') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°233 - Abril de 2020 - Ano XX

Anuncie aqui

O despertar do nudismo na América Latina

É com a missão de despertar e desenvolver o Naturismo na América Latina que foi aberta, no dia 6 de março de 2020, a oitava edição do Encontro Latino Americano de Naturismo (VIII ELAN), em Quito, capital do Equador. Esta edição é histórica porque é a primeira vez que o ELAN é realizado pela CLANUD (confederação Latino-Americana de Nudismo), criada na edição anterior do ELAN, realizado em Brasília, em 2018. Realização de um sonho iniciado em 2007, na praia do Pinho, em Santa Catarina, quando foram convocados pela primeira vez os naturistas organizados  da Améica Latina para participarem de um evento específico para nós mesmos.

Img: Pedro Ribeiro

Antes da abertura oficial, os naturistas fizeram suas fichas de inscrição onde confirmaram seu termo de compromisso com a ética.

Essa realização agora confirmada começou com um compromisso assumido pela Federação Brasileira de Naturismo perante a INF (Federação Internacional de Naturismo) durante a realização do Congresso Internacional realizado em Cartagena, Espanha, em 2006.

Desde então várias tentativas de formar um grupo único nessa região do planeta, que pudesse ajudar e orientar a implantação de grupos naturistas organizados, foram colocadas em prática através dos ELANs, sediados nos diversos países, em eventos organizados pelas associações locais. Foi no ELAN realizado em Chihuahua, no Uruguai, em 2014, que a decisão foi tomada para a formação de um grupo único para toda a América Latina. Mas esta decisão somente foi consolidada na edição do evento em 2018, em Brasília. Sendo eleito o México como o primeiro país sede da nova entidade, que terá sua sede mudada a cada dois anos e que assumirá a presidência administrativa. Muitas reuniões virtuais desde então resultaram na construção do estatuto. Ficou decidido que o Equador seria a sede do ELAN, que escolherá a nova diretoria da CLANUD.

Img: Pedro Ribeiro

Vista geral da Quinta Gracia

O VIII ELAN começou às 9 horas da manhã de uma sexta-feira nublada e fria, mas logo teve o sol de volta e temperatura agradável, As inscrições dos participantes, as boas vindas e o reconhecimento do local foram os primeiros momentos.

Img: Pedro Ribeiro

Uma grande tenda foi montada e decorada com as bandeiras dos países participantes e com cores típicas do Equador

A Quinta Gracia Guayllabamba é a propriedade onde se desenvolvem todas as atividades do VIII Elan. É um pequeno sítio muito bem cuidado e com boas instalações num subúrbio da capital do país. Foi erguida uma tenda principal sobre o gramado onde estão se desenvolvendo as atividades de reunião, também os almoços e jantares. O café da manhã está por conta da pousada oficial do evento, hostal La Cocina Tipica, situada bem em frente da Quinta. Porém não se pode praticar o Naturismo nas instalações modestas e confortáveis da pousada

Img: Pedro Ribeiro

O bate-papo dos novos conhecimentos e dos reencontros tomou lugar durante todo o evento

Até uma hora da tarde de sexta-feira as pessoas ficaram à vontade para bater papo, matar saudades dos amigos e conhecidos, fazer novos conhecimentos, usufruir da piscina ou jogar vôlei, quando então foi servido o almoço, com pratos típicos locais, à base de milho e outros grãos, frango, sopa e suco de frutas da região.

Img: Pedro Ribeiro

Juan Castañeda e Mayte Roldan (ao centro) abriram o VIII ELAN, seguido imediatamente pela primeira palestra programada, proferida por Florencia Brenner (à esquerda)

Às duas da tarde foi aberto oficialmente o evento pela anfitriã Mayte Roldan, representando o Equador e por Juan Castañeda, presidente da Clanud, representando o México. Após breves discursos, teve início a primeira palestra do dia proferida pela naturista argentina Florencia Brenner, cujo tema foi a integração do naturismo com as pessoas têxteis. Após debates e considerações da atenta e participativa plateia, a palestra foi encerrada às 15 h 40. E coffee-break foi servido.

Img: Pedro Ribeiro

Durante a palestra do presidente da FBrN os participantes responderam atentamente um questionário

Por volta das 17 horas, e já com uma tarde fria e chuvosa foi a vez do presidente da Federação brasileira, Pedro Ribeiro, proferir sua palestra, cujo tema foi oportunidades de crescimento do Naturismo na América Latina apresentada com ajuda de um projetor com slides e um vídeo de uma peça publicitária que enfoca Praia de nudismo. Depois de os assistentes reponderem um questionário e discutirem suas respostas, a palestra foi encerrada às 18 h 30.

Uma rápida interrupção para descanso, o jantar foi servido por volta das 20h. Após o jantar a última atividade do primeiro dia: um bingo que distribuiu uma dezena de prêmios, que na verdade eram as prendas que cada naturista levou para esta finalidade.

Img: Pedro Ribeiro

A assembleia geral extraordinária teve como dirigentes Florencia Brenner, como secretária,  Mayte Róldan e Juan Castañeda

O sábado amanheceu mais fechado e frio do que sexta-feira. O café da manhã foi servido no jardim do hotel. Às 9 horas todos de volta à Quinta para a primeira assembleia geral extraordinária convocada e realizada pela CLANUD. Nela foram apresentadas e debatidas as moções que foram enviadas previamente à diretoria da instituição que poderiam modificar seu estatuto social. Foram apreciadas seis moções. Duas do Brasil, que pedia que o país sede do ELAN fosse automaticamente o país sede da CLANUD nos dois anos seguintes até a realização de nova edição do ELAN. Proposta aprovada por unanimidade. A segunda moção do Brasil pedia para suprimir um parágrafo de uma artigo do estatuto, que apresentava a CLANUD como representante oficial de suas filiadas diante de organismos internacionais e oficiais. A proposta foi modificada para haver representação somente dos países que assim o desejarem em cada situação previamente discutida em assembleia. Foi aprovada por unanimidade.

Img: Pedro Ribeiro

Oito países estavam representados nas assembleias.

Em seguida Argentina apresentou também duas moções. A primeira pedia a modificação de um artigo do estatuto para que não houvesse necessidade de que o país sede do ELAN fosse também o país sede da nova gestão. Proposta rejeitada. A segunda pedia a criação de um Conselho Consultivo, que foi adaptada para Conselho de Ética Consultivo, formado apenas quando necessário em casos especiais, na medida em que as situações surgissem. Foi aprovado por 7 votos. 

Mais duas moções foram apresentadas, desta vez pelo Equador. Uma delas foi descartada por ser idêntica a uma das moções apresentadas pela Argentina. A outra pediu a ratificação do uso dos termos naturismo e nudismo como sinônimos no ambiente da CLANUD, o que foi aprovada por unanimidade.

Img: Pedro Ribeiro

Três painéis repletos de fotografias no Naturismo forma montados

Oito países estavam representados na assembleia, que teve presença de seis delegados votantes. A maioria das demais pessoas que veio ao ELAN, neste horário, participou de outras atividades como jogos e piscina. Os delegados de Argentina e Equador representaram nas votações os países Costa Rica e Bolívia que não puderam enviar delegados. Peru, Brasil, México e Colômbia estavam com seu delegados próprios.

Img: Pedro Ribeiro

A palestra de Juan Castañeda ocorreu no sábado, ainda pela manhã

Após um pequeno break começou às 11 e meia da manhã a terceira palestra prevista, com o representante do México, Juan Castañeda, cujo tema foi o medo que os nudistas têm de se assumirem como tal publicamente, o que deu margem para muitas discussões. Após o almoço foi a vez do representante do Peru, Cesar Rodrigues, discorrer sobre como pode ser o nudismo um empreendimento lucrativo e profissional. Contou com ajuda de outro naturista peruano presente, Celso Mendo. Em seguida, Mayte Roldan, representante do Equador, discutiu sobre o papel protagonista da mulher no movimento naturista da América Latina, encerrando o ciclo de palestras do evento.

Img: Pedro Ribeiro

Rolou muita aimação na noite do baile do VIII ELAN

Por cerca das 18h e 30 foram todos liberados para descansar e voltar para o jantar às 20h. Durante o jantar a FBrN prestou homenagem à organizadora do evento Mayte Roldan e à incansável Anisha Rivera que, juntamente com Roldan, se dedicou a fazer que tudo funcionasse em todos os momentos impecavelmente. Depois do jantar houve a noite festiva latina, com muita música de várias partes do continente. Em alguns momentos houve exibição profissional de instrutores de dança, que mostraram os passos mais complicados de alguns ritmos, mas logo todos foram convidados para interagirem e dançaram muito. Foram quase duas horas de muitos ritmos latinos, o que levou muita gente a perder o fôlego com tanta movimentação. Ao final foram eleitos os melhores dançarinos da noite.

Desta forma foi encerrado o segundo dia do oitavo ELAN.

Img: Pedro Ribeiro

Mayte Roldan, do Equador e Daniel Gomez (ao centro) foram eleitos os novos dirigentes da CLANUD

O domingo amanheceu ensolarado e café da manhã foi mais uma vez no jardim do hostal. Depois fomos convocados para as ações dos últimos momentos do Encontro. Às 9 e 30 da manhã, Juan Castañeda convocou os delegados para a última assembleia geral que elegeu a nova sede da CLANUD, a presidência e a vice-presidência. Equador, Mayte Róldan e Daniel Gomez da Colômbia, respectivamente. Então uma série de homenagens foram prestadas pela atual diretoria da CLANUD e do ELAN aos presentes, com entrega de certificados de participação e de brindes.

Img: Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro recebe das mãos de Roldan homenagem para a FBrN como reconhecimento do trabalho desenvolvido pela entidade para a criação da CLANUD

A Federação Brasileira de Naturismo foi especialmente homenageada por ter sido a mentora da organização dos países latinos americanos em uma associação abrangente e inclusiva e trabalhou intensa e incansavelmente neste sentido até que o objetivo se concretizasse. O presidente atual da instituição, Pedro Ribeiro, recebeu troféu de reconhecimento pelo feito. Em seu discurso, Pedro lembrou que não poderia ser nunca esquecida a perseverança de todos os outros presidentes anteriores que se empenharam quando estavam exercendo seus mandatos com foco na concretização do sonho, agora realizado.

Participantes do VIII Encontro Latino Americano de Naturismo posam para a infalível foto oficial do evento

Assim às 11 horas da manhã de domingo, 8 de março, Dia internacional da Mulher, foi encerrado em Quito, no Equador, o oitavo encontro Latino Americano de Naturismo, que avançou mais alguns passos na consolidação dos objetivos da Confederação Latino Americana de Nudismo.  

(enviado em 9/03/20 por Pedro Ribeiro)


Veja mais:

Equador: naturismo e muito mais...

Os fatos em fotos


 

CONTACTOS CLANUD:
WWW.CLANUD.ORG
Correo: info@clanud.org
TWITTER @clanud1
https://www.facebook.com/Clanud/

(enviado em 6/01/20 via CLANUD)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2020
Todos os direitos reservados.