') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°178 - Setembro de 2015 - Ano XVI

Anuncie aqui

IV Encontro Norte-Nordeste de Naturismo

por Pedro Ribeiro*

Realizado no Território Macuxi, o IV ENNN (Encontro Norte Nordeste de Naturismo) reuniu naturistas de 11 estados brasileiros, não somente da região base, e emocionou os participantes com momentos inesquecíveis. Foi realizado pelo MOVIMENTO NU (Naturistas Unidos) e pela SONATA (Sociedade Naturista de Tambaba) em parceria como o Governo do Estado, através da PBTUR, Secretaria de Turismo de Conde, SEBRAE e organizações da sociedade civil.

 

Carlos Santiago, ao centro, Waldo Andrade e Rose discutem os últimos detalhes antes do início do evento

Capitaneado pelo presidente do Movimento Nu, Carlos Santiago, o ENNN deixou saudades. Entre 5 e 7 de setembro dezenas de naturistas se reuniram no Território Macuxi, uma propriedade às margens do Rio Gurugi que é um convite ao contato direto com a natureza. Os visitantes puderam acampar, fazer trilhas ecológicas, tomar banho de argila branca, de bica e de piscina natural. Sob a batuta de Julíndio Macuxi e sua esposa Elayne, o sítio, que aberto à visitação agendada, oferece ainda a possibilidade de andar de caiaque e degustar das muitas frutas de épocas colhidas no pé como acerola, araçá e mangaba, as quais neste momento não estavam disponíveis. O casal mora na propriedade juntamente com seus dois filhos Yuri e Yerê e mais alguns cachorros e gatos. 

 

Aos poucos a infra-estrutura do evento ia sendo montada.

Alguns já haviam se antecipado e chegaram no sítio já no dia 3, quinta-feira. Ficaram hospedados nos três quartos e uma sala da grande casa cercada de varanda. Outros preferiram acampar nas diversas áreas reservadas para camping e ainda havia um motor home estacionado com dois conhecidos naturistas vindos do Rio Grande do sul especialmente para o evento: Glacy Machado, do Blog da Glacy e Marcelo Pacheco do portal Brasil Naturista.

 

Pipoca e Cara Preta foram também anfitriões dos naturistas visitantes

Aos poucos a infra-estrutura do evento ia sendo montada. Sob apoio da Prefeitura do Município do Conde três imensas tendas foram erguidas em frente da casa principal, onde seriam realizadas as reuniões oficiais do Encontro. Também foi disponibilizado um microônibus de turismo para levar os participantes para os eventos paralelos, distantes do Território Macuxi, como o 8º Tambaba Open de Surf Naturista e para a festa de confraternização com os surfistas prevista para sábado 5 de setembro.

 

Primeiro dia: chegada, passeio ambiental, reunião e festa

 

No rio havia espaço para saltos a partir de um balanço amarrado nas árvores

No sábado, primeiro dia oficial foi a vez do cadastramento de todos os presentes. Era necessário saber quantos iriam almoçar e jantar nos próximos dias para que não faltasse comida para todos. Enquanto isso a primeira atividade programada já ganhava espaço: a trilha que leva a todas as atrações da propriedade. A primeira parada foi o banho de argila, que segundo informações, deixe a pele hidratada e macia. Depois para tirar a lama um banho de rio, com direitos a mergulhos e acrobacias.

O batismo de cuia faz parte das atrações do sítio.

Seguindo fomos até um grande cajueiro, que calcula-se tenha mais de 120 anos, onde fizemos uma parada para consumir frutas, em todo o trajeto obtendo informações sobre a mata local. Outra parada agora para abraçar a natureza, realizada simbolicamente com um abraço em uma frondosa árvore da floresta. Continuando a trilha fomos para o poço do batismo com um banho de cuia e finalizamos na piscina natural com suas bicas.  A essa altura o apetite estava voraz e fomos direto ao almoço, que foi terceirizado e servido do modo self-service.

 

A abertura oficial deu-se após o acendimento da chama simbólica

Pontual-mente, como programado, às 14 h 30, todos são convocados para a abertura oficial do evento, sob a sombra das tendas armadas diante da casa. Waldo Andrade, Conselheiro Maior para a Região Nordeste foi quem iniciou os trabalhos com as boas vindas e uma dinâmica de confraternização em uma dança de cunho indígena. Uma mesa oficial foi composta com diversas diretorias naturistas e pelo Secretário de Turismo e Meio-Ambiente do Município do conde, Alexandre Cunha, que prestigiou todo o evento com sua presença. Depois simbolicamente foi colocado sobre um platô um artefato de cerâmica indígena, com um

 cada representante dos seis grupos formados foram relatar aos demais o que foi discutido no seu grupo

pavio, que foi aceso por Elayne. Após os discursos de agradecimento e boas vindas, Carlos Santiago convidou os presentes a se reunirem em grupos menores para debaterem o tema do Encontro, Ecoturismo e Esportes no Naturismo, contando suas experiências e anseios. Ao final de meia hora cada representante dos seis grupos formados foram relatar aos demais o que foi discutido no seu grupo, para depois serem analisados e chegarem a um consenso. Já ao anoitecer, a sessão deste primeiro dia foi encerrada, e todos se preparavam para a Festa Reggae de confraternização que ocorreu no Restaurante e Pousada Arca do Bilú a partir das 21 horas.

 

A festa começou praticamente com a chegada dos naturistas

A festa VIBE POSITIVA começou praticamente com a chegada dos naturistas, porque os surfistas ainda não haviam chegado no horário anunciado. Havia uma banda, a Reggaear, que ainda passava o som, mas havia música gravada tocando, que deixou todo mundo animado e dançando. Aos poucos os surfistas e convidados foram chegando e o salão da Arca do Bilú foi ficando tomado. Mas somente lá pelas 22 h 30 é que a

O vocalista da banda é também integrante do corpo de jurados do Tambaba Open de Surf.

banda começou a tocar ao vivo e nesta altura a festa estava bombando. Muitos jovens. Alguns iriam participar no dia seguinte da primeira prova do Tambaba Open de Surfe. Aliás o vocalista da banda Reggaear, Wagner Oliveira, que também é o Diretor técnico do evento na praia  e da Federação Paraibana de Surfe e estará também integrando o corpo de jurados da competição, avisava de vez em quando que os atletas não deveriam se exceder durante a festa para não prejudicar suas performances no torneio. À meia-noite o últimos naturistas presentes se retiraram e retornaram de ônibus ao Território Macuxi. Mas a festa continuou, segundo soube-se até às 7 da manhã de domingo.

 

Segundo dia: Tambaba Open de Surf, obra de arte e Casamento naturista

 

A chegada na praia foi uma grande alegria para os naturistas

No domingo pela manhã a programação foi na praia de Tambaba, para prestigiar o Tambaba Open de Surfe, evento inserido no ENNN deste ano. Mais uma vez o ônibus levou os naturistas que não tinham condução própria até o local que, aliás, estava com o estacionamento lotado no ensolarado domingo de inverno paraibano. A maior parte das pessoas se concentravam na parte não naturista da praia de Tambaba. A naturista estava com um bom movimento também. No caminho já localizamos a presença da imprensa que procurava fazer a cobertura o evento.

 

A imprensa não naturista já estava na praia fazendo matérias com surfistas e frequentadores da praia

Na praia diversos surfistas já treinavam suas manobras. Havia duas tendas montadas, uma que abrigava os surfistas e seus pertences, com cadeiras e mesas de frutas e outra que abrigava o equipamento de som e o os três jurados da federação paraibana de surfe, inclusive o seu jurado cantor Wagner Oliveira  e Carlos Santiago, coordenador geral do IV ENNN. O Tambaba Open de Surf Naturista é um torneio que vale 200 pontos ao vencedor no circuito oficial de surfe na Paraíba, em 2015.

 

Os surfistas foram convocados para a abertura oficial do evento que teve discurso do vice-presidente da FBrN Pedro Ribeiro

Um pouco depois das 11 da manhã, todos os surfistas foram convocados para a abertura solene do torneio, com a infalível mesa oficial que desta vez foi composta por representantes do surfe paraibano, pelo vice-presidente da FBrN, Pedro Ribeiro e pelo Secretário de Turismo e Meio-ambiente do Município do Conde, Alexandre Cunha. Foram também explicadas as regras da competição aos atentos atletas. Mas os surfistas estavam ávidos pela água do mar e a cerimônia foi breve. Logo em seguida começou o primeiro dia de competição, na categoria Expression Session, que consiste na apresentação livre de cada atleta mostrando suas manobras mais radicais. Por causa das condições da maré somente esta prova foi realizada hoje, sendo as outras duas marcadas para o dia seguinte.

 

Após o almoço na praia, os naturistas foram prestigiar a inauguração do monumento aos surfistas de Tambaba, O Surfista Nu, em frente da Pousada e Restaurante Arca do Bilú. A obra foi esculpida pelo artista plástico paraibano Fred Svendsen que a doou ao local. A cerimônia contou com a presença do artista, e novamente  do Secretário de Turismo e Meio-Ambiente e do vice-presidente da FBrN, que ressaltou a importância dos esportes em geral e do surf em especial como instrumento agregador e cooptador de jovens naturistas ao movimento. Finalmente uma farta mesa de canapés e refrigerantes foi servida a todos.

 

As damas de honra se vestiram com adornos lembrando havaianos

O retorno ao Território Macuxi foi para os preparativos da grande atração da Noite. Julíndio e Elayne iriam realizar uma cerimônia de casamento naturista, reafirmando seus votos de amor e de compromisso. Waldo Andrade foi o grande mestre da cerimônia. Todo um ritual mágico foi construído para o encantamento de todos. Todos os detalhes foram lembrados. As damas de honra adornadas com motivos que lembravam uma festa havaiana; as luzes apagadas, mas um caminho iluminado com velas dentro de recipientes de vidro que conduziam até o altar do ritual.

 

O "altar" montado embaixo de uma frondosa árvore e o "sacerdote" Waldo esperavam a chegada dos noivos e dos convidados

Júlio, o noivo, guiou os convidados pela trilha iluminada pelas velas. Em baixo de uma frondosa árvore estava montado o altar com iluminação elétrica e cheio de detalhes simbólicos. Todos se assentaram no chão sobre suas cangas. Waldo já nos aguardava no altar. Júlio sentou-se diante dele e esperou a noiva, Elayne, chegar. Ela chegou junto com as damas de honra e seus dois filhos. Júlio a recebeu de pé e logo se sentaram um ao lado do outro. Então começaram os ritos com palavras e leituras a respeito da natureza e seus quatro elementos principais: a água, o ar, o fogo e a terra. Para cada elemento citado era feita uma série de procedimentos e leitura, também acompanhada pela plateia. Finalmente o momento mais aguardado, os votos de amor e compromisso e o grande beijo de amor, enquanto todos se uniam com as mãos numa corrente simbólica de energia que chegava até os nubentes. Fato consumado, todos cumprimentavam todos, muitos abraços e saudações.

 

A emoção tomou conta de todos os convidados e dos noivos

Todo o simbolismo juntamente com o cenário montado levaram muitos às lágrimas emocionadas. Júlio foi um dos que mais se emocionou, embora momentos antes da cerimônia tenha afirmado que não estava nervoso. Afinal era apenas uma cerimônia simbólica já que ele e Elayne já estão juntos há mis de oito anos. Mas o ritual e o carinho e a energia de todos derrubaram suas convicções.

 

Após o casamento um Luau, com muita música e fogueira, festejou a cerimônia.

 

 

 

 

 

 

 

 

O retorno ao quintal da casa do Território de Macuxi foi para a festa de felicidade. Um grande luau em torno da fogueira foi o cenário. Três cantores e músicos, inclusive o próprio recém-casado Júlio, animaram cantando músicas populares e dançantes. desta forma terminou o segundo dia do evento.

 

Terceiro dia: encerramento e premiação

 

O encerramento do IV ENNN e do 8º Tambaba Open de Surf naturista reuniu uma multidão em torno da barraca oficial do evento

Segunda-feira, 7 de setembro, último dia do IV Encontro Norte Nordeste de Naturismo começou com a reunião final sob as tendas do Território Macuxi. Era necessário tirar as conclusões do Encontro e para isso foram convocadas as lideranças. Depois de alguns debates e colocações Waldo deu por encerrada a parte do Encontro realizada ali no Território. Mas convidou todos para prosseguirem para a praia de Tambaba, onde estava ocorrendo as finais do torneio de surfe e onde haveria o encerramento oficial do evento.

 

Á medida que os resultados do torneio eram anunciados a alegria dos vencedores era total

O estacionamento da praia de Tambaba estava ainda mais cheio do que no dia anterior. A parte não naturista da praia também. Na parte naturista a competição estava a todo vapor, já nas disputas finais. Antes da entrega da premiação Carlos Santiago convocou as diretorias naturista e surfista presentes para realizar a cerimônia de encerramento oficial. Com discursos de agradecimento e de compromisso pra a realização do próximo Tambaba Open de Surfe Naturista no próximo ano e do V ENNN que será realizado na Bahia.

 

A premiação do 8º Tambaba Open de Surfe Naturista foi a seguinte:

 

Reginaldo Filho, com apenas 12 anos é uma grande promessa para o surf paraibano.

I - Categoria Expression Session :

Campeão - Reginaldo Filho

 

II - Categoria Local:

Campeão – Reginaldo Filho

Vice- campeão – Helliton Ferreira

3º Lugar – Dayved da Silva

4º Lugar – Anderson Ferreira

 

III- Open

Campeão – Emanoel de Souza

Vice- campeão – Reginaldo Filho

3º Lugar – Helliton Ferreira

4º Lugar – Wagner França

 

COMISSÃO DE ARBITRAGEM

Diretor Técnico – Nilson Marinho

Juizes: Wagner Oliveira; Kleber Lins; Ibervanzio Oliveira
 

COORDENAÇÃO GERAL

Carlos Santiago

 

Reginaldo Filho foi o grande vencedor deste certame, pois conseguiu dois primeiros lugares e um segundo lugar nas três provas do evento. Ele é um menino de apenas 12 anos, que já participa destas competições há quatro anos. Segundo os técnicos Reginaldo promete ser um dos maiores surfistas brasileiros, mas precisa de investimento e patrocínio.

 

Após a premiação voltamos para o Território Macuxi, nossa hospedagem, e foi a vez das despedidas e do sentimento já de saudades das grandes emoções vivenciadas na confraternização do naturismo.

 

*editor do jornal OLHO NU

 

(enviado em 13/09/15)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2015
Todos os direitos reservados.