página inicial do NATPolêmica primeira página de mensagens terceira página de mensagens respostas dos organizadores

segunda página de mensagens

     Entendo que esta discussão passa pela aceitação de nosso "código de conduta", não só neste caso, mas para todos que queiram participar deste universo naturista. Uma vez aceito, as diferenças se transformarão em diversidade, aí fica fácil.

abraços

João Sobral

jdsobral@hotmail.com


Maria Luzia, boa tarde,

     Respondo por mim: tudo o que falamos aqui, ressalvando sempre a minha eterna opinião contra o uso de adjetivos "contundentes" (e que voltaram a aparecem em alguma mensagem), merece ser considerado pelos donos, administradores e moderadores do grupo Gay, e na forma de opinião, poderia ser passado para o Olho NU, ainda que eu creia que o Pedro já leia estas mensagens.

     Acho que a tolerância de todos os lados, e o esclarecimento e aceitação dos códigos de conduta, tanto da FBrN como de qualquer grupo de discussão seria um pré-requisito para que os gays deixassem de ser um gueto e fossem integrados nas comunidades, como parece ser
o seu justo direito.   Eu, pessoalmente continuo achando que sexo não precisa ser público, nem proibido, nem permitido, muito pelo contrário... (risos...)   O sexo deveria ser algo lindo como a própria natureza o fez:  espontâneo !!  Faz parte da necessidade humana o sexo saudável, carinhoso, prazeroso, reprodutivo, e se alguma dessas funções não podem ser exercidas no meio homossexual, entendo que pelo menos não se devam formar guetos. Seria conveniente se os dirigentes do grupo gay também pudessem - quem sabe - reavaliar os termos de sua entrevista ao Olho Nu, e talvez até firmar um novo ponto de vista diferente daquele conhecido pela opinião pública.

     Eu me lembro que já tivemos, se ainda não temos, membros assumidamente gays no SampaNat (como a Lucia comentou), e confesso que naqueles momentos, nem a filosofia do grupo, nem algum membro individualmente foi afetado negativamente por isso. Para mim, gays
são - como disse a Andréia - pessoas como quaisquer outras, com a diferença que têm sua preferência sexual diferente da minha.

     Acho que todos: naturistas, não naturistas, gays ou heteros têm o mesmo direito de aproveitar o sol que brilha sobre nossas cabeças... e eu ainda sonho com o dia em que vamos nos encontrar todos lá no Parque do Ibirapuera, cada um na sua, em perfeita harmonia, e sem a policia municipal, civil ou militar a tentar impor ordem alguma, pois a ordem que prevalecerá será a ordem da tolerância e do respeito mútuo.

Abraços,

Vanderlei Castresano

castrv@hotmail.com


     Creio que estejamos tirando algumas conclusões precipitadas em relação a esse assunto e gostaria de colocar aqui o que eu tenho acompanhado em relação ao grupo Naturistas Gays.

     Inicialmente devemos saber que os membros que fundaram esse grupo faziam parte do nosso grupo de discussão SampaNat2 e que por não encontrar ali um ambiente "amigável" para as suas idéias, se desligaram do nosso grupo e fundaram o grupo de discussão Naturistas Gays.

     Acho que aqui já temos alguma "lição de casa" para fazermos, pois embora nos intitulemos um grupo sem preconceitos, algumas "facções" da nossa sociedade não se sentem "acolhidos" em nosso grupo.

     Em um curtíssimo espaço de tempo, esse grupo reuniu um número considerável de membros e logo partiram para encontros "reais" que se realizam geralmente uma vez por semana no Café Vermont, na rua Vieira de Carvalho, no centro de São Paulo.

     Não demorou para que o grupo sentisse a necessidade de se reunir "ao natural". O problema é que o grupo não conseguia encontrar um local apropriado para esse encontro. Como alguns membros do grupo também eram dirigentes de alguns "points" gays aqui na nossa capital, logo alguns deles se dispuseram a ceder suas instalações para esses encontros. Dessa forma, o primeiro encontro "ao natural" desse grupo aconteceu no "The House", que nada mais é do que um barzinho dirigido para a comunidade gay, que alem de possuir uma área para convivência, como um barzinho qualquer, possui tambem algumas "cabines" onde as pessoas encontram a privacidade necessária para outras atividades, como por exemplo, o sexo. Vale lembrar que a reunião do grupo é feita em horário diferenciado do horário normal de funcionamento dessa casa. Os encontros dos Naturistas Gays ocorrem entre as 15:00 e as 20:00 Hs e a casa abre para as suas funções normais a partir das 21:00 Hs.

     O objetivo do grupo, segundo seus idealizadores, é reunir gays ou pessoas afins, que curtam a nudez social, a fim de lhes propiciar a vivência da nudez em conjunto. O grupo não exige que os frequentadores participem de algum tipo de atividade sexual, o que normalmente ocorre em grupos de "suruba" ou sexo grupal que existem aos montes em nossa cidade, porem eles também não impedem que essa atividade sexual ocorra, desde que ela não ocorra nas áreas determinadas para a convivência social. Trocando em miúdos, nada diferente de uma área naturista que não pode proibir ninguém de manter relações sexuais, desde que isso ocorra na privacidade de seu quarto ou sua barraca.

     Concordo com quem queira se expressar de que o local por eles escolhido não é o melhor local para um encontro desse tipo, porem não vejo onde poderemos criticá-los por ter uma "política" exatamente igual a nossa.

     Quanto ao fator "segmentação", vejo isso como uma coisa inevitável, pois na Europa e América vemos vários grupos de "Andarilhos Naturistas", "Cilcistas Naturistas", "Alpinistas Naturistas" e assim por diante. As pessoas buscarem se reunir segundo suas idéias e preferências ,é algo muito comum e natural. Vários são os grupos Naturistas Gays existentes no exterior e aqui não deverá ser diferente.

     Concordo que, em se tratando de naturistas, devemos ter uma "proximidade" com todos esses grupos, a fim de mantermos a "unidade" da filosofia naturista. Talvez essa seja uma idéia para repassarmos para a FBrN, a da criação de uma "comissão de boas vindas" que estaria encarregada de "pesquisar" e tentar "alinhar" os diversos grupos naturistas/nudistas que temos na internet (são vários aqui no Brasil).

Um grande abraço e uma ótima semana a todos

Naturalmente

Dema

wmottabr@yahoo.com.br 


veja mais mensagens no próximo caderno


Olho nu - Copyright© 2000/2003
Todos os direitos reservados.