') popwin.document.close() }
 Jornal Olho nu - edição N°39 - dezembro de 2003
http://www.jornalolhonu.com
Editorial | NATQuestão | NATEspecial | NATTurismo | NATTurismo 2 | NATTurismo 3 | NATVariedades | NATFotos

Jornal Olho nu - edição N°46 - julho de 2004

Croácia, para aí vamos nós

pesquisa de Pedro Ribeiro*

Quem tiver tempo e "disposição" (principalmente monetária) para desfrutar de uma viagem maravilhosa, a Croácia oferece diversas atrações. Não somente na parte naturista, mas também na gastronomia, arte e história. OLHO NU pesquisou quais sãos os atrativos deste pequeno, mas interessante país.

ZAGREB

Zagreb é uma atrativa cidade de pouco mais de um milhão de habitantes e tem sido a capital da Croácia desde 1557. A maior parte da Zagreb é medieval, e permanece ainda a cidade do século XIX, situada entre a medieval e a Estação do Trem, é o atual centro comercial. A cidade está cheia de excelentes parques, galerias e museus, tanto na parte alta como baixa.

Um dos lugares que vale a pena visitar em Zagreb é Dolac, o mercado de verduras, muito colorido e típico. Funciona diariamente, mas especialmente nas sextas-feiras e sábados.

Perto encontra-se a Catedral de São Estevão. A igreja data do século passado, pois a original, do século XIII, foi destruida por um tremor em 1880. Ainda pode ser encontrado restos da antiga no interior, incluindo afrescos do século XIII, altares de mármore e, um púlpito barroco. A catedral está rodeada pelo Palácio Arcebispal e umas fortificações do século XVI construídas para a defesa contra os turcos.

Na Torre Lotrscak pode-se tomar o funicular que liga as partes alta e baixa da cidade, oferecendo impressionantes panorâmicas. A sua direita encontra-se a Igreja de Santa Catalina. Perto, o Muzejski Proctor, uma importante galeria onde se celebram soberbas exposições. Inconfundível à vista encontra-se a Igreja de São Marcos, com seu teto de azulejos pintados. Ao leste encontra-se a Assembléia Nacional Croata ou Sabor.

A parte baixa de Zagreb é basicamente uma cidade de museus, entre os que destacam a Galeria Strossmayer, que contém magníficas pinturas e a Baska Slab, da ilha de Krk, uma das inscrições mais antigas no idioma croata; o Museu Arqueológico oferece peças pré-históricas, medievais e múmias egípcias, assim como, um jardim com esculturas romanas.

Ao oeste, o Museu Mimara, é uma das melhores galerias de arte da Europa. Muito perto encontra-se um conjunto monumental, que compreende o Teatro Nacional Croata, o Museu Etnográfico, a Biblioteca Nacional e o Jardim Botânico.

ISTRIA

anfiteatro Romano em Istria

Istria é uma península com forma de coração, de 3.600 quilômetros quadrados, que encontra-se justo ao sul da italiana Trieste. Recebe seu nome da tribo Histri, conquistada pelos romanos na zona no 177 a.C. Os 430 quilômetros de costa istria desfrutam das paisagens e do clima, pelo qual o Adriático é mundialmente reconhecido. Seu longo verão de maio a outubro, atrai grande quantidade de turistas. A zona não foi tocada pela guerra, e é um lugar absolutamente tranqüilo, quanto mais ao sul, pois a indústria e o turismo massivo se concentram no norte.

No meio do caminho para o sul, Porec é o maior centro turístico da ilha, cheio de vestígios de seu passado romano e um ambiente de pequena cidade, o que unido a suas cristalinas praias convertem-no em um agradável lugar de verão. Sua maior atração, aliás é a basílica do século VI, na que pode-se contemplar magníficos mosaicos bizantinos de ouro.

ROVNIJ 

A ilustração da fotografia indica todas as praias naturistas da região da península de Istria.

Clique sobre a foto para ampliar

Arco Venetian Balbi, em frente à praça Tito

Praça Tito com a torre do relógio

Rovinj, onde será realizada o 29º Congresso Mundial Naturista, é um precioso lugar que ocupa a metade da península de Istria, rodeado de colinas cobertas de bosques, cheio de pequenos hotéis de luxo e pitorescas e inclinadas ruas adornadas e com um arquipélago de 13 ilhas em suas costas que lhe proporcionam belíssimas paisagens. Destaca-se no horizonte de Rovinj a impressionante torre da Catedral de Santa Eufêmia, de 57 metros de altura.

Na principal praça, Tito, poderá ser encontrada a torre do relógio datado da renascença antiga com o lindo brasão de Markus Lion. No outro lado da praça tem-se o Arco Venetian Balbi e os museus situados no Palácio Baroque Califfi, nos quais encontram-se coleções de obras dos mestres do passado.

O clube naturista Valalta, sede do evento naturista mundial, oferece uma infinidade de atrações. Localiza-se à beira-mar, onde o naturista poderá usufruir de praias entrecortadas, que perfazem um total de 5 km, com areia, pedras, palmeiras, com águas tranqüilas convidativas para um bom banho de sol e mar. Você poderá encontrar seu pedacinho de praia e descansar e relaxar seu corpo.

Marina próxima ao clube Valalta

Próxima à margem há um complexo de piscinas de águas salgadas, com bares, massagens, saunas, centro de beleza e jardim de infância. Atividades aeróbicas e aquaeróbicas são organizados durante todo verão, assim como festas noturnas.

Valalta oferece também uma vasta área para camping, com toda infra-estrutura necessária. Excursões diárias de ônibus ou de barcos  para visitar as belezas naturais e culturais da península de Istria.

Nesta cidade está também localizado o único porto naturista do mar Adriático, que oferece inúmeras atrações esportivas para quem gosta de agitação.

Muitas informações e fotos poderão ser encontradas no endereço http://home.nordwest.net/GBS/Valalta/valalta.html

 

 

Desde 2000 a bandeira azul tremula sobre a praia de Valalta - é o símbolo do constante cuidado com o meio-ambiente, com a qualidade da água, com a segurança e a educação dos visitantes no interesse da proteção da natureza.

Clique em NATTurismo 3 para ver muitas fotos das praias naturistas de ROVNIJ e do clube VALALTA


BRIJUNI

Brijuni é o lugar ideal para visitar se está interessado na história recente do que foi Iuguslávia. Nesta cidade costeira passava o Marechal Tito seis meses ao ano, e o lugar está cheio de edifícios, exibições e monumentos, que lembram um dos pivôs do Movimento de Países não Alinhados.

GOLFO DE KVARNER

O Golfo de Kvarner estende-se 100 quilômetros ao sul de Rijeka, entre a península de Istria e o litoral croata. As ilhas que emergem no golfo são os picos de uma prolongação submersa dos Alpes, que prolonga-se para o sul até Albânia. Krk, Cres e Pag são algumas das maiores ilhas da Croácia insular.

OPATIJA

Opatija, uns quilômetros ao oeste de Rijeka, era o centro turístico por excelência do império Austro Húngaro até a Primeira Guerra Mundial, e ainda estão em pé muitos luxuosos e velhos hotéis como lembrança do esplendoroso passado.

ILHA KRK

Em Krk, a maior das ilhas, vale a pena visitar Baska, que conta com uma pitoresca vila e uma formosa praia de dois quilômetros de longitude.

DALMÁCIA

Dalmácia ocupa uma faixa de 375 quilômetros na parte central do litoral do Adriático, desde o Golfo de Kvarner até a Baia de Kotor, incluindo algumas ilhas. Os Alpes Dináricos servem de barreira natural entre a Dalmácia e a vizinha Bósnia Herzegovina. Abundam a relíquias históricas em cidades, como Zadar, Trogir, Split, Hvar, Korcula e Dubrovnik, enquadradas por uma impactante beleza natural de verdes vales e águas cristalinas. Os vinhedos de Dalmácia fornecem a metade do vinho croata. Uma corrente quente do norte assegura um clima suave, seco no verão e úmido no inverno, sendo possível tomar banho até quase entrado o mês de outubro.

DUBROVNIK

Bailarinos folclóricos de Dubrovnik

Declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Dubrovnik é sem dúvida a pérola do Adriático Croata. Fundada no ano 600 por refugiados de Epidauro, na Grécia, a Dubrovnik medieval foi a cidade-estado mais importante depois da Grécia. Como aquela, a velha cidade, Stari Grad, conserva uma grande quantidade de monumentos, como lembrança daquela época, e possui uma maravilhosa zona urbana, com praças pavimentadas com mármore, ruas adoquinadas e em ladeira, conventos, igrejas, fontes e museus, todos construidos com a mesma pedra de cor clara, igualmente a impressionante muralha que a rodeia.

Apesar dos ataques durante a guerra com Sérvia, a maioria dos edifícios permanecem intactos, salvo por alguns orifícios de metralhadoras, que aos poucos foram consertados. A lista de lugares para ver é interminável, mas destacam a Porta de PIle, a Fonte de Onófrio, o Mosteiro Franciscano, o Palácio de Sponza, o Mosteiro Dominico, a Sinagoga e é claro, a Muralha.




pedroribeiro@jornalolhonu.com


Olho nu - Copyright© 2000 / 2004
Todos os direitos reservados.