') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°149 - Abril de 2013 - Ano XIII

Anuncie aqui

A partir deste ponto republicação e atualização das matérias publicadas originalmente na seção "Últimas Notícias" do jornal OLHO NU, entre 4  de março e 5 de abril de 2013

CongreNAt brilha em Barra Seca

Presidente diz que este foi um dos poucos encontros naturistas em que todos os assuntos planejados foram debatidos

por Pedro Ribeiro*

 

Img: Doni Sacramento

Faixas de boas vindas foram estendidas sobre as paredes das casas modestas de Barra Seca, bem em frente à estação do pequeno barco de travessia.

O Décimo Terceiro CongreNAT realizado na praia naturista de Barra Seca, em Linhares, no Espírito Santo, transcorreu com muita tranquilidade e emoção nos seus quatro dias. Iniciado em 28 de março e terminado no domingo de Páscoa, 31, recebeu mais de 70 pessoas, entre visitantes e representantes das filiadas à Federação Brasileira de Naturismo, que compareceram ao evento organizado pelos NATes e Naturismo Capixaba. No CongreNAT é onde se elegem bi anualmente os membros da diretoria da Federação Brasileira de Naturismo. Apesar do tempo chuvoso e frio, por quase todo o tempo de duração do Congresso, a adesão à nudez foi de quase 100%.

 

Img: Doni Sacramento

A travessia de barco para a praia Naturista era feita diariamente pelo barqueiro morador da comunidade

A abertura oficial ocorreu na quinta-feira, dia 28, às 13 horas, em um tenda montada em frente ao ponto de partida do barco que atravessa o rio que leva à praia, contando com a participação de autoridades municipais e com os primeiros naturistas que chegaram ao local, além da presença do presidente da FBrN, João Olavo Rosés. A mídia local cobriu este momento.

Img: Doni Sacramento

À medida que os representantes das áreas naturistas chegavam um painel de faixas e banners era montado

 

 

 

Ao correr do dia foram chegando dos vários pontos do país outros naturistas que engordaram a população do pequeno município, se hospedando nas poucas pousadas disponíveis e em um condomínio previamente reservado. A infraestrutura montada na praia contou com, além dos tradicionais banheiros e imensos sombreiros, uma enorme tenda que abrigaria as assembleias e palestras programadas e as faixas e banners das associações filiadas à FBrN.

Img: Pedro Ribeiro

As confraternizações noturnas reuniram antigas e novas amizades

 

Na noite de quinta-feira, a primeira confraternização social na Pousada Lua Nua, com a chance de reencontrar os amigos, conhecer pessoalmente alguns virtuais e fazer novos, regados a muitos e variados caldos saborosos que foram compartilhados fraternalmente.

Img: Doni Sacramento

Dança com referência a passos indígenas abriu extraoficialmente o XIII CongreNAT

 

 

 

 

 

Na sexta-feira, 29, o tempo não colaborou, amanhecendo muito nublado, ventoso e ameaçador de chuva. Apesar disso o comparecimento à praia foi maciço. A tenda foi decorada com as bandeiras e banners das várias instituições representadas do país, além do Chile, Uruguai e Argentina. Por volta das onze e meia José Wagner, presidente da instituição Oca de Piá, recrutou os presentes para aprenderem alguns passos de dança indígena, formou uma grande roda com cerca de cinquenta naturistas e ensinou algumas palavras e saudações em um dos idiomas indígenas brasileiros. Jorge Bandeira, presidente do Graúna, fez um pequeno discurso explicando a importância de preservamos esta cultura e em seguida se juntou à roda para dançar os novos passos. Momento de muita descontração e alegria.

Imgs: N. Valerio

Jorge Bandeira, no microfone, e José Wagner, de cocar, comandaram a dança amiga

 

Img: Pedro Ribeiro

Franco Giordano recebe das mãos de João Olavo o diploma de reconhecimento póstumo a Miriam Zorzella

Logo após, os presentes foram convidados a cantar o Hino Nacional e então João Olavo convocou a mesa diretora e fez uma segunda abertura oficial do evento, desta vez naturista, agradecendo a presença de todos e dando voz aos componentes da mesa para os discursos de boas vindas. Em seguida fez uma série de homenagens a naturistas históricos, entregando diplomas de reconhecimento pelos serviços prestados ao Naturismo, com destaque à falecida Miriam Zorzella, representada por seu ex-marido Franco Giordano, que recebeu o diploma em momento de muita emoção.

 

Img: Pedro Ribeiro

A Assembleia Geral Extraordinária da tarde ocorreu sem problemas

À tarde, por volta da quatro e meia, deu-se início a Assembleia Geral Extraordinária, programada para as duas, convocada exclusivamente para deliberar sobre a formação do Conselho Consultivo, cujos membros serão indicados pelos filiados e diretoria e aprovados em assembleia. Aprovada a constituição do Conselho, os nomes de Paulo Pereira, Evandro Telles, Celso Rossi, Edson Medeiros e Jorge Bandeira foram indicados e aprovados como os primeiros membros.

 

Após a a AGE, os dirigentes da praias naturistas se reuniram para debater problemas comuns de suas áreas e procurar soluções para resolvê-los. Com exceção das praias de Pedras Altas e da Galheta, todas as demais praias estavam representadas. A conclusão será publicada em breve. Por ora decidiram que de agora em diante em todos os encontros oficiais e nacionais da federação haverá reunião do dirigentes das praias naturistas.

 

Img: N. Valerio

O Graúna apresentou sua história de luta

À noite, mais uma confraternização, prevista para ocorrer na pousada Urussuquara, foi transferida para a Lua Nua. Foram momentos de grande emoção. Jorge Bandeira exibiu um vídeo com o histórico de sua instituição e dedicou o trabalho aos naturistas Maria Luzia de Almeida e Pedro Ribeiro. Em seguida apresentou uma performance teatral abordando a desmistificação da nudez, que levou a plateia a grandes apupos. Logo após,

Img: Doni Sacramento

A jovem Ísis contracena com sua mãe na peça escrita por ela mesma

apresentação de outra pequena peça teatral, "Carla e a árvore encantada", desta vez de autoria da pequena naturista Ísis, de 8 anos, filha de Rose Santanna,  protagonizada por ela mesma, com direção de Iran Lamego e atuação de outros naturistas, abordou a iniciação de crianças e adolescentes no meio naturista. Levou a plateia à emoção a ao delírio.

 

No sábado o Congresso prosseguiu com a Assembleia Geral Ordinária, quando, entre outras coisas, foram eleitos os candidatos aos cargos da diretoria da federação.

Img: Pedro Ribeiro

À medida que os resultados dos votos iam sendo lidos Leonardo Miranda os transcrevia para o painel

Foram escolhidos pelos representantes presentes para mais dois anos de mandato como presidente, João Olavo Rosés (CNCS) e como vive-presidente José Ribeiro Tannús (GoiasNAT). Para o Conselho de Ética foram eleitos Luiz Carlos Hack (AAPP), Jaime Cabral (Sonata) e Pedro Ribeiro (Anabricó). Para o Conselho Maior foram eleitos para a Região Norte, Jorge Bandeira (Grauna); Região Nordeste, Valdo Andrade (AbaNAT); Região Sudeste, Renata Freire (NIP); Região Centro-oeste, Elias Pereira e Região Sul, Celso Rossi (Ocara hotéis).

Img: N. Valerio

O vôlei nunca falta nos encontros naturistas

 

O sábado nublado e chuvoso começou com uma animada disputa de vôlei reunindo participantes do Amazonas, Paraíba, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, enquanto aguardavam o início da Assembleia Geral Ordinária marcada para às 10 horas.

Img: Pedro Ribeiro

O trio vocal surpreendeu a plateia cantando a Oração de São Francisco

 

 

 

 

A Assembleia começou às 11 horas de forma descontraída, aberta pelo diretor de eventos da FBrN Valdo Andrade. O público foi convidado a cantar a famosa Oração de São Francisco, em comemoração à Páscoa, que teve sua letra no final modificada pelos letristas Celso Rossi e José Wagner, que acompanhavam vocalmente e no violão a canção-oração. Em seguida um momento solene, foi feita realmente uma oração para os amigos naturistas que não puderam vir ao evento porque se encontram enfermos ou tiveram problemas de violência.

 

Img: N. Valerio

Pedro Ribeiro (à esquerda), em nome de Paulo Pereira, recebe das mãos de Márcio Braga o Reconhecimento de trabalhar em favor do Naturismo

João Olavo abriu os trabalhos oficiais, mas pediu para inverter a ordem da pauta, o que foi acatada pela assembleia. Prestou homenagem para Paulo Pereira, representado por Pedro Ribeiro, com o Diploma de Reconhecimento pelos Relevantes Serviços Prestados ao Naturismo. Em seguida Pedro leu a Carta Aberta os Naturistas, de autoria de Pereira, que agradece o recebimento da homenagem.

Img: Pedro Ribeiro

 

 

 

 

João Olavo, então, passou à explicação de como seria realizada a eleição da nova diretoria da FBrN, bem como o direito de voto de cada entidade membro. O total máximo de votos foi de 42. Após a eleição descrita acima, o resultado foi escrutinado e divulgado, já ocorrendo a foto oficial dos eleitos e de seus suplentes. A assembleia é então suspensa para o almoço e convocada para reinício às 15 horas, logo depois da reunião dos dirigentes do Norte e Nordeste.

 

Img: Doni Sacramento

Como não poderia deixar de ser a assembleia retornou atrasada, às 15 h 45, antes porém um animada dança tomou conta do salão capitaneada pelo jovem MC People, que cuidou da mesa de som todo o tempo. O segundo tempo da assembleia decidiu onde serão os próximos encontros oficiais da FBrN no próximo biênio e quais áreas se candidatam à realizá-las. Também se pré-candidataram as áreas naturistas brasileiras que pretendem sediar uma possível realização do XXXIII Congresso Internacional de Naturismo no Brasil.

Img: Pedro Ribeiro

Maria Luzia auxilia Celso Rossi a exibir o quadro de candidatos aos próximos encontros e eventos naturistas nos próximos anos

Uma falta de energia deixou às escuras e sem som a continuação da assembleia, que, no entanto prosseguiu. Neste momento o naturista Carlos Gil veioao público e informou que está doando à FBrN dois banners fotográficos com o resultado do trabalho do artista plástico e fotógrafo José Izquierdo, que realizou o trabalho durante o V Encontro de Dirigentes Naturistas em janeiro na praia do Pinho. No prosseguimento a assembleia decidiu rejeitar, após calorosos

Img: N. Valerio

Carlos Gil mostra o resultado do trabalho de José Izquierdo

debates, a proposta da Associação Naturista do Abricó de apresentar uma Moção de Apoio da FBrN das ações de Manifestação pela Liberdade da Nudez, que têm ocorrido na cidade de São Paulo. Já estava bem escuro, chuvoso e frio quando a assembleia foi concluída por volta das cinco e meia da tarde.

Img: Rayssa Neves

 

 

 

 

 

À noite um animado forró arrastou um bom público naturista para um bar danceteria na região conhecida como Portal do Ipiranga, em baixo de muita chuva.

Img: Rayssa Neves

A foto final do XIII CongreNAT

 

 

O domingo amanheceu bem mais aberto, com um sol um pouco tímido, mas já com bom mormaço. No entanto boa parte do público já havia se retirado ou não se animou a atravessar o rio para estar na praia pela manhã. Portanto, somente nove pessoas participaram da solenidade oficial de encerramento do Décimo Terceiro CongreNAT, por volta das 11 horas. Mas a confraternização continuou no almoço no condomínio alugado pelos membros do NATES.

 

Em tempo: a dificuldade de conexão à rede da Internet prejudicou a atualização das informações mais rapidamente.

 

*Editor do jornal OLHO NU

pedroribeiro@jornalolhonu.com

 

Leia também

Assembleia Geral Extraordinária

Resumo da AGE

Assembleia Geral Ordinária

Resumo da AGO

 

NATArtigo

Evandro Telles escreve sobre a pequena Isis a estrela do congresso  

 

NATCrônica

Celso Rossi fala sobre as coincidências significativas por estar no Congresso

 

Propaganda Eleitoral para as eleições da FBrN

Veja como alguns candidatos a cargos de diretoria da FBrN fizeram seus marketings -


Olho nu - Copyright© 2000 / 2013
Todos os direitos reservados.