') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°156 - Novembro de 2013 - Ano XIV

Anuncie aqui

 Festa de congraçamento, de paz, harmonia e interação. Foi assim o segundo encontro oficial que reuniu os dirigentes das áreas naturistas do Norte e Nordeste entre os dias 10 e 13 de outubro. O evento atraiu mais de setenta pessoas e transformou o encontro regional em uma das festas mais concorridas do naturismo brasileiro, com naturistas do Norte a Sul do país. Conduzido pelas duas instituições naturistas baianas, o resultado foi a Carta de Massarandupió, documento que norteia os princípios do Naturismo. A cobertura completa desse evento está em NATEvento.

 

Evandro Telles, personagem durante o II ENNN fez um artigo para seu blog a respeito do  encontro, reapresentado aqui no jornal OLHO NU: NATURISMO NO TERRITÓRIO DAS EMOÇÕES.

 

Neste mês de novembro há promessas de duas grandes festas do Naturismo. As duas são no Sudeste. A primeira é um prato cheio para quem gosta de esportes: O primeiro jogos naturistas paulistas, uma realização do NIP, reunirá os atletas de todas as idades para competições diversas. o evento será realizado no clube Rincão Naturista, que comemora na ocasião seus 20 anos de fundação. Veja em NATEvento 2.

 

A outra grande festa será no apagar das luzes do mês de novembro. A partir do dia 29 reúnem-se em Piraí, cidade do estado do Rio de Janeiro, naturistas de todo o país para muita confraternização e deliberação sobre assuntos importantes para o Movimento Naturista Brasileiro em duas assembleias oficiais da Federação Brasileira de Naturismo. Muitas atividades paralelas estão previstas para aqueles que não são dirigentes e quiserem aproveitar as ótimas instalações do Recanto Paraíso, sede do evento, com esportes, piscina, sauna, filmes, debates e festas temáticas. Veja em VI Encontro de Dirigentes Naturistas preços e condições.

 

Paulo Pereira apresenta o seu derradeiro trabalho  na coluna Naturalmente do jornal OLHO NU. Foram quase quatorze anos de enriquecimento ao jornal através de suas palavras cultas, bem fundamentadas e antenadas com o Movimento Naturista Brasileiro atual e o do passado. Ele mesmo personagem da história do Naturismo contou como ninguém a trajetória de nossa luta. Agora ele se dedica quase integralmente a um novo projeto, que está fora da abrangência do Naturismo. Mas quando houver necessidade, promete Paulo, voltará a nos brindar com seus textos maravilhosos. Então não perca o trabalho atual, onde ele enfatiza como sempre sua visão de que o "nu naturista sempre pode, e sobretudo deve, ser um nu com atitude, natural, consciente e, se possível, libertador! Lembremos que não basta tirar a roupa para ser nudista-naturista... É preciso o desnudamento integral, sem fantasias, sem artifícios, sem exagero de produção, sem misturar comportamento e religião, naturalidade e ideologia radical." Em NATuralmente.

 

No mês de novembro a praia de Tambaba realizou o 1º Fest de Verão, evento musical que atraiu atenção de um bom público e da mídia não naturista. O ideal para divulgarmos o Naturismo para o público em geral. Certo? Bem, nem tudo foram flores no resultado, pois a presença mais uma vez do programa Pânico da Rede Bandeirantes no evento provocou muita discussão e polêmica nas redes sociais da Internet, com posições e pontos de vista defendidos calorosamente pelos redatores. Em De Olho na Mídia e em NATArtigo 2 você poderá ter uma pequena noção da celeuma em torno da presença da mídia convencional nos eventos naturistas.

 

Algumas associações já começaram a marcar seus eventos de fim de ano. O Naturismo Capixaba, por exemplo, já marcou a data para 29 e 30 de novembro e 1 de dezembro para sua confraternização de fim de ano. O GoiasNAT marcou para uma semana antes, dia 23 e 24 de novembro, quando serão realizadas também as eleições gerais da instituição. E o SPNAT comemorará seu terceiro aniversário de fundação entre os dias 17 e 19 de janeiro de 2014. Saiba todos os detalhes de cada evento em NATAssociações.

 

Também nesta edição:

 

Notícias da FBrN - Renata Freire é a nova presidente do Conselho Maior; Site oficial da FBrN novamente no ar; FBrN dá posse a novos diretores durante o II ENNN.

 

Nu em Notícia - Argentinas 'comuns' posam nuas para financiar compra de mamógrafo
DA BBC BRASIL.

 

NATCultura - Evandro Telles participa de Simpósio Multidisciplinar, fazendo apresentação sobre Naturismo; Reabertas as inscrições para o curso "Naturismo em seus contextos"; ARA VATASARA - AS MÁSCARAS ANCESTRAIS, teatro em Manaus.

 

NATInternacional - Aberta inscrições para mais uma edição da corrida nudista de Tanti, na Reserva Naturista de Yatan Rumi, em Córdoba, Argentina.

 

NATSaúde - Ecoparque da Mata, Massarandupió - Entre Rios - Ba, convida para Imersão e Curso de Massagem em Gestantes na Natureza: 21, 22, 23 e 24 de novembro.

 

NATTurismo - Passeio à Boiçucanga e à Ilha das Couves; Ficar nu em Paris; 3º Naturistas pela América latina.

 

As matérias serão atualizadas durante todo o mês, portanto fique atento.

 

Boa leitura. Boa reflexão. Bom lazer.

Até a edição de dezembro.

Pedro Ribeiro

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias e cartas expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.

ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2013
Todos os direitos reservados.