') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°230 - Janeiro de 2020 - Ano XX

Anuncie aqui

Faltam menos de dois meses para a realização do primeiro encontro latino americano realizado pela recém formada CLANUD - Confederação Latino-Americana de Nudismo. O VIII ELAN será realizado na cidade de Quito no Equador e pretende reunir as lideranças do movimento naturista de toda América Latina. A importância deste evento se traduz pela possibilidade de despertar o Naturismo ainda incipiente na quase totalidade dos países dessa região do planeta. Será apenas um final de semana, mas há a possibilidade de ficar mais tempo no país desfrutando de suas belezas naturais em outras regiões. Os pacotes turísticos  apresentados pela organização do evento são muito atraentes. Informe-se mais em VIII ELAN.

 

Paulo Pereira está de volta ao Jornal OLHO Nu com mais um artigo para reflexão. Desta vez a percepção da nudez pelo ser humano, a sua própria e a do próximo. Afinal todos nascemos nus, então "não existe, na verdade, outro nu além daquele que se percebe nu. Por definição, tanto bíblica como do bom senso, não há nudez na natureza. O ser humano se faz o mais vestido e o mais nu dos animais”... Está nu, portanto, quem se percebe nu. Em NATArtigo.

 

A AMANAT elege nova diretoria para gerir a praia de Massarandupió, na Bahia. Também foi eleita a nova diretoria da Ecovila da Mata, o condomínio naturista do Norte da Bahia, bem próximo à praia de Massrandupió. Leia também: A Praia do Abricó comemorou em dezembro passado 25 anos do decreto municipal que transformou a pequena região de areia e pedras e uma beleza ímpar em área naturista. Dois dias de calor foram o pano de fundo para os bate-papos, as reflexões, exposição, confraternização e muitas brincadeiras. Veja como tudo aconteceu em NATNotícias.

 

É também em Massarandupió que começa uma nova NATLuta, pela criação do Monumento Natural das Dunas de Massarandupió, que visa proteger a região da especulação imobiliária.

 

O verão está em seu pleno curso, com muitas chuvas, é verdade, mas também muito calor. As prais naturistas esperam por sua visita. OLHO NU dá as dicas de como chegar a uma delas, a praia de Barra Seca, no Espírito Santo. Em NATVerão.

 

No final deste mês, em Zipolite, no México ocorre o tradicional festival nudista da Cidade, com muitas atrações. No primeiro dia de fevereiro, a Playa Luna, no Chile, festeja 20 anos de criação. Em meados de fevereiro a Florida, nos Estados Unidos, será o cenário para o Festival de meio-inverno de naturismo. E em maio, também no México, na Costa Esmeralda, encontro da Federação Mexicana de Nudismo. Veja em NATInternacional.

 

O Naturismo, no mundo inteiro, tem sofrido por parte da sociedade têxtil, em todas as épocas, preconceitos em relação ao que acontece nas áreas naturistas. São elucubrações feitas por pessoas que jamais puseram os pés nestes lugares, que espalham e convencem que o Naturismo é sinônimo de libertinagem e luxúria. Como se não bastassem esses preconceitos infundados também há áreas que se disfarçam como naturistas, mas promovem justamente isto que ocorre no imaginário do senso comum de muitos opositores ao nosso estilo de vida. Os Estados Unidos da América são os campeões de haver essa mistura de conceitos díspares como naturismo  X libertinagem. Um repórter do jornal inglês The Guardian visitou dois resorts nudistas da Flórida, que estão se digladiando pela primazia da preferência dos nudistas. A matéria foi publicada em português pelo portal Os Naturistas. Jornal OLHO NU reproduz parte do material e convida os leitores acompanhar a matéria completa. Em NATPolêmica.

 

A Viagem para a Amazônia no primeiro Cruzeiro naturista pelos rios da região, ocorrido no final de mês de outubro passado renderam fotos de momentos inesquecíveis. Deleite-se com a publicação de algumas delas . Em NATTurismo.

 

A Federação Internacional de Naturismo disponibiliza a edição de dezembro de seu boletim de notícias FOCUS, com histórias da História do Naturismo mundial. Leia em Notícias da FBrN.

 

Glacy Machado é velha conhecida do Naturismo brasileiro. Cria da Colina do Sol, o condomínio naturista do sul do país, é extremamente atuante nos movimentos naturistas pelo Brasil e pelo mundo, é mais uma vez assunto de mídia não naturista. A mais recente matéria a seu respeito foi no blog Quanto Custa Viajar, que não autorizou a reprodução da matéria pelo jornal OLHO NU. Mas como o assunto nos interessa, e muito, aqui está o link para quem quiser saber mais deste ícone do naturismo brasileiro. Em De Olho na Mídia.

 

O blog dos naturistas belgas Nick e Lins fez uma seleção de oito outros blogs que, semelhante ao deles, falam sobre viagens a locais naturistas ao redor do  mundo, no modo mochileiro. Entre os citados está um único blog brasileiro OS NATURISTAS. Confira este e todos os demais Em MídiaNAT. Também, na mesma seção, a revista eletrônica naturista NUDELOT, edição de dezembro, ainda está no ar. Leia muitos assuntos interessantes ao mundo naturista. Tambaba, Alemanha, debates, humor, arte e muito mais.

 

Em 2020, duas opções para vivência tribal na Amazônia, uma no Pará e outra no Amazonas.

 

O GNM faz seu primeiro encontro do ano, que começa no último dia do mês de janeiro. No primeiro domingo de fevereiro o Graúna tem o priemeiro encontro do ano. No segundo final de semana de fevereiro o NATCop dá seu grito de carnaval. Uma semana antes do carnaval o NATVale promove a NATFolla.

 

SPNAT, NATCop, PlaNAT, Graúna, GNM, Ecoparque da Mata, NATes, NATVale, NU-RN, SONATA, Clube Rincão naturista e ANAbricó já têm prontos seus calendários de atividades para o ano de 2020. 

 

Todo último domingo do mês no Ecoparque da Mata, lá na Bahia, tem Feira da Mata onde você vai encontrar produtos orgânicos, arte e artesanato indígena e muito mais. E mais. O Ecoparque está passando uma rifa para ajudar a Conclusão do Centro Cultural na Aldeia Kariri Xocó.

 

Para quem gosta de atividades naturistas com um viés alternativo, os grupos Nós Naturistas e NATZen, não filiados à FBrN  fazem evento indoor na cidade de São Paulo, com piscina e Yoga. E um outro evento durante o carnaval deste ano, traz encontro que mescala nudez e religiosidade.  Em NATAlternativo. Também há eventos de entidades não filiadas à FBrN em NATRegistro: Aniversário do Mirante do Paraíso, Encontro na Freguesia do Ó e Happy Hour Nu in Rio, reservas abertas.

 

E na seção NATClassificados naturista paulista procura amizade com mulheres naturistas.

 

E já está anunciado. O Nono Encontro Norte-Nordeste de Naturismo, em Manaus, em outubro. Em IX ENNN.

 

O jornal Olho Nu será atualizado durante todo o mês. Fique atento.

 

Boa leitura. Boa reflexão. Bom lazer.

 

Para todos os leitores do jornal OLHO NU e para todos os Naturistas do Brasil, a equipe deseja muitos felizes momentos de confraternização, com muita paz e harmonia. Um 2020 de progresso e crescimento para o Naturismo, com mais preocupações e realizações positivas ambientais.

 

Até a edição de Fevereiro.

 

Pedro Ribeiro

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias e cartas expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.

ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2020
Todos os direitos reservados.