') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°233 - Abril de 2020 - Ano XX

Anuncie aqui

No primeiro final de semana de março foi realizado na cidade de Quito, no Equador, o Oitavo Encontro Latino Americano de Naturismo, o primeiro produzido pela recém formada CLANUD - Confederação Latino-Americana de Nudismo. O VIII ELAN conseguiu reunir as principais lideranças do movimento naturista de toda América Latina. A importância deste evento se traduz pela possibilidade de despertar o Naturismo ainda incipiente na quase totalidade dos países dessa região do planeta. Foi apenas um final de semana, mas intenso e produtivo. Além disso, após o evento, o grupo naturista participou de passeios ao litoral do país, para inaugurar simbolicamente uma praia naturista e  eventos sociais naturistas. Jornal OLHO NU esteve lá fazendo a cobertura completa, no dia a dia. Acompanhe tudo. Em VIII ELAN e VIII ELAN 2.

 

As fotos do evento revelam muitos fatos e o ambiente fraternal que reinou durante o período de realização. Veja os fatos em fotos em VIII ELAN 3.

 

Experiente naturista paraibano, professor universitário, traz um depoimento explicando as razões que o motivaram ser naturista. “Busque cura na Natureza”, disse seu terapeuta, talvez “crente abafando” que estivesse lhe dizendo a maior novidade. Não é algo novo para ele. Sempre soube que a Natureza, nenhum médico consegue igualar. Em NATDepoimento.

 

O coronavírus, que se transformou em pandemia rapidamente, abalou o turismo no mundo inteiro, por causa de medidas restritivas e também por proteção pessoal. O casal belga que viaja pelo mundo inteiro visitando locais naturistas e fazendo resenha em seu blog. Nick & Lins não deixaram o assunto de lado. Veja em Naturismo & Sociedade.

 

A tradicional Pedalada Pelada, movimento de protesto contra a falta de segurança para o uso de bicicletas nas ruas das cidades, teve uma edição reduzida na capital de São Paulo e foi suspensa na do Rio de Janeiro no sábado dia 14 de março, ocasionado pelas medidas de contenção da expansão da pandemia do coronavírus. O uso da nudez é uma forma de chamar atenção para o ciclista. Em Nudez & Sociedade. E, quem diria, médicos alemães estão lançando mão da nudez de seus corpos para chamar atenção para o grave problema (por lá) de falta de material de proteção individual para os profissionais da saúde poderem trabalhar durante a pandemia.

 

Falece primeiro naturista vítima do conavid 19, no Espírito Santo. FBrN recomenda adiamento ou suspensão de encontros naturistas no Brasil nas próximas semanas. Em Notícias da FBrN.

 

Diante de todo esse cenário de quarentena e confinamento, Reiges Jairo, idealizador do Projeto Nuvem de Cinema, Fotografia e Podcast sobre nudez, convida os seguidores das suas redes sociais para participar de um jogo virtual, para driblar o clima tenso de isolamento. É um reality show que reunirá naturistas e não naturistas que conviverão uns com os outros através de uma rede social exclusiva. As normas e as condições poderão ser entendidas através do instagram acima. Em NATComportamento.

 

Em NATCuriosidades Arthur de Lacerda Neto traz uma história contada num livro de um dramaturgo luso-norteamericano, onde um nobre francês escandalizou a sociedade da época e lugar em que vivia por sua insistência de banhar-se nu e locais não tão privados.

 

Nudelot - a revista eletrônica naturista da Argentina está com a 53ª edição no ar. Leia diversos assuntos interessantes para o Naturismo como os doze anos da Playa de Querendí; Puerto Bonito: a única praia de nudismo encontrada na província de Cañete, Peru ou destinos naturistas econômicos pelo mundo. EM NATMídia.

 

Paulo Pereira apresenta um artigo contundente que analisa o triste momento atual da história do Brasil quando livros tradicionais da literatura brasileira e mundial são jogados no lixo, por um secretário de educação, por motivos ideológicos. Compara a atitude com a que foi feita durante o Nazismo, na Alemanha, com a queima em público de milhões de títulos que eram considerados contra a ideologia dominante. Paulo teme que a intolerância chegue também ao Naturismo, no Brasil, como chegou na Alemanha Nazista. A História vai se repetir? What Next?... é o título de seu NATArtigo, deixando a dúvida no ar: qual é a próxima atrocidade que será cometida, em nome de ideologia?

 

Em nova seção a INF lança nova edição de seu boletim bimestral, que você poderá ler na íntegra com uma novidade: versão em língua portuguesa. Em Notícias da INF. Leia também que a Federação Internacional de Naturismo convida naturistas jovens para participarem do Rally de Primavera em cidade holandesa em maio próximo.

 

Em maio, no México, na Costa Esmeralda, haverá encontro da Federação Mexicana de Nudismo. Leia também as ofertas de hospedagem para meados de abril em campings naturistas da França. Veja em NATInternacional.

 

Conheça uma nova experiência naturista. É o Etnoturismo naturista com vivências e imersões em aldeias indígenas da Amazônia.  São várias datas ao longo deste ano. Se tem espírito aventureiro procure sua oportunidade em NATPasseio.

 

Em virtude da pandemia do coranavírus diversas associações federadas decidiram por cancelar ou adiar seus próximos eventos e encontros. O SPNAT adiou, ainda sem data, a eleição da nova diretoria e o evento do Baile de Máscaras, da última semana do mês e março. O Graúna, o grupo Nós naturistas, o NATVale, o GNM e o PlaNAT. O NATCop também adiou o festejo de seu aniversário e do Dia do Índio na praia.

 

SPNAT, NATCop, PlaNAT, Graúna, GNM, Ecoparque da Mata, NATes, NATVale, NU-RN, SONATA, Clube Rincão naturista e ANAbricó mostram seus calendários de atividades para o ano de 2020. 

 

Img: Juan Castañeda

Ecoparque da Mata, lá na Bahia, suspendeu suas atividades programadas para o mês de abril até o dia 3 de maio.

 

Já está anunciado e recebendo inscrições. O Nono Encontro Norte-Nordeste de Naturismo, em Manaus, em outubro. Em IX ENNN.

 

O jornal Olho Nu será atualizado durante todo o mês. Fique atento.

 

Boa leitura. Boa reflexão. Bom lazer.

 

Até a edição de Maio.

 

Pedro Ribeiro

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias e cartas expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.

ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2020
Todos os direitos reservados.