') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°227 - Outubro de 2019 - Ano XX

Anuncie aqui

VIII ENNN - a essência do naturismo

 

Os Elos do Naturismo serão discutidos, e deverão ser cumpridos pelas entidades natruistas

O Território Macuxí e a praia de Tambaba foram palcos do VIII Encontro Norte-Nordeste de Naturismo e do 12º Tambaba Open, eventos oficias da Federação Brasileira de Naturismo, que ocorreram no período de 06 a 08 de setembro de 2019, no município de Conde/PB, cuja temática central do Encontro foi “Enraizando o Naturismo: Saúde, Natureza e Qualidade de Vida”.
 

Na programação, dentre as várias atividades como vivências, plenária, ato solene de lançamento da sede da FBrN, entretenimentos, eventos culturais e festivos, ocorreu paralelamente a tradicional competição de Surf Naturista, o Tambaba Open, que desde 2008 é realizado na praia de Tambaba, sendo uma referência internacional.
 

Um bom público entre naturistas, surfistas e dirigentes de organizações naturistas da região Norte-Nordeste e de outras regiões do país estiveram presentes nas duas áreas de eventos e reuniões.

 

O Território Macuxi, propriedade privada em meio a mata, rio e lago, foi a sede social do Encontro, onde se reuniu e se hospedou a maioria dos participantes do evento.

 

O objetivo maior do ENNN, que é realizado todos os anos em diferentes locais das regiões Norte ou Nordeste, é reunir dirigentes e naturistas em geral que residam ou participem de agremiações naturistas destas regiões, para debaterem assuntos de interesse para o desenvolvimento do Naturismo. No entanto representantes e visitantes do Brasil inteiro ajudaram a abrilhantar ainda mais o já brilhante clima fraterno, simpático e informal que exala de todos os locais, o que propiciou a integração de todos os presentes no evento.

 

img: Marisa Fraga

A cerimônia do Toré encerrou as atividades da primeira noite

A partir da sexta-feira, à tarde, começaram as inscrições para o VIII ENNN, com taxa de inscrição no valor de R$ 60,00 (sessenta) reais, com desconto para naturistas possuidores do Cartão INF com o selo vigente. A partir daí os que ficariam hospedados no Território foram levados aos seus locais previamente reservados. Havia hospedagens coletivas masculinas e femininas e quartos duplos, todos instalados em contêineres especiais, ou podia-se também acampar. E à noite, o primeiro compromisso: o jantar coletivo e roda de música com muita alegria e descontração. Depois o Cacique Peruanã convidou todos para participar da cerimônia do Toré em torno da fogueira

 

img: Pedro Ribeiro

O professor André Piva e suas alunas vieram ao vento fazer uma pesquisa

O sábado amanheceu chuvoso, mas com a temperatura bem agradável. A chuva obviamente atrapalhou a primeira atividade prevista, o amanhecer na Ponte do Lago com ioga. O objetivo era ver o nascer do sol, às 5 da manhã, mas poucos intrépidos encararam a chuva. Mais tarde uma sineta anunciava que o café da manhã estava posto e era hora de levantar da cama. No lugar da Ioga, logo depois do Café, o salão foi arrumado para uma necessária sessão de alongamento físico que atraiu grande número de participantes.

 

img: Pedro Ribeiro

Carlos Santiago abriu oficialmente o VIII Encontro Naturista Norte-Nordeste de Naturismo na manhã de sábado.

img: Marisa Fraga

A mesa foi composta pelos representantes das associações naturistas das regiões, mais o presidente da FBrN

Com um pouco de atraso, logo após os exercícios, foi feita a abertura oficial do VIII Encontro Naturista Norte-Nordeste, coordenado por Carlos Santiago, presidente do Movimento Nu, que convocou o presidente da Federação Brasileira de Naturismo e os representantes oficiais de cada entidade das regiões para comporem a mesa e fazerem seus discursos de boas vindas.

 

Neste momento chega ao evento o professor André Piva, da Universidade Federal da Paraíba, juntamente com três alunas para realizar uma pesquisa para conseguir subsídios para um trabalho acadêmico sobre Naturismo. Ele também é profissional de jornalismo e conhece a praia de Tambaba desde sua criação como área naturista há mais de 25 anos, a tendo frequentado como jornalista e como pesquisador por vários períodos, mas nunca se considerou um naturista. Ele foi autor de diversas matérias sobre naturismo publicadas em grandes veículos de comunicação e em sua revista própria  "Alternativa - Universidade hoje".

 

A esta altura, os horários previstos já estavam comprometidos. Já eram quase 11 horas quando começou a caminhada pelas trilhas curativas, com direito a banho de lama, explanações sobre a botânica local, passeio pelo lago, banho de rio e manifestações espiritualizadas em torno de um exuberante cajueiro que, aliás, mais tarde seria palco do esperado casamento naturista. O tempo continuava instável, com chuvas e aberturas de sol forte alternadamente. A fome apertava de novo no final da extensa trilha.

 

img: Pedro Ribeiro

A sineta tocava e logo afila se formava em torno da mesa das refeições

Novamente a sineta informava que mais uma refeição estava pronta, era o almoço que nos esperava. Após este intervalo novas atividades programadas tiveram seus momentos. O Cacique Peruanã da tribo Kariri-Xocó trazido diretamente da Bahia do Portal Tupinambá fez apresentação de instrumentos e objetos indígenas. Em seguida a palestrante Gisela Normandia, pernambucana, psicoterapeuta, naturopata, especialista em alimentação biogênica apresentou dados e informações chocantes sobre alimentação natural e saudável, fazendo a plateia  participar ativamente.

 

Estas duas palestras duraram muito mais do que o previsto na programação, fazendo com que a Plenária do VIII ENNN começasse quase às 17 horas, horário previsto para o Casamento Naturista. Então não houve tempo para a conclusão da plenária e ela foi transferida para a manhã de domingo.

 

img: Pedro Ribeiro

No centro os noivos cercados pelos padrinhos e madrinhas e pelo celebrante da cerimônia

O ritual do Casamento Naturista teve início quando já estava escuro. Várias lanternas de de vela forma espalhadas pelo caminho que levou até o grande Cajueiro, que tem um sentido místico para os moradores do território Macuxi. Lá foi montado uma pequena capela, onde se posicionaram os noivos, os padrinhos e madrinhas e o celebrante da Cerimônia. Em torno dessa instalação e do grosso tronco do cajueiro se posicionaram todos os convidados.

 

Thiago e Gidrelle foram os jovens noivos que se uniram na celebração. Os dois já vivem juntos e resolveram oficializar a união de forma espiritual no ambiente naturista neste dia 7 de setembro, numa cerimônia emocionante e cheia de simbologias. Muitas fotos e cumprimentos depois, estávamos todos de volta ao salão principal para mais uma sessão de jantar.

 

img: Pedro Ribeiro

No sábado à noite foi a vez do Nuau com apresentação de um professor de música que ensinou aos atentos naturistas a tocar instrumentos de percussão, com detalhes característicos do todos os instrumentos disponíveis. Depois ousou a formar uma banda de percussão com os alunos recém-formados. Foi muita diversão e cultura. O professor é Luciano Oliveira, pernambucano, percursionista desde menino, formou o primeiro bloco de maracatu de baque virado da Paraíba, chamado Maracyba.

 

Logo depois o Coletivo Graúna apresentou uma sketch teatral de um ato com o título "Mito do cuidado -  O resgate da Nudez Humana", assistido atentamente pela plateia naturista.

 

O ambiente estava tão animado e fraternal com música fluindo naturalmente das vozes bem afinadas e do violão do brasiliense Célio Costa, que ninguém arredou pé para ir à outra festa que estava rolando na mesma hora, a da tradicional confraternização dos surfistas na Arca do Bilú. A cantoria ficou até de madrugada com repertório do mais variado.

 

img: Marisa Fraga

O candeeiro, símbolo do ENNN, foi entregue à representante do grupo que sediará a próxima edição.

O domingo ainda amanheceu com chuva, mas logo o tempo abriu antes mesmo do café da manhã. A programação previa atividade na praia de Tambaba a partir das 9 da manhã, mas foi necessário concluir a plenária inacabada do dia anterior. Após a conclusão do trabalho e a foto símbolo com o candeeiro sendo entregue à organizadora da próxima edição, a presidente do Graúna, que levará o ENNN para Manaus em 2020, encerrando o encontro no Território Macuxi.

 

img: Marisa Fraga

Diretores das associações presentes exibem a pedra fundamental da sede da federação, em destaque no centro o Secretário de Turismo do Estado da Paraíba, Ivan Burity

Seguiram todos para a praia de Tambaba, onde no terreno doado à Federação brasileira de Naturismo seria lançada simbolicamente a pedra fundamental de construção da futura sede da FBrN. E assim foi feito, embaixo da sombrinha do bar Tasco Drinks na porta de entrada da praia.

 

Na praia a última atividade prevista foi fazer uma grande caminhada em meio ao terreno de proteção ambiental que envolve toda a praia naturista, enquanto já estava rolando o último dai de competição do 12º Tambaba Open de Surf naturista.

 

img: Alex Souza

O último momento do Evento foi o sorteio da rifa da FBrN

Finalmente, aproveitando intervalo da competição, o presidente da FBrN sorteou a número da rifa de um celular, que foi passada em todo Brasil, para ajudar na construção da futura sede da FBrN. Logo depois foi encerrado oficialmente o VIII ENNN.

 

Além do surf, da caminhada e do alongamento, não houve outras atividades esportivas realizadas, embora programadas.

 

(enviado em 16/09/19 por Pedro Ribeiro)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2019
Todos os direitos reservados.