') popwin.document.close() }

próxima página de mensagens segunda página de mensagens terceira página de mensagens respostas dos organizadores

     Na edição de junho de OLHO NU, uma matéria que anunciava a criação do primeiro grupo naturista gay do Brasil causou admiração e controvérsias. No grupo de discussão do SAMPANAT o tema foi lançado e muitas opiniões foram emitidas. O ponto mais polêmico e que deixou muita gente com a pulga atrás da orelha foi a declaração de, Antonio Carlos da Silva, um dos organizadores do grupo dizendo "Como estamos conscientes que entre os gays não poderíamos proibir a prática de sexo nos encontros, sempre promoveremos eventos onde haja a possibilidade de se fazer sexo com privacidade, em local à parte de onde esteja o grupo principal." 

     Maria Luzia de Almeida enviou ao OLHO NU os comentários e críticas dos debatedores do grupo SAMPANAT, que questionaram a sinceridade do novo grupo em relação ao Naturismo. Muitos chegaram a acreditar que se tratava de um grupo hedonista disfarçado. Leia a seguir a mensagem original de Maria Luzia aos integrantes do grupo de discussões e, em seguida, algumas das opiniões enviadas.


     Lendo a última edição da revista virtual Olho Nu, chamou-me a atenção a matéria sobre o primeiro grupo gay naturista do Brasil, ao que me parece, que está sendo criado em Sampa. O editorial solicita que leiamos a matéria sem espírito discriminatório, o que convém aos naturistas.

     Transcrevo abaixo a referida matéria (nota da redação: a matéria não foi transcrita aqui, quem quiser ler na íntegra é só clicar sobre Na edição de junho de OLHO NU), e gostaria de ouvir a opinião de vocês principalmente sobre o parágrafo que grifei e ressaltei de vermelho, onde diz que nos locais de encontro deverá ter espaço específico para sexo.   

 

     Não será nossa intenção aqui ofender, destratar ou magoar ninguém, mas precisamos analisar esse comportamento que está sendo divulgado como naturista, e não hedonista (prazer sem limitações), cujas filosofias são bem distintas. Os organizadores informam que a finalidade principal não é a sexual, e também dizem entender que "estão conscientes que entre os gays não poderiam proibir a prática de sexo nos encontros". Não entendi!

 

     Vamos analisar juntos a questão e enviar nossa opinião, o que também farei particularmente, para a Olho Nu e para os responsáveis pela formação do grupo.

Abraços naturais.

 

Maria Luzia de Almeida


     Sobre este assunto, creio, e espero, que a frase inserida na matéria se trate apenas de uma colocação infeliz da parte de quem a proferiu ou transcreveu...

     Sinceramente, é estranho constatar que um grupo homossexual REALMENTE acredite nesta premissa que tanto atenta contra eles próprios. Com esta simples frase, eles acabam por assumir toda a suposta promiscuidade que lhes é legada pelos preconceitos que a sociedade lhes impõe.

     Sem dúvida uma frase infeliz, e que não retrata a verdade sobre o homossexualismo! Tenho diversos amigos homossexuais e testemunho que esta história de que "é impossível impedir o sexo" em uma reunião de homossexuais é errada, triste e falsa, pois conheço profundamente esses amigos, muitas vezes saí com eles, e atesto que são pessoas completamente normais, que apenas têm uma opção diferente da minha, mas que nem  de longe são espelho dessa frase triste.

     Creio que este tipo de idéia é parceira de tantas outras falácias que são geralmente admitidas como verdade absoluta, e responsáveis pelos preconceitos sociais de que frenqüentemente somos alvo, como por exemplo a de que "homens e mulheres pelados reunidos em um mesmo espaço significa sexo grupal".

     Bom, nós mesmo, como naturistas, conhecemos bem o que é preconceito, e é justamente por isso que devemos ser tolerantes com este novo grupo que acaba de surgir. Como disse o Estevão, talvez seja uma boa idéia oferecer apoio para que possam vir a construir um bom grupo naturista, o que, no fundo parece ser a verdadeira intenção deles.

     Como eu já disse, prefiro acreditar que tenha sido uma colocação infeliz, e que seja realmente a intenção deles a criação de um grupo naturista, com uma característica diferenciadora de ser exclusiva para homens e homossexuais. (Aliás, essa parte parte também ficou meio estranha: é um grupo duplamente fechado, pois é somente para homossexuais e homens, não sei se todo mundo percebeu... Nada de mulheres, ainda que lésbicas...)

     Eu apenas lamento essa necessidade de ser necessário criar um grupo naturista exclusivo em função do preconceito. Como sou mulher e, embora solteira, já entrei no grupo acompanhada do Estevão - cartão de visita - Prestes, eu não os sofri, mas entendo que esta atitude é reflexo de um preconceito sofrido.

     Preconceito, aliás, que começa com a famosa e tão questionada proibição do homem desacompanhado nos locais naturistas. Ora, imagine a situação de um homossexual tendo de levar uma amiga como pretexto para entrar em um lugar, e pior: tendo de deixar de levar talvez um companheiro de anos, simplesmente porque a presença de dois homens solteiros não seria tolerada. Sim, eu sei que este assunto já está tremendamente batido, mas temos que pensar nele novamente e sempre...

     Desse jeito, vai ser preciso criar um grupo exclusivo para lésbicas, um exclusivo para evangélicos, outro para católicos, outro para espíritas, outro para gente que não gosta de tomar sol, outro para quem come carne, outro para os que não comem, um outro para os corinthianos... e por aí vai, numa cadeia infinita de pequenos grupos fechados e específicos; e todos os nossos conceitos de respeito ao semelhante e vida em comum destituída de preconceitos caem por terra!

     Pode ser bobagem da minha parte, mas um grande passo para acabar com isso é deixar de criarem-se grupos "naturistas E alguma coisa". Sabe, uma que me atraiu no naturismo é justamente a possibilidade de ser o que eu quiser e bem entender, e dividir uma filosofia de vida com outras pessoas, cada uma diferente de mim, e, não obstante, igual a mim, no que se refere à condição de ser humano, e à paixão desta busca da convivência com o natural. Não precisamos de máscaras, e eu não quero máscaras, e é por isso que eu estou aqui!

     Afinal de contas, a beleza maior de tudo isso é sabermos que temos amigos com gostos, crenças, preferências e tudo o mais tão variados e distintos dos nossos, e, ainda assim, que dividem conosco esse gosto comum, sem que o fato de preferências desiguais afete a nossa convivência. Se começarmos a nos fechar nestes pequenos guetos, acabaremos por perder essa oportunidade e, principalmente, deixaremos de crescer em função dela.

(OK, estou falando demais... sorry!)

Beijinhos,

Andreia Baia

an_baia@hotmail.com  


     Sobre o grupo que você citou, nada contra, acho até que o fato de eles utilizarem o termo "gay" no nome do grupo evita situações desagradáveis. Por exemplo: se um naturista heterossexual desacompanhado desejar conhecer uma área naturista, com certeza ele não visitará este grupo, justamente por utilizarem em seu nome o termo gay.

     Para mim, a beleza do naturismo é a possibilidade de praticar o nudismo social junto a pessoas de ambos os sexos e de várias idades, não havendo a preocupação de saber a opção sexual de cada um. Há pessoas que gostam de "clube do bolinha" e outras de "clube da
Luluzinha", então, a partir do momento que existem estes grupos bem definidos, quem desejar basta procurá-los. Para evitarmos erros de interpretação dos novos adeptos do naturismo,
devemos utilizar os meios disponíveis da mídia para a boa divulgação do movimento. Esta é uma das razões pela qual defendo que haja a presença de pessoas de ambos os sexos e de diferentes faixas etárias em fotos naturistas, além de pessoas com diferentes perfis estéticos.

Um abraço, 

Ivan Papparotte

ivanudista2002@yahoo.com.br


Oi Ivan,

     Concordo com sua posição. Nada contra o Movimento Gay, mas acho complicado misturar naturismo com homossexualismo, em especial no Brasil onde ainda encontramos muita resistência e preconceito contra o naturismo. Também acho problemático misturar sexo com
naturismo, é tudo que os "puritanos" de plantão querem para ser armarem contra nós.

Um abraço a todos,

Nilton
niltonfonseca2001@bol.com.br

Leia mais algumas mensagens indo para a próxima página


Olho nu - Copyright© 2000/2003
Todos os direitos reservados.