') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°230 - Janeiro de 2020 - Ano XX

Anuncie aqui

AMANAT elege nova direção

Img: Divulgação

Associados e a nova diretoria se juntam para a foto comemorativa

Após cinco anos de gestão de César Xisto, a Associação massarandupiana de Naturismo (AMANAT) elege uma nova diretoria, que promete continuar o árduo trabalho de seu antecessor.

A partir de sexta-feira dia 17 de janeiro Kátia Pinheiro e Moreira Turpiene são os novos presidente e vice-presidente da associação. Foram eleitos numa assembleia realizada na casa do até então presidente César Xisto, o qual deixa a diretoria com muitas homenagens e muitos agradecimentos por seu trabalho incansável para manter a praia das Dunas (Massarandupió) confiável e familiar como praia de Naturismo.

Img: Valdo Andrade

Presidente e vice-presidente posam pra a cãmera

A nova diretoria contará com um extenso corpo de apoio, que com certeza, levarão ao sucesso a missão de César Xisto.

A Comunidade, Ecoparque da Mata, Ecovila da Mata, AMANAT e FBrN, fizeram homenagem para o César Xisto e sua esposa Wanderléia através de placa comemorativa.

C O M U N I C A D O do sr. César Xisto sobre o final de seu mandato

Img: Valdo Andrade

Placa em homenagem à diretoria cessante

Tiveram lugar na passada sexta feira, dia 17.01.2020, as eleições para os Corpos Sociais da Associação Massarandupiana de Naturismo – AMANAT, entidade gestora da Área Naturista da Praia das Dunas, em Massarandupió, Município de Entre Rios, Bahia, Brasil, por mandato conferido pela Lei Municipal 164/2018, de 02.04.2018.

Saiu vencedora a chapa encabeçada pela Kátia Pinheiro, que tem tudo para ser uma ótima Presidente.

Felicitámos todos os eleitos e lhes desejámos os maiores êxitos, na condução da AMANAT, que tem como principal objetivo a implantação definitiva do NATURISMO FAMILIAR, ECOLÓGICO E ÉTICO na Área Naturista da Praia das Dunas, em Massarandupió.

Expresso a minha gratidão pessoal aos meus colegas da Diretoria e Conselho Fiscal cessantes pela colaboração, confiança e solidariedade indefectível deles recebida ao longo destes seis anos de gestão da AMANAT.

Tal como ficou registrado em ata da Assembleia Geral de 17.01.2020, que elegeu a nova Diretoria, o Conselho Fiscal e o Conselho de Ética da AMANAT, me permitam os meus colegas da Diretoria cessante que os associe aos seguintes agradecimentos:

- A todos os associados da AMANAT, que em nós confiaram e nos deram o seu incondicional e permanente apoio ao longo destes seis anos de gestão.

- Ao meu amigo Pedro Ribeiro, atual Presidente da Federação Brasileira de Naturismo.

- À Comunidade de Massarandupió, por sempre nos ter apoiado, muito em especial na aprovação da Lei do Naturismo ; deixamos uma palavra de agradecimento muito especial para Tidinha, Genilza, Irene da Pousada Santo Antônio, Jorge da Pousada Atlântica e Jucy (nas audiências da Lei do Naturismo). Sem a ajuda dessas pessoas magníficas, nós nunca teríamos atingido os nossos objetivos.

- Ao Senhor Promotor de Justiça de Entre Rios, Dr. Paulo César de Azevedo, cuja ação foi preponderante na aprovação da Lei Municipal do Naturismo ;

- Ao Senhor Prefeito Municipal de Entre Rios, Elízio Simões, que muito bem interiorizou os nobres objetivos da Diretoria da AMANAT, e, nesse sentido, sempre nos apoiou ;

- Ao Senhor Comandante da PM de Entre Rios, Major Ivan Paulo e Militares sob o seu Comando , bem como ao Senhor Major Himério que o precedeu nessas difíceis funções; sempre os teremos no coração, pelo excelente trabalho realizado a favor da segurança das praias e da Vila de Massarandupió, incluindo aí a Praia Naturista ;

- Ao Senhor Presidente da Câmara de Vereadores, Dr. Leandro Simões, a todos os Senhores Vereadores, por terem aprovado por unanimidade e aclamação a Lei do Naturismo Familiar, Ecológico e Ético na Reserva Naturista da Praia das Dunas, em Massarandupió ;

- Ao Senhor Promotor de Justiça Ambiental, Dr. Oto Almeida Oliveira Junior, sempre solícito em todas as nossas demandas na defesa da preservação ambiental do território de Massarandupió.

- Aos Senhores Procuradores da Prefeitura, Dr. Alex Paulo Jesus Santana e Dr. Brígido Neto, pela forma competente e muito democrática como conceberam e souberam adequar o Projeto de Lei do Naturismo, através de um diálogo franco e aberto com a Comunidade de Massarandupió.

Expressamos também um agradecimento muito especial aos naturistas de todo o Brasil e do Exterior que, nas redes sociais e mesmo pessoalmente, sempre nos deram o seu apoio e nos incentivaram a prosseguir com a nossa missão do BEM.

E neste agradecimento incluímos o apoio de todos quantos participaram nos abaixo assinados de apoio à aprovação da Lei Municipal do Naturismo:

- Um verdadeiro instrumento estruturante de que dispõem agora a AMANAT e a Comunidade Naturista, para mostrarem a verdadeira face do Naturismo, num ambiente de harmonia e sadio na Área Naturista da Praia das Dunas, em Massarandupió.

A nossa Diretoria cessante, a que tive a honra de presidir, sai orgulhosa do trabalho realizado ao longo destes seis últimos anos.

Orgulhosos porque nos entregámos de corpo e alma numa missão do BEM, para bem do Naturismo Familiar, Ecológico e Ético, para bem da Comunidade de Massarandupió, para bem da Comunidade Naturista frequentadora da nossa Área Naturista, com pessoas vindas da Bahia, de todo o Brasil e do Exterior.

Img: Divulgação

Matilde (camiseta regata), pela AMAM.
Juvenal (com o quadro), pelas Barracas de praia.
Josef (barba branca), pela Ecovila da Mata.
Marisa, pelo Ecoparque da Mata.
Waldo, pela FBrN e INF.prestaram homenagem à Césra Xisto

Nos despedimos, com as mais cordiais saudações e os votos das maiores felicidades a todos.

Massarandupió, 2020.01.19

César Alexandre Xisto

Presidente cessante da AMANAT.
 

 

(enviado em 17/01/20 via Whatsapp


Ecovila da Mata tem nova diretoria

Img: divulgação

A nova diretoria eleita coordenará a Ecovila da Mata nos próximos dois anos

Foi eleita neste domingo, 13 de janeiro, a nova diretoria da Ecovila da Mata, o condomínio naturista do litoral Norte da Bahia. A eleição ocorreu na Oca do Ecoparque da Mata, o resort naturista multiuso, contíguo à Ecovila.

 

Img: divulgação

Morais, o antigo presidente entrega o cargo a Jo (centro) e Marcos, vice-presidente.

 

Doze membros dirigirão a entidade nos próximos dois anos, liderados pelo presidente Jo Craenen e o vice Marcos Palma. Logo após a festa da democracia, um fausto almoço esperava os eleitores e eleitos, que já tomaram posse dos cargos.

 

 

(enviado em 13/10/20 via Whatsapp)


25 verões de Naturismo na praia do Abricó

Imagens: Dhiego SP e Elisangela Santiago

Pedro Ribeiro faz uma preleção sobre a história do naturismo na praia do Abricó

Foram dois dias de comemoração para celebrar a data de 30 de novembro de 1994, quando uma Resolução da Secretaria Municipal do meio-Ambiente decretou a praia do Abricó, como área resevada para a prática do Naturismo. Mas a história da luta pela implementação do Naturismo na praia começou muito tempo antes, como revelaram os painéis históricos expostos na areia para quem quisesse se informar, e também não acabou com a promulgação do decreto, ao contrário, deu-se a partir de então uma longa batalha judicial, com muitos lances emocionantes e ás vezes até desestimulantes. Mas a garra dos fundadores e associados da ANAbricó, conseguiram transformar o sonho em realidade, completando 25 anos de luta incessante.

Os seis painéis contando a história do naturismo na praia do Abricó atraiu muita atenção

Apesar de muitas conquistas, as principais como a consolidação do Naturismo no local e o reconhecimento do poder público de nossa existência, ainda falta uma, requerida desde que a praia foi liberada pela Justiça em 2003, a presença fixa e diária do poder público para coibir abusos de comportamento de natureza sexual. E parece que isto está ainda muito longe de ser conquistado.

As comemorações nos dias 14 e 15 de dezembro foram prestigiadas por um bom número de visitantes e associados. A quem quisesse participar foi pedido trazer frutas e outros tipos de comida para compor a mesa de festa, que foi montada à medida que os participantes traziam suas ofertas.  A partir das 11 horas da manhã do sábado nublado, Pedro Ribeiro, secretário e Elisângela Santiago, presidente da ANAbricó deram por abertas as comemorações do Jubileu de Prata do decreto que tornou a praia do Abricó em área naturista.

A mesa de festa estava bem sortida e foi arrumada harmoniosamente

A primeira atividade foi a inauguração do painel informativo que conta a história das etapas para conseguir a liberação oficial do Naturismo na praia, desde os meados dos anos 80 até os tempos mais recentes. Os seis painéis atraíram muita atenção e foi muito elogiado pelos visitantes. Eles estarão em exibição até meados de janeiro, toda a vez em que a associação estiver presente na praia.

Pedro Ribeiro exibe o livro de Evandro Telles, de onde foi retirado o texto lido para reflexão

Em seguida, a história do Naturismo na praia foi contada por quem a viveu. Pedro Ribeiro convidou todos para se acomodarem confortavelmente num círculo sobre a areia e começou uma grande preleção a uma atenta e interessada plateia, que se admirou com a revelação de detalhes vividos por ele e pelos pioneiros da ideia colocada em prática. Em ato contínuo, Elisangela propôs uma dinâmica de que cada presente revelasse qual foi o fato mais importante vivido por ele próprio dentro do Naturismo. Serviu para descontrair ainda mais e aproximar os novatos dos veteranos da praia.

Então foi a vez de saudar e dar por aberto o primeiro dia das comemorações do aniversário do naturismo na praia. No entanto, o tempo que estava nublado fechou ainda mais trazendo vários momentos de chuva fina. Apesar do mormaço quente muitos presentes começaram a sair da praia e a diretoria resolveu transferir para o dia seguinte, no domingo, a programação prevista, não sem antes serem consumidos os produtos trazidos pelos participantes.

Pedro abre o espumante na abertura das comemorações

O dia seguinte amanheceu muito mais aberto e o sol se firmou. A quantidade de pessoas na praia, ainda pela manhã, já era bem maior do que o número de pessoas  que haviam comparecido no sábado. Então os preparativos para o segundo dia de comemoração começaram. Primeiro foram recolocados os painéis históricos do lado de fora da área de naturismo para que também os não adeptos pudessem conhecer um pouco da história. Enquanto isso novamente era montada a mesa de frutas, com variedade ainda maior de que no dia anterior.

Visitantes e frequentadores saúdam a bandeira da associação em homenagem ao jubileu de prata do Naturismo

Às 11 horas, pontualmente foram convidados todos mais uma vez para a abertura da comemoração do segundo dia. Outra vez o círculo na areia, desta vez com as devidas proteções contra o sol forte. Foi lido o texto de Delmonte Vicêncio "O que significa ser naturista", publicado no livro coletânea de Evandro Telles "Verdades que as roupas escondem". Após a leitura seguiu-se um debate reflexivo e então mais dois momentos marcantes: a abertura de uma garrafa de espumante, cujo conteúdo foi distribuído em pequenas doses a quem quisesse e o brinde coletivo em frente da bandeira hasteada da Associação naturista de Abricó.

Os competidores da pintura corporal exibem os trabalhos sobre seus corpos

Em seguida foram organizadas as duas equipes que participaram das brincadeiras da gincana, que daria premiação à vencedora. As provas foram nesta ordem: pintura corporal; convite a uma família não naturista que esteja fora da praia de naturismo para entrar e praticar o Naturismo durante uma hora ao menos (esta prova nenhuma das duas equipes conseguiu realizar); corrida do pé-junto; corrida do saco e estourando balões. Todas as pessoas se divertiram muitíssimo. As avaliações das provas foram feitas pelos juízes que avaliaram a realização das mesmas.

Corrida dos pés juntos animou atletas

Devido ao avançado da hora as provas foram interrompidas para o sorteio e entrega dos presentes do amigo oculto, para cantar o "Parabéns prá você" para a praia e comer e beber as ofertas trazidas por visitantes e associados, numa grande confraternização.

A última atividade comemorativa foi o infalível "Parabéns prá você"

Devido ao horário não foi possível realizar a prova "pente fino" que consistia em catar guimbas de cigarro, canudinhos, tampa de plástico que estivessem na área da praia e a gincana teve que ser encerrada. Foram distribuídos brindes a todos os participantes da gincana mas não houve declaração de equipe vencedora. E logo foi encerrada oficialmente a comemoração do Jubileu de Prata do Naturismo na praia do Abricó, num domingo ensolarado, com crianças, jovens, adultos e veteranos todos irmanados pelo ideal naturista.

(enviado em 27/12/19 por Associação Naturista de Abricó)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2020
Todos os direitos reservados.