') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°178 - Setembro de 2015 - Ano XVI

Anuncie aqui

 

Paulo Pereira, a história viva do Naturismo brasileiro, viveu quase 60 anos de sua vida na e para a nossa filosofia de vida. Autor de diversos textos e livros sobre o assunto acaba de concluir mais um: Da Identidade Nua - uma reflexão, que está disponível exclusivamente para os leitores do jornal OLHO NU. Ele concedeu uma entrevista esclarecedora sobre seu novo trabalho e, de quebra, fala com muita propriedade, que lhe é peculiar,   sobre a situação atual do naturismo no Brasil. A entrevista foi concedida a mim numa tarde morna de uma quinta-feira do inverno carioca, no salão de festas do prédio onde tem um apartamento do bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro. Antes de ter contato com seu novo trabalho, leia suas ideias e comentários em NATEntrevista.

 

Outro pensador que tem brindado os leitores é Arthur de Lacerda, que nesta edição apresenta mais um texto onde analisa Livros de Arnoldo Piratininga e de Laura Brunet: plágio? Revela a naturalidade do alemão em face das revistas nudistas, desde sempre. E também a naturalidade com que a alemã noiva apresentou-se nua. Além de destacar a origem do nudismo: helioterapia de Rikli e os “vanderwoegel”. Isto tudo estreia uma nova seção NATLiteratura.

 

O principal evento naturista deste mês de setembro foi o IV Encontro Norte-Nordeste de Naturismo, que se realizou no feriadão de 7 de setembro. A Aldeia Macuxi, um espaço naturista com muito verde e atividade localizado no município do Conde, na Paraíba, recebeu os dirigentes da região Norte e Nordeste do país para debaterem assuntos comuns às áreas naturistas aí localizadas. Ainda durante o mesmo evento rolou o 8º Tambaba Open de Surfe Naturista, a tradicional competição reuniu atletas de toda região e vale pontos para o circuito nacional de surfe não naturista. Leia a cobertura completa em NATEvento e NATEsporte.

 

E para colocar na agenda as próximas atividades por todo canto: o SPNAT convida para a Festa do Halloween nos dias 10, 11 e 12 de outubro e convoca para eleições no mesmo final de semana. Nesta semana o encontro é no Espírito Santo, com a abertura da primavera no Grupo Naturismo Capixaba (de 18 a 20) e na Bahia com o aniversário de 3 anos da EcoVila e Ecoparque da Mata. No início de outubro o PlaNAT promove o Tambaba Fest 2015 Nu Planat, de 1 a 4 de outubro. Também em outubro haverá o IV Passeio Naturista à Ilha Grande, com pernoite em pousada não filiada à FBrN, mas que abrirá suas portas para o Naturismo, nos dias 24 e 25, com direito à praia quase exclusiva, onde também é possível se praticar o naturismo.

 

E também já está na hora de colocar na agenda o primeiro grande evento do ano que vem. Trata-se do 6° Encontro Latino Americano de Naturismo, o ELAN6, que será realizado no México, à beira mar. Todas as informações para participação já estão em NATEVento Internacional.

 

Já se precavendo para o movimentado verão, a praia do Pinho está com reservas abertas para a pousada e camping que funcionam na praia, que não são filiadas à FBrN. Não deixe para depois.

 

Evandro Telles envia as conclusões de um estudo acadêmico que revela que os pesquisadores começam a acreditar que o auto julgamento não afeta só nosso estado mental – a vergonha do corpo pode nos deixar fisicamente doentes. Em NATArtigo.

 

Em De Olho na Mídia leia a matéria publicada pela revista Veja sobre a famosa cidade naturista francesa Cap d'Agde.  E a competição de surfe naturista de Tambaba foi matéria no Jornal da Paraíba.

 

Casal de “evangelistas” sai nu às ruas para anunciar a volta de Cristo e vai parar na delegacia. Leia em Nu em Notícia.

 

Uma peça publicitária para vender uma novo tipo de café da Nestlé foi lançado nos Estados Unidos, com muita repercussão. A nudez era o tema. Em Nu e Comunicação.

Atletas da Universidade de Warwick, no Reino Unido, criaram campanha para agradecer o apoio da comunidade LGBT, lançando uma calendário com fotos deles totalmente nus. Em Nudez & Sociedade. Leia também nesta seção que estudantes são flagrados assistindo palestra pelados na Ufba, que teve até um poema declamado por uma moça nua.

E no teatro também a nudez causa polêmica. Estreia no Brasil o espetáculo francês de Olivier Dubois balé que a Frente Nacional Francesa e a Ópera de Tel Aviv tentaram interditar. Em Nu & Arte.

Em Cartas dos Leitores, morador do Rio de Janeiro procura amizade com naturistas.

Atenção: As matérias serão atualizadas durante todo o mês, portanto fique atento.

 

Boa leitura. Boa reflexão. Bom lazer.

Até a edição de outubro.

Pedro Ribeiro

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias e cartas expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.

ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2015
Todos os direitos reservados.