') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°37 - outubro de 2003
http://www.jornalolhonu.com
Editorial | Cartas dos leitores | NATClassificados | De olho na mídia | NATNotícias | NATExperiência | NATEspecial | NATEntrevistas
FBrN | Nu em Notícia | NATReflexão | NATQuestão | NATCuriosidades | NATCuriosidades 2 | NATNovidades | NATVariedades

Jornal Olho nu - edição N°39 - dezembro de 2003

Anunciam nesta edição: Corpos Nus | Pelados |

  Quarenta e oito horas de paraíso

por Pedro Ribeiro*

foto: Waldemar Rodrigues

Os naturistas participantes do I Encontro Regional de Naturismo fizeram a foto comemorativa da ocasião diante de uma das cinco piscinas de águas quentes do hotel.

O evento mais significativo para o meio naturista neste mês de novembro passado foi, sem dúvidas, a realização do I Encontro Regional de Naturismo, ocorrido na cidade goiana de Caldas Novas, nos dias 21, 22 e 23 de novembro.

Embora o hotel escolhido (e a própria cidade) não tenham qualquer tradição naturista, o local não poderia ter sido melhor. O Hotel Parque das Primaveras, com uma infra-estrutura de hotel de luxo, colocou à disposição dos naturistas, de 12 horas de sexta, 21 às 12 horas de domingo, 23, toda sua infra-estrutura de pessoal e de trabalho. Não que o preço tenha sido barato (considerando os valores gastos para deslocamento e hospedagem), mas levando em conta a qualidade dos serviços todos ficaram satisfeitos. Aliás, muitos resorts exclusivamente naturistas deveriam se espelhar neste profissionalismo demonstrado pela equipe de 43 pessoas, que jamais tiveram contato com naturistas e não tiveram qualquer tipo de censura ou de preconceito aparentes.

O HOTEL

foto: Waldemar Rodrigues

A piscina preferida foi a que possui a água com a temperatura mais elevada. Ela também foi a preferida para os trabalhos da primeira reunião.

O hotel ficou exclusivamente para os naturistas no período citado e em qualquer lugar da imensa área verde poder-se-ia ficar nu, inclusive no restaurante e auditório, lembrando-se sempre da etiqueta naturista que determina que, ao sentar, utilize-se uma toalha sobre o assento.

As cinco piscinas dividiram as atenções dos naturistas, todas abastecidas por águas quentes ou mornas naturais, oriundas dos diversos rios quentes que atravessam a região. A piscina preferida foi justamente a que possuía a água com a temperatura mais elevada e, também, que possuía a decoração mais natural, com pedras formando suas paredes e uma pitoresca cascata de águas quentes. As mesmas águas que aquecem e produzem o vapor necessário para a interessante sauna. Uma outra piscina muito interessante é a que está mais isolada, com águas mornas e com um belíssimo pano de fundo paisagístico com direito a mais uma cascata.

foto: Waldemar Rodrigues

Esculturas com motivos que remetem ao naturismo estavam espalhados por todo canto da área do hotel

O paisagismo é um dos pontos fortes deste complexo turístico. Cada detalhe foi pensado e enfeitado, com muitas árvores e inusitadas esculturas que compõem um ambiente único. Aliás, as esculturas, muitas remetendo ao próprio naturismo, singelas, foram feitas por um índio, empregado há mais de 30 anos no hotel. Os motivos são muitos: animais, crianças, mulheres e natureza. Passeiam livremente por esta paisagem bucólica alguns animais silvestres, como araras e macacos. Mais naturista, impossível. 

O único ponto negativo, ao meu ver, é que, em alguns determinados lugares, é possível ser visto de locais de fora do hotel, o que poderia causar algum tipo de constrangimento tanto para os curiosos desavisados ou para os naturistas, objetos da curiosidade. No entanto, ao contrário do que se esperaria, dos olhos curiosos não veio qualquer reprovação. Achei até mesmo que a curiosidade despertada foi muito pequena, com comportamento exemplar de crianças e jovens que frequentavam o clube vizinho, de onde se avistava sem muito esforço a piscina mais concorrida de nosso hotel. Não houve qualquer tipo de incidente registrado. Será que o naturismo já está sendo bem assimilado pela população brasileira ? De qualquer a forma que este comportamento sirva como exemplo para alguns curiosos de grandes cidades que vão a praias naturistas.

O EVENTO

Segundo Elias Alves Pereira, presidente da Federação Brasileira de Naturismo e presidente deste Encontro, as decisões tomadas aqui serão conclusivas e serão imediatamente praticadas. Servirão também como norteadoras para os Congressos a serem realizados em 2004, o Nacional, sem lugar ainda definido, e o Internacional, na Croácia. 

Mais de 70 pessoas compareceram, entre crianças e adultos, dirigentes de áreas naturistas e visitantes. O clima de confraternização era grande e muitas amizades novas foram começadas.

O evento foi aberto na sexta-feira às 21 horas, pelo presidente da Federação Brasileira de Naturismo, Elias Alves Pereira com um coquetel animadíssimo na beira da piscina, e exibição de filmes e palestras no auditório (muito bem equipado).

foto: Waldemar Rodrigues

Os trabalhos da manhã de sábado começaram à beira da piscina

No dia seguinte começaram os trabalhos do Encontro, um fórum de discussões sobre procedimentos para a luta pelo Naturismo no Brasil. Foram convocados os dirigentes de áreas e convidados todos os demais presentes a participar. Pela manhã a reunião aconteceu, mais uma vez, em torno da piscina preferida.

Elias abriu os trabalhos, seguindo a agenda, falando da situação em que se encontra o projeto de Lei de Fernando Gabeira, sobre as áreas naturistas: a mesma em que se encontrava há um ano atrás, tendo passado por todas as comissões do Senado e faltando ir a Plenário. Tendo em vista acelerar estes trâmites, solicitou que todos os naturistas do Brasil comuniquem-se com os senadores de seus estados, pedindo-lhes que peçam a colocação do Projeto em pauta de votação. Em contra-partida, os presentes solicitaram que a Federação divulgue, em sua página na Internet, o passo a passo do desenvolvimento das ações.

Em seguida, o segundo assunto em pauta era promulgação dos procedimentos para filiação das agremiações naturistas à FBrN. Sobre filiações individuais, na prática, não serão aceitas. Isto quer dizer que, quem quiser se filiar à FBrN deve se filiar a uma associação. Leia a íntegra da Ata desta assembléia em FBrN.

Logo após o almoço os trabalhos recomeçaram, só que desta vez no auditório, com um considerável atraso. E o primeiro assunto dessa rodada, foi a questão do Passaporte Naturista, que será implementado a partir de 2004, mas que já podem ser solicitados à Federação pelas associações filiadas. Isto foi possível por ter a Federação regularizado sua situação junto a INF (International Naturist Federation). O Passaporte Naturista pretende resolver, principalmente, uma injustiça que vem atormentado naturistas solteiros no Brasil: o impedimento de frequentar quase todas as áreas naturistas, pois fazem restrição ao ingresso de homens desacompanhados de mulheres. Alegando os mais diversos motivos, que vão desde de manter um equilíbrio entre o número de homens e mulheres até evitar comportamentos inadequados (como se todo homem  sozinho, e apenas ele, fosse se comportar inadequadamente), dirigentes de áreas proíbem sumariamente a entrada de homens desconhecidos (deles) sem mulheres. A partir de agora, quem possuir o Passaporte Naturista não poderá ser mais impedido nas áreas filiadas à Federação, tendo os mesmos direitos e deveres de qualquer outro naturista visitante e sofrendo sanções caso haja necessidade. As associações, no entanto, poderão continuar fazendo as restrições que quiserem quanto à aceitação de novos sócios em seus quadros.

Após horas de discussão no primeiro assunto da pauta, foi decidido, no segundo, a participação da Federação Brasileira no Congresso Internacional, a ser realizado em agosto de 2004, na Croácia. Está se pretendendo contar com uma turma de dez pessoas. Com o avançado das horas o terceiro assunto da pauta foi transferido para domingo pela manhã. E como ninguém é de ferro, todos os participantes correram para as piscinas para relaxar nas maravilhosas águas quentes.

À noite, alguns naturistas quiseram conhecer o forró da cidade, e, devidamente vestidos, foram dançar, visitar a feirinha e jantar fora.

No domingo, pela manhã, começou a última etapa do trabalho. Foi citada a perspectiva real de realizar o vôo naturista ainda para o carnaval do ano que vem, mas a grande maioria acha que já não há mais tempo hábil para organizar algo tão grandioso: o vôo partiria de Recife, passaria por Brasília, São Paulo e Porto Alegre, onde os naturistas iriam para a Colina do Sol passar dois dias. Depois seguiriam para Camboriú, com desfecho no carnaval na praia do Pinho. Talvez haja ainda alguma excursão menor para o próximo ano, mas já ficou acertado o planejamento do projeto mais ambicioso somente para 2005.

Jodenon Borges, integrante do GOIASNAT lançou uma campanha para melhorar ainda mais a imagem do naturismo perante a opinião pública, após questionar sobre o que têm feito os naturistas, verdadeiramente, a favor da natureza e do meio-ambiente. Falou que muitos deixam seus lixos jogados em qualquer lugar,não lembrando de depositá-los nos locais adequados. Isso acabaria não contribuindo para uma boa imagem. 

Mas como tudo que é bom dura pouco, as 48 horas de paraíso vividos neste Pré-congresso estavam acabando. Já neste almoço de domingo já começamos a nos vestir, pois já começavam a chegar novos hóspedes ao hotel, que nada tinham a ver com o Naturismo.

Por volta das 14 horas todos já estavam prontos para voltar às suas cidades, mas com um gostinho de quero mais.  

 

*Editor do jornal OLHO NU

natpedro@globo.com 

 

Veja mais fotos do evento clicando aqui. 

Leia as entrevistas concedidas ao jornal OLHO NU por alguns dos dirigentes e empreendedores do naturismo brasileiro em NATEntrevistas
Gostaria de agradecer imensamente a meu amigo JOHANNES WILHELM RUIGT, morador da Bahia, naturista desde quando vivia na sua pátria mãe, a Holanda, por ter possibilitado minha ida ao I ENCONTRO REGIONAL DE NATURISMO, em Poços de Caldas. Valeu.

Olho nu - Copyright© 2000 / 2003
Todos os direitos reservados.