') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°39 - dezembro de 2003
http://www.jornalolhonu.com
Editorial | NATQuestão | NATEspecial | NATTurismo | NATTurismo 2 | NATTurismo 3 | NATVariedades | NATFotos

Jornal Olho nu - edição N°46 - julho de 2004

Atenção, srs. passageiros: último aviso para embarcar para a Croácia

por Vanderelei Castresano*

No próximo mês de agosto, a Federação Brasileira de Naturismo se fará representar no mais importante evento naturista mundial: o Vigésimo Nono Congresso Mundial de Naturismo, promovido pela INF - Intenational Naturist Federation. De dois em dois anos, um país é escolhido como sede para o grande fórum. O país da vez é a Croácia, de longa tradição naturista, mais precisamente na cidade de Rovinj, no Clube Naturista Valalta (http://www.valalta.hr/). 

Clube naturista Valalta na cidade de Rovinj, Croácia.

Clique sobre a foto para ampliar.

Objetivos

O objetivo deste encontro, que terá 31 países participantes, em pleno verão europeu, é apresentar uma longa estatística do naturismo associado, mostrando o "quanto somos" entre os países federados e mostrar os resultados financeiros da INF nos últimos anos, que tem sido excelente, diga-se de passagem. A diretoria prestará contas de forma aberta e honesta.  Colocará também em discussão o eterno tema do naturismo em muitos paises: ganham-se simpatizantes, mas perdem-se sócios; e o naturismo está perdendo sustentação financeira em todo o mundo. Por isso, o slogan do ano 2004 é “back to the roots - the future of organised naturism”, que significa: “Voltar às raízes: o futuro do naturismo organizado”.

A FBrN está retomando sua participação a nível mundial. O Brasil quer organizar um congresso mundial nos próximos anos, mas a luta é grande, porque outros paises já apresentaram candidatura e o Brasil ainda não fez o seu dossiê de candidato. Portanto, a candidatura brasileira para 2006 é só uma expectativa. Fora disso, o Brasil pretende retomar contatos com paises onde o naturismo organizado está estável, e com isso tentar incrementar as relações bilaterais entre as federações amigas.

Para o naturismo brasileiro, este encontro poderá render alguns dividendos. Num primeiro momento, pretende-se alavancar o fluxo de turistas estrangeiros ao naturismo em nosso país. A tarefa é árdua: A FBrN precisa contar com o apoio das áreas naturistas, e também dar apoio concreto a essas áreas. A principal barreira atual é a lei brasileira, ainda desfavorável à pratica do naturismo no Brasil. 

Por isso é importante a participação do Brasil neste evento. Não há limite em número de pessoas que quiserem ir na comitiva brasileira. A INF se alegra com a presença massiva de cada pais participante e fornece descontos às grandes delegações. O único limite é para o porta-voz da delegação no fórum de debates. Cada Federação pode nomear somente uma pessoa, e no caso do Brasil, o delegado é Vanderlei Castresano, da Naturis.

Para participar

Os interessados em participar devem procurar a FBrN, (e-mail: presidência@fbrn.com.br ) e informar que pretende fazer parte da delegação. Depois disso, entrar em contato imediato com a agencia CNTour (e-mail: alberto@cntour.com.br ) e integrar o grupo de viajantes, com o pacote organizado. Uma vez tendo o pacote, o interessado deve avisar a Naturis (e-mail: naturis@naturis.com.br ) e solicitar a reserva no congresso (por meio da representação junto a INF). 

É difícil precisar um preço dos custos da viagem: a altíssima temporada na Europa, com jogos olímpicos, verão e tudo mais, faz com que os vôos e o resto do programa fiquem muito caros. A agencia CNTour ainda não pôde definir o preço final. (a Naturis tem um programa naturista de 14 dias por USD 1800 por pessoa, em apto duplo, válido para alguns meses “quentes” na Europa). E há previsão de aproveitar a viagem e visitar outros centros naturistas da Europa, 
aproveitando o verão. Um tentador programa de 10 dias adicionais pelo norte da Itália, Riviera e Côte D'Azur no Mediterrâneo. O pacote preparado pela agência CNTour de S. Paulo, prevê 14 dias.

CNTour- site: www.cntour.com.br. Telefone: (11) 3275-1310

Naturis empreendimentos - site: www.naturis.com.br 

*castrv@hotmail.com

naturista e proprietário da revista e site NATURIS

 

Saiba um pouco mais a respeito deste país lendo o NATTurismo.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2004
Todos os direitos reservados.