Congressos Internacionais: vinte anos de cobertura jornalística

Img: Rui Martins

A delegação brasileira posa para foto no Congresso internacional na Itália

O momento máximo do Naturismo mundial  é o Congresso Internacional de Naturismo, que ocorre bianualmente em um país onde haja uma entidade federada e que se habilite a organizar. Nestes 20 anos de história o jornal OLHO NU esteve em todos os Congressos Internacionais da INF fazendo a cobertura jornalística completa. Estivemos em países desconhecidos para a maioria dos brasileiros e descobrimos paisagens, pessoas e organizações incríveis. Culturas surpreendentes. São lugares que com certeza a possibilidade de conhecer de outra forma seriam muito remotas sem a motivação dos Congressos. Aliás, estes são encontros de trabalho concentrado, pois em dois ou três dias são apresentadas pautas de discussão e debate que chegam ao limite da fadiga e do estresse, mas tudo é recompensado com as primorosas organizações com bailes, passeios, bate-papo, e muita, muita amizade.

O jornal OLHO NU esteve na Croácia (duas vezes). Espanha, Brasil, Itália, Irlanda, Nova Zelândia e Portugal e vai relembrar tudo o que aconteceu tim-tim por tim-tim, não só o Congresso em si, mas os passeios programados e não programados que realizamos conhecendo novas culturas. Foram sessões de muito turismo e informação. Neste ano se realizaria mais um Congresso, mas por causa da pandemia foi transferido para março do próximo ano em um país para lá de interessante e exótico para nós, a Eslovênia.

Desta feira somente nos reportaremos aos Congressos da INF. Em próximas edições recordaremos os congressos brasileiros e dos latino-americanos.

Acompanhe todas as nossas viagens, as lembranças são inesquecíveis mas serão sem dúvidas reavivadas em nossa mente com muito mais nitidez. É para ler com calma e prazer. Na seção 20 anos.

E mais nesta edição:

Faleceu no Rio de Janeiro, a naturista Ivete da Silva, esposa do articulista do jornal OLHO NU Paulo Pereira. O Mirante do Paraíso, o resort naturista de Igaratá, no estado de São Paulo está se despedindo do naturismo neste feriadão de finados. Arnaldo, o proprietário, convida para o último final de semana ao natural. Em NATNotícias.

Leia as primeiras impressões sobre o Fórum Naturista Global, evento virtual realizado nos dias 14 e 15 de novembro e que reuniu lideranças e adeptos do Naturismo do mundo todo. Os debates foram com tensão e críticas à atual administração da Federação Internacional de Naturismo. Em NATDebate.

As eleições políticas para as bases municipais em todo país ocorrerão daqui a alguns dias. O jornal OLHO NU, de dois em dois anos, lembra da responsabilidade de cada brasileiro na hora de escolher um candidato, principalmente para ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de sua cidade. São eles que vão determinar leis que possam interessar ao Naturismo ou aquelas que vão inviabilizar o Naturismo em sua região. Escolha bem. Informe-se. Não vote em qualquer um. Veja o histórico do candidato, nas cidades menores e médias, se tiver oportunidade converse com alguns deles, tente saber o que pensam sobre o Naturismo. Engaje-se. Naturismo e áreas para a prática permitidas não caem do céu. São frutos de reivindicações políticas. Leia mais em Naturismo & Sociedade.

O PlaNAT divulga as condições e os preços da hospedagem do próximo Congresso Brasileiro de Naturismo, que será realizado em março de 2021, em Goiás, em Santo Antonio do Descoberto, veja o banner promocional. E ainda veja a campanha que a FBrN está fazendo para que os naturistas adquiram o cartão INF, o cartão internacional do naturista. Em Notícias da FBrN.

Em Porto Alegre um grupo de pessoas tem saído às ruas à noite visitando os pontos históricos e turísticos da capital gaúcha inteiramente nus, aproveitando-se das rua desertas provocadas pela pandemia. A matéria é reprodução do jornal JÁ. Em NATCuriosidades

Arthur de Lacerda está de volta nesta edição com mais um artigo contundente e polêmico. Desta vez o assunto é Nudez natural, onde é mostrado o preconceito contra a nudez nos tempos atuais, com uma síntese histórica a respeito, analisando a influência dos costumes e da religião na forma como o brasileiro encara o próprio corpo e dos outros. Em Nudez & Sociedade.

Corroborando com o artigo anterior, foi encontrada na rede virtual uma outra matéria que mostra que até a ano de 1962, nos Estados Unidos a nudez era obrigatória para os rapazes que praticavam natação na YMCA (Associação Cristã de Moços - conhecida como ACM no Brasil) e também nos colégios secundários de todo o país. Mudanças de costumes e principalmente, mudança de como se encarava a nudez modificou a lei. Em Nudez & Sociedade 2.

Na Argentina alguns resorts naturistas voltam a funcionar após meses de fechamento por causa da pandemia do covid-19. Em NATInternacional.

Se você tem interesse por cinema e é naturista, o Projeto Nuvem de cinema, fotografia e podcast sobre nudez, quer te convidar para gravar um curta metragem e não se preocupe com a distância, pois a intenção é realizar todo o processo criativo de forma virtual e no conforto de seus lares. O convite é aberto, tanto para quem já atua, como para quem sonha em estrear e caso você ainda não seja naturista de carteirinha, mas sentiu que o convite chegou pra você, então essa matéria não está sendo lida por acaso.  Em NATCinema.

Depois de um verão difícil e diferente de todos os anteriores em consequência da pandemia de Covid 19 em que, mais do que nunca, as praias de nudismo na Europa foram invadidas por têxteis, o articulista Xavier Rius Sant revelou seu temor sobre como será difícil retomar as praias para os naturistas. Em NATOpinião.

Desde setembro do ano passado ainda está parado no senado esperando "entrar" na Ordem do Dia para ser votado o projeto de lei de autoria da ex-deputada federal e atual candidata à vereadora no Rio de Janeiro, Laura Carneiro, que legaliza e regulamenta a prática naturista no Brasil. Os naturistas precisam se mobilizar para que não aconteça com este projeto o que aconteceu com o outro apresentado em 1996, que "morreu" no Senado sem ter sido aprovado ou rejeitado. Veja como ajudar, acessando agora a NATPolítica.

Veja o lindo mosaico de naturistas que Cristiane Pires do SPNAT produziu para divulgar nossa filosofia. Mais um empreendimento para o público naturista acaba de ser lançado. Trata-se de condomínio fechado, com clube integrado, uma vila residencial no estado de São Paulo, próximo ao litoral de Ubatuba. São dezenas de lotes que estão sendo vendidos por um preço especial. Veja as informações iniciais em NATNovidades.

A Federação Internacional de Naturismo estabeleceu as datas comemorativas do Dia Mundial do Naturismo para o ano de 2021. Também transferiu  a data da realização do 37º Congresso Internacional de Naturismo na Eslovênia, o pequeno e belo país da Europa, para o mês de outubro de 2021. O evento normalmente bianual reúne as lideranças naturistas de mais de 36 países de todo o Globo, onde, além da confraternização, debates e decisões sobre o futuro do naturismo mundial é também realizada eleição para diversos cargos administrativos da instituição. Veja a lista completa dos candidatos aos diversos cargos. Nesta ocasião, será eleita a nova diretoria da Federação Internacional de Naturismo para o biênio 2021-22. Na mesma seção está pronta para leitura a edição de outubro do boletim FOCUS, editada pela Federação internacional de Naturismo.

Conheça uma nova experiência naturista. É o Etnoturismo naturista com vivências e imersões em aldeias indígenas da Amazônia. São várias datas ao longo deste ano. Se tem espírito aventureiro procure sua oportunidade em NATPasseio. E mais. Já está marcada a festa de Carnaval naturista no Recanto Paraíso.

O NATVale continua travando diálogos superinteressantes com naturistas, curiosos e simpatizantes via transmissão ao vivo. Todos os sábados à tarde.

O PlaNAT convida para o Halloween NU PlaNAT.

A Ecovila da Mata, condomínio naturista no Norte da Bahia, completou no dia do início da Primavera 8 anos de fundação. Waldo Andrade, seu criador relembra a data com uma carta de agradecimento e informa que há somente 9 unidades de casas restantes para venda e é hora de aproveitar as condições para adquirir agora mesmo. E mais, o vizinho Ecoparque da Mata marcou mais uma Virada da Expansão para passar o Ano Novo.

A NATES (Naturistas do Espírito Santo) marcou Réveillon na praia de Barra Seca.

Os naturistas da Grande São Paulo (o SPNat)comemoram dez anos de criação do grupo com um encontro em janeiro.

O Grupo Naturismo Mineiro (GNM) marcou o primeiro evento de 2021, em fevereiro.

A Associação Naturista da praia de Abricó está de volta oficialmente à praia e vai comemorar com debate e bolo de aniversário, juntamente com o Dia Mundial do Naturismo, neste sábado dia 5.

Em virtude da pandemia do coranavírus todas as associações federadas decidiram por cancelar ou adiar seus próximos eventos e encontros. NATCop, PlaNAT, Graúna, GNM, Ecoparque da Mata, NATes, NATVale, NU-RN, Clube Rincão naturista e ANAbricó mostram seus calendários de atividades para o ano de 2020, mas que ficaram todos comprometidos.

ANACE, Associação Naturista do Ceará, agenda o segundo encontro oficial.

SONATA convida para a confraternização de fim de ano na praia de Tambaba.

Também tem confraternização de fim de ano no Planalto Central. Veja as informações em NATAssociações.

Evento naturista no Rio de Janeiro, embora organizado por entidade não filiada á federação e realizado em local igualmente não oficial, ocorreu em novembro em sítio no bairro de Pedra de Guaratiba. É o happy hour Nu Rio2.

Na seção NATClassificados naturista vende uma casa super transada em Barra de Guaratiba, a quinze minutos da praia naturista de Abricó.

Vote com consciência no próximo 15 de novembro. Escolha o candidato que tenha uma preocupação geral com sua comunidade e que possa interessar ao Naturismo. Boa eleição e ótimos resultados.

O jornal Olho Nu será atualizado durante todo o mês. Fique atento.

Boa leitura. Boa reflexão. Bom lazer.

Até a edição de Dezembro.

Pedro Ribeiro

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor


Você está acessando
Jornal OLHO NU - edição 240 - novembro de 2020


Olho nu - Copyright© 2000 / 2020
Todos os direitos reservados.