') popwin.document.close() }

página inicial do NATPolêmica segunda página de mensagens terceira página de mensagens respostas dos organizadores

primeira página de mensagens

Amigos naturistas,

     A Maria Luzia é uma pessoa muito bem informada a respeito do Naturismo no Brasil, e cuidadosa às interpretações que possam surgir da leitura atenta do Jornal Olho Nu. Acho que o que ela colocou é válido.  Sua preocupação e sua interpretação do texto é no sentido de evitar associações indevidas do movimento gay ao movimento naturista... e nisso ela tem razão, da mesma forma como sempre tentamos evitar a simplista associação de nudismo com naturismo ou simplesmente sexo com naturismo.

     Eu - particularmente - não tenho absolutamente nada contra o movimento gay, nem mesmo com as práticas sexuais que eles adotam, pois, afinal de contas, é sua opção de vida.   Tenho sido até repreendido em certos momentos, por defender no meio naturista o conceito de "tolerância máxima", seja com homens sós, seja com gays, seja com pessoas vestidas em lugares naturistas, etc....

     Acho - e continuo achando - que a convivência pacífica entre naturistas e não naturistas em áreas públicas tem que ser tolerada por ambas partes, caso contrário, criamos guetos, discriminatórios de lado a lado, e isso não ajuda a ninguém.

     Acho também, que o sexo é uma coisa linda, quando se desfruta plenamente e - sinceramente - acho que o tal "plenamente" não precisa ocorrer em público.  Sou favorável que cada par se recolha à sua intimidade nos momentos de sexo.  E isso vale para praias, clubes, sítios, fazendas, apartamentos, etc...

     Por enquanto, não encontro motivos para ir contra ou a favor desse novo grupo de gays naturistas/nudistas. Acho também que o grupo precisa primeiro se consolidar, dizer a que veio, e se forem mesmo naturistas, devem ter o seu lugar na comunidade brasileira, assim como o têm em outros paises....  Já o sexo em público é outra coisa !!!!  Isso existe em qualquer clube de swingers em todos os lugares. E tem gente que aprova, tem gente que reprova.

     Mas que fique bem claro: até aqui ninguém falou em associar clubes de swingers a naturismo, e sim gays ao naturismo.  É aí que devemos tomar o cuidado para que a sociedade não seja mal informada ou induzida a uma má interpretação.


Vanderlei Castresano

castrv@hotmail.com


    "Como estamos conscientes que entre os gays não poderíamos proibir a prática de sexo nos encontros, sempre promoveremos eventos onde haja a possibilidade de se fazer sexo com privacidade, em local à parte de onde esteja o grupo principal. Desta forma, o sexo não faz parte do evento em si e não é seu principal objetivo, mas é plenamente aceito se praticado na intimidade. Adotamos esta regra para que não sejamos confundidos com os vários grupos de orgias gays que existem na cidade

     Nosso plano é crescer e nos consolidar como grupo. Este foi o nosso primeiro evento com todos nus e pretendemos continuar a fazê-los, de preferência mensalmente. Assim que possível, faremos um encontro em um local onde possamos ter contato com a natureza, como um sítio ou uma casa de campo."

     Querida Maria Luzia, analisando o texto acima, tenho a impressão de dois tópicos:

     1) Quando o Antonio disse em "lugares para prática de sexo nos encontros" pode ser entendido como o chalé, a cabana de camping, ou o quarto de hotel. considerando o "casal" homossexual como "casal normal"....

     2) Um grupo tentando mascarar a verdade, sendo um grupo hedonista entrar no mundo naturista para ser aceito na comunidade. Coisa que já tentaram outras vezes, sempre tirando o nome hedonista para naturista.....

     Mais em frente, no texto, lê-se:

     "O grupo Naturistas Gays não é um grupo hedonista, segundo os organizadores: "nosso prazer é estar nu em ambiente social apenas..."

     Onde se reforça o aspecto "naturista" ou "nudista" do grupo em questão. Acho cedo, e acho que o jornal deu espaço demais a um grupo recém montado. Mas a liberdade de expressão é direito constitucional. Espero que o grupo se consolide, e mostre a que veio.

     Um abraço fraterno. Naturalmente

Cesar Fleury

toktel@argon.com.br 


     Sempre procurei me afastar de todo tipo de preconceito, e não creio que seja novidade para ninguém o fato de que tenho apoiado a idéia de que o grupo não se feche para a pluralidade sexual, assim como não o tem se fechado para outras formas de pluralidade (social, religiosa, racial, étnica, etc.). Mas confesso que não vi com bons olhos a iniciativa dos encontros naturistas gays, pois entendo-o como um desserviço aos próprios gays. É a perpetuação da mentalidade do gueto. Claro, é muito mais fácil e rápido, se há dificuldades em freqüentar espaços naturistas comuns, criar um espaço único, "só para mim". Só que isso não resolve o problema da aceitação, ao contrário, o reforça, pois cria a segregação, ainda que ao contrário.

     Usando uma comparação grosseira: Sendo um homem solteiro tenho dificuldades em praticar o naturismo, pois a maior parte dos espaços naturistas discrimina o homem só. Sei que existe uma grande quantidade de homens solteiros que gostaria de praticar o naturismo e enfrenta esta mesma dificuldade. Vamos então criar um grupo de naturistas solteiros e fazer reuniões de naturistas solterios? Sei que parece uma solução prática, pois é fácil e rápido conseguir algo assim, mas isso não faria com que a discriminação diminuísse, ao contrário, quando um homem solteiro tentasse entrar numa área naturista, seus representantes ainda poderiam dizer: "Se você é solteiro, que procure o clube dos solteiros!"

     Muito mais inteligente é lutar pela aceitação, fazer os clubes e seus freqüentadores perceberem que o homem solteiro não é uma ameaça "per si" e que a discriminação não é uma solução. Este é o caminho mais longo, mais lento, mais difícil, mas que funciona, que leva ao rompimento dos preconceitos, à aceitação. Acredito que este seja o caminho também para o caso dos homossexuais.

     O que vejo, em geral, é muito boa vontade, mas seguindo por caminhos inócuos. Sinceros, mas inócuos. Sobre a coisa dos "estamos conscientes que entre os gays não poderíamos
proibir a prática de sexo nos encontros" - outra frase lamentável - acho melhor tratar do assunto em outra mensagem...

Forte Abraço
Naturalmente

Estevão

onaturista@hotmail.com


Leia na página seguinte mais mensagens enviadas sobre este assunto.


Olho nu - Copyright© 2000/2003
Todos os direitos reservados.