora: Panda Books

Preço:R$23,90 (em Belém/PA)
 

A dica foi dada, lembro que alguém solicitava de informes sobre o DIA NACIONAL DO NATURISMO, acho que agora a data já está mais do que "sacramentada".

 

Nu e digitando para vcs,

Jorge Bandeira

Graúna-

Manaus - AM

(enviado em 3/05/06)
 


NATFurada !

Caro Amigos Naturista

Tenho lido constantemente informações de pessoas que dizem freqüentar a Praia de Trancoso - BA. Vejo que está havendo engano com esses sonhos. Em Setembro 2005, viajando em férias com a família, fui ao nudismo da Praia Trancoso,

FOI UMA DECEPÇÃO !!!

Contra o nudismo havia dezenas de seguranças, andavam em grupos de três, outro com dois cachorros ferozes, preso a corrente sem a mordaça, outro segurança circulava todo o litoral de motocicleta, proibindo o nudismo.

Ao tentar praticar o nudismo, quase fui agredido. Não permitiram fotografá-los, outras famílias naturistas que foram a esta praia, saíram decepcionadas com esses abusos dos seguranças, logo entendi o porque da praia vazia de pessoas, mesmo que fiquemos de roupa de banho, corremos perigo, foi para nós naturista, o pior dia.

A cada 50 metros, eram placas escritas: PRAIA FAMILIAR, outras placas ATENÇÃO CÃO FEROZES.

Depois de várias tentativas em falar com os seguranças, um falou pouco, mais falou, disse ser ordem dos síndicos dos condomínios locais. Acabar de vez com o nudismo.

Veja, anexo fotos.

 

Naturalmente

Nei Alves do Valle

Cabo Frio – RJ.

neivalle@oi.com.br

(enviado em 9/04/06)
 


Retificação

Desculpem-me, mas cabe aqui uma retificação sobre a primeira parte do artigo quando diz que "um clube de Minas Gerais....foi descredenciado...". Não se trata de um clube, mas sim de um resort "particular", cujo dono, resolveu partir para a forma mais fácil de tentar ganhar dinheiro, ou seja, apelar para a licenciosidade, para o burlesco. O que vai acontecer e já o está, é que só será frequentado para quem gosta daquela forma. Nenhum naturista que se preze, vai querer frequentar aquele lugar.

Obrigado.

Bader

Sem indicação de cidade

(enviado em 8/04/06)
 


Apoio à FBrN

Gostaria de manifestar meu apoio pela atitude do representante da nossa instituição em favor do nosso código de etica, não é fácil encontrar hoje em dia lideranças que estejam dispostas a enfrentar abertamente as obrigações a que se propuseram, a maioria adota a postura de fugir de confrontos e agradar a todo mundo o que a médio e longo prazo revela-se desastroso, só uma reputação sólida e baseada no respeito e valorização do naturismo, será capaz de conquistar novos espaços e consolidar os atuais.

Mauro Queiroz-

Diretor Cultural do Grauna

Manaus - AM

(enviada em 5/04/06)
 


Visita a Abricó

Depois de três semanas de trabalho praticamente semi-escravo no Rio de Janeiro, finalmente consegui um dia de folga, no domingo passado, para passear e conhecer a cidade maravilhosa. Abri o mapa e encontrei milhares de opções, afinal estou no Rio, cantado em verso e prosa.

Fiquei na dúvida por onde começar a conhecer o Rio de Janeiro, se pelas praias maravilhosas de Copacabana, Leblon e Ipanema; se aproveitava a vista do Corcovado ou do Pão de Açúcar; ou ainda se passeava pelo centro da cidade e desfrutava as antigas e históricas construções que ainda estão preservadas.

A dúvida demorou menos de um minuto e me decidi: vou para a praia do Abricó, é claro!

Chegando lá, fui recepcionado pelo simpático amigo da YNAI-Brasil, Wagner Baptista. Nos apresentamos e trocamos um abraço. Um passo adiante e encontro com Edson e Conceição, que me dão as boas vindas, me lavam conhecer o pessoal e a praia e – ato contínuo – estou super à vontade me sentindo no Mirante, ou seja, em casa.

A praia é linda, a turma da Ana maravilhosa e realmente lutadora. Edson me disse uma coisa que é verdade: no Mirante ou em qualquer outro clube, a segurança é maior, pois só vão naturistas e geralmente em família. Na praia, qualquer um pode entrar e o trabalho para conscientizar as pessoas e impedir que a praia se torne insegura não é tarefa fácil.

A tarde que passei por lá pude ver um pouco do trabalho desse pessoal. Recepcionam todos que entram na praia, conversam com as pessoas que vão pela primeira vez e lutam para que os voyeres de plantão não atrapalhem as famílias e as pessoas que só vão lá para curtir o naturismo.

Não vou me alongar muito no e-mail para não ficar chato. Mas não poderia deixar de dar os parabéns para o pessoal da ANA que realmente faz um trabalho fantástico e quase que diário, de formiguinhas. Sem ele, talvez o Abricó fosse apenas mais uma praia do Rio, isso se não descambasse para algo ruim.

Agora que já conheço o caminho, voltarei, da próxima vez com a Eliana para que ela conheça a belíssima praia do Abricó. Muita gente da ANA ela já conhece e será um prazer revê-los.

Abraço a todos e um especial para o pessoal do Abricó,

Jammal

São Paulo - SP

(enviado em 4/04/06)


Desligamento do RAMANAT (II)

Com relação ao desligamento da estância Ramanat do quadro de associados da Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), gostaríamos de cumprimentar o Presidente Sr. Elias Pereira pela decisão, se o local servia também para promover encontro de casais de cunho sexual e swings, não poderia fazer parte de locais para encontros naturistas.

Sabemos que o assunto é polemico e que nem todos concordam com esta decisão mais devemos dizer que o naturismo no Brasil ainda precisa muito por se firmar como uma entidade de respeito, porque todos nós naturistas sabemos muito bem que quando se fala em estar nu logo se associa a ser libertino, então temos que tomar muito cuidado.

Outra coisa importante são as pessoas que se escondem atrás do naturismo por promover práticas que são contra a ética das Federações Naturistas do mundo inteiro. Pensamos que o mal deve ser cortado pela raiz, nossa obrigação como naturistas é proteger a dignidade do naturismo brasileiro, bem como o de todo mundo, lutar para que ele cresça e no futuro poder ver nossos filhos e netos levando com orgulho a nossa
bandeira.

A luta é grande e boa, e todos temos que pensar a principio no naturismo como um todo e não ficar por aí pensando no dono dos locais que se dizem naturistas. Se tem muitas outras formas de se conseguir manter uma estância sem ser promovendo encontros de cunho sexual, se poderia promover mil eventos que sei que não iriam confrontar com a ética naturista.

Não queremos ser tomados, levianamente, como preconceituosos, porque para nós cada um é dono das suas opções de vida, mais não pensamos que se deva trazer para o naturismo este tipo de debate ou ainda de problema.

Francesco Giordano e Miriam Zorzella

Sem indicação de cidade

(enviada em 1/04/06)

 


Novo blog no ar

óla Pedro Ribeiro

mais uma vez estou lhe escrevendo para lhe dizer que, a meses atrás, lhe mandei um e-mail, triste porque não podia participar do naturismo. Pois fui áte Tambaba e pude constatar o que é ser natural e até criei um blog naturista e quero que voçê divulge meu blog pois é um blog familiar. Estou recebendo elogios e também incentivando as pessoas a participar do naturismo.

Quero mesmo é divulgar esta beleza. Sempre acompanho o jornal Olho Nu. Gostaria de saber se voçês também têm o jornal Olho Nu escrito.

Divulge meu blog o endereço e www.familynaturis.blogspot.com

agradeço

Jose Edinaldo

Jupi - PE

(enviado em 1/04/06)


Olá, José. Fico feliz em saber que você obteve sucesso em sua visita a Tambaba e que agora está se tornando um naturista de carteirinha. Quanto ao OLHO NU impresso, as edições não têm sido mais produzidas.


Desligamento oficial

Bom dia, Presidente Elias.

Recebemos a informação do descredenciamento do clube Ramanat. É com muito pesar que vemos áreas naturistas tomando atitudes que não retratam com nossos propósitos e com o nosso estilo de viver. Sabemos que tomar a decisão de descrendenciar uma área nos deixa muito chateados porque sempre torcemos para que o verdadeiro Naturismo continue a florescer no Brasil. E quando vemos áreas naturistas fazendo outras opções contrárias ao nosso idealismo de vida não nos resta pensar em outra atitude que não seja o descredenciamento.

A FBrN e os seus dirigentes estão de parabéns pela decisão que tomaram, mostrando-nos que ela está fortalecida, atuante e preparada para crescer no nosso país.

Beijos e feliz final de semana para todos.

Maria Luzia e Gilson

Vitória -ES

(enviada em 1/04/06)

 

Resposta da SONATA sobre o casal swinger em Tambaba

Sempre fomos muito rigorosos contra essa prática. De dezembro até o carnaval, além da segurança uniformizada que atua na praia, também colocamos policiais armados na mata. Policiais encapuzados que prenderam alguns casais que achavam que podiam praticar atos incompatíveis com o naturismo. Recebemos muitas críticas por ter colocado os policiais, mas não importa. Não sei qual é o casal que está enviando esses emails. Mas sei que, especialmente nos finais de tarde dos sábados e domingos, sempre reforçamos a segurança. Acho até que é uma forma de tentar mostrar para outras pessoas uma coisa que há muito tempo não estão podendo fazer. De qualquer forma obrigado pelo alerta. Vou me preparar para recebê-los neste fim de semana.

Saudações,

José Damasceno

Conde - PB

(reenviada por André Herdy em 22/03/06)
 


Experiência ruim na Olho de Boi

Aproveitando o incidente narrado pelo Estevâo, aproveito para comentar minha experiência na Praia Olho de Boi em Búzios.

Estive alguns dias nesta linda cidade na segunda semana deste mês. Como não poderia deixar de ser, fui visitar a Praia Olho de Boi acompanhado de minha esposa. A praia tem um acesso um pouco difícil, mas é realmente maravilhosa.

Como de outras vezes que estive por lá, observei uma predominância de homens, incluindo vários homossexuais, alguns deles com comportamento não condizente com o ambiente naturista (passando a mão na bunda do parceiro, por exemplo). Duas coisas me incomodaram bastante (e também a minha esposa). Um voyeur permaneceu todo o tempo parcialmente escondido atrás das pedras e da mata olhando as poucas mulheres presentes e se masturbando seguidamente.

O outro fato desagradável foi o convite que recebemos de um dos frequentadores habituais da praia, que é dono do bar principal e que aluga barracas de sol e cadeiras junto com seu filho. Quando estávamos para sair ele nos entregou um convite impresso para uma festa de swing para "casais liberais" que seria realizado durante todo o final de semana em um dos hoteis da cidade, Segundo ele, o ambiente era de respeito...

É pena que justamente quem deveria estar zelando pela ambiente naturista da praia, esteja promovendo tais festas. Isto denigre o movimento naturista.

Saudações,

Eduardo Weaver

Bom dia. Eduardo.

É realmente revoltante presenciar esse tipo de comportamento em áreas naturistas. Quando estava presidente da nossa FBrN eu recomendava aos naturistas que procurassem frequentar áreas filiadas à federação ou que estas tivessem grupos organizados gerenciando o local. Essa minha postura também foi em função de duas péssimas experiências que tivemos na Olho do Boi em meados dos anos 90.

Quando lá estivemos também nos decepcionamos com a quantidade de homens sós, e que ficavam se alisando enquanto nos encaravam. Registre-se que eram perto de uns 15 homens e somente duas mulheres. Alguns casais passavam para além das pedras e sumiam de nossa visão, e um casal falando espanhol nos abordou perguntou se sabíamos onde teriam clubes de swing. Não ficamos mais de uma hora lá.

Outro fator que nos preocupou foi a situação geográfica do local porque percebemos que seríamos alvos muito fáceis de pessoas com más intenções. Nunca mais retornamos e não recomendamos àquela praia. Como também não recomendamos Trancoso, 5ª praia de Morro de São Paulo (lugares que já fomos).

Mas hoje temos outro assunto: o Ramanat está enviando convite para os próximos dois eventos: 21/23 de abril será a Festa de Casais Liberais (evento fechado) e dias 29/01 de maio será a Festa da Lingerie. E agora???!!!!!

Tudo bem que ele seja um empresário e que seu negócio precisa de dinheiro mas acho que vai misturar tudo no mesmo "caldeirão". E se isso vira moda? Também precisamos nos lembrar que o Ramanat está associado à federação, que já foi comunicada.

beijos

Maria Luzia

marialuziaegilson@bol.com.br

(enviado em 22/03/06)
 


Sobre a praia da Galheta

Boa noite, Afonso.

Não nos conhecemos, mas quem me repassou teu contato foi o André Herdy. Meu nome é Rodrigo. Sou associado da Colina do Sol, e vice-presidente da YNAI - Associação de Jovens Naturistas do Brasil.

No último carnaval, conheci juntamente com a minha amiga Aline, frequentadora da Praia do Pinho, a Galheta. Devo dizer que fomos lá unicamente movidos pela curiosidade de assistir uma "terra de ninguém", segundo todas as informações que coletamos na internet. Além de naturistas, precisávamos ser corajosos.

Pois bem. Fomos lá no domingo pela manhã. Após sairmos da Praia Mole, vimos as placas de identificação, a trilha cuidadosamente aparada e os cartazes de preservação ambiental. Parece bom demais pra ser verdade. Mas quando chegamos ao fim da trilha, encontramos um verdadeiro paraíso isolado daquele lado da ilha.

Foi um choque. Em vez das cenas de sexo à céu aberto, assistimos a uma praia tranquila, com uma beleza deslumbrante, e poucos e tranquilos banhistas. A grande maioria, vestidos.

Não vimos nenhuma depravação, não fomos importunados (apenas uma menina bateu uma foto minha sem autorização) e eu, como bom naturista, desfrutei da praia à vontade.

Quando saímos, eu fiquei imaginando porquê um recanto lindo como esse não exige nudez de todos os seus frequentadores? Não vimos fiscalização. Mas poderíamos necessitar dela caso resolvéssemos tirar alguma câmera à força. Não vimos qualquer infraestrutura a não ser um "chuveiro". A praia em estado selvagem é linda, mas somos obrigados a sair de lá para almoçar. Nem salva-vidas, o que seria interessante caso acontecesse algum acidente. Mas principalmente, não vimos a obrigatoriedade do nu. O que definitivamente inibe a maioria das pessoas à prática do naturismo e atrai "voyeurs" em demasia ao local.

Claro, foi minha primeira visita. E esta é a minha impressão. Depois de ter visitado outros ambientes naturistas que se espremem em poucas dezenas de metros entre rochedos, ficou o questionamento: por que esta linda praia é mantida assim? Não corre o risco dela acabar, justamente por não se exigir e fiscalizar a prática do naturismo?

Vi em um site que é possível participar da AGAL. Também me interessei pelo livro que conta a história dela. Gostaria de saber como comprar o livro, contribuir de alguma forma para a manter a Galheta, e lutar para que o naturismo continue regulamentado por lá.

Um grande abraço!

Rodrigo Soracco Espinosa

aliengrey@pop.com.br

ICQ: 2228236

MSN: aliengrey@pop.com.br 

Bom dia, Rodrigo

Apreciei muito teus registros e impressões sobre a praia/parque da Galheta que pretendo divulgar entre os associados da AGAL e demais naturistas. Para quem trabalha pacientemente pela preservação integral deste lugar maravilhoso e pela difusão do naturismo estes comentários são muito encorajadores.

Para receber o livro e associar-se à AGAL como contribuinte basta depositar R$ 35,00 na conta poupança 6 136-0 variação 1, Banco do Brasil, Ag. 3616-1 e comunicar o fato, informando endereço postal. O custo da remessa já está incluído no valor acima.

Espero que na próxima visita a gente se encontre.

Abraços,

Affonso Alles,

pres. AGAL

a.alles@uol.com.br

(enviado em 22/03/06)
 


Alerta a toda comunidade naturista

Casal do Recife está promovendo "festas de casais" (leia-se "orgia") em Tambaba. O E-mail abaixo foi enviado a um grupo de discussão naturista, com a clara intenção de promover encontros de swingue, com data marcada e tudo.

O mesmo casal, poucos dias atrás, envia outra mensagem onde narra a excitação em público do marido, com a desculpa de que não havia crianças presentes, e qualificando a o incidente como "uma loucura".

Aliás o mesmo casal, em mensagem anterior, expressa a intenção de criar uma associação naturista em Recife. Entretanto fica claro que a real intenção é de criar um clube de orgias abrigado sob a capa do Naturismo.

É importante que este tipo de ação que apenas serve para denigrir o bom-nome de nosso movimento, conquistado à duras penas, seja reprimida e extirpada de nosso meio, sob o risco de perdermos as poucas conquistas que já obtivemos.

Naturalmente

Estevão Prestes

Curitiba - PR

(enviado em 21/03/06)

 

O e-mails originais: E ai pessoal, semana que vem dia 25 e 26 estaremos em tambaba com outros casais. Serã o fim de semana dos deepilados, todo mundo deipilado, vai ser muito bom.
 

Pessoal,

 

A alguns dias em Tambaba, meu marido ficou excitado, junto com ele um ocnvidado nosso tambem, so estavamos em adultos na epoca. eu gostaria que alguem me respondesse. Iaao pra mim 'e normal, ja aconteceu outras vezes em outras praias e reunioes com outras pessoas. n'os n'os fomos advertidos, porem nao tiveram culpa. isso acontece. Gostaria de saber a opniao de vcs.

 

Obs: n'os ja vimos outros casais excitados, e diexmos para la, gostaria de saber se ja aconteceu com algum de vcs???

 

Casal Recife
 


Visita a Abricó

Hola a todos, el sábado 4 de Marzo, estuve con mi pareja en la playa nudista Abricó, que es la única playa legalmente nudista de Río de Janeiro. La experiencia fué única, el estar en la playa completamente desnudos y sin nada que temer, fué extraordinario.

Había algunas cosas curiosas en la playa; por ejemplo era obligatorio estar completamente desnudos, además hay una asociación que organizadamente cuida de la playa durante los fines de semana, y tiene contratados algunos vigilantes, que claro está, ellos andan completamente desnudos, los cuales se encargan de que todas los normas sean respetadas y si no deseas acatar las normas, cordialmente te invitan a salir de la playa.

Otra cosa curiosa, es que la playa queda separada de la parte "textil" por unas enormes rocas que hacen una especie de puerta, en donde la asociación tiene instalado un toldo y te informan de todo al momento de entrar; lo gracioso es que sobre esas piedras se montan cantidad de curiosos a ver a los nudistas en su playa, los nudistas ni le paran, pero no deja de ser gracioso ver a todas esas personas viendo con tanto interés a las personas, solo por el simple hecho de estar desnudas.

Es muy gracioso ver a los vendedores ambulantes que trabajan, tanto en la parte textil como en la nudista, pero que al pasar el límite de las piedras se quitan su short y pasan a vender su mercancía pero desnudos.

Algo que nos llamó la atención es la poquísima presencia de niños a pesar de que la playa está abierta al público de todas las edades, pero calculamos que habrían más de doscientas personas en la playa y solo habían dos niños.

La playa está dividida en tres partes: en la primera y más cercana a la entrada solo las mujeres pueden permanecer con la parte de abajo del traje de baño puesta, pensando en las mujeres que tienen el período, luego hay una señalización que te indica que de allí en adelante debes permanecer completamente desnuda y al final de la playa hay un pedacito que aunque no tiene señalización, en la entrada nos informaron que es en donde se ubican los "maricones"... y con esa misma palabra en portugués no los dijeron.

Si visitan Río, no dejen de ir la verdad que se la pasa uno muy bién...

Alejandro Y Claudia

Buenos Aires - Argentina

(enviado em 14/03/06)


Candidatura da Colina do Sol

Realmente, devido a magnitude do encontro, previstos cerca de 3.500 a 4.000 visitantes, a Colina do Sol efetivamente não tem, no momento, condições de sediar tal encontro. A começar que aqui, no Sul, na época do evento estamos em pleno inverno e fazer um encontro mundial de naturismo onde ninguém possa se sentir a vontade para se despir, perde o sentido. Não é um simples turismo como estamos acostumados a vivenciar. É um turismo diferenciado onde todos almejam se sentir à vontade para participar.

Quem sabe, futuramente, um encontro interamericano, aí sim podemos escolher a época mais propícia para sediar e realizar um grande encontro naturista. Esse é ainda um grande sonho nosso. Além do mais, Tambaba está mais organizada politicamente e já correu na frente. Estamos muito atrasados nesse sentido. Portanto, é mais do que justo que os nossos colegas de Tambaba, encabeçado pelo amigo Damasceno venha dar o pontapé inicial e nós ficamos na expectativa de saber como devemos nos organizar para os futuros eventos.

Abraços naturistas.

Cacildo Krebs

Colina do Sol - RS

(enviado em 14/03/06)


Naturismo X Swing (5)

Bom dia para todos.

Acompanhamos com muito carinho e atenção essa discussão sobre o "swing" nas áreas naturistas. Creio que muitos se lembram que esse assunto já foi amplamente discutido em grupos virtuais em outras ocasiões, encontros e congressos naturistas. É um fato que vem de longas datas... por isso vou "tentar" ser bem suscinta e expor o que penso.

Sabemos que o nosso código de ética proibe tal prática como também sabemos das dificuldades em aplicá-lo, principalmente, por falta de provas ou de denunciantes. E, consequente, a punição raramente chega a ser efetivamente concretizada. Aliás, deve-se ter muita cautela porque o acusado poderá abrir processo por danos morais e exigir indenização $$$$$$$. E aí quem pagará a conta?

Quem se lembra daquele casal que fez sérias denúncias na Praia do Pinho sobre a prática de atos sexuais nos costões de pedra há uns 2 anos atrás? Aliás, denúncia que, parece-me, mudou o rumo dos acontecimentos naquele paraíso porque as notícias que nos chegam são as melhores possíveis. Pois bem, naquela ocasião eu fui "fervorosamente" contra aquela forma de denúncia "explícita", quando vimos o assunto exposto até para a mídia (que pode ter acesso aos grupos de discussão). Porém, hoje, poderemos agradecer àquele casal porque eles tiveram atitude. ATITUDE! Isto é que o nos falta nas áreas naturistas: Atitude, além da PARTICIPAÇÃO (como bem nos diz o André).

Sempre bati na tecla que ser NATURISTA é antes de tudo ser PARTICIPATIVO. Também de fundamental importância o companheirismo, a amizade, a solidariedade, etc.

Ser naturista e compreeender que pertencemos a um pequeno grupo que ainda está trilhando por um caminho por poderá ser de luz ou de trevas. E para que possamos colher os frutos é necessário ensinar aos naturistas, combativamente, que todos devem participar na manutenção das áreas, participar comparecendo aos eventos, participar recebendo os novatos e, participar, ensinando os fundamentos do Naturismo. É dever de todos os naturistas ajudar, ajudar, ajudar......participar, participar, participar.... pois as áreas são um patrimônio nosso, os Naturistas.

No dia em que inauguramos a Barra Seca seríamos somente 8 pessoas (eu/ Gilson e filhos, Márcio/Ângela e filhos) para enfrentar um turbilhão de repórteres e jornalistas de todos os veículos de comunicação do estado. E para nos ajudar o querido amigo Sérgio de Oliveira, que presidia a Rio Nat (esse nome é lindo! e poderiam ressucitá-lo) veio em nosso socorro trazendo uma caravana de umas 12 pessoas para a "festança". E dele recebi o seguinte conselho: "Nunca deixem de receber os novatos e de catequisá-los, porque aí está o segredo do sucesso". Sábio Sérgio!

Grandes beijos para todos.

P.S. gente! moramos em Vitória e quando estiverem ou passarem por aqui estamos às ordens.....Ah! O presidente da NatES, Márcio Braga, fechará a temporada de verão na Barra Seca durante a semana-santa, mas a praia continua aberta para o Naturismo o ano todo porque a comunidade local faz o receptivo.

Maria Luzia

Vitória -ES

(enviado em 12/03/06)


Naturismo X Swing (4)

Oferecendo minha modesta opinião naturista, em primeiro lugar a prática do naturismo é devidamente regulamentada e possui suas áreas de práticas exclusivas, sugiro que qualquer candidato a prática naturista procure a associação respectiva do seu estado, o estatuto naturista nos protege e corresponde a um marco divisório bem definido entre os naturistas e os não naturistas, como os swingueiros voyeurs, os exibicionistas e os curiosos, qualquer uma dessas classes que adentra área naturista deve estar consciente disso, inclusive sugiro a essas pessoas que tomem contato atecipado com o estatuto, a fim de não professarem mal entendidos posteriores.

Além do mais pessoas como as da classe dos swigueiros, se reclamam de necessidade de livre acesso e liberdade de expressão do seu pensamento nas áreas naturistas. Se esquecem que sua prática (dos swingueiros) segue um regulamento rígido e inflexivel para todos os de fora e que não cumprido inseja punições severas para os praticantes, no caso dos outros tal prática e sempre preconceituosa mas no nosso caso é sempre um mal necessario não é mesmo?

Afim de estabelecer um senso minimo de organização do grupo, sou defensor entusiasta do estatuto, me sinto seguro com ele, garante a nossa legitimidade e o apoio da autoridade naturista nacional e de todas as regionais, contra qualquer choque cultural que inevitavelmente sempre ocorrerá entre nós naturistas e os não naturistas.

Mauro Queiróz

(sem indicação de cidade)

(enviado em 11/03/06)


Naturismo X Swing (3)

Há algum tempo venho pensando sobre o tema Naturismo X Swing. A questão é séria e já foi levantada no Congrenat 2005.

A imagem do naturismo no Brasil infelizmente é intimamente ligada a do swing, e eu me pergunto o porquê.

Vejo claramente que tivemos 500 anos de repressão à nudez, obviamente que tanto tempo assim só poderia gerar realmente uma situação onde a nudez fosse reprimida, no entanto, isto não ocorre. Todos os dias podemos ver em nossas televisões propagandas e programas das mais diversas emissoras apresentando mulheres semi-nuas, se passarmos em qualquer banca de jornal sempre há inúmeras revistas pornográficas e se contarmos direitinho, veremos que nas grandes cidades brasileiras existem mais "casas de massagens" do que teatros.

A questão é que a nudez no Brasil acabou sendo ligada exclusivamente ao prazer sexual e com isto todos acham normal a existência destas coisas citadas acima, mas não conseguem compreender que existam pessoas que dividam a nudez da pornografia e sexo. No geral todos acreditam que estar nu é querer sexo.

Nudez não é sexo, nudez é apenas o estado natural do ser humano. Nudez não é o pecado original (para quem é cristão), já que claramente foi dito que este seria a desobediência. Nudez é apenas o estado inerente a todo ser vivo. Sexo é um dom sim, mas deve ser praticado exclusivamente entre seus parceiros fixos.

Por debaixo das roupas sempre existe um corpo nu, gritando que deseja ser livre! Mas muitas vezes a mente reprime este grito, por achar que ele é sexual.

O naturismo vem para dar esta liberdade ao corpo, vem para deixa-lo sentir toda natureza em seus terminais sensoriais. Sentir o vento, o sol... sentir o abraço, sentir o calor e o frio, sentir as plantas e sentir-se parte de um todo muito maior... A cultura do corpo livre deveria ser de toda humanidade. Só que "Corpo Livre" não significa corpo sem reponsabilidades, não significa corpo sem respeito, não significa corpo para o sexo livre.

O naturismo também prega a igualdade entre os seres humanos, quando a partir da ausência das roupas, todos passamos a ser iguais, não importando raça, credo, estatus social, idade, sexo, e principalmente rompendo totalmente as barreiras econômicas, já que estando nu, não se pode caracterizar quantos reais cada um possui.

Assim sendo, o naturismo seria a utopia almejada pelo comunismo, já que faria realmente todos serem iguais. Sabemos que as teorias de Marx não conseguiram ser implementadas corretamente em nenhum lugar do mundo, mas o naturismo conseguiu! Vemos que na Europa e nos EUA o naturismo conseguiu se desvincular da imagem de pornografia e infelizmente no Brasil ainda falta uma longa estrada para tal.

Fico pensando no que temos ainda que fazer para que esta estrada se encurte, e vejo um ponto principal. O povo brasileiro costuma ser muito tolerante. Costuma sempre deixar prá lá e não reclamar. Creio que este seja o principal ponto!

Se todos nós, que somos naturistas repudiássemos veementemente a pornografia que se instaurou sobre o nome de naturismo, poderíamos conseguir mais vitórias. Deveria cada naturista reclamar quando alguém fala que uma casa de massagem é uma casa naturista, quando um clube de swing é chamado clube naturista ou quando um swinger convidar outra pessoa para uma "festinha naturista". Termos como "naturismo indoor", "casal naturista procura naturistas para amizades ou algo mais", "quer praticar o naturismo comigo em minha casa"... deveriam ser reprimidos imediatamente!

A questão é por ai. Enquanto tolerarmos pacificamente a presença destes estranhos no ninho, estaremos mantendo ervas daninhas em nossos jardins. Enquanto deixarmos que pessoas que já fizeram propostas sexuais em nossos ambientes, que possuem 2 caras, entre outras coisas, continuem a fazer parte de nosso convívio naturista, estaremos mantendo os lobos junto aos cordeiros. Enquanto não dermos um basta e limpar de vez de nosso meio aqueles que estão lá apenas para satisfação sexual, iremos continuar a ter esta imagem negativa do naturismo.

Vemos claramente que muitos naturistas não querem se dar ao trabalho de ficar na entrada de uma área naturista e apresentar nossa filosofia para quem chega, no entanto, os casais de swing não perdem tempo e sempre são simpáticos e receptivos, se apresentando como naturistas aos novatos e posteriormente convidando para o swing. Este é o problema! PARTICIPAÇÃO!

Quanto mais os verdadeiros naturistas participarem, quanto mais os verdadeiros naturistas buscarem conversar com os recém chegados e apresentarem nossa filosofia de vida de forma clara, menos oportunidade os swingers terão.

Temos que falar abertamente para quem chega que, infelizmente, existem pessoas que não entendem o que é naturismo e buscam satisfazer seus desejos sexuais ali. E caso alguém com estas intenções chegue, que o recomendável seria comunicar-nos imediatamente.

Quando todos fizermos isto, os swingers terão menos campo para atuar, e certamente acabarão por se afastar de nosso meio, além do fato que os novatos sairão de lá com uma imagem bem melhor do naturismo e certamente comentarão que naturismo não é pornografia e swing.

É trabalho de formiguinha sim! É cada um fazendo sua parte! Não adianta a FBrN, os Clubes, as Associações fazerem ótimas reportagens nos veículos de informação e quando as pessoas chegarem aos locais verem que aparentemente nada daquilo é verídico (esta é a impressão que fica).

Isto é até pior! Teríamos que mostrar claramente na prática que todos sabemos respeitar o próximo, mas exigimos que todos respeitem a coletividade naturista. E que a coletividade naturista não aceita o sexo livre em nosso meio.

Gostaria que isto viesse a ser realidade, gostaria que isto mostrasse aos não naturistas a diferença entre ser naturista e ser swiger.

Não desrespeito os swingers desde que eles não venham fazer suas propostas sexuais dentro das áreas naturistas! Isto é que devemos proibir. Se desejarem clubes e praias de swing que criem suas áreas, só não venham roubar as nossas.

Querer fingir que isto não acontece, e não falar abertamente para os novatos que a realidade é esta, é tapar o sol com a peneira. Não adianta deixarmos de explicar tudo direitinho querendo vender uma imagem maravilhosa e paradisíaca, e depois a pessoa se decepcionar ao ver que nem tudo são flores. A imagem que ficará é que foi enganado.

Claro está que para as pessoas devidamente identificadas como lutadores pelo naturismo, estas propostas não são feitas. Óbvio! Os swingers não são bobos, e sabem bem a quem não devem fazer suas propostas. O problema é com os novatos, os inexperientes, os principiantes. Estes sim é que são abordados, e é com eles que devemos nos preocupar mais.

Expulsar alguém que já fez uma proposta sexual dentro de uma área naturista é parte de nosso Código de Ética e deveria ser empregado em todos os grupos, áreas e associações naturistas. Só assim mostraríamos que não aceitamos estas coisas. Não adianta dar uma segunda, terceira, quarta chance, não adianta querer que consigamos provas infinitas de que a pessoa está mal intencionada, se existe uma denúncia, o denunciado é que teria que provar sua inocência para poder continuar a desfrutar do privilégio de ser associado de nosso grupo.

Pensemos nisto, vamos participar mais, vamos incentivar que todos reprimam as atitudes sexuais em nossos meios. Só assim poderemos ter o naturismo de nossos antepassados índios, só assim poderemos ter o naturismo que existe no resto do mundo. Só assim teremos um naturismo onde nossos filhos e netos poderão vivenciar o que sempre desejamos.

Participação já!

Abraços

André Herdy

Rio de Janeiro- RJ

(enviado em 11/03/06)


Dicas sobre vinhos

Queridos amigos sempre fui um grande admirador da filosofia naturista e estou sempre em contato com a Naturis e forneço informações para ajudar na divulgação do movimento naturista no Brasil. E para os amigos naturistas que gostam de apreciar um bom vinho ou para os que amam os melhores vinhos do mundo visite o Site: www.magnaimport.com.br 

DICAS:

O Vinho Espumante Moscatel vai bem com: gelatinas, saladas de frutas, mousse de chocolate, bolos de frutas, banana caramelizada, doce de caju, doce de leite cremoso, rapadura tradicional, cocha de moça.

Os Vinhos do Porto vai bem com sobremesas à base de ovos, chocolate, frutas secas, doces de compota, nozes, amêndoas, figo, passas, ameixa, queijos de mofo azul (Roquefort, Gorgonzola).

Sugestão do amigo

Antonio Carlos F. da Silva (Toninho)

acf.silva@ig.com.br

(enviado em 10/01/06)


Vamos conversar com a Galheta

Queridos Affonso e Miriam

Não sabem as saudades, que estou sentindo dos grandes amigos, que fiz este ano. Foi realmente um grande prazer tê-los conhecido e passado dias maravilhosos neste paraíso que é a nossa GALHETA.

clique para ampliarEstou lhes enviando uma foto e espero que possam abri-la, sou eu e as gaivotas quase comendo na minha mão. Quero lhes contar que a minha despedida foi das mais emocionantes, pois dia 06/02 chovia muito e só eu estava na Galheta subi em uma pedra e gritei "A GALHETA É MINHA", logo após corri pela praia vazia de pessoas mas repleta de gaivotas e a chuva caiu torrencialmente, protegi minhas roupas em baixo de uma pedra e tomei o melhor banho da temporada, quase choro de saudades.

Felizes e abençoados são vocês que podem aproveitar desta beleza, onde Deus moldou com carinho. Muitos beijos e abraços do amigo!
 

João Luiz Bauer (Cataúcho saudoso)

reenviado por Affonso Alles

Florianóplois - SC

(enviado em 10/03/06)
 


Naturismo X Swing

Queridos amigos naturistas, Smilodom e Grace Cordeiro!

Smilodom, o que você relata que acontece com você, não se surpreenda, acontece com todos nós. Na verdade nós somos os pioneiros em adotar uma nova "filosofia de vida" e esse é o preço que se paga pelo pioneirismo. O naturismo no Brasil, talvez não tenha 20 anos oficialmente. Antes disso foram apenas tentativas de se adotar o naturismo, em geral, mal sucedidas. Não é fácil trocar de um sistema adotado há centenas de anos e esperar que todos o aceitem sem oferecer nenhuma resistência. Vai levar mais alguns anos, talvez mais algumas gerações para que essa filosofia de vida venha a ser aceita com a normalidade que nós gostaríamos que fosse aceita já nos dias de hoje. Alguém tem de lançar a semente e esse alguém somos nós nos dias atuais, portanto devemos ser insistentes. Só nós conseguimos adotar o naturismo como filosofia de vida, pois nós vivenciamos esses momentos e depois que pegamos o gostinho, é como cachaça, não largamos mais.

Quanto ao comentário da amiga naturista Grace Cordeiro, esta colocou em seu texto o que todos nós naturistas pensamos e sentimos, mas não conseguimos expressar com clareza. Parabéns Grace. Agora eu encontro argumentos mais fortes para justificar melhor aos não naturistas, o que na verdade eles estão perdendo.

Um abraço a todos.

Cacildo Krebs -

Colina do Sol - RS

(enviado em 10/03/06)


O senso comum é antinatural ?

Quando converso com amigos que não praticam naturismo eles se mostram cheio de pudores, uns perguntaram se ia rolar swing e outras coisas. Por o naturismo ser algo tão natural é dificil para eles se despirem sem intenção alguma, parece que tem que haver um objetivo a mais do que apenas se sentir bem sem roupa em um ambiente saudavel, desejam geralmente intensas emoções, e se isso não é oferecido há uma desmotivação clara.

Meus pais sabem que sou naturista, meus irmãos, meu sobrinho, meus amigos. Uma vez falei para minha chefa e ela comentou algo com uma amiga que me disse taxativa " até gosta de ficar nua" me recriminando não de um estado, pois eu não estou , eu sou naturista, tão intrinseco, como sou chata, divertida, ridicula, séria.

A coisa que mais me dá prazer na minha vida muitas vezes atribulada é correr para casa, tirar a roupa e tomar aquele banho gostoso, ou ficar na rede nua, lendo e revirando livros que gosto de reler, ouvindo músicas que gosto de ouvir. Tenho cuidados para não ferir outros que não aderiram, não tento forçar eles serem, como não ligo para os que questionam a minha escolha de ser. Acredito que o naturismo seja um encontro de algo muito bom consigo mesmo, por isso, não se pode forçar, quem realmente é naturista continua sendo, mesmo sozinho, mesmo acompanhado.

Fico muito triste quando vejo notícias em que tentam banalizar, tornar tão feio uma coisa tão bonita, de quando se precisa contratar segurança nas áreas por causa da curiosidade alheia. Seremos a nova aldeia do Admirável Mundo Novo? Na qual os tidos "civilizados" nos olharão como algo primitivo e sem nexo, mesmo que a nudez seja algo que sempre houve, que nasceu antes do pensamento do homem,e que virou objeto e etc. e ect.

A impossibilidade do homem fugir de si mesmo, das suas angústias, do seu desespero, do seu pudor, da sua felicidade, do seu presente, das horas. O começo do ser naturista começa no momento em que ele precisa expurgar todos as simbologias que existem, e se despir um pouco do que os outros vêem e sentir o que ele realmente é, um ser nu diante da imensidão do universo e mais nada.

Grace Cordeiro

(sem indicação de cidade)

(enviado em 10/03/06)


Faltou o OxenteNat

Boa Tarde Pedro,

A informação que foi enviada pelo Sr. André Herdy, listando os grupos e entidades naturistas oficiais, está incompleta,pois omite a presença do OxenteNat no cenário naturista brasileiro atual.

O nome do OxenteNat deve ser incluído

O Grupo Naturista OxenteNat existe desde 16 de janeiro de 2004. Somos a primeira "Entidade Virtual Naturista no Nordeste", ainda sem área ou sede própria, tivemos nossos esforços reconhecidos e estamos filiados oficialmente junto à FBrN desde 2005, portanto, seguimos as normas e princípios éticos do naturismo, promovendo encontros entre seus membros, emitindo passaportes naturistas e principalmente divulgando e incentivando o naturismo na nossa região.

Gostaríamos de salientar que o grupo OxenteNat faz um trabalho sério em prol do crescimento do Naturismo no Nordeste do Brasil. Um fruto recente desse trabalho foi a criação do primeiro grupo naturista no Recife, o RecifeNat (http://br.groups.yahoo.com/group/recife-naturista) coordenado pelo Gilson e a reativação do NatCeara (http://br.groups.yahoo.com/group/natceara), administrado pelo Marcos Fulfaro.

O endereço do grupo OxenteNat é: http://br.groups.yahoo.com/group/oxentenat/

A saber,os responsáveis pelo grupo OxenteNat são: Vanderlei Castresano, Helena Cavalcanti e Flaviano Augusto.

Qualquer dúvida ou sugestão escreva para os moderadores pelo e-mail: oxentenat-owner@yahoogrupos.com.br

Naturalmente,

Flaviano Augusto de Morais

Moderador do OxenteNat

(enviado em 8/03/06)


Dia Internacional da Mulher

- Neste 08 de março, Dia Internacional da Mulher, gostariamos de mandar um abraço naturista a todas as mulheres do BRASIL.

Luiz e Rosa

Recife - PE

luizrosarecife@uol.com.br

(enviado em 7/03/06)
 


Naturismo resposta ao Smilidom

Olá,

Suas dúvidas são muitas! Mas com toda certeza encontrará respostas para todas. Sugiro que se cadastre nos grupos virtuais naturistas, que são muitos, e comece a trocar idéias com essa turma que curte os bate-papos e troca de informações.
Se você ainda mora no nordeste, sugiro também que se junte à turma do Oxentenat, Recifenat e, quando possível, frequente Tambaba, PB
Creio que somente vivenciando o Naturismo poderá entender melhor para uma prática saudável.
Felicidades!

Maria Luzia

Vitória - ES

(enviado em 7/03/06)


Naturismo esquecido e incompreendido

Caros amigos naturistas,

Apesar de ser um naturista nato, de uns tempos pra cá tenho tido muitas dúvidas. Gostaria de compartilhar com vocês e pedir opiniões e críticas.

Desde muito cedo tive contato direto com a natureza e o natural (sempre que viajava ao interior do Maranhão). Lá todos da família costumam tomar banho de rio "in natura" independente de ser solteiro, casado, criança ou velho. A nossa família sempre foi assim... sem pudores, sem moralismos falsos e amantes da natureza. Não é raro acontecer de nos vermos trocando de roupas na frente de algum parente e/ou tomando banho juntos. Em casa, apesar de não conversamos sobre o assunto, também sempre estivemos bem à vontade.

Depois que casei (isso tem +-15 anos) esse contato com o naturismo foi literalmente castrado. Minha ex-esposa nem se quer queria tentar conversar sobre isso, muito menos querer conhecer. Passado os anos e depois da separação, tentei ter contatos com velhos amigos (naturistas) e para minha surpresa, a maioria havia mudado de opinião ou então não foram encontrados.

Para mim, naturismo é uma filosofia de vida (inteiração entre o divino, humano e natureza) e não um estado (um modismo). Assim surgiram algumas dúvidas:
. Não sei se estou certo, mas é natural ser natural?
. Por que os "não-naturistas" criticam tanto essa forma de viver?
. Quando falo sobre o naturismo, todo mundo já fala em desvio de conduta (me chamam de tarado). Acontece com alguém?
. Quando vou a casa de meus parentes mais próximos continuo com as mesmas práticas (tomar banho de porta aberta, andar sem roupas dentro de casa) apesar de perceber que eles não parecem compartilhar com o que vivemos no passado.
. Muitas vezes estou em casa (ao natural, é claro) e amigos (não naturistas) vêm me visitar, eles parecem ficar constrangidos e vão embora. Será que estou errado?
. Outro dia estava na casa de um casal amigo, e quando conversamos sobre naturismo, o marido logo foi falando que não topava essa coisa de "swing"... aff... isso foi horrível!!! nem entendeu do que se falava...

Bem... já perturbei demais os amigos...

Quem quiser e puder conversar sobre o assunto, estou à disposição.
 

MSN: smilodom@spymac.com

Um grande e fraternal abraço a todos

Smilodom

smilodom.brasilia@gmail.com

(enviado em 2/03/06)


Ajuda de Belém

Gostaria de colocar a minha foto também no OLHO NU, mas não tenho como tirar... Se alguém de Belém pudesse me ajudar com isso, agradeço.

Jori Rockas

Belém - PA

jori.rockas@terra.com.br

(enviada em 1/03/06)


Sugestão

Olá Pedro, primeiro quero parabenizar a direção desse jornal que na minha opinão é revolucionário e gostaria de fazer uma sugestão a exemplo da diretoria do Goiasnat, que proporcionou um encontro com pessoas que gostaria de iniciar a prática do naturismo e não tem oportunidade de frequentar uma praia ou clube naturista, portanto, fica a sugestão que esse jornal com todo o seu prestígio proporcione um encontro em São Paulo com pessoas que querem entender e praticar o naturismo, um abraço.

Mauri Bezerra

(enviado em 22/02/06)

 

Olá, Mauri. Muito nos honra ler sua opinião a respeito do OLHO NU, um jornal feito com muita dedicação e atenção. Porém não temos no momento, nem em futuro próximo, como atender sua sugestão de encontros para bate-papo naturista, patrocinados pelo jornal, principalmente fora do Rio de Janeiro, sua sede. de qualquer forma, fica a sugestão para outros grupos do Brasil inteiro que poderiam tornar estes encontros possíveis.


Grupo de nudismo no triângulo mineiro

Ola todos. Meu nome é Amilton, e em janeiro agora tive o prazer de frequentar a praia do Pinho por 4 dias. No inicio fiquei um tanto tímido, mas depois vi que é algo muito natural entre todos e fui bem aceito por todos. No final de contas me senti bastante a vontade (como quando fico nu em casa), e foi uma experiência gratificante, principalmente pela beleza do local e pelas pessoas que conheci. Gostaria de continuar a experiência e conhecer adeptos sérios do naturismo aqui na região de Uberlândia-MG. Também gostaria de saber se, em Minas, há algum lugar próprio para a pratica do naturismo.

Amilton

Uberlândia-MG

hollyfieldudi@gmail.com 

(enviado em 22/02/06)
 


Recife com novo grupo

Oi, Flaviano.

Que boa notícia saber do Recifenat! Será mais um Gilson a abrir um espaço naturista... o baby Gilson foi co-fundador da Barra Seca e o primeiro presidente na NatES... ficaremos na torcida para que o grupo daí cresça homogêneo e com os mesmos interesses e ideais...

Então vejamos....a partir de São Paulo, já temos o Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte... e em Sergipe já tem gente reunindo interessados (publicado no Olho Nu). Olha só vai ficar faltando Alagoas, Maranhão e Piauí. Aí estaremos com todos os estados da região sul, sudeste e nordeste cobertos com áreas naturistas, grupos ou associações.

Em Recife cheguei a conversar com o Paulo Sérgio Montenegro (há muitos anos) quando ele organizava grupos para irem a Tambaba. Infelizmente, perdi o contato com ele mas pode ser que publicando no meio naturista alguém possa dar notícias dele.
Muito obrigada pelas Nutícias...
 

beijos

Maria Luzia

Vitória -ES

(enviado em 16/02/06)


Naturismo em Sergipe

Resido em Aracaju/SE e aproveitando a abrangência do jornal entre os naturistas, gostaria de iniciar um processo de criação de uma área naturista no estado, carente de algo semelhante.

Podemos começar com um grupo pequeno em alguma casa ou sítio até que haja uma propagação e oficialização.

Já faço parte do grupo oxentenat, mas pessoas de qualquer estado serão bem-vindas para dar um apoio, pois Sergipe precisa quebrar certos tabus em relação ao naturismo e nada melhor do que aproximar tais áreas desse público em questão.

Aguardo retorno inclusive já tendo um outro companheiro empenhado neste desafio que também pode receber e-mails através do niltonfonseca2001@yahoo.com.br
Um abraço,

Marcos Henrique

Aracaju - SE

marcoshro@yahoo.com.br

(enviado em 16/02/06)


Site de Massarandupió

 

Há algum tempo existiam vários sites sobre a praia de Massarandupió/BA, no entanto hoje não encontro nenhum, o que dificulta tanto a divulgação do local como o acesso a informações dos que já conhecem como eventos e melhorias.

 

Se algum naturista souber de algum site sobre esta praia favor divulgar ou enviar direto para meu e-mail.
 

Um abraço

 

Marcos Henrique

Aracaju - SE

marcoshro@yahoo.com.br

(enviado em 16/02/06)


Nova pousada naturista

Ola pessoal do Jornal Olho Nu

Possuo uma Pousada na região de Atibaia/SP e através de indicações de amigos nudistas, surgiu um interesse em começar a trabalhar com grupos de nudistas, mas não sei bem por onde começar.

Talvez vocês poderiam me informar como eu poderia fazer para dar início a este processo, se existem normas e regulamentações, e quem eu posso entrar em contato para que essa idéia se concretize.

Grato

Gustavo Hidalgo

Atibaia - SP

gustavo@recantogeneve.com.br

(enviado em 15/02/06)


Reflexões sobre Nus X Vestidos

O problema de proibir a presença de vestidos em praias naturistas é o nosso desconforto legal. Ainda não temos uma lei que reconheça o naturismo no Brasil (alô, alô, Lei Gabeira...). Na verdade o que existe é a tolerância das autoridades. Constitucionalmente, só as Forças Armadas têm o direito legal de possuir/privatizar/resevar as praias brasileiras.

E isto deixa margem para abertura de processos que se levados às barras da lei, podem colocar em risco o naturismo brasileiro. Este foi o motivo daquele meu questionamento sobre a briga Nus x Vestidos: para onde estamos indo? Sendo as autoridades tolerantes com o naturismo não seria de bom senso ser tolerante com os vestidos? Isto não deve ser entendido como liberação da sacanagem em lugar público (que, como o naturismo, também não tem respaldo legal). A sacanagem sim, deve ser intensamente combatida, seja o tarado naturista ou não: basta juntar algumas testemunhas para expulsá-lo do grupo ou denunciar o vestido à policia. Alguém alguma vez já fez isso?

Agora, imaginem se um grupo de evangélicos solicitar uma praia naturista para um retiro carnavalesco e tiver seu pedido negado porque o local "é área naturista". E se eles entrarem na Justiça evocando falta de amparo legal para o fato, que lei nos socorrerá? A municipal que criou a área ou a Constituição? Com eles no Congresso isto não é impossível... Mas penso que se isto ocorrer, temos grandes chances de ganhar esta briga uma vez que, por mais paradoxal que isto possa parecer, os vestidos certamente se juntarão a nós para brigar pelo naturismo, pensando: estão querendo acabar com a praia onde gostamos de ir ver as pessoas peladas? Isso mesmo: alguns provavelmente se tornarão nossos parceiros (minha esposa, por exemplo...).

Enfim, espero que não estejamos cutucando a onça com vara curta. Concluo repetindo: espero que a Lei Gabeira resolva esta parada nas praias naturista do Brasil. Viva o naturismo!

Naturalmente

Carlos Sena

(enviado em 13/02/06)


Casamento

Não é esse o primeiro casamento Narurista, Já fui a um casamento natural na Rio Nat, (RJ). Organizados pelos noivos. O Cerimonial feito pelo Padre da Igreja Católica, onde após o cerimonial, o Padre também aderiu ao naturismo. Época em que o Presidente da Rio Nat era Sergio de Oliveira. Lembro-me que da Noiva Fátima. Aconteceu há mais de dez anos.

Abraços

Nei Valle

(enviado em 11/02/06)
 


Olho Nu é 1000

Oi, Pedro.

Você realmente é 1000!

Ficamos imensamente felizes em receber mais uma edição do jornal Olho Nu e com as matérias publicadas sobre a Barra Seca. Estão todas lindas! Já repassei e-mail para todos tomarem conhecimento.

Agora a pouco enviava outro e-mail, ao Flaviano, do Oxentenat, que me informou a criação de mais um grupo virtual em Recife. Daqui a pouco poderemos cantar: tá dominado, tá tudo dominado .......o Naturismo está crescendo!!!!!! E será a partir destes grupos virtuais que novas áreas surgirão, dominannnnnnndo.

Beijos calorosos da amiga

Maria Luzia

Vitória -ES

(enviado em 8/02/06)
 


Nus X vestidos

Só uma pergunta quanto a essa lei do Ministério Público:

Se eu posso entrar "vestido" na praia dos "pelados", eu posso entrar "pelado" na praia dos vestidos? Direitos iguais! ou não?

 

Moacir Alencar

(reenviado em 10/02/06)


 

Pegando o gancho do Moacir: se um cidadão brasileiro vestindo bermuda e chinelos de dedo, "descamisado", tentar entrar em um tribunal, uma câmara de vereadores, em uma sede governamental (que são todos espaços públicos), certamente será barrado. E nestes casos ninguém questiona; a explicação é que não se trataria de impedir o acesso ao cidadão, mas em estabelescer um traje mínimo vizando manter a respeitabilidade do local, em nome dos valores que este representa.

 

O mesmo princípio se aplica à praias naturistas. Ninguém pretende barrar o acesso ao cidadão, apenas fixar um traje padrão, só que nosso traje é a nudez! Traje este imposto em nome da respeitabilidade do local em função do que ele representa: a filosofia naturista em si. Com um detalhe: o traje que exigimos é muito mais democrático, uma vez que está alcance de todos, independente de suas posses...

 

Pelo menos é assim que encaro a questão.

 

Estevão Prestes

Curitiba - PR

(reenviado em 10/02/06)


Fotos de Barra Seca

Gostaria de parabenizar o Jornal pela forma com vem tratando o naturismo, já faz algum tempo que venho acompanhando mensalmente as edições e sempre encontro matérias interessantes e de bom gosto. Hoje tive o grande prazer de ver minhas fotos publicadas na matéria enviada por Maria Luzia, Acampamento com Luau em Barra Seca - NATVerão, Edição 65 - Fevereiro 2006.

Adalberto S. Quintal

.: ASQ :.

(enviado em 9/02/06)


A nudez protegida

Bom dia a todos e todas. Tenho duas perguntas:

- o que acharam do artigo da revista "Isto é" de 25 de janeiro sobre a "nudez protegida"?

http://www.aelcsa.org.br/artigo_visualiza.php?arcd_artigo=3547

- Não estou conseguindo entrar em contacto com naturistas de Belém do Pará: alguém tem conhecimento de algum grupo ou de algumas pessoas interessadas nesta cidade ou nesta região?

Um bom fim de semana.

Roberto de Valicourt

rdevalicourt@yahoo.com.br

(enviado em 28/01/06)


Barra Seca no carnaval de 2006 de Jucutuquara

Prezado Sr. James.
Secretário Municipal de Turismo da Prefeitura de Linhares, ES

Temos ido aos domingos assistir aos ensaios da Escola de Samba Unidos de Jucutuquara, que neste ano trará para a avenida um samba-enredo que fala sobre o município de Linhares. Também presente aos ensaios estava o amigo e companheiro Márcio Braga, presidente da NatES que administra a praia de Barra Seca, e que desfilará em uma das alas da escola.

E foi com muita satisfação e alegria que ontem, dia 05/02, vimos estampada a imagem da Barra Seca na camisa da escola de samba , com uma mulher nua sob o sol, tendo ao fundo a plataforma de petróleo.

Quando os queridos amigos Rosângela e Fábio Gama nos apresentaram a Barra Seca, em 07 de setembro de 1993, estávamos plantando o futuro, um futuro que virou presente, presente para todos nós capixabas.

Um pequeno trecho do samba-enredo:
" O brilho que está no ar faz cantar
Traz os tambores e rocas lá da floresta
O rio Doce e o mar, encantam o olhar
Linhares é nossa nação é nossa festa"

Naturalmente

Maria Luzia

Vitória -ES

(enviada em 6/02/06)


Contatos naturistas

Olá pessoal.

Sou de Aracaju/SE e gostaria de entrar em contato com naturistas daqui do estado pois sinto alguma dificuldade de encontrar e conversar sobre o tema, pois infelizmente ainda existem tabus nos sergipanos quanto a essa idéia.

Pretendo marcar encontros para formar turmas que possam ir à Massarandupió/BA e efetivamente discutir a possibilidade de criar uma praia oficial no nosso estado, que seja mais próxima de nós.

Aos poucos através do Jornal Olho Nu, tenho mandado mensagens com este propósito a fim de fortalecer um grupo naturista em Sergipe.

Eu e minha esposa esperamos ansiosamente pelos contatos. Um abraço.

Marcos Henrique

Aracaju- Sergipe

marcoshro@yahoo.com.br

(enviado em 5/02/06)


Parabéns

Grande Jorjão!

Meus parabéns!

A nova geração de naturistas no país já está aumentando. Crescendo e desenvolvendo em ambiente naturista hein? Quem diria. E ainda no Amazonas. Vai ser uma indiazinha nata.

Parabéns à família toda.

Cacildo - Colina do Sol

Taquara - RS

(enviado em 27/01/06)
 


Nasceu naturista !

Olá gente!

gostaria de avisar a todos vocês, com muita alegria no coração que:NESTE DIA 26 DE JANEIRO DE 2006, QUINTA-FEIRA, NASCEU, NESTA CIDADE DE MANAUS, AMAZONAS, A CAROLINA BANDEIRA DA SILVA, FILHA DE VIVIANE BANDEIRA DA SILVA E JORGE BANDEIRA DO AMARAL, ÀS 20:23min. NA MATERNIDADE UNIMED.

QUEM PRIMEIRO PEGOU NA CAROLINA FOI O DOUTOR GERSON MOURÃO. ELA, COMO BOA NATURISTA, NASCEU NUAZINHA!

OBRIGADO PELAS BOAS ENERGIAS DE TODOS VOCÊS!

Jorge Bandeira do Amaral

Manaus - AM

jotabandeira@yahoo.com.br

(enviado em 27/01/06)


Praia em Sergipe

Pedro, sou naturista do estado de Sergipe, adoro o Jornal Olho Nu e li em uma das edições que existe boa possibilidade de surgir uma praia naturista em terras sergipanas.
Gostaria que me passasse melhores informações, pois seria genial que isso acontecesse, já que o local mais próximo que frequento é Massarandupió/BA e sinto muita falta de divulgação da praia e por isso o grupo de naturistas se torna pequeno, sem contar que neste aspecto o sergipano, que é meio travado em relação à nudez, utiliza esta distância como obstáculo para praticar o nudismo.

Portanto, eu, minha mulher e os futuros naturistas sergipanos agradecem.

Marcos Henrique

Aracaju- SE

marcoshro@yahoo.com.br

(enviado em 22/01/06)


Nós nus na NET

Caros amigos naturistas:

Não sei até que ponto nossa privacidade está sendo agredida e nossa imagem sendo revelada fora do mundo virtual naturista, por meio dos sites de busca. ( façam o teste abaixo). O fato é que alguns colegas podem considerar perigoso ter sua imagem naturista (nu/nua) pesquisada e exibida na internet por curiosos e, o que é pior, com o seu nome ali identificado.

Explico: usando o Google ou o Yahoo, é possível descobrir se vc tem alguma foto nu/nua na internet, bastando que seu nome esteja associado à imagem. Portanto, se vc pretende ter sua privacidade preservada é imperioso, ao permitir a publicação de sua foto nu/nua no site de seu grupo, tomar cuidado para que seu nome não fique associado à imagem, caso contrario, ela será facilmente encontrada ao ter seu nome digitado nos sites de busca da internet.

Para exemplificar, façam o seguinte TESTE:

1. Abra o Google
2. Ative a busca de imagens, clicando no botão Imagens
3. Digite seu nome e/ou sobrenome no campo Pesquisar
4. Clique no botão Pesquisar Imagem para dar inicio à busca. Abra cada página encontrada para ver se encontra alguma foto sua...

Segue anexo as imagens (nus) que encontrei usando o meu sobrenome Sena,

Clique sobre a figura abaixo para ampliar:

No anexo, é fácil constatar que o fato foi decorrente de alguma noticia publicada pelo site www.pelados.com.br que, inadvertidamente associou meu nome e o do amigo Jorge Bandeira à imagem, ao incluir nossos nomes no texto da informação.
A imagem por si só parece não representar nenhum perigo, porquanto, além de autorizar a publicação, tomamos o cuidado de liberar somente imagens que não permitam a identificação de nossa pessoa. O problema é que alguns podem considerar inconveniente ( e com justa razão) a identificação do naturista por meio do nome associado à imagem. Também, é importante frisar, que a solução do problema não cabe ao Google e sim, à quem publicou a imagem associada ao nome, no caso o site "Pelados".

Quanto a mim, ainda não vejo nenhum problema ter minha imagem revelada no Google. O problema é o uso indevido da minha imagem por algum inimigo publico...

O que fazer? Opiniões e comentários serão bem-vindos.

OBS: Refiz o teste agora, usando o sobrenome Sena e nada encontrei. Mas encontrei as mesmas imagens usando Carlos Sena. Outro ponto a considerar: encontrada a imagem, o Google mostra o endereço do site que publicou a foto. Clicando no endereço
o Google abre o site mostrando novas fotos...

Carlos Sena

(enviado em 22/01/06)


Ah, se Brasília fosse Abricó

Caro amigo Pedro...

- A respeito da matéria Charge do Jornal O DIA , enviada pelo André e Mauro em 04 Jan 2006, eu a complementaria dizendo que se todos os políticos brasileiros fossem naturistas, ficaria mais difícil de haver mensalão e de se transportar dinheiro em cuecas. Abraços naturistas a todos.

Luiz/

Recife - PE

(enviado em 22/01/06).
 


Eficiência no anúncio

Pedro, boa tarde.

Tenho recebido muitos e-mail's depois que você publicou meu anúncio no classificados, quero te agradecer de coração. A comunidade naturista é simplesmente Surpreendente.

Gostaria de sugerir a vc que criasse um quadro em seu jornal, sobre a gastronomia natural, orientação para naturistas iniciantes, dicas para suportar o verão, etc e tal. eu poderia colaborar se você quiser, claro!!!
 

um abraço Natural

Rui Barbosa

(enviado em 16/01/06)


Resposta a Piero sobre Galheta

Caro Piero,

Apreciei seus comentários sobre a Praia da Galheta e suas sugestões para a AGAL.

Informo que, apesar dos nossos insistentes pleitos anuais, não conseguimos até hoje nem presença policial nem salva-vidas e nem mesmo fiscalização ambiental regular. Mesmo assim, graças ao trabalho persistente e voluntário dos Amigos da Galheta, a praia está limpa e maravilhosa e a tranquilidade de hoje contrasta com a insegurança e as frequentes agressões da década passada. Nesta temporada já atendemos a 11 ocorrências de possível afogamento.

Não é de admirar que os homossexuais, excluídos e discriminados em tantos lugares, mesmo naturistas, se sintam bem no clima democrático e livre da Galheta. Uma cantada de um gay assusta muito mais o público masculino do que as mulheres, acostumadas ao assédio masculino.

Eventuais furtos ocorrem em qualquer praia, mesmo com policiamento ostensivo, bem como atitudes vulgares. Não temos autoridade nem força policial e tentamos dar nossa contribuição educacional para inibir estes comportamentos geralmente vinculados à repressão histórica da nossa sociedade.

Embora haja gente interessada em limitar o naturismo a certos espaços da praia, sustentamos que o nudismo deve permanecer livre em toda a sua extensão. Isto não impede que o público prefira o extremo norte, junto aos sítios arqueológicos, mais protegido do vento nordeste e com um mar mais mansinho. Concordamos que a presença naturista mais intensa no início da praia seja interessante para constranger vulgaridades, mas não podemos exigir isto de ninguém.

O que mais nos preocupa é a devastação da restinga e vegetação do parque, pisada e invadida pelos que buscam esconderijo para intimidades dentro da reserva florestal do parque, quando deveriam restringir suas atividades sexuais saudáveis ao ambiente privado.

Abraços,

Affonso Alles - pres. AGAL

a.alles@uol.com.br

(enviada em 21/01/06)
 


Mensagem de Apoio à Galheta

Estivemos na praia da Galheta em janeiro de 2006 como fazemos já alguns
anos; e voltamos renovados para casa diante de tantas maravilhas que podemos presenciar neste maravilhoso paraíso de belezas naturais e gostaríamos de ressaltar nosso apoio à Associação AGAL a qual vem lutando para preservar este paraíso reservado contra interesses próprios e particulares.

Atenciosamente!

Amigos de Itapeva SP.

(enviado em 20/01/06)


Abricó na mídia internacional

Bom dia,

A praia do Abricó continua na midia nacional, mas agora chegou a midia INTERNACIONAL!

Vejam!

ESTADOS UNIDOS

http://www.thedailyjournalonline.com/article.asp?ArticleId=215600&CategoryId=14090

 

ARGENTINA

http://www.ciudad.com.ar/ar/AR_Nota_2005/0,3813,3363,00.asp

 

Parabéns mais uma vez a todos os naturistas que fizeram do Abricó este sucesso!

 

Elias Alves Pereira

Presidente da FBrN

Federação Brasileira de Naturismo

Visitem nosso site: http://www.fbrn.com.br

(enviado em 13/01/06)


Procede informação ?

Não podemos permitir a entrada dos "urubus" no nosso reduto. Quem não quer se despir que vá procurar outras praias.!!! Procede mesmo a informação da proibição do naturismo obrigatório na praia do Pinho ?

Maria Julia

Florianópolis - SC

esd@esd.com.br

(enviada em 12/01/06)
 


Os sem carros

Gostaria de fazer algumas observações sobre a carta do leitor Antonio Carlos Fonseca. Creio que ele encontra a mesma dificuldade que eu pra praticar o naturismo em entidades fechadas, mas em praias como Abricó a maior dificuldade é de acesso e não de custo, principalmente para quem não
tem carro como eu.

Tenho que pegar dois ônibus pra chegar a Abricó; De Acari até Cascadura e
de Cascadura até o Pontal. Daí é Viação Canela. Sobe morro, desce, sobe morro até Grumari.

Em termos de custos, frenquentar Abricó é tão barato como outra praia  qualquer... até mais barato por se economiza sungas, biquinis,etc...

Talvez pessoas como eu e Antônio, que moramos longe possamos resolver nossas dificuldades de acesso se conseguirmos contato com naturistas que possuam carro com os quais possamos rachar o combustível ou uma KOMBI especial que leve grupos previamente organizado pelo menos da Barra ou Recreio até Abricó.

De qualquer maneira a gente já pode fundar o M.N.S.C. Movimento dos Naturistas Sem Carro pra sensibilizar a companheirada naturista motorizada.

No mais to conseguindo reservar ao menos, meus domingos pra ir para Abricó.

Quanto à Campanha de Cada Naturista Levar Um Naturista Novo acho que é mesmo uma boa idéia de popularizar o naturismo, aumentar o número de adeptos principalmente uma oportunidade até para que cada 'iniciador' seja também um "educador" e formador desse novo naturista. Talvez até seja importante conversarmos como essa "Formação de Quadros Naturistas" pode ser feita não só em quantidade como principalmente em qualidade.

Um beijo!
Saudações Naturistas!
Vanderley de Cunha
Poeta e Animador Cultural

Deley de Acari

Rio de Janeiro - RJ

(enviado em 11/01/06)


Abricó na Mídia

Galerinha,

sem querer ficar elogiando demais a praia do Abricó, me sinto mais uma vez honrado em informar que ela continua na midia escrita e televisiva brasileira.

Hoje novamente (como vem acontecendo todos os dias desde o início do verão) a praia do Abricó esteve reportada nos jornais do Rio de Janeiro. Hoje o Jornal O Dia fez mais uma reportagem sobre a segurança da praia e comparou com praias como Ipanema e Copacabana onde não existe segurança para os banhistas.

Também foi a vez do Jornal do Brasil ir até o Abricó para fazer uma reportagem sobre a praia para a edição de amanhã.

Falando sobre TV, a Rede Record esteve hoje na praia do Abricó e fez uma reportagem que irá ao ar ainda hoje em cadeia nacional no JORNAL DA RECORD as 20:30.

O reporter ficou muito impressionado ao tomar conhecimento da existencia de um grupo tão organizado com uma federação internacional, uma federação nacional e as associações locais. Ficou impressionado de não haver dinheiro público envolvido e mesmo sendo "auto-sustentada" funcionar tão bem.

Gostou de saber que existem 9 praias oficiais e 28 grupos regionais que oficialmente são naturistas, gostou de ver como o respeito ao próximo é fundamental no naturismo e como conseguimos um ambiente tão saudável.

Gostou de ver familias inteiras nuas brincando e tomando seu banho de mar com total segurança e definitivamente concluiu que isto deveria ser o natural dentre os brasileiros já que por nossa 'origem' indígena deveriamos viver mais desta forma.

Também concordou plenamente que a erotização da sociedade brasileira foi imposta pelos colonizadores e que infelizmente fez com que a nudez que é o estado natural do ser humano se tornasse algo "sujo" e "vergonhoso".

Ressaltou as palavras da carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei de Portugal onde nitidamente mostra que a erotização estava na cabeça deles e não na inocencia dos nossos antepassados.

Acredito que realmente este verão de 2005/2006 será o grande verão do NATURISMO no BRASIL. Vejo claramente que mais do que nunca toda midia está voltada para o naturismo como a verdadeira valvula de escape para esta podre sociedade textil. Vejo que as reportagens e até mesmo a própria população está mais consciente do que é naturismo e certamente já aceita bem mais o nosso estilo de vida (muitos até aderindo ao mesmo).

É isto ai! Parabéns a todos os verdadeiros naturistas do Brasil. Parabéns para todos os dirigentes do naturismo do Brasil, parabéns para todos os heróis que lutaram para que o naturismo brasileiro fosse o que é hoje. Parabéns para as figuras históricas do naturismo Brasileiro que em épocas tão adversas não se deixaram levar pelas dificuldades e até morreram por nosso ideal. Destaco nitidamente a Luz del Fuego, Celso Rossi, Paulo Pereira, Sérgio Oliveira e Pedro Ribeiro, que conseguiram tornar realidade o que existe hoje, sem me esquecer dos ex-presidentes da FBrN Alexandre Tsanaclis e Maria Luzia e o atual presidente Elias Pereira.

Destaco ainda que na próxima edição da revista ISTOÉ irá sair outra bela reportagem sobre a praia do Abricó. Vale a pena conferir.

abraços

André Herdy

herdy@netway.psi.br

(enviado em 10/01/06)


Galheta

Prezados Amigos,

Estive na Galheta esta semana (03/01/06) e apesar de torcer para que a associação local (Amigos da Galheta) tenham sucesso em sua busca de um espaço para o naturismo , gostaria de colocar algumas observações de situações que arranham a imagem desta maravilhosa praia.
 

A Praia é maravilhosa, talvez uma das mais bonitas de Florianópolis, mas a frequência de pessoas com atitudes vulgares na praia não combina com o lugar. Presenciei ocorrências de furtos no local de ladrãozinhos que aparentemente são "conhecidos" de todos. Como pode? Estes tipos ficam indo e vindo pela praia a procura da oportunidade para roubar. A Frequência é predominantemente de homossexuais (nada contra) mas acho que isto inibe um pouco o público familiar e feminino. Atitudes vulgares são praticadas próximos às pedras à vista de todos.

Gostaria de saber da associação como fará para inibir esta prática (tanto dos furtos como as atitudes vulgares). Acho que não basta a associação se colocar em um canto da praia sendo que todo o resto contribui para difamar este movimento como um todo. Como disse anteriormente, torço para que os Amigos da Galheta conquistem seu espaço mas o que eu sinto é uma desorganização e ausência de atitudes que poderiam melhorar o lugar.

Um abraço a todos, Piero.

Piero Amalfi

pieroamalfi@hotmail.com

(sem indicação de cidade)

(enviado em 9/01/06)
 


Parabéns pelo jornal

Parabéns pelo belo jornal que fizeram. Admiro pelo conteúdo que possui, sem vulgaridade, fazendo contribuir para multiplicação do naturismo.

Diogo Daumas

Magé- RJ

(enviado em 4/01/06)



 

Contatos

OFICINA DA PALAVRA

Compas Naturistas,

Sou poeta e animador cultural.

Freqüentador eventual da Praia de Abricó, já que, quase sempre, nos fins de semana, tenho atividades na minha comunidade onde mantenho uma oficina de handebol e coordeno um projeto de cultura hip hop.

Estou escrevendo pra vocês para me colocar a disposição como animador cultural da Oficina da Palavra.É claro que, de forma voluntária e sem custos para as/os compas interessadas/os.

Oficina da Palavra constitui-se numa série de exercícios, técnicas de criação oral, escrita, gestual e visual, brincadeiras e jogos lúdicos.
Da Oficina da Palavra podem participar qualquer pessoa: phds, analfabetos, jovens, mulheres, velhos, crianças,etc...

No antigo Instituto Cajamar da CUT em Sampa, cheguei a dinamizar essa oficina para um grupo formado por índios latinos, sindicalistas da USP e militantes metalúrgicos.

Como na verdade, a oficina reúne, técnicas de teatro, de dança, de criação escrita e oral, de artes plásticas, torna-se possível "trabalha-la" com grupos ecléticos e em espaços fechados quanto ao ar livre: Salas,salões, sítios, praias, etc

Dependendo dos objetivos e metas que os grupos desejam alcançar, requer pouquíssimos e baratissimos recursos materiais.

A Oficina da Palavra pode ser usada:

Para criar textos escritos,poesias, frases, etc... individuais e coletivos, para ficarem entre os próprios membros do grupo, serem divulgados, publicados, dramatizados,etc...

Ou a Oficina da Palavra pode servir simplesmente para integrar e estimular a ajuda e o respeito mútuos,a solidariedade e o companheirismo entre pessoas encontros, seminários, eventos ou atividades recreativas e de lazer cultural,etc...

As pessoas, grupos e entidades naturistas que estiverem interessados é só entrar em contato.

Deleydeacari@yahoo.com.br Tel. (21) 8165 9589

Um abraço.

Deley de Acari.

Poeta e Animador Cultural.

Rio de janeiro - RJ

(enviado em 11/09/06)


AMIZADE COM NATURISTAS DE BH

Procuro pessoas naturistas da região de Belo Horizonte e Minas Gerais para amizade.

Jorge

jorgebh@bol.com.br

(enviado em 11/09/06)
 


Procuro companhia feminina

Oi amigos estou à procura de uma mulher bem resolvida, alto astral até 35 anos, para curtirmos juntos a belíssima praia do ABRICÓ, sou solteiro, empresário da região serrana, grisalho tenho 39 anos 1.90, olhos verdes, pratico NATURISMO há muito tempo, tenho até carteirinha.

Sinto dificuldade de conhecer pessoas que gostem desse estilo de vida, porque será ?

Não consigo ficar mais numa praia cercado de gente que não esteja pelada !

Elbio Jaime

Rio de Janeiro- Rj

atack_z@yahoo.com.br

(enviado em 30/08/06)


Conhecer naturistas de Campinas

GOSTARIA DE CONHECER CASAIS DA REGIÃO DE CAMPINAS QUE PRATICAM NATURISMO SÉRIO. SWING E DROGAS EU E MINHA ESPOSA NÃO TEMOS NADA CONTRA, MAS NÃO CURTIMOS. ESTAMOS A FIM É DE CONHECER NOVOS NATURISTAS.

CARLOS MANOEL

CAMPINAS - SP

m_silva10@ig.com.br 

(enviado em 24/08/06)


Naturistas procurados

Perdemos o contato com os amigos Carlos Henrique e Celeste que moram em Volta Redonda. Já estivemos lá e não conseguimos encontrá-los, e não temos mais o telefone. Agradecemos por informações. Contatos pelo email marialuzia.vix@bol.com.br

Maria Luzia e Gilson

Vitória - ES

(enviada em 12/08/06)


Conhecer pessoas do Pará

Gostaria de receber fotos do local, para poder saber como vocês se sentem, enfim, fazer parte do grupo naturista, na minha cidade, (Natal, PA), ou perto daqui.

Gostaria também além de receber fotos, algumas informações.

obrigado.

José Pedro Aguiar

Natal - PA

pedronox@hotmail.com

(enviado em 6/08/06)


Quero fazer parte de uma comunidade naturista

Gostaria de saber como poderia fazer parte de uma comunidade naturista,
pois sempre tive vontade de conhecer, porém nunca tive uma oportunidade.
Agurado retorno,
Obrigado.

Pedro Rodrigues

sem indicação de cidade

pedrosantos@ferrabrazbecker.com.br

(enviado em 28/07/06)


Naturismo em Colômbia

Deseo conocer sobre organizaciones naturistas en Colombia, preferiblemente en el departamento de Risaralda.

Muchas gracias

Luis Carlos

Pereira- Colômbia

clase58@hotmail.com

(enviado em 19/07/06)


looking for friends

Hi, I am looking for some body, nudis friend in San Salvador, El Salvador Centro America. I hope some body can answer me, if you speak spanish is better, thanks you.

Jose Fer

(31 anos)

San Salvador - El Salvador

jfmedranom@hotmail.com

(enviado em 15/07/06)


Conhecer naturistas

io espero conocer gente naturista o nudista ya que aki no existen.

Javier Cornejo

(23 anos)

San Salvador - El Salvador

dejabujabier@gmail.com

(enviado em 9/07/06)


Quero participar

ola queria saber como faço para participar de uma comunidade naturista... Onde tenho que me cadastrar, receber e-mail, de outros participantes, me informar onde há um grupo de naturista na minha cidade...

Adriano Paim

24 anos

Cuiabá - MT

adrianoboemia@hotmail.com

(enviado em 11/07/06)


Saber mais sobre os Naturistas Desacompanhados

OLA AMIGOS DO OLHO NU !!!!!!!!!!!

TUDO BEM A VCS...

BEM AMIGOS, GOSTARIA DE SABER ALGO SOBRE O GRUPO DE NATURISTAS DESACOMPANHADOS. QUERO SABER ALGO LOCAL E A NÍVEL DE BRASIL.

E TAMBÉM..... GOSTARIA DE CONTATO COM NATURISTAS DE TODO BRASIL E DO MUNDO. MEU CONTATO é eugenio.fran@hotmail.com. E NATURISTAS DE SALVADOR E REGIAO SAO MUITO BEM VINDOS.

E AGRADECO PELO JORNAL A QUALIDADE ESTÁ CADA VEZ MELHOR PARABENS A TODOS DO OLHO NU.

Eugênio Francisco

Salvador - BA

eugenio.fran@hotmail.com

(enviado em 10/07/06)


Preciso entrar em contato com...

GOSTARIA QUE OS AMIGOS EDUARDO MENDES E SERGIO CAPILLE, ENTRASSEM EM CONTATO COMIGO.

SOU EUGÊNIO NATURISTA DE SALVADOR-BA eugenio.fran@hotmail.com, ME DÊ UM RETORNO, MUITO OBRIGADO E PARABÉNS PELAS MATÉRIAS E TODO O JORNAL É DE UMA QUALIDADE MUITO BOA.

Eugênio Francisco

Salvador - BA

(enviado em 3/07/06)
 


Conhecer lugares naturistas do Brasil

Estimados amigos

escribo vcs desde españa y estou interesado en lujares donde praticar el naturismos no Rio e Brasil. e conocer amigos o grupos

Atentamente

Luis Gonzaga

España

turipc@yahoo.com.br

(enviado em 10/05/06)


Conhecer naturistas de Baurú

olá,

somos um casal da região de Baurú, interior de São Paulo, gostaríamos de manter contato com naturistas da nossa região.

Paulo

Baurú- São Paulo

bru550@yahoo.com.br

(enviado em 8/04/06)
 


Local para a prática do naturismo

Senhores,

Possuímos uma área no interior de sp.(100km da capital) apropriada para a prática do naturismo. Gostaria de parceria para montar uma infra estrutura básica.

Interessados favor responder por e-mail.

Obrigado

Walter Lourenço

walterlourenco@itelefonica.com.br

(enviado em 6/04/06)
 

Gostaria de me associar

EU GOSTARIA DE ME ASSOCIAR COM OS GRUPOS MAS ENCONTRO DIFICULDADE,QUAL SERIA A MELHOR FORMA. MORO EM CUBATÃO SP, QUERO PARTICIPAR DOS MOVIMENTOS É BACANA, VOCES PODERIA ME AUXILIAR DE ALGUMA FORMA.

OBRIGADO E AGUARDO RESPOSTA

IVALDO

ivaldobrito@ig.com.br

(enviado em 10/03/06)

Entre nos sites do SAMPANAT www.sampanat.com.br ou do NIP (Naturistas do interior paulista) http://www.mundonu.com/nip e entre em contato com eles.

De repente você consegue marcar um encontro.

 


Contatos no Orkut

Pessoal, quem estiver no Orkut e desejar me adicionar seguem aí os dados:

 

Fernando Pelotto

peipou@gmail.com

 

Aguardo contatos para trocarmos idéias

Um abraço

(enviado em 9/03/06)

Vendas

Propriedade em Saquarema (RJ)

Queridos Amigos,

Unindo o útil ao agradável, como estamos voltando para Santa Rita do Sapucaí-MG, colocamos nosso sítio à venda e, devido às suas características, pode facilmente transformar-se em um sítio Naturista e, por essa razão, envio-lhes esta mensagem.

Anexo apenas algumas fotos do local, se existir alguém interessado é só pedir que envio mais fotos.

Tem ele várias qualidades, ótima localização em bairro nobre, a apenas 300 metros de pista asfaltada, luz de cooperativa trifásica, 2 poços semi-artesianos com vazão de 2 mil litros/hora, sem vizinhos, casa de caseiro, e está localizado em Saquarema-RJ (Região dos Lagos).

Peço aos meus amigos que transmitam esta informação a quem possa se interessar, ok?

Um grande abraço a todos,

Naturalmente,

Jorge e Jane Déster

jjdester@galpoesecia.com.br

(enviado em 18/02/06)
 

Contatos

Naturistas mineiros

Olá, sou de contagem/MG e gostaria de conhecer naturistas aqui da Grande BH, principalmente de Contagem e BH, para nos conhecermos, fazer amizades e fortalecer o naturismo nesta região, já que eu não vejo quase evento algum por aqui.

Jorge Eustáquio.

Contagem - MG

samuelcernunnos@gmx.net

(enviado em 9/02/06)

Tocantins

Obrigado pela atenção, e continuo aguardando caso você tenha algum contato com Tocantinenses, repasse para mim.

Grato,

Edson Aguiar

Palmas-TO

edson.aguiar@bol.com.br

(enviado em 28/01/06)

Novas amizades

Olá meu nome é Marcelo, sou casado, e estou querendo fazer novas amizades com casais naturistas do Vale do Paraíba e região de Taubaté, para futuros encontros e estreitamento do laço de amizades entre todos, e também de mulheres solteiras,que queiram saber mais sobre o naturismo e nos conhecermos pessoalmente em futuros encontros.

MARCELO

Taubaté-SP

marcelolabinas@ig.com.br

(enviado em 24/01/06)


Trocar fotos

Tudo bom!

Meu nome é Rosana. Moro em São Paulo, sou casada. Pratico nudismo regularmente, exclusivamente em praias, tais como: Trancoso (BA), Parati-Mirim(RJ); sem contar Búzios.
Mande também suas fotos.

Abraços.

Rosana

Quilemetite@aol.com

(enviado em 4/01/06)

 


voltar para seção CARTAS ANTIGAS

voltar às mensagens atuais

 



Olho nu - Copyright© 2000 / 2007
Todos os direitos reservados.