') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°149 - Abril de 2013 - Ano XIII

Anuncie aqui

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE NATURISMO – FBrN, OCORRIDA EM 30/03/2013, NA PRAIA NATURISTA DE BARRA SECA, EM LINHARES, ESPÍRITO SANTO.
 

 Img: Pedro Ribeiro

Aos trinta (30) dias do mês de março (03) de dois mil e treze (2013), na tenda montada na praia naturista de Barra Seca, município de Linhares, Estado do Espírito Santo, ocorreu a Assembleia Geral Ordinária da Federação Brasileira de Naturismo, conforme dispositivos estatutários vigentes. Esta Assembleia Geral foi convocada através de Edital de Convocação enviado para todas as entidades filiadas à FBrN e amplamente divulgado pela mídia naturista, bem como por e-mails enviados aos presidentes das entidades filiadas. No acima referido Edital de Convocação consta a pauta prevista.

 

 Img: Pedro Ribeiro

Antes do início dos trabalhos a naturista Carolina, do GoiasNAT, fez uma prece em intenção dos naturistas que não puderam estar presentes por motivo de doença

Às 11 horas, o presidente da FBrN João Olavo Rosés compôs a mesa diretora dos trabalhos, que ficou assim constituída: Elias Alves Pereira, presidente do grupo PLANAT e do Conselho Maior da FBrN e diretor da INF-FNI de Assuntos para a América Latina; João Olavo Rosés, presidente da FBrN; Marcelo Alves Pacheco, vice presidente da FBrN; Rayssa Neves de Sousa, diretora Secretária da FBrN; Leonardo Spinola de Miranda, diretor 2º Secretário da FBrN; e Marcio Ramalho Braga, presidente do grupo NATES, organizador do XIII CONGRENAT – Congresso Brasileiro de Naturismo, em cujo âmbito se realiza esta assembleia geral.

 

Img: N Valerio

Jorge Bandeira (à direita) recebe das mãos de Elias Pereira o Diploma de Reconhecimento por Serviço ao Naturismo

O presidente João Olavo agradeceu a expressiva presença de entidades filiadas e parabenizou os organizadores do evento pela ótima qualidade do mesmo. A seguir deu por aberta a presente Assembleia Geral Ordinária da Federação Brasileira de Naturismo – FBrN, convocada conforme os dispositivos estatutários vigentes. A seguir todos cantaram o hino nacional. Falou a seguir, o presidente Elias, que também agradeceu a presença de todos, que participam em número expressivo de entidades, vindos dos mais diferentes locais brasileiros, bem como ressaltou a importância dos temas que serão tratados nesta assembleia geral. O presidente do grupo NATES, Marcio Braga, anfitrião do evento, disse estar feliz com a expressiva representação de entidades e fez breve relato sobre a história da Praia do Pinho, FBrN e Praia de Barra Seca. Agradeceu a presença de todos e a colaboração da equipe organizadora do XIII CONGRENAT.

 

Img: N Valerio

Celso Rossi faz discurso de agradecimento pelo recebimento do Diploma de Reconhecimento Intelectual

Todas as procurações enviadas anteriormente foram analisadas e homologadas. Verificada a Lista de Presenças – que está anexa a esta ata - foi confirmado o cumprimento do quórum para instalação e deliberação da presente assembleia geral ordinária da FBrN. Por ordem de Inscrição (que identifica a filiada à FBrN) estavam presentes as seguintes entidades: 001-AAPP, 002-PEDRAS ALTAS, 003-SONATA, 004-NATES, 005-PLANAT, 006-OCARA, 009-Jornal OLHO NU, 010-ANABRICÓ, 011-MIRANTE DO PARAÍSO, 012-GRAÚNA, 013-Complexo Turístico PRAIA DO PINHO, 014-Portal BRASIL NATURISTA, 015-NIP, 020-MDMNATURS, 023-ABANAT, 024-NATURISMO CAPIXABA, 025-HMN, 026-SPNat, 027-RECANTO PARAÍSO, 029-Pousada TAMBABA NAURISTA, 030-OCA DE PIÁ ABORÍGENE, 032-ECOVILA DA MATA, 033-Blog da GLACY, 035-TAMBABA NUA, 036-Site e Blog de HILDEBRANDO BEZERRA DE CARVALHO, 037-MOVIMENTO NU, 038-ECOPARQUE DA MATA, 041-Portal TURISMO & NATURISMO, e 042- Clube Naturista COLINA DO SOL.

 

Img: N Valerio

Jorge Bandeira recebe das mãos de Rayssa outro diploma, desta vez por reconhecimento intelectual pelo Naturismo

A seguir, o presidente João Olavo deu início ao cumprimento da pauta prevista. O primeiro item é a entrega dos Diplomas de Reconhecimento da FBrN pelos relevantes serviços prestados ao naturismo pelos naturistas homenageados. O presidente João Olavo registra que essas homenagens fazem parte das comemorações do Jubileu de Prata (25 anos) da FBrN e começaram nos eventos V EDN e 25 ANOS DA FBrN, em janeiro passado, em Balneário Camboriú, SC. Nesta oportunidade estamos finalizando a entrega dos Diplomas. Em consideração e reconhecimento aos agraciados recitou a poesia “Vanguarda”, do poeta cearense Luiz Oswaldo Santiago M. de Souza, que retrata muito bem o pioneirismo dos mesmos.

 

Img: N Valerio

Pedro Ribeiro (á direita) recebeu por Paulo Pereira o Diploma de Reconhecimento por serviços Prestados ao Naturismo, das mãos de Márcio Braga

Na sequência, o presidente Elias Alves Pereira (PLANAT/Conselho Maior/Diretoria da INF-FNI) entregou o Diploma de Reconhecimento ao past vice presidente da FBrN Jorge Bandeira do Amaral, que ao agradecer fez uma retrospectiva histórica do grupo amazonense GRAÚNA, que preside. O presidente Marcio Braga (NATES) entregou o Diploma do past presidente da FBrN José Antonio Ribeiro Tannús para o presidente Elias Alves Pereira, que se prontificou a repassá-lo quando do evento 18 ANOS DO PLANAT (30/05 a 02/06/2013). Registrou referências elogiosas ao homenageado. A diretora Secretária Rayssa, entregou Diploma ao intelectual e escritor naturista Jorge Bandeira do Amaral.

 

O próximo Diploma foi entregue para o presidente Pedro Ribeiro (ANABRICÓ/Jornal OLHO NU) concedido ao intelectual e escritor naturista Paulo Pereira. Na oportunidade, Pedro Ribeiro leu a “Carta Aberta aos Naturistas” do autor Paulo Pereira, trazendo assim mensagem do homenageado e informou que a entidade ANABRICÓ fará cerimônia na praia naturista de Abricó (Rio de Janeiro, RJ) para entregar a Paulo Pereira o Diploma recebido.

 

Img: N Valerio

Franco Giordano recebe o diploma de Miriam Zorzella in memoriam ea braça João Olavo emocionado

A seguir, o diretor da FBrN Leonardo Spinola de Miranda entregou ao dirigente Celso Luis Rossi o Diploma de Reconhecimento do intelectual e escritor naturista, José Edson de Medeiros, que emocionado, fez relato histórico da importância do homenageado e sua contribuição contemporânea para formação de acervo do naturismo brasileiro. O Diploma de Reconhecimento será entregue pessoalmente pelo vice presidente Marcelo Pacheco, quando no retorno (de motor home) da caravana “I Naturistas pelo Brasil” passarão em São José dos Campos, SP, residência de José Edson. O presidente João Olavo relatou que recebeu, do mesmo, cinco (5) DVDs sobre a historia do naturismo para a sede administrativa e memorial que a FBrN terá em sala concedida de forma vitalícia pelo ECOPARQUE DA MATA, em Matuim, Entre Rios, BA. Os mesmo DVDs também foram entregues ao Evandro Telles, para compor acervo do CENA- Centro de Estudos Naturistas.

 

O Diploma de Reconhecimento entregue em seguida foi in memoriam de Miriam Lucia Zorzella Di Dio, entregue pelo presidente João Olavo a Franco Giordano, que num momento emocionante, leu seu agradecimento à homenagem recebida em nome de sua saudosa companheira e exemplar naturista e ao apoio que tem recebido desta diretoria e dos naturistas brasileiros. Os presidentes João Olavo e Elias ressaltaram os valores e prática da filosofia de vida naturista da homenageada.

 

Img: N Valerio

João Olavo explica como funcionará o processo eleitoral

Ao encerramento desta cerimônia ainda falaram os seguintes: Conselheiro Maior José Wagner sobre a conexão do naturismo e os direitos humanos, que participa intensamente como indígena e praticante da filosofia de vida naturista; naturista Elmo (NATES) sobre a reflexão que o naturismo permite em relação ao desenvolvimento emocional e intelectual, transformando-nos em pessoas melhores; dirigente Celso Rossi comunicou que – fruto do 1º Protocolo de Intenções FBrN/Universidades – foi lançado Curso de Extensão sobre o Naturismo, na Faculdades Integradas FACCAT, em Taquara, RS; os dirigentes Evandro Telles e Maria Luzia (NATURISMO CAPIXABA) falaram sobre a ocupação de espaços literários no Espírito Santo para falar sobre o naturismo; Conselheiro de Ética Luiz Carlos divulgou, que domingo próximo, irá ao ar programa sobre o naturismo na TV Record, do qual participaram as praias naturistas filiadas à FBrN; e o presidente João Olavo reiterou ser a filosofia de vida naturista uma das utopias possíveis no século 21, que de forma viva e transformadora dará um sentido ético ao desenvolvimento atual das pessoas e das organizações. Para tanto necessitamos ler, estudar e praticar, assumindo o naturismo com orgulho e de forma pública.

 

Img: N Valerio

Celso Rossi faz piruetas para posar para a foto na hora em que deposita seu voto na urna

O item seguinte da pauta é o Processo Eleitoral, razão pela qual foi desfeita a mesa condutora dos trabalhos e convocados para conduzir a Assembleia Geral Ordinária da FBrN, a partir de agora, os três (3) integrantes da Comissão Eleitoral, Marcio Ramalho Braga (NATES), Leonardo Spinola de Miranda (NATURISMO CAPIXABA) e Ormindo Affonso Neiva Pinto (NATES). O Coordenador da Comissão, Marcio Braga, assumiu a condução desta assembleia geral e colocou em votação, tendo sido aprovado por unanimidade, o Parecer favorável do Conselho Maior em relação a Prestação de Contas da atual Diretoria da FBrN. A seguir relatou todos os estágios já vencidos neste processo eleitoral, que seguiram rigorosamente o Estatuto da FBrN e o Regulamento Eleitoral vigente. Explicou detalhadamente – com auxílio dos demais integrantes – como será desenvolvido o processo, respondeu perguntas sobre o tema e esclareceu questionamentos. Para facilitar a rápida identificação dos candidatos seus nomes foram colocados em painel seriado (flip chart) montado em cavalete bem visível.

 

Img: N Valerio

Pedro Ribeiro posa no momento de depósito do vota na urna

A Comissão Eleitoral deu início ao processo de votação, fazendo chamada nominal das entidades, conforme seu número de inscrição na FBrN. Concluída a votação – sem incidentes ou ocorrências - a Comissão Eleitoral iniciou a apuração. Concluída a apuração de forma pública e não havendo nenhum questionamento sobre a mesma, os resultados foram divulgados oficialmente e homologados por esta Assembleia Geral, como seguem. Para diretoria da FBrN, com mandato de dois (2) anos, foi eleita chapa única tendo como presidente, João Olavo Paz Rosés e vice presidente, José Antonio Ribeiro Tannús. A chapa recebeu 43 votos. Para titulares do Conselho de Ética, com mandato de quatro (4) anos, Luiz Carlos Hack, com quinze (15) votos, Jaime Cabral Vieira, com quatorze (14) votos e Pedro Ricardo de Assis Ribeiro, com dez (10) votos. Para suplência do mesmo Conselho, Roselinda Capellatto Santana, com (2) votos. Para Conselho Maior da FBrN, com mandato de quatro (4) anos; para Região Norte, titular, Jorge Bandeira do Amaral, com trinta e um (31) votos e suplente, Iran Lamego, com doze (12) votos. Para titular da Região Nordeste, Valdenor Oliveira Andrade, com trinta (30) votos e suplente, José Wagner de Oliveira, com treze (13) votos. Para titular da Região Centro Oeste, Elias Alves Pereira, com trinta e seis (36) votos e suplente, João Batista de Sousa, com sete (7) votos. Para titular da Região Sudeste, Renata Barreto Freire com vinte e sete (27) votos e suplente, Evandro Telles de Oliveira, com quinze (15) votos. Para titular da Região Sul, Celso Luis Rossi, com trinta e dois (32) votos e suplente, Etacir Manske, com onze (11) votos.

 

Img: N Valerio

João Rosès coloca seu voto na urna

A Comissão Eleitoral empossou os eleitos e convidou o presidente João Olavo, para reassumir a condução desta Assembleia Geral Ordinária, o mesmo reassumiu dando continuidade a pauta. Como item seguinte, foi debatido o Programa Integrado e Eventos FBrN 2013/2015. Com intensa participação dos presentes, foi ao final, aprovada por unanimidade, a seguinte programação em ordem cronológica:

 

de 01 a 05/maio/2013 – Inauguração da Sede Administrativa da FBrN e Curso Planejamento Estratégico, no Ecoparque da Mata e Praia Naturista de Massarandupió, organizado por ECOVILA e ECOPARQUE DA MATA/ABANAT.

 

De 23 a 26/maio/2013 – Tambaba Toda Sua, na Pousada Zeca´s e Praia Naturista de Tambaba, organizado por MDM NATURS/PLANAT.

 

Img: Doni Sacramento

No final do escrutínio eleitos e comissão eleitoral posaram para as fotos

De 30/maio a 02/junho/2013 – 18 Anos do PLANAT, em Brasília-DF, organizado pelo PLANAT.

 

De 14 a 16/julho/2013 – 10 anos do Graúna, em Manus-AM, organizado pelo GRAÚNA.

 

Segunda quinzena/Julho/2013 – Rio & Marssarandupió, na Pousada Rio & Mar e na Praia Naturista de Massarandupió, organizado pela MDM NATURS/PLANAT/ABANAT.

 

Img: Doni Sacramento

Um quadro mostrava os eventos previstos e os candidatos a sediá-los.

Dias 25 e 26/agosto/2013 – 18 Anos da Colina do Sol, na Colina do Sol, organizado pelo CNCS/HMN/OCARA.

 

Dias 07 e 08/setembro/2013, Inauguração da 1ª fase do Ecoparque da Mata, com relançamento de livros de Evandro Telles, organizado pelo ECOPARQUE e ECOVILA DA MATA/ABANAT.

 

Setembro/2013 – Abertura da Primavera, em todos os espaços naturista brasileiros, organizado pelas próprias entidades.

 

Setembro/2013 – SURF NU – 6° edição, na Praia Naturista de Tambaba, organizado pelo MOVIMENTO NU.

 

Dia 29/setembro/2013 – 10 Anos de Abricó (uma década da reabertura oficial da praia, após anos de interdição), na Praia Naturista de Abricó, organizado pela ANABRICÓ.

 

Img: Pedro Ribeiro

João Rosès agardece a presença de Carlos Gil no XIII CongreNAT

De 11 a 14/outubro/2013 – II ENNN, no Ecoparque da Mata e Praia Naturista de Massarandupió, organizado pelo ECOPARQUE e ECOVILA DA MATA/ABANAT.

 

De 15 a 17/novembro/2013 – I Jogos Naturistas, em São Paulo-SP, organizado pelo SPNAT/NIP/ANABRICÓ.

 

Novembro/2013 – 23 Anos de Tambaba, na Praia Naturista de Tambaba, organizado pela TAMBABA NUA/SONATA.

 

Segundo semestre/2013 – VI EDN, em Recanto Paraíso, organizado pelo RECANTO PARAÍSO/ANABRICÓ.

 

Img: Pedro Ribeiro

No intervalo da assembleia os participantes foram se esquentar nas águas mornas de Barra Seca

Segundo semestre/2013 – 20 Anos do Rincão Naturista, no Rincão Naturista, organizado pelo RINCÃO NATURISTA/SPNAT. Estes eventos acima citados, foram os programados para o ano de 2013.

 

Em janeiro/2014 – I Encontro da Juventude Naturista, na Colina do Sol, organizado pelo CNCS/HMN/OCARA.

 

Em março/2014 – V ELAN, no Uruguai, organizado pela AUNA/Diretoria da INF-FNI para América Latina.

 

No 1° trimestre/2014 – X EBN, no Ecoparque da Mata e Praia Naturista de Massarandupió, organizado pelo ECOPARQUE e ECOVILA DA MATA/ABANAT.

 

Img: Doni Sacramento

Quem quisesse podia encomendar o almoço que vinha em "marmitex"

Em maio/2014 – I Encontro Naturista do Sudeste, em São Paulo-SP ou Rio de Janeiro-RJ, organizado pelo SPNAT/NIP/ANABRCÓ/GNC.

 

Em setembro/2014 – XXXII Congresso Mundial de Naturismo, na Irlanda, organizado pela INF-FNI.

 

Em outubro/2014 – III ENNN, em Manaus-AM, organizado pelo GRAÚNA.

 

Em novembro/2014 – Abertura da Temporada de Verão, em todos os espaços naturistas brasileiros, organizado pelas respectivas entidades.

 

Img: Pedro Ribeiro

O artista plástico local Lomeu foi homenageado no início da assembleia. Ele pintou os painéis que decoram a construção principal do complexo da praia de Barra Seca

Dias 30/novembro e 01/dezembro 2014 – 20 Anos de Abricó (duas décadas da existência da praia), na Praia Naturista de Abricó, organizado pela ANABRICÓ.

 

2° semestre/2014 – II Olimpíadas Naturistas, no Rincão Naturista, organizada pelo RINCÃO/SPNAT/NIP.

 

Estes acima citados compõem a programação de eventos para 2014.

 

Em janeiro/2015 - II Encontro da Juventude Naturista, na Colina do Sol, organizado pelo CNCS/HMN/OCARA.

 

Img: Doni Sacramento

Os trabalhos de Lomeu se concentram nas construções principais

1° trimestre/2015 – XIV CONGRENAT, com os seguintes candidatos 1- CNCS/HMN/OCARA. 2- TAMBABA NUA/SONATA. 3- SPNAT/NIP/ANABRICÓ.

 

Foram estabelecidos prazos para entrega de projetos (por mais simples que sejam) para os eventos programados em 2013/2015. Para eventos de 2013, o prazo é de trinta (30) dias. Os de 2014, o prazo é de sessenta (60) dias. E em 2015, noventa (90) dias. Todos os prazos serão contados á partir desta data.

 

Img: Pedro Ribeiro

A sereia de Lomeu enfeita a torre da caixa d'água.

Inobstante se realize em 2016, o XXXIII Congresso Mundial de Naturismo tem apenas dois países como candidatos para sediá-lo, o Brasil e a Itália. Segundo orientação do GT Congresso Mundial de Naturismo – Brasil 2016, os projetos das entidades naturistas brasileiras candidatas como sede, devem enviar projeto para o coordenador geral do GT, José Antonio Ribeiro Tannús (jtannus@fbrn.org.br) até novembro de 2013. As informações sobre a elaboração do projeto já foram enviadas pelo coordenador geral a todos os presidentes das entidades filiadas á FBrN. Houve seis (6) candidaturas: 1 - ECOPARQUE e ECOVILA da MATA/ABANAT. 2 - GOIASNAT/PLANAT. 3 - RINCÃO NATURISTA. 4 - TAMBABA NUA/SONATA. 5 - SPNAT/NIP. 6 - CNCS/HMN/OCARA.

 

Se nenhum dos projetos enviados se mostrar viável para 2016, , segundo o Diretor da INF-FNI, Elias Pereira, resta-nos outra alternativa. Apoiar a Itália para realizar o congresso em 2016, em contrapartida, a mesma nos apoiaria como sede de 2020.

 

Img: Doni Sacramento

Outra obra decora a parede da cozinha

Para valorizar a presença e interesse das entidades nos momentos decisórios do Programa Integrado de Eventos da FBrN, não será admitida inclusão de novas candidaturas para os eventos já programados. Apenas se houver alguma desistência, será aberta nova concorrência. O assunto não permanece em pauta.

 

O naturista espanhol Carlo Gil Paz, entregou para a FBrN dois (2) quadros fotográficos, resultado do trabalho do artista plástico espanhol, José Abajo Izquierdo, doado como presente dos 25 anos da FBrN. A obra foi realizada em Balneário Camboriú, quando das comemorações do Jubileu de Prata da FBrN. O presidente João Olavo agradeceu a iniciativa e a doação.

 

Img: Doni Sacramento

Mais uma obra de Lomeu, decora o refeitório

Em seguida, o presidente Pedro Ribeiro, apresentou pleito de sócios de sua entidade (ANABRICÓ), para que a FBrN emitisse uma moção de apoio a uma iniciativa de nudez em área pública no Rio de Janeiro (“Manifestação pela Liberdade da Nudez”), a exemplo da que aconteceu recentemente no Parque Ibirapuera em São Paulo. Após várias manifestações contrárias e esclarecimentos, o pedido de moção foi negado por unanimidade.

 

A seguir, às 17h50min, o presidente João Olavo, deu por encerrada a presente Assembleia Geral Ordinária da Federação Brasileira de Naturismo, cuja ata foi lavrada por mim, secretária “ad hoc” Rayssa Neves de Sousa , e assinada em conjunto com o presidente João Olavo Rosés.

Img: Doni Sacramento

Detalhe da obra de Lomeu, com o símbolo da NATES

 

 

Saudações naturistas

 

João Olavo Rosés

Presidente da FBrN

 

José Antonio Ribeiro Tannús

Vice presidente da FBrN


 

 

 

 

(reenviado em 7/04/13 por João Olavo Rosés)

 

Leia também

CongreNAT brilha em Barra Seca

Resumo de tudo o que ocorreu nos quatro dias de CongreNAT

 

Assembleia Geral Extraordinária

Resumo da AGE

 

NATArtigo

Evandro Telles escreve sobre a pequena Isis a estrela do congresso -

 

NATCrônica

Celso Rossi fala sobre as coincidências significativas por estar no Congresso

 

Propaganda Eleitoral para as eleições da FBrN

Veja como alguns candidatos a cargos de diretoria da FBrN fizeram seus marketings -

 


Olho nu - Copyright© 2000 / 2013
Todos os direitos reservados.