') popwin.document.close() }
Jornal


Cartas para esta seção: cartas@jornalolhonu.com

voltar para seção CARTAS ANTIGAS

 


Feliz 2006

Amigos Naturistas

Que o ano novo seja o renascer de uma nova vida para vocês e seus familiares. Que 2006 venha repleto de paz, amor, saúde e muito naturismo com proteções divinas.

Um grande abraço naturista de Luiz e Rosa.

Luis e Rosa

Recife-Pe

(enviado em 29/12/05)


Excluído do naturismo

Boa tarde,

sou adepto do jornal Olho Nu e estou muito triste, pois moro no interior de Pernambuco, próximo à praia de Tambaba e gostaria muito de frequentá-la, mas minha esposa não vai. Gostaria de saber se há alguma praia que eu possa frequentar sozinho, pois acho o maior absurdo em Tambaba o nudismo ser obrigatório, pois deveria dar chance a quem não tem coragem, pois assim alguém poderia perder o medo, pois, de cara, muita gente não consegue.

atenciosamente

José Edinaldo da Silva

Jupi - PE

(enviado em 24/12/05)

 

Bem, Edinaldo, cada praia naturista possui determinadas regras exclusivas para aquela praia, que com certeza há motivos lógicos para a implementação. Tambaba não admite homens desacompanhados de mulheres, nem há área de frequência mista. No Brasil, somente na praia da Galheta, em Santa Catarina, é permitida a presença de pessoas vestidas juntamente com os naturistas. Na praia do Abricó, no Rio de Janeiro, há uma pequena área de adpatação onde se pode ficar vestido. Nas demais praias naturistas do Brasil o nudismo é obrigatório em toda extensão.
 


Praias do litoral de São Paulo

Gostaria de encontrar praias adeptas no litoral de São Paulo entre Ilha bela e o Guarujá
Favor peço informações.

Rafael Magalhães

Sem indicação de cidade

rafaelcasagrandee@hotmail.com

(enviado em 13/12/05)
 


Protesto

Eu gostaria de ser um naturista, mas pelas minhas pesquisas on line, SER NATURISTA custa caro. Todas os lugares onde se aceitam naturistas são muitos dispendiosos.

Antonio Carlos da Fonseca

Niterói - RJ

(enviada em 13/12/05)
 


OLHO NU

O "Jornal Olho Nu" contém reportagem de muito bom gosto e sempre nos deixa informados sobre o que acontece no meio naturista. Parabéns.

Arthur

Rio de Janeiro - RJ

(enviado em 8/12/05)
 


Apoio à luta de Galheta

Oi Pedro,

Quero agradecer a eficiente divulgação da nossa campanha em favor do naturismo na Galheta e do vigorosa apelo que o nosso Secretário de Turismo dirigiu aos Srs.Vereadores para que tenham juízo.

Continuamos recebendo manifestações animadoras de todas as partes, algumas das quais tenho a satisfação de repassar para divulgação no Jornal Olho Nu que sempre leio de ponta a ponta.
Abraços,

Affonso Alles

Florianópolis - SC

(enviado em 4/12/05)
 


Informações sobre naturismo em Londrina e Maringá

Já tentei falar com diversas pessoas, enviei cartas a diversas entidades, perguntando sobre áreas de naturismo nas proximidades de Londrina e Maringá, ambas cidades do interior do Paraná. Embora não tenha medido esforços para conseguir informações, não consegui obtê-las de lugar nenhum.
Gostaria de saber se vocês poderiam me dar alguma dica, informação ou indicação de onde posso obter tais informações.
Desde já agradeço.
 

Vicentônio Regis do Nascimento Silva

vicentonio@bol.com.br

(enviado em 3/12/05)

 

Você já tentou entrar em contato com o grupo do NATParaná ? http://br.groups.yahoo.com/group/natparana/
 


Filmes

Olá amigos, não sou (ainda) naturalista, mas gostaria de dicas de filmes sobre o naturalismo, seja documentarios ou até mesmo filmes que tenham cenas ou se passe inteiro em comunidades naturalistas. Quem sabe não me ajude a virar um naturalista também...

Muito obrigado pela atenção e espero resposta!

Um abraço a todos!!

Gustavo Maciel

Porto Alegre - RS

gustavomaciel@terra.com.br

(enviado em 3/12/05)
 


Sauna em São Paulo

Olá Amigos,

Sou naturista aqui de São Paulo. Gostaria de saber dos amigos se há alguma sauna naturista na capital.

Abraço a todos,

Piero

pieroamalfi@hotmail.com

São Paulo - SP

(enviado em 29/11/05)
 


Querido Sr. Dr. naturista João Carlos L. de Souza!

Gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho apresentado, de nível altamente técnico, abordando temas muito em alta nos dias de hoje "MEIO AMBIENTE E NATURISMO".

Esse trabalho de conclusão certamente engrandece a nossa egrégora dos naturistas explicando melhor o porquê da nossa luta para implantarmos essa nova e excitante filosofia de vida.

Já é de conhecimento de todos os naturistas de que NATURISMO não é apenas tirar a roupa e se despir em público. É acima de tudo se despir de todos os vícios que a sociedade nos impõe através de suas regras, normas e modelos econômicos que muitas vezes nos afastam de nós mesmos e, principalmente, do meio em que vivemos. Destruimos a natureza em nome do desenvolvimento, além de criarmos castas sociais que nos afastam uns dos outros como se houvesse muitas diferenças entre os homens Isso faz com que sejamos a cada dia mais frios com tudo aquilo que nos cerca.

Como dizem os Mestres Budistas, temos de mudar a nossa mandala. Mandala é a maneira de nós vermos a realidade das coisas.

Temos de mudar a nossa ótica de enxergar o mundo. Ter a premissa de que todos os seres vivos, animal ou vegetal, buscam a felicidade suprema. Isso vale também para as formigas, baratas, ratos, etc. O dia em que nós conseguirmos entender isso e vermos o planeta de forma diferente, pode ter certeza de que o homem alcançou a felicidade.

Saudações naturistas.

Cacildo Krebs Neto

Meio Ambiente

Colina do Sol - RS

(enviado em 18/11/05)
 


Woodstock é paz

Maria Luzia,

É sempre um prazer para mim, que acompanho do meu cantinho as matérias e cartas do Jornal Olho Nu e um pouco que acontece no naturismo de nosso país, deparar com os artigos e cartas de sua autoria, enviandas a este jornal, sempre com o intuito de melhorar o movimento naturista brasileiro. Quero que saiba que considero você uma grande defensora do naturismo.

Peço que me desculpe se não fui capaz de compreender bem uma colocação que você faz, na carta enviada no dia 9 de novembro de 2005, quando você diz "...atraindo a atenção para essa turma que somente quer....... Woodstock (kkkkkkkkk) nas áreas naturistas...".

Se você quis dizer que os que querem "Woodstock" são pessoas que cometem atos contrários à ética naturista, devo pedir que me permita discordar. O Festival de Woodstock foi um movimento de libertação, foi um dos caminhos que nos permite hoje poder discutir outros movimentos alternativos, entre eles o próprio "naturismo". Pra entender o que Woodstock representa no desenvolvimento da consciência democrática, na aproximação entre as pessoas (povos), no respeito às minorias (mulheres, homosexuais, negros, etc), não é necessário gostar de rock'n roll. Antes de um mero festival de música, o "Woodistock" foi um convite à humanidade para que busquem a PAZ. Portanto querer "Woodstock" é querer consciência, é querer respeito às culturas, à liberdade, à vida em harmonia, exatamente o que defende o "naturismo".

Outra frase que também acho pode ser questionada na sua carta (se eu tiver entendido errado, por favor, me corrija), é "....temos que aproveitar todos os espaços disponíveis para "ensinarmos" a prática naturista.....". Mais uma vez, me perdoe, penso que vou discordar: acho que ninguém pode ensinar prática naturista a ninguém. Podemos apenas ditar algumas regras e exigir que as pessoas as cumpram. Se o naturismo prega o respeito à liberdade humana, é preciso que todos que seguem este movimento aprendam a conviver com as diferenças. A natureza das pessoas não são iguais. Como no "Woodstock", há que se respeitar as diferenças.

É preciso ter regras para que não se crie o caos? Tudo bem! Que se tenha as regras! Mas é fundamental que pessoas que pensam diferentemente de nós, sejam respeitadas como pessoas livres, que é o que todos nós queremos ser..."Livres".

Portanto, acho que as pessoas que vão aos espaços naturistas cometer atos que são contrários à ética naturista, são pessoas que pensam diferente dos naturistas, portanto, não são naturistas, e muito menos "Woodstocknianas". Estas pessoas devem sentir o peso das regras, mas nunca poderemos ensíná-las a ser naturistas.

Quero que compreenda que não estou querendo criar nenhuma polêmica, nem polarizar uma discussão. Apenas quis dar minha opinião.

Um abraço,

Douglas Amaral

Nova Friburgo-RJ

douglasamaral@oi.com.br

(enviado em 17/11/05)


Resposta a Cláudio Neves

Prezado Cláudio.

Sua angústia em não poder frequentar áreas naturistas é relevante, sim. Desde que o Naturismo retornou ao país com total força que o assunto "homens desacompanhados" vem sendo analisado não somente em encontros e congressos e, mais recentemente, também nos grupos virtuais de discussão naturista. Aliás, esse tema é bastante frequente em qualquer conversa naturista. O difícil é chegar a um consenso sobre como administrar a questão.

A FBrN é uma entidade que visa orientar as suas filiadas a uma conduta única sobre ética e comportamento. Também a ela compete fiscalizar e fazer cumprir as normas estabelecidas. Porém, infelizmente, ela não pode obrigar a suas afiliadas a adotarem a mesma conduta, no caso específico, homens desacompanhados, porque cada área naturista possui uma demanda diferente, além de peculiaridades diversas.

Você não diz em que estado brasileiro mora, mas já existem algumas áreas naturistas que poderá frequentar sem a ncecessidade da companhia de sua esposa e filhos. Além das que já citou, Colina e Abricó gostaria de lhe informar que a praia de Galheta, SC, a NatMG, MG, o Sampanat, SP também associam homens desacompanhados. No caso da NatMG e do Sampanat acontecem umas reuniões públicas em barzinhos, etc.... onde as pessoas se conhecem antes da entrada na área naturista ou associação ao grupo.

Existem alguns homens que conquistaram espaços em áreas naturistas mesmo estando desacompanhados, a exemplo do Flaviano, de Natal, que acabou de participar do congresso em Tambaba na condição de homem desacompanhado. Porém, ele já vem fazendo história dentro do Naturismo brasileiro.

Tenho certeza que você conseguirá conquistar o seu espaço também.

Beijos.

Maria Luzia

Vitória - ES

(enviada em 12/11/05)
 


Jovem Fedrigo

Muito legal a materia sobre o Cristiano Fedrigo, e principalmente a sua iniciativa. O mundo seria bem melhor com certeza, se tivessemos mais pessoas assim.

Um abraço

Fernando

Natal - RN

(enviada em 10/11/05)


Edição de novembro

Bom dia, Pedro.

Muito obrigada. Nós estamos ajudando a escrever uma pequenina parte do Naturismo brasileiro, o que muito nos alegra. Alegria também foi ler a notícia de que a Praia do Pinho finalmente se filiou à FBrN, após anos e anos de isolamento.

Ontem recebi o jornal Olho Nu. Uma delícia lê-lo integralmente e poder passear, mesmo que virtualmente, com vocês em Tambaba! A edição está 10!

Li todas as entrevistas e me chamou a atenção a do Reinaldo, de Galheta, tão consciente de sua condição naturista. O que ele relata é uma verdade que nos emudece. É uma verdade que nos entristece e nos trás a uma realidade que acontece constantemente em qualquer encontro naturista.

Há muito tempo venho pensando numa forma de ajudar a conscientizar essa turma que pratica a nudez com muitos excessos (sem nenhuma postura naturista) e penso que você poderá trazer essa discussão à tona através do seu jornal.

Poderia-se pensar numa frase (mas não aquela criada pela INF, que é muito formal) que seria divulgada incansavelmente por Olho Nu, Pelados, Naturis, YNAI, Sampanat, etc...atraindo a atenção para essa turma que somente quer....... Woodstock (kkkkkkkkk) nas áreas naturistas. Talvez algo que faça essas pessoas se envergonharem de seus atos.......

Percebo que precisamos começar a "educar" essa turma antes que vire epidemia......

Creio que o André Herdy, e a turma de "sangue novinho" poderão lhe ajudar nessa empreitada.

Penso que temos que aproveitar todos os espaços disponíveis para "ensinarmos" a prática naturista.

Estarei aproveitando a entrevista com o Márcio Braga (já enviada ao prefeito de Linhares, ES) para fazer um lobby em prol da construção do píer para a Barra Seca. Esse píer é o cancanhar de Aquiles da praia... e vou querer contar com o seu apoio também.

Beijos

Maria Luzia

Vitória -ES

(enviada em 9/11/05)


Barra Seca

Amigos.

Motivada pela entrevista que o Márcio Braga concedeu ao jornal Olho Nu no congresso em Tambaba, e que está publicada na edição de novembro,  quando ele diz "o que falta na Barra Seca é o píer para atracar o barco para fazer a travessia para a área naturista", decidi-me a organizar uma campanha para conseguir da prefeitura municipal de Linhares o indispensável píer para a Barra Seca.

Vejam abaixo a carta e-mail que encaminhei ao Prefeito, José Carlos Elias. 

Vou contar com a ajuda de vocês, após a publicação da próxima edição do jornal Olho Nu, para que possam nos ajudar com pedidos e solicitações. Brevemente repassarei o e-mail do prefeito José Carlos Elias.

Quem sabe não conseguimos, ainda para o verão que se aproxima, o tão sonhado píer?

Beijos.

Maria Luzia

Prezado prefeito, José Carlos Elias.

Dentro de três meses a Praia Naturista de Barra Seca estará completando 12 anos de funcionamento, motivo de muito orgulho para nós naturistas, inclusive por termos sido muito bem acolhidos pelo povo Linharense e, principalmente, pela comunidade da Barra Seca e do Pontal do Ipiranga.

O Senhor, sendo o patrono da fundação da Praia Naturista de Barra Seca, acompanhou todo o processo de criação da área naturista devendo se lembrar das dificuldades físicas existentes no local, principalmente, do banco de corais na margem do rio onde o barco atraca para transportar os naturistas. Naquela ocasião, quando da sua primeira administração municipal, foi-nos concedido algumas benfeitorias, incluindo um pequeno píer que, infelizmente, no ano seguinte à sua colocação, foi levado pelas águas de março que fecharam o verão. Porém, o Senhor já não estava à frente da prefeitura.

Nos anos que se seguiram, sob a administração do Sr. Guerino Zanon, protocolocamos diversos ofícios na Prefeitura Municipal de Linhares solicitando algumas pequenas obras, incluindo a construção do referido píer, que beneficiariam não somente os turistas naturistas mas também a comunidade local. Infelizmente, ainda não conseguimos a construção do píer, mesmo tendo o Sr. Guerino reconhecido publicamente, ao vivo,  no programa Painel de Domingo, da TV Gazeta Norte, a importância da área naturista para o município.

Interessante esclarecer que a NatES, na pessoa de seu presidente, Márcio Braga, não tem medido esforços físicos nem financeiros para manter a pequena infra-estrutura existente na área naturista, contribuindo assim para melhor recepcionar os turistas vindos de todo o Brasil, e até do exterior. Porém, sabemos que todo o trabalho desenvolvido pelos naturistas, capitaneados pelo Márcio, se esvai por não termos, há muitos anos, um píer para acesso ao barco. A falta desse píer é motivo de muitas reclamações e de vários acidentes, conforme ocorreu com o presidente das atividades naturistas paulistanas que se machucou gravemente.  Importante lembrar que entre os naturistas existem bebês, crianças e idosos.

Dos dias 12 a 15 de outubro p.p. aconteceu em Tambaba-PB o V Encontro Brasileiro de Naturismo promovido em conjunto pela FBrN - Federação Brasileira de Naturismo e a administração municipal da cidade do Conde-PB, com total apoio da Secretaria Estadual de Turismo da Paraíba, congresso que teve a participação de muitas autoridades e  políticos, incluindo o senador Nei Suassuna. Aliás, o senador está empenhado em trabalhar para que a Lei Gabeira - que oficializará o Naturismo no Brasil, seja votada com sucesso, já que se encontra na pauta do congresso.

O congresso foi um sucesso de público e de organização. O povo do nordeste sabe, é nós também, que turismo se faz com organização e, principalmente, respeito ao turista. Nesse congresso foi constituída uma comissão que irá designar quais áreas naturistas brasileiras poderão ser candidatas à sede do congresso naturista internacional que poderá acontecer no Brasil entre 2008 e 2010. Infelizmente, a região da Barra Seca ainda não possui estrutura suficiente para tal. Mas sabemos que sem um píer nem um pequeno congresso, ou encontro, brasileiro poderemos sediar.

Nos últimos dez anos o Naturismo no Brasil deu um grande salto e muitas novas associações, áreas e grupos surgiram no país (vide abaixo), congregando um público estimado em um milhão e meio de praticantes tirando a roupa em lugares onde a nudez não está sendo castigada, pelo contrário, é muito bem-vinda, pois a chegada dos naturistas contribui para alavancar o turismo da região e a desenvolvê-la, à exemplo da Barra Seca.

Por isso tudo que lhe exponho, gostaria de contar com o apoio do Senhor e da Prefeitura Municipal de Linhares para vermos instalado, ainda antes do verão que se aproxima, o píer que tanto nos faz falta e que muito nos alegrará. Contatos poderão ser mantidos com o nosso presidente, Márcio Braga, através dos seus telefones (27) 8111-2430 e 3337-0155 e e-mail mramalhobraga@uol.com.br

Naturalmente.

 

Maria Luzia

(esposa do Eng. Gilson Ribeiro, ex-funcionário do Banestes, fundadores da Barra Seca)

Vitória -ES

(enviada em 4/11/05)


 

Edição de novembro

Como todo início de mês, acabo de acessar e ler a última edição do jornal, sobre o evento em Tambaba. Um trabalho excelente, tanto de texto quanto de fotos, uma cobertura sensacional desse que foi o grande evento naturista do ano.

Infelizmente, porém, percebi nas entrevistas que ainda não há um consenso em relação à normatização da prática no Brasil. Ainda há muito preconceito (vide a polêmica sobre os garçons vestidos). Não sei se foram discutidos assuntos relevantes, como aceitação de solteiros ou criação de mais locais. Percebi, principalmente nas entrevistas, que ainda vigora a opinião pessoal de cada um em seus respectivos locais de atuação.

Tinha esperanças de ver esses assuntos debatidos no evento. Acompanho com grande interesse tudo o que acontece no meio naturista, embora ainda não seja um naturista socialmente aceito. Há bastante tempo venho tentando contato com pessoas e locais do meio, e na maioria das vezes sequer obtive respostas.

Em outras ocasiões, fui sumariamente desqualificado por ser casado. Parece que a situação de ser casado é ainda mais discriminada do que ser solteiro, já que vários dos entrevistados na edição são solteiros. Realmente, não dá para entender. Parece que se o cara tem mulher e vai a uma área naturista sozinho é porque é tarado ou voyeur. Sinto-me bastante ofendido quando são feitas essas colocações.

Sou casado há 10 anos, tenho 3 filhos, eu e minha esposa temos um relacionamento excelente e aberto, não preciso de aventuras extra-conjugais, ela sabe que gostaria de ser naturista, entende a prática, sabe que não se trata de sacanagem e confia em mim. O detalhe é que ela não quer participar. É muito envergonhada e friorenta, e diz que não se sentiria bem no meio de um monte de gente nua. Fazer o quê? Se a respeito em todos os outros aspectos, porque não o faria nesse? E é exatamente isso que parece que ninguém no naturismo estabelecido compreende.

Algumas pessoas até entraram em contato comigo, dizendo que tal prática discriminatória já foi abolida dos locais naturistas, mas não é o que fica evidenciado nas entrevistas.

Salvam-se mentes como a do Pedro Ribeiro ou o pessoal da Colina do Sol. Pedro já comprovou que Abricó, mesmo tendo freqüência maior de homens do que mulheres, apresenta bem menos ocorrências desagradáveis que o Pinho, por exemplo.

Por favor não me entendam mal, sou a favor de uma triagem, não da exclusão sumária. Isso não é naturismo, é puro preconceito! Sonho com um dia em que atingiremos o nível da Europa, onde nus e vestidos de todos os sexos convivem em harmonia. Enquanto isso, continuarei praticando o naturismo apenas dentro de casa e em matas e cachoeiras aqui de minha cidade. Se algum dia tiver a oportunidade de praticá-lo com outras pessoas, ótimo. Se não puder, não ficarei me submetendo a tratamentos humilhantes, tendo que provar meu caráter a pessoas que dele duvidem. Naturismo não é isso, infelizmente.

Desculpem o desbafo, mas é como estou me sentido.

No mais, parabéns novamente à equipe do Olho Nu pelo ótimo trabalho de divulgação do naturismo!

Um grande e natural abraço,

Cláudio Neves

Sem indicação de cidade

(enviado em 7/11/05)


A Federação Brasileira cresce

Estivemos acompanhando os acontecimentos do congresso e aguardaremos as notícias completas na próxima edição do jornal Olho Nu. O Naturismo brilhou!

O Flaviano muito gentilmente me colocou a par (aliás, contou tudinho) sobre os fatos ocorridos durante sua estadia. Também enviou-me fotos e um livrinho de cordel sobre a Luz del Fuego, preparada pelo Jorge. Alguém com tamanha sensibilidade, conforme o Jorge, tinha que ser naturista... para nossa sorte.

Impressionou-me verificar no seu jornal a relação atual das áreas filiadas à FBrN. Uau!!! Até o Ramalho retornou? Pensar que naquele encontro do 3° milênio no Recanto Paraíso estávamos sem nenhuma afiliada e a federação para ser extinta! Lembro-me que o querido Sérgio de Oliveira e Celso Rossi quando me ligaram convidando para assumir a federação disseram-me que uma mulher poderia representar algo novo (foi mais ou menos assim).

Hoje, sem nenhuma modéstia, fico muito feliz e envaidecida ao verificar que a nossa federação está ativa e fortalecida. E que as áreas naturistas estão todas filiadas.

Parabéns para todos nós, para você e para o Naturismo.

Muitos beijos da amiga.

 

Maria Luzia

Vitória - ES

(enviada em 25/10/05, publicada em 8/11/05)


Informações sobre áreas naturistas

Gostaria também de obter informações sobre a existência de lugares naturistas próximos a cidades como Presidente Prudente, Assis, Marília, no estado de São Paulo e próximos a Londrina, Maringá, no Paraná.

Já enviei cartas para algumas associações, porém, não obtive respostas até o momento.

Agradeço e aguardo resposta.

Vicentônio Regis do Nascimento

vicentonio@bol.com.br

Maracaí - SP

(enviado em 22/00/05)
 


Graúna para Tambabeiros do V Encontro

Naturistas amigos,

 

Aqui no Amazonas a estiagem continua, rios secam, tudo volta a normalidade no começo de novembro(esperamos!). Próximo encontro do Graúna será 30 deste outubro. Saudades de Tambaba e de vcs.

 

ps em breve envio as fotos nossas na praia.

 

Jorge Bandeira

Manaus - AM

(enviado em 20/10/05)


Não é o nudismo um tanto sexual ?

A maioria das pessoas que visita uma praia ou clube naturista é surpreendida na primeira vez pela falta de sexualidade. Alguns esperam por uma atmosfera carregada de sexualidade, desde que geralmente vêem outros despidos em situações sexuais, tais como cenas do sexo nos filmes, em compartimentos e em despeito dos vídeos, da relação entre o nudismo e o sexualidade é arbitrária.

Nos tempos Vitoriano, ver os joelhos de uma mulher era muito mais sexual de modo que supunha de o que teria escondido. Nossos lábios, por exemplo, podem conter mais sexualidades do que nossas áreas genitais. Mas os povos expõem seus lábios sem causar excitações. Sugestivamente pessoas vestidas são mais excitantes do que pessoas completamente despidas. Pode ser mais sexual usar uma roupa de banho que esconda determinadas partes do corpo e enfatize outras que o nudismo explicita. A sexualidade é o maior dos erros conceptuais de encontro a que os naturistas devem lutar.

Como resultado, você pode encontrá-los um tanto suscetíveis com este assunto. Isto não significa que os naturistas vão de encontro a sexualidade. Acreditavam, como a maioria da sociedade, que é um momento e um lugar apropriado para ele. Também significa que não está incorreto encontrar uma pessoa atrativa, tanto quanto se esta despida ou vestida.

Frederico Gonzaga

sem indicação de cidade

Fredynu05@yahoo.com.br

(enviado em 15/10/05)
 


Nudismo naturalista

Acho maravilhoso, o nudismo naturalista. Quando eu era pequeno, meu pai sempre me levava em praia de nudismo, meu pai faleceu há 15 anos e nunca mais fui, pois a muitas dificuldades por ser ainda solteiro, mas espero logo a solução para isto.

Samuel

Governador valadares -MG

samuelbreguez@hotmail.com

(enviada em 12/10/05)
 


Ola Pedro Ribeiro e Turma do Jornal OLHO NU

Somos frequentadores da Praia do Pinho em todos os carnavais, e so não vamos com maior frequência pela distância...mas procuramos estar em outros locais mais perto de Sampa, onde seja possível a prática do naturismo como gostamos... ou seja... exatamente como preconiza o Jornal OLHO NU.

É uma pena que o Brasil seja tão preconceituoso culturalmente com a pratica do naturismo... é so ver as matérias sérias que vocês colocam nas edições... com experiências de pessoas que as relatam quando em visita dentro e fora do Brasil...e comparar as duas situações...

Parabéns... vocês estão conseguindo trazer matérias muito interessantes, e CULTURALMENTE muito fortes... embora vocês possam ate não sentir esse aspecto.

Sugestão : divulguem o mais possível o Jornal Olho Nu através da Internet... quem sabe, um dia, nossas autoridades se dêem conta que o naturismo... "é natural"... e passem a ter ações mais condizentes com a nossa realidade turística.

Não desistam nunca.......estamos fazendo a maior torcida por vocês...

Mais uma vez...PARABÉNS

Luiz e Eli -

São Paulo - SP

(enviada em 6/10/05)


Praia Olho de Boi

Muito oportuno o artigo da edição de outubro, sobre o descaso que a Prefeitura de Búzios trata a tão famosa Ôlho de Boi, para os administradores municipais, nossas praias naturistas sempre foram tabu, a não ser quando servem de propaganda turística angariando louros para seus municípios. Mas quando chega a hora de cuidar das mesmas, todos se negam e viram suas costas com medo "o que vão falar ou pensar de mim".

O que me surpreendeu foi o escolhido para entrevista, Lancaster, citado como dono de barraca no local. Como freqüentador assíduo do Olho de Boi, posso garantir que os únicos donos de barraca naquela praia são o Pedro (de segunda a domingo, chova ou faça sol) e o Régis (mais nos finais de semana), que são os que realmente cuidam da Praia, e recebem o público de 1º vez com o citado folder de apresentação em português, espanhol e inglês, para facilitar a comunicação. Quanto ao Lancaster, as vêzes montava sua barraca apenas no período de verão, a qual só funcionava nos dias de sol e muito movimento (mais um lazer). No último verão, inclusive, cobriu uma grande área de vegetação nativa com areia e pedras, modificando de maneira anti-naturista o visual da praia.

Mais uma vez, vale ressaltar que se não fosse a ação do Pedro que trabalha em sua barraca o ano inteiro, inverno e verão e sendo respeitado por todos os banhistas, pescadores e passantes do local, com certeza o uso estritamente naturista daquela praia já não existiria.

Quanto ao comentário do Marcio Roosevelt, sobre o Olho de Boi, de que a praia fica deserta, é comentário de quem só vai lá um avez ou pouquíssimas vezes, pois é a única que conheço além do Pinho que apresenta freqüência de naturistas nos dias de semana inclusive nas segundas, pois sua freqüência mais forte é de turistas estrangeiros que preferem  ir nos dias úteis que nos finais de semana, quanto ao apoio dos barraqueiros aos "com roupa" não procede, pois são os mesmos que fazem valer as regras do naturismo no local.

Lembro que não estou causando polêmica, apenas passando outra idéia do lugar, visto que o freqüentamos desde antes da oficialização do praia.

Naturalmente

Airam Santos

Rio de Janeiro- RJ

(enviado em 5/10/05)


Programa SUPERPOP 2

O naturismo em pleno Superpop me aterrorizou. Sabe, eu não costumo ter medo, exceção feita aos gafanhotos, porque parece que vão saltar goela abaixo. Mas o programa de Luciana Gimenez me assustou mais.

Que os naturistas pretendam disseminar sua filosofia aliados às tecnologias é legítimo. Dançar com o Ibope, porém, pode machucar. Ele pisa no pé sem dó, e o salão onde queremos dançar, a TV, nem sempre orienta tão bem a posição dos sofás ou telespectadores. Televisão quer vender, gente. Vírgula desnecessária, aliás. Televisão quer vender gente. Nem todas as atrações, claro, mas a maioria.

Não critico quem defendeu a nudez pura. Apenas receio que estejamos afoitos, pois nem toda exposição beneficia. Se aceitamos nos despir no palco, concedendo os fetiches ao Ibope, que pelo menos haja pauta e entrevistadores sérios. Sim, Edgard, era Superpop, não Roda Viva. Ok, então que houvesse um comediante pra perguntar bobagens, piadinhas condutoras de tira-dúvidas primários, sobre pêlos pubianos, por exemplo. No entanto, essas indiscrições do palhaço seriam compensadas por debates consistentes entre naturistas e interrogadores minimamente intelectuais. Superpop parece barraco, faz pop de pipoca, que pulula, pulula e só bate cabeça. E olhe lá sem tem sal suficiente. Tem, Mick Jagger?

Então minha conclusão é essa. Temos que saber onde pisamos. Se mera exposição sinalizasse triunfo, a careca do Marcos Valério seria tão glamourosa quanto de um Oscar.

Aparições popularescas não beneficiam o naturismo.

"Florentina, Florentina... Florentina de Jesus... Não sei se tu me amas, pra que tu me seduz". Essa Tiririca exemplifica o que a TV pode adotar com aquele rebolado todo Globeleza.

Então cuidado: não nos vendamos para a fábrica do ridículo.

Negociemos. O naturismo precisa começar a falar alto antes de aparecer.

Edgard

repassado por Jorge Bandeira

Manaus- AM

(enviado em 18/09/05)
 


Programa SUPERPOP

Adorei a reportagem, curti muito ver o Rincão mesmo q por televisão, pois faz tempo q não piso por lá ...agora aquela Doutora - dermatologista Sra Havanir ... ela para mim foi uma naturista, e não está podendo ser mais ... resumindo... uma naturista enrustida, pois fazia cada pergunta .... eu tb sou médico, e dispensaria 90 % das perguntas que ela fez .... tadinha ..... abraços naturais a todos os naturistas.

Adriano

Jundiaí - SP

(enviado em 17/09/05)


Carta enviada ao Deputado Severino Cavalcanti

Recentemente foi divulgado entre grupos naturistas da internet a proposta de lei PL 5040/2001, de sua autoria.

Acessando a página virtual da Câmara dos Deputados, temos por definição da proposta uma alteração do decreto-lei de 2.848 de 1940, que "tipifica como crime a exibição, por emissora de televisão, de cena de nudismo ou de relações sexuais." Uma busca mais precisa no relatório da lei nos informa que a pena é aplicável para exibições "em qualquer horário", e "ainda que de forma velada ou insinuada". A resposta do relator Silas Câmara é contundente, afirmando explicitamente que "na televisão brasileira o erotismo e a sensualidade são excessivos", bem como que "o prejuízo à moral social e à formação das crianças e adolescentes é enorme". O relato cita ainda o caso da mostra do seio da cantora "Janet Jakson" (sic) na TV aberta dos Estados Unidos, citando como exemplo comparativo a reação indignada da sociedade americana perante a exibição da imagem.

Como praticante da filosofia de vida naturista, que prega a nudez como forma de convívio social, gostaria de tecer alguns comentários, bem como expor algumas dúvidas.

Primeiramente, a lei é bastante obtusa ao associar a simples exposição da nudez a um ato erótico. Certamente as emissoras de televisão exploram abundantemente o caráter sensual em sua programação em busca de maiores audiências, mas parece-me que a lei de maneira nenhuma faz distinção entre a nudez natural (característica inerente ao ser humano) e a nudez com caráter sensual. Pergunto-me se reportagens sobre os povos indígenas seriam proibidas, uma vez que tais indivíduos insistem em andar escandalosamente nus. Parece-me um ato inédito na história do Brasil proibir a exibição de ato tão vil, uma vez que nem mesmo os jesuítas do século XVI se atreveram a tal imposição! Ainda, como seria a exibição de um exame preventivo de câncer de mama? A lei, me parece ser tão rígida que até mesmo os recém-nascidos perderiam o direito da exposição em rede nacional, pois estes insistem em vir ao mundo desprovidos de fraldas!

Neste momento, peço perdão pelos sarcasmos, mas o objetivo aqui é deixar clara a falta de discernimento que lei faz do simples ato de estar nu. Tal proibição não seria realmente inédita no Brasil (conforme citei acima), mas já foi amplamente conhecida nos tempos da ditadura sob o nome da CENSURA. Entendo por este nome qualquer tentativa que alguém ou grupo ligado ao poder faz de tentar impor normas para exposição de imagens, idéias, palavras ou arte, sob o pretexto de manutenção da ordem "moral" ou "ética". Pergunto-me se tais impositores alguma vez já se deram conta de que padrões éticos são mutáveis ao longo da história, e que o comportamento "correto" de uma sociedade em uma determinada época e lugar não significa necessariamente que corresponda ao padrão ético vigente de outra.

Nesta nossa era de globalização e informação ao alcance de todos, os padrões mudam até mesmo de uma geração para outra. Como agravante da situação, devemos observar ainda a não-existência de um ponto de vista universal: o que pode parecer obsceno para um religioso xiita, por exemplo,  pode ser perfeitamente normal e aceitável para nós, ocidentais.

Desta forma, a proposta de lei me parece falha ao não fazer distinção entre a nudez natural inerente ao ser humano e a nudez utilizada como chamariz erótico, bem como ao tentar ditar um comportamento ético. Ressalto, entretanto, que mesmo a nudez erótica (ou anti-ética) não deveria ser censurada. Controlada talvez, mas jamais banida. Questiono-me como ficariam os direitos autorais dos autores de filmes, ao terem suas obras "mutiladas" para exibição na televisão aberta, e quais seriam os critérios adotados pelos "juízes da ética e da razão" para classificar as cenas de nudez e sexo como prejudiciais ou não à sociedade brasileira.

Aqui entramos ainda em um outro campo da nudez, a chamada artística. Para exemplificar, existe determinda cena em um filme do cineasta Franco Zeffirelli com o título em português "Irmão Sol, Irmã Lua", sobre a vida de São Francisco de Assis que ilustra a situação. Em determinado momento da trama, o personagem principal questiona a mundanidade de sua vida materialista, que jamais o levou a lugar nenhum em termos de realização humana. Neste momento, o personagem despe-se de suas vestimentas (e consequentemente da vida materialista) e parte completamente nu rumo a uma existência voltada ao lado espiritual. Em nenhum momento a cena reflete qualquer traço de erotismo, bem como trata-se de um fato realmente ocorrido na vida de São Francisco de Assis, de caráter simbólico importantíssimo na trama. Ao meu entender, tal cena seria simplesmente "cortada" do filme por imposição de sua lei, visto que tipifica como crime qualquer exibição de cena de nudismo.

A história da arte é cheia de tais agressões, vide o exemplo de um certo Michelângelo que teve suas magistrais pinturas nas paredes da capela Sistina, hoje consideradas patrimônio da humanidade, censuradas por um determinado papa que considerava a nudez dos personagens "obscena".

Ainda, discordo veementemente do parecer do relator Silas Câmara, que cita como exemplo de moral a sociedade norte-americana, formada por um povo doente psicologicamente e obcecado pela extrema-direita. Será que estou enganado ou estamos falando da mesma sociedade que ameaça punir com ações contra assédio sexual crianças de pré-escola de beijam outras de sexo oposto, e que produz adolescentes perturbados capazes de realizar matanças em escolas com o uso de armas de fogo? O relator ainda cita que o mesmo acontece na Europa, mas parece desconhecer que lá para se  observar alguém nu basta dar uma volta nos parques públicos em um dia de verão, pois a nudez é vista com os olhos de uma cultura completamente diferente, evoluída o suficiente para discernir entre o ato de estar sem roupas (como característica natural e inerente a todo ser humano) e o caráter erótico. Para conhecimento do relator, existem cidades na Espanha onde qualquer cidadão tem o direito legal de estar nu em qualquer local e qualquer horário, sem que isto tenha gerado o aumento de casos de estupro ou assédio.

Em suma, como naturista e como cidadão pensante sou completamente contra a aprovação de tal lei, que traria mais prejuízos do que benefícios à cultura e ao telejornalismo brasileiro. O parecer da lei informa que a exposição de cenas de nudez e sexo na televisão aberta ocasiona "prejuízo à moral social e à formação das crianças e adolescentes", mas não informa de que maneira isso realmente ocorre. Será que o simples tabu da nudez é mais prejudicial do que as letras de duplo sentido das músicas de "axé" e "pagode" dos grupos que infestam os programas dominicais? Será que a visão de uma nudez insinuada é mais prejudicial ao adolescente do que o pouco investimento do governo federal em termos de educação? Não vejo de que forma a nudez televisiva possa aumentar o número de mães solteiras no Brasil, tanto quanto à desinformação e a falta de acesso aos métodos anticoncepcionais. Por último, creio firmemente que é muito mais prejudicial à moral social e à formação das crianças e adolescentes o fato delas assistirem diariamente no Jornal Nacional denúncias contra a corrupção da classe política brasileira, tão vergonhosa e obscenamente sujeita às tentações de "mensalões" e "mensalinhos".

atenciosamente

 

Michel Rodrigues

(reenviado por André Herdy em 6/09/05)
 


Acionar emissoras de TV

Contra a aprovação do Projeto de Lei 5040-2001, acho que uma estratégia seria acionar as emissoras de TV.

Como todos nós sabemos, as emissoras de TV transmitem novelas e filmes que
exploram a nudez. Alguém pode até argumentar que elas exploram a nudez de
forma indevida. Mas, penso que seria um aliado nesse momento.

Abraços

 

Roberto

(reenviada pela presidência da FBrN em 29/08/05)


Contra o Projeto de Lei PL 5040-2001

Amigos lideres naturistas do Brasil,

Acredito que chegou a hora de tentarmos organizar o maior abaixo assinado já feito em favor do naturismo no Brasil. Devemos exigir que além de retirar este projeto de lei de votação, aprove-se imediatamente o projeto de lei chamado "Lei Gabeira".

Creio que devemos tomar nossa posição e mostrar claramente que não aceitamos que seja classificado juntamente com a pornografia e sexo na TV as imagens de nudismo.

Vamos promover um grande abaixo assinado virtual em todos os sites naturistas, vamos recolher assinaturas em todos os grupos e eventos naturistas enviando o mais rápido possível à Camara dos Deputados nosso repúdio a esta lei como está.

Abraços

André Herdy

Rio de Janeiro - RJ

ynai@ynai.com.br

(enviado em 27/08/05)


A Fantástica Fábrica de Chocolates Pelados

Eu só consegui ser feliz hoje porque se fosse real a piscina de gelatina onde sonho mergulhar, não conseguiria comê-la toda e talvez percebesse que aquela amebona SBLURP é mais gostosa degustada aos poucos.

Apenas aturei o trânsito de São Paulo, puro cardume sem baleia pra botar moral, porque buzinas são pássaros piratas e têm menos autoridade que as aves do Mirante.

Hoje minhas coxas brigaram muito com a cueca. Lady Zorba lamentou estar decepcionada, sentiu-se rejeitada entre sábado e domingo. "Sempre fui elástica e tentei me adaptar à sua cintura! Por que flertou com a ventania, aquela biscate que tudo toca?", perguntou indignada a roupa que um dia foi íntima. O quadril respondeu: "Cueca, um dia entenderá que seu abraço é de ursa. Sufoca! Por alguns anos você me fez acreditar que era colméia pro meu mel, mas o sabor está na essência, não na aparência. Deixe de ser abelhuda e possessiva, sua embalagem pra sexo!

O clima continua tenso. Fofoca do sapato pra meia: "A oferecida da Havaiana disse praquela desbundada da toalha que haverá mais cortes! Ofereci amortecimento de impacto por vários anos ao senhor Metatarso, mas o que ganhei? Nem trilha eu fiz!"

Pô, achei muito infantil esse ciúme por parte do Sindicato da Vestimenta! O cadarço até se amarrou na idéia de processar o naturismo, mas cinto muito: delícias como este encontro do NIP, YNAI e SAMPANAT comprovam a eficácia do modelito popularizado pelo rei que está nu nas fábulas, aquele que todos consideram trouxa porque caiu na do alfaiate. Gente, o homem era um precursor! Sacaram a ironia do king?

Porque naturismo não é alta costura; é alta postura.

E o NIP comprovou isso. Foi tudo delicioso. Um sunday de Ferrero Rocher pra um náufrago que passou décadas chupando peixe cru. Essa é a melhor definição que encontrei.

Espero ter sido suficiente para o que senti. Espero ter sido formiga suficiente pra tanto açúcar. Haja antena, minha gente! E olha que formiga não trabalha no inverno, elas ficam todas ieneessezinhas no frio... Só que os formigões desnudos nadaram, congelaram, evaporaram, temperaram e tudo o mais de H2Oaram.

Embora essa mensagem seja altamente seca e lúcida, preciso confessar que fico maluco de saudades de todos vocês!!!

Mas acho que vocês não vão perceber minha loucura. Um fortíssimo abraço quebra-costelas e... CONTINUEM FREE!!! LIBERDADE!!! IGUALDADE!!! FRATERNIDADE!!!  E um suco de abacaxi com laranja porque também cai bem.

Tchau!

Edgard Oliveira

São Paulo - SP

(enviada em 22/08/05)
 


Amazonas envia saudações naturistas!

Moçada da YNAI, só tenho que dizer/digitar uma frase:

  PARABÉNS PELO GRANDE ENCONTRO, como já escrevi/digitei para o "Ara Watasara" André Herdy, dá uma inveja boa depois dessas notícias todas, fico imaginando essa moçada toda que foi ao Mirante aqui, na Floresta Amazônica, num encontro do Graúna-Am, com fontes de água "brotando" por todos os lados, água geladinha numa temperatura de 40 graus,  que é o verãozão daqui de Manaus e arredores! Será um sonho distante????inalcançável???

"Naturistas Unidos Jamais Serão Vestidos"

Valeu mesmo, gente!!!

Jorge Bandeira do Amaral

Manaus - AM

(enviada em 22/08/05)
 


Mais um encontro espetacular

Parabéns a todos que estiveram no Mirante e fizeram do 1° encontro natural do NIP, somado a galera da YNAI, Sampanat, Abricó entre outros mais um evento grandioso e memorável na história do naturismo brasileiro.

O Domingo foi pequeno demais pra conhecer todos, mas com quem pude conversar mesmo que por poucos minutos agradeço imensamente todo o apoio e incentivo ao meu projeto de levar o naturismo ao litoral de SP no passeio ecoturístico de Bertioga.

E não tenho dúvidas: o NIP mostrou sua força e veio pra ficar!

Outro ponto altamente positivo que vi é que com essa conjunção do NIP, Sampanat e a galera da YNAI, o naturismo no estado do SP especificamente falando definitivamente ganhou força a altura do enorme contingente de pessoas que tem.

Um imenso abraço a todos.

Eduardo Vituri

Bertioga - SP

(enviada em 22/08/05)
 


Sem palavras para resumir

Como sempre, não há palavras suficientes para resumir o que foi este encontro! Adorei conhecer o pessoal novo, rever aqueles que já conhecia...

A única palavra é: SAUDADES!

Esse é o sentimento que sempre fica... o fim de semana passou tão rápido... já dizia o ditado "tudo que é bom dura pouco", mas então acrescento as palavras do André "um gostinho de quero mais" e, claro, que haverão outros encontros tão bons quanto foi este.

  Já estou com saudades dos amigos.... estou com saudades da natureza.... com saudades do ar puro...saudades da visão paradisíaca do Mirante.... e saudades de estar livre de roupas!

  São momentos doces e raros, em meio à pessoas que se respeitam, que mesmo se conhecendo ali, já têm um carinho e uma amizade que parece que já dura longos anos... e assim espero que continue sendo todos os nossos encontros: CHEIOS DE VIDA, REPLETOS DE FELICIDADE E COM MUITO RESPEITO E AMIZADE!
 

Beijos

  Maria da Silva (pseudônimo)

São Paulo - SP

(enviada em 22/08/05)
 


Encontro Sensacional. Tenho algo a dizer sobre o final de semana:

Definitivamente o Mirante vem se firmando como a meca do naturismo no sudeste brasileiro. É claro que nós cariocas orgulhamo-nos de ter uma praia tão linda e agradável, além de ultra-democrática como o Abricó. Mas é compreensível que um local com acomodação e estrutura para outras atividades que não só o banho de mar, piscina ou represa torne-se o ponto ideal para estes encontros. Sem contar a simpatia do trio Arnaldo, Arnaldinho e Ivani. No Rio de Janeiro não teríamos onde realizar um encontro como o deste final de semana. E apesar do frio da noite, o calor do dia garantiu aquele bronzeado bonito.

Sei que o Brasil é uma país de dimensões continentais, e infelizmente é muito difícil trazer aos encontros no sudeste a juventude de outros estados. Mesmo nós do Rio de Janeiro sabemos o quanto é cansativo encarar 4 horas de estrada depois de um dia de sol e piscina. Por isto mesmo eu deixo no ar a sugestão de que lideranças regionais sejam levantadas para difundir o naturismo jovem (YNAI) no norte, no nordeste, no centro-oeste. Não seria uma separação, apenas uma sub-divisão. Digo isso porque os membros desta lista que moram distante não têm como imaginar o quão agradável foi estarmos reunidos neste final de semana.

E pensar que há tão pouco tempo éramos tão poucos...

Gostaria de manifestar em público meu parabéns ao André Herdy pela sua dedicação na condução do trabalhos do YNAI e ao Adam Guirro que começou timidamente e revelou-se uma pessoa de grande iniciativa ao se prestar a criar o NIP. Muitas vezes estamos tão empolgados com a sociabilização e ao lazer que nem nos damos conta do quanto algumas pessoas dedicam uma grande parte do seu tempo para que estes eventos ocorram.

Foi uma prazer ver o pessoal do NIP, do SampaNAT, do YNAI, do Abricó... todo mundo numa festa só. Não dá pra conhecer todo mundo, mas gostei muito de conhecer algumas pessoas e rever as que estavam com saudades.

Gi... estar contigo é sempre maravilhoso. Você tem luz própria. Minha paixão por você foi à primeira vista!

Ed... meu caro Ed... a gente deveria mora próximos. Ia ter papo pra noite toda, todas as noites.

Mah... você é exatamente como eu imaginava. Uma pessoa dulcíssima e sempre sorridente.

Thiago... vou confessar: Eu tinha medo docê. Achava que ocê era brabu!!! Hahahahaha... perdi o medo tá? Você é o cara.

Marcelo Pacheco, o homem multimídia. Cara, onde você comprou este óculos? Só tinha pra astronautas? Kkkkk... adorei, a foto ficou show!

Fadul... da próxima vez a gente ensaia o repertório da Xuxa e do Trem da Alegria pra fazer bonito!

Waguinho... a gente já se conhecia, mas sem intimidade. Foi ótimo tê-lo como companheiro de quarto e de quase todo o tempo. Você é uma pessoa do bem. Do bem mesmo!

Edson e Conceição... adorei vocês dois. Só preciso confessar uma coisa: Eu ODEIO o Araketu. Ainda bem que dormi na viagem, hahahahahhahahahaha... A gente se encontra no Abricó!

A todos que contribuíram para mais um fim de semana maravilhoso como este passado, meu agradecimento, meu forte abraço e sentimentos de saudades. E de quero mais... claro.

Alexandre

Niterói - RJ

(enviado em 22/08/05)

 

(As 5 mensagens acima foram reenviadas ao jornal OLHO NU por André Herdy)
 


Naturismo em São Paulo

Sempre tive vontade de estar em uma comunidade naturalista, mas nunca tive oportunidade. Gostaria de saber se aqui em São Paulo-SP há algum lugar onde eu possa frequentar e ficar à vontade.

Daniel da Silva

São Paulo -SP

dannyoboy@globo.com

(enviado em 11/08/05)

Procure entrar em contato com algumas associações do Estado:

Sampanat: http://www.sampanat.com.br  (capital)

Núcleo Naturista do interior Paulista (NIP): http://www.mundonu.com/nip

Mirante do Paraíso (Igaratá): http://www.mirantedoparaiso.com.br

Clube Rincão naturista (Guaratinguetá): http://www.rincao.com.br

 

Boa sorte.


Reserva para o Encontro Nacional de Naturismo em Tambaba

Olá,

Você poderia mandar o número do telefone do Hotel Corais de Carapibus ou qualquer outro meio para que eu possa fazer a minha reserva?

Naturais Abraços,

 

Moacir Alencar

alenca4@yahoo.com.br

(enviado em 6/08/05)

 

Contate Agência ROTA DOS VENTOS VIAGENS E TURISMO, Fone/Fax 11 5081 6166, E-mail gilber@rotadosventos.com.br.  Abraços, Damasceno Pte. SONATA 


Registro em Película

O ÚNICO REGISTRO EM PELÍCULA QUE SE TEM NOTÍCIA A RESPEITO DA ILHA DE NATURISMO DA ENTÃO PRECURSORA DESSA FILOSOFIA NO BRASIL, LUZ DEL FUEGO, É UM DOCUMENTÁRIO EM PRETO E BRANCO CHAMADO " A NATIVA SOLITÁRIA", EXIBIDO NO FESTIVAL DE FILMES DO MAM, NA OCASIÃO DE UMA MOSTRA CHAMADA "EROS".

DEPOIS DESSA EXIBIÇÃO NUNCA MAIS SE OUVIU FALAR DO FILME.

SERIA BASTANTE INTERESSANTE A PESQUISA SOBRE O PARADEIRO DESTE DOCUMENTÁRIO PARA A COMUNIDADE NATURISTA.

ABRAÇOS,

WALTON. 

josewalton@uol.com.br

(enviado em 7/08/05)


Reflorestamento

Solicitamos que pessoas que tenham conhecimento em reflorestamento de áreas degradadas pelo poder público, principalmente na sensível orla marítima, ajudem ou enviem parecer técnico para que a praia do Abricó restaure seu equilíbrio. Isto com vegetação natural, sem exemplares exóticos ou alienígenas.
Estou enviando este pedido como uma pessoa que desde 1972 luta contra o "embelezamento" irracional das orlas.
Se esperarem pelo replantio, virão: pinus, eucaliptos, amendoeras, ou qualquer outra planta da vez.
Sem nenhum fruto, ou flor para servirem de alimento da fauna.
 

Nelsinho
seguro@vidaclube.com.br

Rio de Janeiro - RJ

(enviado em 5/08/05)


História do naturismo

Acho que o jornal OLHO NU deve fazer suas fotografias disponíveis em CD-ROM.  Para finalidades históricas.  Eu sou nudista há 17 anos. Eu desejo manter um registro permanente de atividades do nudismo em torno do mundo.  Peço que os membros emitam histórias escritas pessoais ou fotografias a este endereço:  Corte De 3381 Wayward, Las Vegas, Nevada, 89129-6744, Estados Unidos.  Não  envie retratos de crianças.

Dennis C.

Las Vegas - Nevada

EUA

dpcosteajr@cox.net

(enviada em 19/07/05)
 


Depoimento

Prezado Presidente da ANA MD Pedro Ricardo de Assis Ribeiro        

Por coincidência ou ironia do destino fui pela primeira vez à praia de Abricó no dia 05/06/2005, Dia Internacional do Naturismo quando compareci acompanhado de minha esposa.        

Após comparecer três vezes à praia, a última ontem dia 26/06, verifiquei mais uma vez que, as pessoas que lá tem comparecido, são pessoas que procuram o local realmente para curtir a natureza que é tão linda, com aquele mar maravilhoso e aquela vista deslumbrante. Batem papo com seus conhecidos, jogam vôlei enfim, aproveitam o Sol para dar aquela bronzeada no corpo. Tudo corre naturalmente  como se ali na verdade todos estivessem vestidos, é isto que eu tenho admirado.

Sempre que possível procuro explicar aos meus amigos(as), colegas e parentes o que é na verdade o Naturismo, pois a maioria quando se fala em "praia de pelados", ficam com vergonha ou mesmo debocham, mais por desconhecimento dos fatos, do que pela intenção de ridicularizar. Outro fator que faz com que principalmente as mulheres tenham vergonha de se despirem totalmente, é a forma de educação que receberam, os preconceitos, os tabus sem sentido.

Também tenho observado que gradativamente estão chegando a cada dia mais casais na praia, o que é bom e salutar, pois tiram aquela falsa idéia de que o local "deve ser uma Sodoma e Gomorra". Nada disso.

Aconselho aos que ainda tem um pouco de timidez, principalmente o lado feminino, que vá até Abricó conhecer a praia e o que rola no local. Vocês vão sair de lá com certeza com outra visão do Naturismo. De parabéns o Pedro Ribeiro e os demais diretores da ANA. Continuem lutando para que o Naturismo cresça a cada dia mais, sempre dentro do espírito de respeito, solidariedade e fraternidade.

Espero que a doação que fiz das placas de sinalização possam efetivamente vir a ajudar a ANA e os frequentadores da praia, pelo menos esta foi a minha intenção. Abraços Naturais

Humberto Fittipaldi Filho

Rio de Janeiro - RJ

(enviado em 27/06/05)


Matéria Internacional

Dear naturist Friend,

 

We from the INF would like to thank you for the efforts you made in Brazil to promote naturism and the world naturist day 2005.
I can inform you that it was also shown on our national television channel in Belgium during the 7 o'clock news on Sunday.
Congratulations!

 

With best naturist regards,

 

Mieke Choin

Brussels - Belgian

(enviado em 9/06/05)


Ontem passou uma matéria no jornal na tv, as comemorações do dia do naturismo, na praia do Abricó. Parabéns, pois a praia já tem reconhecimento internacional.
A matéria foi ao ar no dia 7, terça-feira, no jornal (Het Nieuws) às 19:00 no canal één (tv1), do sistema vrt (www.vrt.be).  Foi muito legal ver essa matéria, aqui, porque quando estou no Brasil, vou com minha esposa sempre ao Abricó.

Carlito

Bruxelas - Bélgica

(enviado em 8/06/05)


Decepção

É, infelizmente ando bastante desanimado com o Naturismo. Pensei encontrar pessoas de mente aberta, sem preconceitos, verdadeiramente amigas, e o que venho encontrando são discriminações e preconceitos. Os clubes brasileiros dizem que não aceitam homens solteiros, mas os casados também são proibidos de freqüentar. Os casais que respondem a anúncios ou querem sexo, usam informações em proveito próprio ou também discriminam os naturistas (homens) sozinhos. Das duas, uma: ou isso não é Naturismo ou se trata apenas de um machismo disfarçado (coitadinhas das mulheres, precisam ser protegidas dos olhares dos "lobos maus" - como se mulher não tivesse desejo sexual próprio...).

Sou casado, feliz, não procuro experiências extra-matrimoniais, sei respeitar uma mulher (sozinha ou acompanhada). Minha esposa sabe sobre o Naturismo, respeita, sabe não se tratar de sacanagem, aceita que eu freqüente locais naturistas, mas não quer participar, simplesmente porque não sente vontade (ou necessidade) de ficar nua perto de outras pessoas. E isso temos que respeitar... Agora, por isso também não posso ir, com certeza porque sou considerado um pervertido que quer se exibir para "cantar" as mulheres dos outros. Se isso não é preconceito, o que é então???

No último encontro do Ynai, dá para perceber que a grande maioria dos participantes era do sexo masculino, ou seja, estavam sozinhos. Ora, é sabido que o tesão é muito maior entre os jovens que na faixa dos 40 anos. Mesmo assim, um homem de 40 anos que sabe muito bem controlar seu tesão é proibido de freqüentar locais naturistas, enquanto que os jovens de 20, que sequer podem ver uma foto que se excitam, podem. Isso é ou não preconceito??? "

Carlos

Petrópolis - RJ

natuserra@yahoo.com.br

(enviado em 07/06/05)


Naturismo em Porto Seguro

Boa tarde, Estamos nos preparando para fazer uma viagem para Porto Seguro. Já pesquisei na Internet alguns lugares onde se pratica naturismo lá, mas mesmo assim gostaria de ter uma opinião mais apurada dos locais próprios e legais para a prática do naturismo naquela cidade e arredores. 

Obrigado por sua atenção. 

Luis Carlos

pinhobeach@yahoo.com.br 

(enviado em 4/05/05)

Se alguém puder dar essas informações ao Eduardo que se habilite. Aproveita e envie as mensagens também para o OLHO NU.


Naturismo em Pernambuco

Gostaria que vc me enviasse quais praias de Pernambuco onde se pratica o naturismo, com todos detalhes de endereço, como chegar enfim, tô esperando sua resposta, oK? Obrigado!

Eduardo Nascimento

kdunascimento@hotmail.com 

Cabo de Sabto Agostinho - PE

(enviada em 23/04/05)

 

Se alguém puder dar essas informações ao Eduardo que se habilite. Aproveita e envie as mensagens também para o OLHO NU.


Naturismo em Londres

Sou capixaba e atualmente vivo em Londres e sempre fui um simpatizante do naturismo com passagens por várias praias do Brasil e gostaria de saber onde posso praticar o naturismo aqui em Londres, locais como clubes, saunas, parques e praias (na Inglaterra é claro e as mais próximas de Londres o possível). Contando com sua gloriosa ajuda despeço-me desejando sempre sucesso desse jornal maravilhoso.

Um abraço

 

Rubens Júnior

rubensthegreat@yahoo.com.br 

(enviada em 18/04/05)

 

Quem puder responder ao Rubens, por favor, que se habilite. Não esqueça de enviar uma cópia da mensagem também para o OLHO NU.


Urbanudismo

Muito ousada a atitude deste menina. Adorei, em países de primeiro mundo as pessoas parecem ter a mente mais aberta a novidades. Este tipo de atitude em nosso país poderia ocasionar riscos incontáveis a pessoa. Pelo simples fato de não usar cueca já te discriminam, se você transita nu em seu quintal ou dentro de casa a família e vizinhos te tratam indiferentes. Até compreendo a postura deles, pois é uma questão cultural, mas penso que a persistência e o exemplo moral podem consolidar a vitória da nudez singular sobre o pudor plural e imperfeito dos falsos moralistas.

Abraços,

Prof. Marco Antonio

bertoldosantos@aol.com 

(enviada em 06/04/05)


Convite

Olá caros amigos naturistas,

Gostaria de convidar a todos deste grupo para estarem presentes em nosso 2º Encontro Nacional de Jovens Naturistas.

Nos nossos encontros não existe restrição de idade, portanto todos serão muito bem vindos e nos alegrarão com suas presenças!

Também vale ressaltar que é uma excelente oportunidade para levar os filhos que ainda não freqüentam ambientes naturistas para se entrosarem com outros jovens naturistas e assim passarem a fazer parte desta família que é o naturismo.

O encontro será São Paulo, em 30/04/2005 e 1º/05/2005 (Sab e Dom), no Mirante do Paraíso - Igaratá - SP (a apenas 85km da Capital!!!). É necessário fazer reservas, pois temos poucos lugares disponíveis!

Esta é a sua chance de se encontrar com todo o nosso grupo e compartilhar de momentos agradáveis num dos mais belos locais naturistas do Brasil. Teremos piscina, futebol, volley, sinuca... e à noite teremos a primeira versão da festa: NUDE 80's !!!! com o DJ Mulekepelado! Os grandes Hits dos anos 80 numa festa que você não pode perder.

Os preços incluem todas as refeições. Consulte o Mirante do Paraíso com Arnaldo / Ivani / Arnaldinho : 0xx11 9984-9309

Confirmações: Jovens_Naturistas@ynai.com.br. ATENÇÃO AS RESERVAS SOMENTE SERÃO CONFIRMADAS SE ENTRAREM EM CONTATO COM O MIRANTE E COM O NOSSO GRUPO!!!

Lembramos ainda que todos devem conhecer e respeitar todo o Código
de Ética Naturista para poderem estar presente neste evento!

 

André Herdy

Rio de Janeiro -RJ

herdy@netway.psi.br 

(enviada em 26/03/05)


Entrevista com Anilton

Eu acredito que todos os leitores do Jornal Olho Nu devem ter lido a matéria com a entrevista do Niltinho da praia do Pinho, aliás muito bem redigida pelo meu amigo solteiro naturista Ylton de São Paulo.

Bem, chamou-me a atenção a resposta que ele deu quando foi questionado se era ou não naturista. Mediante sua resposta, acabei ficando num meio termo da certeza de que a resistência têxtil é maior do que pensávamos e ao mesmo tempo na dúvida de que não seria mais ético que o dono do local naturista deveria dar o exemplo de trabalhar nu também?

Não acho que eu esteja sendo radical, pois analiso por uma questão de profissionalismo mesmo. Se todos estão nus, por que o dono do local, apesar de ter dado uma resposta politicamente correta, ainda se apóia em padrões, por ele mesmo definidos com arcaicos, e desta forma, ainda se justifica pelo fato de trabalhar completamente vestido?

Vamos pensar e debater amigos naturistas.

Cláudio Guerra

Rio de janeiro - RJ 

museologo2004@hotmail.com 

(enviado em 10/03/05)


Praia do Pinho (II)

Ao ver a entrevista do Anilton na última edição e as cartas enviadas nesta seção, gostaria também de enviar a ele minhas congratulações e votos de uma boa administração, pois notávamos que estava sendo necessária uma boa avaliação para aquela praia maravilhosa. 

Concordo com o amigo Hericon: aquela subidinha necessita de algum calçamento. Quanto à área exclusiva para casais e famílias citadas pelos amigos Mirian e Affonso, acredito que deve continuar a existir pois enquanto não mudar a cabeça daquelas freqüentadores que lá vão apenas perturbar a boa relação dos visitantes seria impossível coibir a atitudes destes que constrangem famílias freqüentadoras, muitas vezes acompanhadas de crianças. Gostei também da ação da policia militar, fazendo ronda espantando aqueles que invadem pelo mato através das pedras, pois realmente aquelas "figuras" incomodam escondidas no mato.

Reafirmo minhas recomendações ao Anilton e espero em breve poder visitar a praia e cumprimentá-lo pessoalmente.

Esequiel Ernesto

Curitiba - PR

compras@americaequipamentos.com.br 

(enviada em 09/03/05)


As roupas e o movimento naturista

Li na última edição, um comentário de um senhor que usou o argumento de que se Deus deu inteligência para o homem, para que ele criasse tudo o que criou, inclusive as roupas, não seria correto que ele resolvesse andar nu novamente, pois seria um retrocesso. Também na mesma carta, há o seguinte questionamento: será que os naturistas, que tanto defendem a vida sem roupas junto à natureza, abdicariam de usufruir das conquistas da humanidade, tais como carro, computador, avião, etc? 

Não é a primeira vez que me deparo com este tipo de raciocínio e questionamento e para as pessoas que pensam desta forma, somente posso aqui lançar meu ponto de vista:

- não penso no movimento naturista como um movimento que pretende o retorno às cavernas, mas sim, o retorno de uma certa natureza perdida. Com sua intuição e inteligência, o homem aprendeu a fazer vestimentas, que de início tinham puramente a finalidade de protegerem-se das intempéries, porém, com o passar do tempo as roupas foram ganhando adornos, que depois deixaram de ser adornos para servirem como diferenciador social, ou seja, um divisor de casta ou classe social. Apesar de toda a inteligência que Deus lhe deu, a humanidade, num determinado momento começou a acreditar que a nudez era indecente e tratou de proibi-la. 

Se as pessoas forem pouco a pouco se acostumando com a simples nudez, com a nudez social, isso será um avanço, não um retrocesso, pois teremos resgatado algo que nossos ancestrais tinham de bom: não tinham vergonha de andarem com a roupa que Deus lhes deu.

Ivan Papparotte

Santo André-SP

ivaparote@yahoo.com.br 

(enviada em 08/03/05)


 

Carta de repúdio

 

Prezados senhores, 

 

No dia 18 de fevereiro deste ano de 2005 tive a infelicidade de acessar, como sempre faço, este site, o qual pensava ser uma página ao menos organizada. Gosto do naturismo e freqüento com minha esposa a praia de Tambaba, um paraíso de águas mornas, na Paraíba, no Nordeste brasileiro. Costumo sempre ver a foto do dia desta página, pois como já falei gosto do naturismo e, conseqüentemente, de ver fotos de pessoas ao natural. 

 

Neste dia pensei em assinar o jornal para ter acesso ao acervo fotográfico do site, o que depois de haver lido as instruções imprimi o boleto bancário, o qual acusava, como consta em anexo, o dia 20 de fevereiro, um DOMINGO, como o dia do vencimento. Com receio de pagar na segunda-feira por ser um dia após a data do vencimento, desloquei-me no SÁBADO, dia 19 de fevereiro, a uma agência da Caixa Econômica Federal e efetuei o pagamento, como é mostrado no comprovante que também envio em anexo (OBSERVAR A DATA QUE APARECE NA PARTE SUPERIOR DO COMPROVANTE). Pois bem, daquele dia 19 para cá já está fazendo quase 20 dias que efetuei o pagamento e até hoje não tive acesso ao acervo de fotos do Jornal Olho Nu.

 

Recebi, para minha total indignação, um e-mail de uma firma denominada REAL CREDIT informando que a MINHA ASSINATURA FORA REPROVADA, acredito eu que por falta de pagamento. Ora, ou eles são muito incompetentes ou são LADRÕES, pois fui roubado em míseros (míseros graças a Deus para mim, pois para eles deve ser muito dinheiro) R$ 33,88 e ficou por isso mesmo. 

 

Cheguei à conclusão de que não adiantaria me expor ao órgãos cabíveis, pois infelizmente neste país o naturista é sempre olhado de lado, como se fosse alguém do outro mundo. Não lamento pela perda dos míseros R$ 33,88, mas sim pelo que eu sempre tive receio: de confiar em comprar ou adquirir alguma coisa pela INTERNET. Estou veiculando este triste incidente em todas as páginas do meio naturista para que todos saibam que infelizmente nem todos os links relacionados ao naturismo merecem confiança e respeito.

 

Carlos Pessoa

carlosppessoa@terra.com.br 

(enviada em 08/03/05)

 

Olá, Carlos. Sinto muito por todo transtorno e indignação pelos quais você está passando. A empresa REALCREDIT foi contratada pelo jornal OLHO NU para intermediar os pagamentos para o acesso às páginas de fotos, cujo acesso pago é a única fonte de renda do jornal OLHO NU. Antes esses pagamentos poderiam ser feito apenas por depósito direto em nossa conta corrente, que provocava muitas desistências de possíveis assinantes. Todo gerenciamento atualmente é feito por esta empresa, da qual nada temos a reclamar, até o momento.

 

A informação que recebemos a respeito de seu cadastro é de que ele foi recusado, portanto não efetivamos a liberação da senha. Realmente o recibo de depósito escaneado e enviado por você comprovam um depósito por Boleto bancário para a REALCREDIT, mas a empresa diz que não recebeu o dinheiro. Seria bom você verificar com o seu banco o que houve. De qualquer forma pedimos à empresa que verifique possíveis erros.

 

A única maneira do jornal OLHO NU continuar existindo é gerando alguma receita. Para nós ter o leitor satisfeito com nosso conteúdo é o mais importante mas o valor da assinatura é também muito importante e ele não é mísero. 


Para Anilton da Praia do Pinho

caro amigo,

 Tive o prazer de conhecer você este final de ano e gostaria de parabenizar você pelo seu início de trabalho na praia e sua reportagem no jornal olho nu. 

Agora, uma das medidas urgentes de que deveria ser tomada é no acesso de chegada, pois acho que você deveria asfaltar ou concretar a parte mais crítica que é essa primeira subida,  pois nós que gostamos do camping sentimos muita dificuldade com nossas carretinha na hora de ir embora, pois toda vez de ir embora o carro fica patinando jogando terra para trás. Na última vez em que estive ai chegou a cortar o pneu do meu carro. Acho que se você fizer uma pesquisa todos os naturista que freqüentam o Pinho vão concordar.  

Novamente parabenizo pelo seu início de trabalho e dentro muito em breve devemos nos rever, pois eu e minha família estamos muito ansiosos para irmos à praia.

Um abraço para o pessoal do jornal olho nu e Anilton do Pinho.

 

Hericon Andrietti

hericon@terra.com.br 

(enviada em 08/03/05)


Praia do Pinho

Costumamos levar amigos visitantes para o Pinho. Apreciamos muito o espaço naturista e sua geografia, mas não aceitamos o ranço discriminatório e careta que reina no lugar e que fere criminosamente os direitos universais. 

Por que a discriminação flagrante contra homens não acompanhados, homossexuais e gays ? É inadmissível que uma praia pública tenha áreas reservadas para determinados grupos, como "casais e famílias". É ridículo insistir em códigos de ética quando os princípios éticos mais fundamentais são desrespeitados. 

Alguma providência deveria ser tomada  quanto aos homens vestidos, que freqüentam o bar/restaurante da entrada da praia como voyeurs. 

Os restaurantes que exploram ambientes naturistas deveriam oferecer comida saudável e de boa qualidade, o que também não acontece no Pinho. O barracão que avança muito sobre a praia deveria ser removido. Desejamos todo o êxito na administração deste espaço naturista catarinense que tanto tem contribuído e continua contribuindo para a difusão do naturismo no Brasil. 

Miriam e Affonso Alles

a.alles@uol.com.br 

(enviada em 07/03/05)


Fotos do camping da praia do Pinho

Boa Tarde Sr. editor, 

Fiquei muito satisfeito em ver minhas fotos ilustrando a entrevista do Sr. Niltinho, o novo empreendedor do Complexo do Pinho. Agradeço imensamente o crédito concedido. Aproveito também a oportunidade para parabeniza-lo pelas belas matérias que tem sido publicada no site. Isto sim é naturismo tratado com seriedade. 

Obrigado. 

 

Luis Carlos e Dayse

pinhobeach@yahoo.com.br 

(enviada em 04/03/05)


Agradecimentos e considerações

Gostaria de agradecer ao meu xará, Cláudio Neves do Natuserra, por ter citado os "Homens Solteiros Naturistas", grupo do Yahoo, onde sou o moderador, em sua carta desabafo intitulada "Desabafo naturista".

Gostaria também de tecer os parabéns a organização do MIRANTE PARAÍSO, pelo maravilhoso exemplo de abrir as portas para os gays, que pelo visto ainda são objeto de muita discriminação, descrença e desconfiança. O fato só vem provar que um grupo que por si só já é uma minoria, não pode, ou melhor, não poderia discriminar outros na mesma situação perante a sociedade.

Se a união faz a força, que o exemplo do MIRANTE PARAÍSO seja devidamente seguido por todos os locais semelhantes e destinados a prática do naturismo em ambiente particular onde na maioria das vezes as normas são bem menos flexíveis.

 

Cláudio Lacerda Guerra

Rio de Janeiro - RJ

museolog2001@ig.com.br 

(enviada em 28/02/05)


Novo sítio em Guaratiba ?

Olá, tudo bom?, gostaria de saber se vocês conhecem ou já ouviram falar do lugar naturista aqui no Rio (novo), chamado Ilha de Guaratiba, em caso positivo, me enviem o endereço, ou a localização, site, ou qualquer outra informação que me leve a este lugar, só sei que fica em Guaratiba, e não é o Solar de Guaratiba. 

Obrigado 

Luiz Ignacio.

Rio de Janeiro - RJ

ruadorussel434@hotmail.com

(enviada em 23/02/05)


Resposta ao desabafo Naturista do Cláudio (enviado em 25/01/05)

Prezado Cláudio.

O seu desabafo é compreensível e faz coro com milhares de outros homens que se sentem segregados do Naturismo. Essa segregação é realmente muito desagradável mas, infelizmente, necessária, para manter a tranqüilidade dos freqüentadores, ou melhor, das mulheres, sejam elas solteiras, esposas, namoradas ou simplesmente acompanhantes.

Quem freqüenta com assiduidade uma área naturista sabe que o quantitativo do universo masculino é infinitamente superior ao feminino, o que acabaria gerando constrangimentos para as mulheres. Imagine sua esposa, ou filha, num clube ou praia onde estejam presentes 90 homens e 10 mulheres? Será mais ou menos essa relação, ou até menor, se houver a liberação geral e irrestrita.  E não são apenas nas praias e clubes naturistas que encontramos os swingers, voyeurs, hedonistas, etc., eles estão em todos os lugares de nossa sociedade.

Algumas praias naturistas, inclusive a Barra Seca, que ajudei a fundar, já experimentaram liberar a entrada de homens desacompanhados. E posso lhe garantir que a resposta não foi a das mais agradáveis. Muitos homens chegam a constranger explicitamente as mulheres presentes. E eles geralmente chegam "em bandos", porque assim é muito mais fácil "aprontar todas". 

Você nos compara com as áreas européias onde a liberdade não é tolhida. Realmente, ainda existe distinção na maioria das áreas brasileiras sustentado na explicação acima, mas que poderá ir mudando, aos poucos, com a evolução do Naturismo no Brasil. Precisamos lembrar que na Europa o Naturismo já é centenário.

Bem pertinho de você a ANA mantém em funcionando a Praia de Abricó, bem nos moldes do que você deseja. Visite-a, participe, ajude e associe-se.  Provavelmente lá você descobrirá freqüentadores que moram na região serrana e que poderão se juntar a você num novo projeto naturista. Acredito que se faz necessário você participar integralmente do Naturismo para, posteriormente, adquirir credibilidade para reunir grupos naturistas, principalmente, porque sua esposa e filhos não participam.

Boa sorte.

Abraços.

Maria Luzia de Almeida

Vitória - ES

marialuziaegilson@terra.com.br 

(enviada em 24/02/05)


Matéria sem graça

- Amigo Pedro

     Que matéria mais sem graça esta apresentada no programa da Márcia (JOGO DA VIDA da Rede Bandeirantes) neste domingo 20 Fev 2005, gravada na Praia do Pinho, onde a apresentadora de nome Sol, naquele momento auto batizada por  Eva, notando-se claramente que a todo instante a mesma estava a fim de se promover através da mídia.  De início o seu cabelo que aparentava ser normal, de repente já cresceu, como se fosse uma vestimenta, querendo esconder sua nudez, dando seus pulinhos prá lá e pra cá e soltando seus gritinhos, ficando as pessoas por ela entrevistada sem saber o que responder, quando enfocava a todo momento a necessidade de encontrar o “seu Adão”,  passando aos menos esclarecidos que aqueles que vão a praia de naturismo,  encontrarão  por lá seu parceiro ideal.

     No momento em que o projeto de Lei do deputado federal Fernando Gabeira sobre prática do naturismo no Brasil está para ser votado no Plenário do Senado Federal, matérias  como essas não engrandecem e nem ajudam em nada o naturismo brasileiro, sem dar a entender ao público a que destino queria a apresentadora chegar.

     Cabe aos responsáveis por espaços naturistas mais atenção na hora de permitir tais matérias em  áreas de sua atuação.

     Abraços naturistas a todos. 

Luiz - 

Recife - PE

luizrosarecife@uol.com.br

(enviada em 21/02/05)


Luz del Fuego

Amigo Pedro,

Que pena que a Luz del Fuego não está pessoalmente entre nós para nos enriquecer com sua alma puramente naturista! Teríamos muito a aprender.

Que pena que ela não está presente para acompanhar a evolução do seu pioneirismo em nosso país!

Felizmente, todos os anos o jornal Olho Nu lhe rende as merecidas e justas homenagens, nunca esquecendo da data de seu nascimento, 21.02, data esta que se transformou no Dia Nacional do Naturismo.

Particularmente, também fiz uma pequena homenagem a minha conterrânea, pois somos filhas de Cachoeiro de Itapemirim, e coloquei o nome "Le Luz" à minha pequena confecção de bolsas artesanais, que começou a funcionar há poucos meses. Coincidentemente meu nome também começa com Luz, o que muito me orgulha. Costumo brincar dizendo que "estava escrito". Talvez nem seja uma brincadeira do destino...

Beijos

Maria Luzia

Vitória -ES

marialuziaegilson@terra.com.br 

(enviada em 20/02/05)


Sugestão de locais para praias de nudismo em São Paulo

Já enviei um e-mail sugerindo o local aqui para São Paulo: Jardim São Lourenço ou Guaratuba, ambos município de Bertioga.

Carlos Renato Mertens

São Paulo - SP

(enviada em 18/02/05)


Que bom que encontrei de novo o OLHO NU

Eu recebia informações , mas de um tempo para cá não recebi mais achei que o site tinha fechado que bom , encontrei sem querer .

Eu , minha esposa, filho, praticamos naturismo há muito tempo mas só que em casa ou na chácara, que já deu alguns sustos (amor corre para por o shorts ou pega a toalha rapidinho, pois o Rodrigo deixou o portão aberto (nosso filho), pois no nosso círculo de amizade, aparentemente não temos outros naturistas.

Ficamos (Eu e a Márcia minha esposa ) vendo as fotos e criando coragem para irmos a um clube ou a uma praia , mas já notamos que esta data já esta muito próxima .

Parabéns pelo site , continuem assim pois ganhamos muito com isso.

José Waldomiro

São Paulo - SP

(enviada em 17/02/05)


Amigos e amigas naturistas, tremei!

O novo presidente da Câmara dos Deputados, deputado Severino Cavalcanti é um conservador  que já demonstrou contrário ao aborto, à união de pessoas do mesmo sexo e, com certeza, criará dificuldades à aprovação da Lei Gabeira que trata da legalização de áreas específicas á prática do naturismo em nosso País. Agora, mais do que nunca, é necessário pressionar nossos deputados federais para aprovarem a lei, livrando a todos os naturistas das garras dos conservadores que tanto atraso fazem ao nosso País.

 

José Figueiredo.

Gov. Valadares - MG

figueira46@uol.com.br 

(enviada em 16/02/05)


Locais em Pernambuco

Sou freqüentador assíduo da praia de tambaba, na cidade do Conde/PB, onde, com minha família, costumamos passar final de semana, o lugar é maravilhoso!
Gostaria de saber dos companheiros naturistas, quando teremos praias destinadas a naturistas ou mesmo, locais destinados a naturistas no Estado de Pernambuco e se já existir algum, gostaria de saber. atenciosamente.

Alfredo Cardoso Lacerda

Olinda - PE

ac.lacerda@bol.com.br

(enviada em 15/02/05)


Comentários sobre a matéria da Folha de São Paulo

LIVRES, LEVES E SOLTOS

Muito boa a reportagem! Dei boas risadas também! Maria Aparecida Nunes, 57, aposentada, Nova Friburgo (RJ)

Continuem sempre fazendo matérias interessantíssimas, mesmo que polêmicas. André Bonifacio Dicena, 27, estudante

Essas pessoas que querem tanto estar com a natureza abrem mão de computador, celular, telefone, avião e demais avanços tecnológicos ou apenas esperam ter uma felicidade passageira em que precisam mostrar que fazem algo diferente? Por que Deus daria sabedoria ao homem para inventar o tecido de algodão e a lycra se realmente não fizesse diferença para o nosso corpo? Não se tampa partes íntimas por preconceito e, sim, por higiene. Deus, o criador de todas as coisas, é perfeito e nos deu sabedoria para avançar e não para retroceder ao tempo, quando todos andavam nus, sem pecado. Ocleres Harkot, 39, bacharel em direito

Naturismo deixou de ser novidade, todos os veículos de comunicação já fizeram algum tipo de reportagem ou incursão a esse universo e sempre trazendo as mesmas informações. João Marcos Fernandes, cirurgião-dentista

Doni Sacramento

donisacramento@interair.com.br 

(enviada em 14/02/05)


Bruno Carlos ou Brun Carl ?

Prezados Senhores:

Lendo a seção CLASSIFICADOS da última edição do Olho Nú, notei algo estranho: há duas correspondências, uma de Bruno Carlos, outra de Brun Carl, casualmente
os dois dizem terem sido transferidos para Brasília, e por não poderem praticar
o naturismo, pedem fotos.

Achei BEM ESTRANHO, e sugiro a vocês publicarem também matérias sobre o
código de ética do naturismo, bem como a sinceridade, lealdade e honestidade
que deve prevalecer (pelo menos na Colina do Sol é assim), para que sejam
evitadas publicações deste tipo, onde nitidamente pessoas tentam se aproveitar
desta ideologia de vida para obterem fotos, etc.

Atenciosamente,

Gato

gato39@zipmail.com.br

(enviada em 10/02/05) 


Parabenização

Gostaria de parabenizar toda a equipe deste jornal pela seriedade do trabalho realizado, e em particular o meu amigo Pedro Ribeiro, pelo amigo que sempre se faz presente em todos os eventos, Que DEUS os proteja.

Fabio Francisco dos Santos

Uberlândia - MG

naturista@pop.com.br

(enviada em 7 de fevereiro de 2005)


AGORA SIM

Somos um casal, amantes do naturismo já a seis anos e ficamos muito felizes ao estarmos na praia do Pinho neste verão, e encontrar muita segurança para todos na praia.

Vimos o pessoal da organização, todos uniformizados com camisetas amarelas em todos os cantos da praia. Cuidando dos banhistas. Os "guardas" orientavam aos casais homens e mulheres sobre o comportamento ético no ambiente. Nas pedras, vimos alguns casais um pouco excitados, provavelmente tomados pelo ambiente paradisíaco que é, serem orientados a não se excederem em seus impulsos sexuais e que prontamente atendiam aos organizadores. As áreas adjacentes a praia, nas pedras, estavam sendo cuidadas pelos organizadores e inclusive por policiais. Todos os dias que fomos a praia vimos a presença da polícia militar fardada fazendo ronda. Quando estávamos na área do camping, fomos abordados por uma moça da organização para responder a uma pesquisa sobre sugestões de melhorias e críticas. Isso é prova do interesse em melhorar o ambiente.

Acreditamos que é um investimento por parte dos organizadores foi certeiro e vale a pena, pois essas atitudes fazem um bem incalculável ao naturismo brasileiro e a todos que a freqüentam. Parabéns aos responsáveis pelos cuidados com a praia do Pinho.

Mario e Maga. 

Membros do natparaná.

naturistasbnu@zipmail.com.br

(enviada em 02 de fevereiro de 2005)


Desabafo naturista

Considero-me naturista de nascença. Desde criança sempre curti muito ficar nu. Lembro-me de que costumava tirar a roupa para assistir TV e quase sempre acordava nu, sem ao menos perceber que havia tirado o pijama. Era recriminado por isso, e passei então a evitar ficar nu em frente a outras pessoas. 

O tempo foi passando e, chegada a adolescência, trouxe consigo a vergonha do próprio corpo, ainda mais sendo uma pessoa bastante tímida. Lembro-me, porém, de que em algumas ocasiões consideradas constrangedoras como, por exemplo, a famosa fila para inspeção médica do Exército, eu ficava nu sem a menor preocupação. 

Cresci, casei-me, tive filhos e a nudez ficou para trás, exceto para dormir. Além de me sentir mais confortável, sou extremamente calorento, e comecei a me despir cada vez mais, até passar a ficar inteiramente nu em casa sempre que a ocasião permite. Minha esposa não teve remédio senão aceitar a situação, mesmo não concordando muito com ela. 

Por muitos anos (estou com 38) esse foi meu único contato com o Naturismo. Há alguns anos assisti ao famoso programa do SBT sobre a Colina do Sol, e fiquei deslumbrado ao saber que existia um local onde as pessoas podiam viver nuas em tempo integral. Mas o assunto acabou morrendo. 

Apenas no ano passado, quando adquiri um computador, foi que esbarrei por acaso com o Naturismo. Passava por uma fase de bastante estresse e, procurando sites na Internet sobre bem estar, acabei lendo um artigo sobre estilos de vida alternativos, entre eles o estilo naturista. Comecei a procurar e acessar sites a respeito, e fiquei encantado pelas idéias divulgadas: aceitação, compreensão, alegria, união, amizade. Aos poucos, porém, fui percebendo nas entrelinhas e depoimentos de diversas pessoas que a situação não é exatamente esta. 

Resido em Petrópolis, região serrana do Estado do Rio, uma região belíssima, com enorme potencial para o turismo em geral e que poderia vir a se tornar um destino naturista. Surgiu então a idéia de criar um grupo na região. Coloquei anúncios em diversos sites e nos jornais locais e entrei em contato com estabelecimentos hoteleiros da cidade, recebendo várias respostas positivas. Pensei que os já praticantes gostariam da idéia de ter mais destinos naturistas. Aí começaram as minhas decepções. Recebi pouquíssimas respostas de pessoas interessadas (a maioria estava interessada em sexo) e quase nenhum apoio das entidades e locais naturistas já estabelecidos (exceção seja feita ao Ricardo, da NatMG e da Adriana, da GoiasNat, extremamente gentis e prestativos). Senti como se tudo o que é apregoado nos sites dos locais fosse propaganda enganosa: o que importa não é o futuro do Naturismo, mas o retorno financeiro dos sítios e clubes. 

Como é possível a qualquer negócio ou movimento crescer e se expandir sem propaganda? Como é possível que um movimento cresça tolhendo os possíveis interessados? Jovens são desestimulados, homens sós não podem, gays não podem, seminus não podem e por aí vai. Por que na maioria das praias e clubes europeus a nudez total não é obrigatória e sim opcional? Porque as pessoas vão vestidas para conhecer e acabam se interessando e aderindo ao naturismo. Minha esposa se recusa a ir a um clube naturista. Então eu, que sou naturista, casado, que adoraria conhecer os clubes (sem nenhuma intenção de voyeur) e mostrar a minha esposa que a nudez coletiva não tem nada de errado ou sexual, sou proibido de freqüentar os locais destinados à prática. Não acho que a liberação levaria à invasão de grupos de homens com intenç ões sexuais aos clubes, afastando as mulheres. Acredito sim, numa seleção prévia. No meu caso, além de perderem a mim, estariam também deixando de atrair minha esposa, meus filhos (que poderiam permanecer naturistas quando se tornassem adultos e trariam suas próprias famílias) e outras pessoas com as quais compartilharíamos a experiência. Não sou administrador, mas a lógica me parece óbvia. Não seria mais fácil aceitar a entrada de pessoas (mesmo que não quisessem se despir de imediato) e analisar sua conduta (talvez evitando os locais de maior concentração, como já é feito na Colina) para depois admiti-los, antes de rotulá-los como tarados ou inconvenientes? Mas não, somos forçados a ir a praias, aí sim, cheias de voyeurs e swingers, o que com certeza apenas confirmaria a idéia que as pessoas têm de que naturismo é sinônimo de orgias... 

Diante disso, só me resta continuar a praticar o naturismo em minha casa, torcendo para que iniciativas pioneiras e corajosas como as de Gabeira, dos Naturistas Cristãos, do YNAI, dos Homens Naturistas e outras tomem força e levem adiante a idéia de um Naturismo diferente, democrático, acessível para todos. 

Caso alguém deseje entrar em contato, deixo aqui meu e-mail: natuserra@yahoo.com.br.

Claudio Neves

natuserra@yahoo.com.br

(enviada em 25 de janeiro de 2005)


Um acontecimento interessante

Amigos. 

Na sexta-feira, dia 21., p.p. estávamos a caminho da Barra Seca quando decidimos fazer um lanche em um restaurante à beira-mar na praia de Aracruz, município a 40 km de Vitória. Comecei a conversar com o garçom, muito simpático, para obter maiores informações de hospedagem para futuramente passarmos alguns dias por lá, pois o local é muito gostoso. 

Ele nos disse ser gaúcho e após percorrer quase toda a América do Sul de bicicleta se apaixonou pelo local e decidiu fixar residência ali. Conversando mais um pouquinho falei que estávamos indo para um local também divino onde a nudez não é castigada. Aí veio a surpresa: creiam-me, ele era morador na Colina do Sol e foi o primeiro cozinheiro do restaurante de refeições naturais. Quase não acreditei! Seu nome é Marcos, mas todos por aqui o chamam de Gaúcho. Ele disse ser natural de São Leopoldo. 

AH! Ele enviou muitos abraços para a turma da Colina que transmito agora. 

Beijos.   

 

Maria Luzia

marialuziaegilson@bol.com.br 

(enviada em 25 de janeiro de 2005)


Elogios ao OLHO NU

Sou fã incondicional do naturismo e do jornal OLHO NU, não há como descrever a importância desse jornal junto a nossa comunidade. Parabéns pelo trabalho primoroso. 

Um Grande 2005, com muita energia positiva.

Eduardo Augusto

edu-schmitt2005@ig.com.br

(enviada em 21 de janeiro de 2005)


Clubes naturistas 

Um espaço naturista tem que ser um local onde as pessoas possam ir e encontrar seus amigos, sem a preocupação de saber ao menos quem é o dono do local. Na maioria dos ditos clubes, os convites são sempre assinados "Fulano e família", ora se é para ir visitar alguém em sua casa então não estamos indo a um clube.

Os clubes deveriam ser administrados por gerentes e funcionários como se estivéssemos em um hotel, as regras de freqüência, que são redigidas visando os interesses financeiros dos proprietários deveriam ser revistas. Um exemplo: só se pode consumir os produtos do local, isso é um absurdo, pois imagina se a pessoa só toma leite desnatado e come uma ciriguela no café da manhã, quer dizer não se pode trazer nada? Fora ter que agüentar a enorme quantidade e-mails com uma criatividade sem igual. Quem recebe sabe do que eu falo.

Ivan Toom

naturismbr@yahoo.com.br 

(enviada em 17 de janeiro de 2005)


Carta da Polônia

Hello

I'll visit Brasil  (Rio and southern part) in the end of February. Would like to meet some naturist friends, find interesting place. My trip is so budget - maybe u can help me?

Mike

 

Michal Wozniak

m_wozniak@poczta.wp.pl 

(enviada em 14 de janeiro de 2005)

Tradução: Visitarei o Brasil (Rio e para região sul) no final de fevereiro. Gostaria de conhecer alguns amigos naturistas e encontrar lugares interessantes. Minha viagem é de baixo orçamento - talvez você possa me ajudar ?


Massarandupió aguarda visitas

Prezados: 

Somos freqüentadores da praia naturista de Massarandupió (Bahia), e gostaríamos de divulgá-la para que os baianos e visitantes possam conhecer mais uma opção para a prática do naturismo. Infelizmente não temos ainda fotos recentes autorizadas, entretanto existem algumas nos sites relacionados. Criamos recentemente um grupo na net (massarandupio_naturistas@yahoogroups.com.br), para contatos. Futuramente pretendemos recolocar o site oficial no ar. 

Abraços a todos. 

Carlos e Neide

massarandupio@yahoo.com.br

(enviada em 6 de janeiro de 2005)


Desejo informações

Desejo informações gerais sobre como me tornar naturista e como ficar sócio da praia do abricó ou associação de naturistas do Brasil, sei lá se existe. Poderiam me explicar tudo? Aguardo resposta. Obrigado, 

Carlos Camargo

São Paulo - SP

flaborea1@uol.com.br

(enviada em 4 de janeiro de 2005)

 

Olá, Carlos. No Brasil existem diversas associações naturistas. Leia a edição de dezembro de 2004 e você encontrará a relação completa. Para se tornar um naturista de "carteirinha" você precisa se associar a alguma delas. Para ser "simplesmente" naturista, basta ter as qualidades expressas por nossa filosofia, a qual você poderá conhecer no site da Federação Brasileira de Naturismo.

 

 

Contatos

 

Correspondência

Gostaria de me corresponder com naturistas do Brasil inteiro (principalmente de Sampa e SC. Também gostaria de conhecer moças naturistas para amizade ou futuro compromisso.

Mauríçio Grunfeldt

34 anos

São Paulo - SP

mgrunfeldt@ig.com.br

(enviado em 22/12/05)


Procuro Amigo

Sou do interior de São Paulo, 49 anos, praticante de natação, solteiro e de bem com a vida, gostaria de encontrar pessoas que praticam ou que frequentam clube Naturista ou lugares do tipo pousadas, camping ou até mesmo em sítios, chácaras, casas etc e tal, para passar momentos como parte plena da natureza. Onde moro não há opções. Meu endereço é naturismo_brusp@yahoo.com.br, desde já autorizo a divulgação do meu e-mail.

Estou aguardando sua mensagem

Ruy

naturismo_brusp@yahoo.com.br

(enviado em 19/12/05)
 

Nu & Cru - convite para espetáculo

oi eu moro em São paulo , sou de MG e preciso muito de voltar às minhas origens de quando eu tomava banho de rio  nu, liberdade que aqui se perdeu. Há alguma praia ou clube aqui  mais próximo de sampa ?

Quero fazer um convite a todos para assistir meu espetáculo "NU e Cru " poemas eróticos, um encontro íntimo com grandes nomes da literatura, Rua Dr Vila Nova, 241,  em São Paulo, sex e sab. às 21:30,   dom. às 20 :30. Gostaria se possível fazer uma apresentação em um campo de nudismo. Não cobraria cachê, apenas pelo prazer, eu irei com  prazer, meu fone é de casa 011 3337 14 71

Fernando

São Paulo - SP

f.sillveira@globo.com

(enviado em 6/12/05)


Naturistas de São Paulo, principalmente

Olá, adoro naturismo. Acho magnífico. Gostaria de conhecer naturistas do  Brasil e principalmente do estado de São Paulo, para nos conhecermos e irmos às praias para sermos amigos. Tenho msn sapp_05@hotmail.com.

Obrigado!!

Ronaldo Simão

Sem indicação de cidade

app_05@hotmail.com

(enviado em 22/11/05)

Fazer amizades

Oi.

Já faz algum tempo que estou no grupo, no entanto tenho tido poucas participações, mais gostaria de fazer amizades com naturista de todo o país para um contato mais próximo.

Não tenho quase nehuma experiência em virtude de conhecer poucas pessoas naturistas e também pelo difícil acesso a locais naturistas aqui em Natal-RN, cidade onde moro.

Sou funcionario público, Biologo, separado, 40 anos. O meu MSN é elo_rn@hotmail.com (mas nao o use para envio de e-mail, somente este aqui)

Aguardo contatos

Um abraço

Oliveira

Natal -RN

chucrute.rn@gmail.com

(enviado em 15/11/05)


Brasil e Europa

Gostaria de saber informações de clubes naturistas no Brasil e Europa.

Edgar Pedro Treder

spracker@bol.com.br

Rio de Janeiro - RJ

(enviado em 13/11/05)

Informações de locais naturistas

Eu gostaria de saber sites e informações, sobre hotéis e fazendas, qualquer hospedagem na área do Rio para naturistas.

Thiago

gostosorj01@yahoo.com.br

Rio de Janeiro- RJ

(enviado em 12/11/05)

Estou em Palmas

 

FUI FUNDADOR E 1º PRESIDENTE DO PLANAT E AGORA ESTOU EM PALMAS/TO, GOSTARIA DA GENTILEZA QUE OUTRAS PESSOAS AQUI DO TOCANTINS ENTRASSEM EM CONTATO COMIGO.  AUTORIZO DESDE JÁ INFORMAR MEU e-mail.

 

Antonio Edson de Oliveira Aguiar

Palmas -TO

edson.aguiar@bol.com.br

(enviado em 4/11/05)

Contato

 

Que pena. Sou naturista e não consigo conhecer pessoas para trocar experiências. Se Você casal, solteiro, etc... gostaria de conhecer naturistas sem distinção. Obrigado. 

 

Joel Leal Vallin

jolevan@uol.com.br

(enviado em 22/10/05)


Conhecer naturistas do sul

 

Olá! Sou naturista e gostaria de conhecer pessoas praticantes para amizades e trocas de experiências. Moro em Bagé - RS mas viajo para o Rio de Janeiro todos os anos para passar férias. Quem desejar me adicionar no Messenger é joleval@hotmail.com

Abraços

Joel Leal Vallin

Bagé - RS

joleval@hotmail.com

(enviado em 12/10/05)

 

Trabalho como modelo vivo

 

Gostaria de participar de trabalhos artísticos como modelo vivo. Nunca participei de nenhum trabalho como este, mas tenho muita vontade de ser um modelo vivo. Se algum artista estiver precisando de modelo vivo em seus trabalhos, pode entrar em contato comigo.
Tel: (021) 81448571
 

Marcelo

Rio de Janeiro - RJ

mbirias@yahoo.com.br

(enviado em 7/10/05)


 

Amigos do Rio de Janeiro

 

Gostaria de contatos com pessoas nudistas do RJ, freqüento a praia de Abricó, normalmente a freqüento sozinho. Favor deixar o telefone (fixo) pois facilita o contato. Serei discreto, sou casado e a minha esposa não sabe que sou nudista.

 

Meu MSN é:  nude_rj@hotmail.com

 

Beto RJ

nude_rj@hotmail.com

(enviado em 1/10/05)

 

Contatos com Curitiba

 

Gostaria de saber se tem alguém em Curitiba que se interressa pelo naturismo. Gostaria de ter contato com pessoas que pratiquem o naturismo tanto em casas como na praia ou ate em clubes.

 

Cleber Carlos

aspro91@hotmail.com

(enviado em 18/09/05)


 

Naturista se oferece como Modelo Vivo

 

Eu sou modelo vivo de Nu artístico e Pintura Corporal, e procuro trabalho com Pintores artísticos que precisassem de modelos vivos para seus trabalhos. Participei do último evento Corpos Pintados na OCA - Ibirapuera. Meu trabalho é direcionado para Eventos-Feiras-Convenções-Peças Teatrais-Escolas de Arte e Exposições. O telefone de contato é: (011) 9172-0138

 

Delmonte Vicencio

delvic@itelefonica.com.br

(enviado em 16/09/05)

 

Mais um naturista procura trabalho

 

Gostaria de saber se há oportunidade de trabalho em praia, hotel, pousada etc.. (naturismo), em qualquer lugar do mundo.
Grato

 

Carlos Velloso

carlosvelloso@hotmail.com

(enviado em 11/09/05)

Naturista procura trabalho

Gostaria de saber se há oportunidade de trabalho em praia, hotel, pousada etc.. (naturismo), em qualquer lugar do mundo. 

Jeaney Bieluczyk

jbieluczyk@yahoo.com.br

(enviada em 29/08/05) 

Quero conhecer naturistas

Olá, não conhecia o Jornal Olho Nu e estão de parabéns!!!!

Meu nome é Paulo. Sou de Fortaleza-CE, e gostaria muito de entrar em contato com naturistas de Fortaleza e que estejam de passagem.

Engraçado, sempre curti a filosofia, busquei artigos, assisti documentários e já pratiquei o naturismo em algumas praias do Ceará. Mas, ainda não tive a oportunidade de entrar em contato com ninguém que tivesse o mesmo pensamento meu.

Fico no aguardo de outros participantes para entrar em contato.

Abraços

 

Paulo Martins

palomartins@bol.com.br

(enviada em 18/08/05)

 

Amizades naturistas

 

Olá, pessoal !!! Tudo bem ? Sou solteiro, naturista, de bem com a vida e resido em Brasília. Busco contato com outros naturistas objetivando amizade, troca de informações sobre o assunto e, havendo oportunidade, futuros  encontros/reuniões. Aguardo contatos. Um abraço a todos.

Paulo

brasiliensenat@ibest.com.br

(enviado em 14/08/05)


Contatos

Olá.

 

Primeiro quero começar parabenizando pelo excelente trabalho do jornal Olho Nu.

Me chamo Oliveira e escrevi na intenção de fazer contatos com amigos apreciadores do naturismo e que sejam ou possam vir a minha região.

 

Sou de Natal, 39 anos, separado, biólogo, servidor público.

 

Aqui em Natal nós não temos local apropriado para o naturismo, embora tenhamos praias lindas, talvez as mais lindas da região e algumas acessível ao naturismo, mas de forma clandestina, correndo-se todos os riscos que vocês bem conhecem.

 

A praia mais próxima é Tambaba, mas infelizmente não posso frequentar por ser desacompanhado, e também é perto, mas não tanto, que possa ir a cada final de semana. Então, se alguém de Natal ou próximo daqui quiser fazer contato para trocarmos algumas idéias/experiências  ficarei bem feliz.

 

Um grande abraço a todos.

 

Oliveira

Natal - RN

chucrute@oi.com.br

(enviado em 10/08/05)

 

Fotos, idéias e endereços

 

OI GENTE, SOU A BRUNA, GOSTO DE NATURISMO, TENHO 19 ANOS E MEUS PAIS ME APÓIAM. QUERO TROCAR EXPERIÊNCIAS, IDÉIAS, FOTOS E ENDEREÇOS DE LOCAIS PARA ESTA PRÁTICA. MORO ATUALMENTE EM BRASÍLIA E AQUI AS COISAS SÃO MAIS DIFÍCEIS, EU ACHO.
 

BEIJOS A TODOS. ESCREVAM-ME.

 

Brun Carl

soulpop@pop.com.br

(enviada em 3/08/05)


Participar de bate-papos naturistas

 

É possivel comunicar-me virtualmente com membros do naturismo ? Às vezes tenho vontade de bater um papo legal com gente de mesma cabeça, praticando o naturismo virtual.
Se e possível, o que eu tenho que fazer para comunicar-me com essas pessoas?
obrigado!

 

Cardoso Cato

São Paulo - SP

dadoo0002@hotmail.com
(enviado em 18/07/05)

 

Contatos com naturistas da praia do Abricó

 

Gostaria de entrar em contato com naturistas que freqüentem a praia do Abricó, na Barra da Tijuca, pois é meu sonho freqüentar ambientes desse tipo. Tive alguns contatos quando a Praia de Pinho foi oficializada através de um companheiro residente aqui no Rio, local em que também resido.

Sou casado, aposentado, 59 anos e moro aqui no Méier. Não moro com os meus filhos no momento e estou querendo ter informações e quem sabe companhia pra freqüentar, praticar o naturismo. Tenho nível universitário e sou professor de universidade.

Qualquer contato poderá ser realizado pelo meu endereço postal ou do messenger do msn que é lularj_3@hotmail.com  o qual poderá ser adicionado.

Beijos a todos e a todas naturistas.....

 

Luiz Carlos

lularj_3@hotmail.com

(enviado em 17/05/05)

 

Naturistas da Região dos Lagos (RJ)

 

Olá!
Procuro naturistas moradores ou freqüentadores da Região dos Lagos/RJ (Praia Brava (Cabo Frio) e Olho de Boi (Búzios). Por favor, entrem em contato.

 

Carlos

cancosta@compuland.com.br

(enviado em 28/06/05)

Aconteceu comigo

Devido um problema " técnico" perdi os endereços de E-mails de todas as pessoas que me correspondi no ultimo ano (inclusive dos participantes do congresso em Igararatá) . Gostaria de continuar a trocar idéias, por isto solicito de quem tiver interesse na continuidade do nosso contato, me enviem por favor, o endereço. 

Nelsinho

nelsinho@netron.com.br

(enviado em 26/06/05)

 

Correspondência com naturistas que freqüentam Tambaba

 

Vou para João Pessoa em Setembro de 2005. Vou conhecer Tambaba. Sou naturista  de Campinas, SP.  Quero corresponder com naturistas que freqüentam Tambaba.

 

Paulo Correa Neto

Paulocone@aol.com

(enviado em 26/06/05)

 

Naturista de Macapá

 

Olá, bom dia.

 

Eu tenho curiosidade uma praia ou clube de nudismo, só que em Macapá não tem. Eu também gostaria de saber como funciona a politica de ética, de privacidade, essas coisas, como é o convivio das pessoas, eu acho que eu nasci naturista, sempre que posso eu to nu. Eu acho legal esse lance de andar sem roupas, sem mais muito obrigado,

 

Manoel M. Lima de França

Macapá - AP

sallima@zipmail.com.br

(enviado em 16/06/05)

Mais informações

 

Gostaria primeiramente de parabeniza-los pelo site que é show e pela filosofia de vida que levam. Gostaria de saber mais sobre o naturismo saber relatos de pessoas que frequentam a praia e ter contato com essas pessoas que aderiram ao naturismo. Um grande abraço a todos

 

Alan Kardec das Neves

Rio de Janeiro - RJ

kardecns@hotmail.com

(enviado em 13/06/05)


Naturistas jovens do Rio

 

Olá a todos! Meu nome é Heitor, tenho 23 anos e sou do Rio. Sou um naturista novato, fui apenas uma vez à Praia do Abricó, mas pretendo repetir a dose sempre que possível. Gostaria de fazer amizade com outros naturistas cariocas da minha faixa etária (20-25 anos), que freqüentem Abricó.

 

Abraços,

 

Heitor
Rio de Janeiro - RJ

h3170r@hotmail.com

(enviada em 9/06/05)


Procuro grupos naturistas

 

Gostaria de fazer parte de algum grupo de naturistas. Nunca participei, porém já li e aceito os códigos de ética. Por não poder ficar exposto no sol muito tempo, gostaria de participar de encontros em outros locais. Ainda não conversei com minha esposa, mas acredito que ela aceitará depois de conhecer.

Abraços e espero contatos.

 

Marcelo

Rio de Janeiro- RJ

marciq@petrobras.com.br

(enviada em 7/06/05)

Convite a naturistas para virem ao Rio de Janeiro

Naturista manauara oferece hospedagem, sem ônus, em sua residência no Rio de Janeiro, a casais naturistas do Amazonas, de Santa Catarina e do Ceará.

Contatos telefônicos: (92) 233 0366, com Ruy ou Núbia.

Ruy Bessa

Manaus - AM

(enviada em 28/05/05)

Pessoas naturistas da Bahia

Gostaria de conhecer pessoas naturistas que sejam da Bahia para fazer amizade e freqüentar uma praia juntos, de preferência Massarandupió! De preferência que sejam da Bahia mas, se você for de outro estado me procure também! ok?

Meu e-mail de MSN é: islenooliveira@yahoo.com.br e o meu e-mail normal é islenolima@uol.com.br. Fique à vontade para escrever qualquer pessoa  de qualquer lugar do Brasil! Um abraço para todos!

 

Isleno Lima

islenolima@uol.com.br

(enviada em 14/05/05)

Naturista do Rio

Tenho 22 anos, moro no Rio de Janeiro e freqüento a praia de Abricó. Gostaria de conhecer pessoas que freqüentam ou queiram freqüentar esta praia, mas tem vergonha ou não conhecem ninguém que curta o naturismo. Me adicionem no MSN para trocarmos uma idéia maneira sobre o estilo de vida naturista!

Pedro Henrique

Rio de Janeiro - RJ

pedrotelemar@hotmail.com 

(enviada em 06/05/05)

Quero ir a uma praia de nudismo

Tenho muita vontade de ir a uma praia de nudismo mas não sei onde fica e não conheço como funciona. Preciso de telefone de pessoas que freqüentam para conversar e tirar dúvidas pessoalmente, e também conseguir lugar para dormir uma noite sou casado e minha esposa também quer ir. Um abraço.

Edilson

Muriaé - MG

milhonario@ig.com.br

(enviada em 01/05/05)


Companhia para ir à praia do Abricó

Gostaria de contatos com pessoas para freqüentar a praia de Abricó. Normalmente a freqüento sozinho, mas gostaria de ir acompanhado com alguém. Favor deixar o telefone(fixo) pois facilita o contato. Serei discreto, sou casado e a minha esposa não sabe que sou nudista.

 

Um abraço,

 

Beto

natrio13@yahoo.com.br 

(enviado em 10/04/05)

Naturismo na Serra Fluminense

Amigos naturistas,

 

Reitero aqui o convite a todos os naturistas ou interessados do Rio de Janeiro (em especial da Região Serrana) para a formação de um grupo sólido na região. Contatos: natuserra@yahoo.com.br.

 

Abraços naturais,

 

Carlos

(enviado em 26/03/05)

Grupo naturista no Vale do Itajaí

Como verifiquei no ultimo CONGRENAT, em Igaratá, existem vários grupos de NATURISMO por este Brasil afora, GRAUNA (Manaus), SAMPANAT (SP), NATMG (Belo Horizonte) etc...

Gostaria de trocar idéia com os naturistas de SC principalmente do Vale do Itajai,  visando a formação de um grupo local. BLUNAT?????

Nelson

nelsinho@netron.com.br

(enviado em 22/03/05)

Conhecer pessoas para falar sobre naturismo

Aí gente meu nome é Estevão, tenho 22 anos, sou de Brasília-DF e queria conhecer pessoas aqui do DF ou do entorno que estejam a fim de conversar sobre naturismo.

Fico na espera

Estevão

Brasilia - DF

elijahdf@brturbo.com.br 

(enviado em 21/03/05)

 

Solteiro?

Boa Tarde!

Meu nome é Marcelo, tenho 32anos sou separado, não sou homossexual (não tenho  nada contra), mas tenho dificuldade para achar algum grupo de naturismo que  aceite homem solteiro.

Antes quando era casado não ia por que minha mulher não queria ir, hoje não vou porque sou solteiro, namorada e amigas também não querem ir. Não sou a favor de ir com amigos homens porque acho  que constrangeria as outras pessoas. Se alguém puder dar alguma informação,agradeço desde já! 

Obrigado!

Marcelo Paulista

marcelozpaulista@hotmail.com 

(enviada em 9/03/05)

Quero conhecer garotas naturistas

Oi;

 Meu nome é Mauricio, tenho 33 anos e gostaria de conhecer garotas naturistas p/ amizade ou algo mais (namoro).Sou um cara sério e respeitador. Pessoas que queiram fazer amizades podem me teclar também. 

Desde já, grato 

 

Mauricio

mgrunfeldt@ig.com.br 

(enviada em 6/03/05)

Curiosidades sobre naturistas

Poxa, meu nome é Maycon tenho 18 anos moro no Maranhão e tenho muita curiosidade sobre os naturistas, aí tipo  aqui não tem nada disso. Queria ter contactos com alguém pra conversar melhor essas coisas.

beleza...

Maycon da Cruz Marinho

18 anos

Imperatriz - MA

Maycon2pac@hotmail.com

(enviada em 23/02/05)

Naturistas de SP

Gostaria de sugerir que através desse site pudéssemos contatar outros naturistas para a prática do naturismo em algum lugar de SP-capital, pois só há lugares no interior e todos são caros. Não é possível ir sempre.

Jorge Pedro da Silva

São Paulo - SP

pedropers@bol.com.br

(enviada em 23/02/05)


Conhecer naturistas

Galera do RJ, gostaria muito de manter contatos com outros naturistas, sou de recife - pe, e nas próximas férias estarei no RJ para conhecer a praia de Abricó, gostaria desde já manter contato por e-mail e fazer novos amigos. Aguardo o contato de todos, não só do RJ, como do Brasil inteiro ... 

Alberto Feitoza

24 anos

Recife - PE

albertoleonardofeitoza@hotmail.com

(enviada em 20/02/05)


Quero conhecer gatas

Sou Carioca, quero me iniciar no naturismo, gostaria de ir em Abricó, mas estou a procura de alguma gata que seja naturista ou que queira experimentar a praia de Abricó, será que vcs podem me ajudar a entrar em contato com moças naturistas??
 
Desde já agradeço,

Marcos Paulo da Silva - 38 anos

Rio de Janeiro- RJ

mpsilva7@hotmail.com

(enviada em 12/02/05)

Quero conhecer naturistas do Abricó

Sou naturista e gostaria muito de conhecer outras pessoas naturistas e principalmente as que ainda não encontraram coragem para freqüentar a praia do Abricó, eu também estou querendo aparecer por lá, mas preciso de companhia, principalmente se for feminina, talvez um grupo de pessoas adeptas, sou casado mas minha esposa não é adepta e aí fico preso sem poder participar de uma situação que está na ALMA.

Roberto Souza

Rio de Janeiro - RJ

executivo48rj@hotmail.com

(enviada em 12/02/05)


Naturista de Natal

Meu nome é josimar sou casado, tenho 34 anos e 04 filhos, todos somos praticantes do naturismo já estivemos na bela e paradisíaca praia de Tambaba, onde tivemos um ótimo final de semana. Mas como moro em Natal/RN tenho dificuldades em freqüentá-la com mais assiduidade, por isso queria saber se em Natal ou nas proximidades há clubes ou praticantes de naturismo para uma posterior visita nossa ou amizades. contatos para naturistadorn@hotmail.com

Josimar Ferreira do Valle

naturistadorn@hotmail.com

(enviada em 7 de fevereiro de 2005)

Troca de fotos e contatos em Brasília

AINDA NÃO CONSEGUI ME TORNAR UM SÓCIO, MAS SOU UMA PESSOA LIBERAL, GOSTO DE PRATICAR O NATURISMO. MAS ESTOU EM BRASÍLIA E AQUI FICA DIFÍCIL. PEÇO QUE ENVIEM FOTOS OU PROPAGANDAS DE LUGARES PARA ESTA PRÁTICA. MANDEM FOTOS DE VOCÊS TAMBÉM TÁ? EU RETRIBUIREI COM AS MINHAS, NO ESTILO NATURAL, CLARO.

UM BEIJO DA BRUNA.

Brun Carl

alexdipaula@hotmail.com 

(enviada em 7 de janeiro de 2005)

Entrem em contato comigo

HÁ ALGUNS ANOS ADOTEI PRA MINHA VIDA O NATURISMO E AGORA ESTOU CHATEADO PORQUE FUI TRANSFERIDO PARA TRABALHAR EM BRASÍLIA E NÃO POSSO MAIS FREQÜENTAR AS LINDAS PRAIAS DA REGIÃO DOS LAGOS, RJ. POR FAVOR, ENTREM EM CONTATO COMIGO, MANDEM MENSAGENS, FOTOS, E LUGARES PERTO DO DISTRITO FEDERAL ONDE POSSO PRATICAR MINHA LIBERDADE. AGUARDO FOTOS PARA MATAR A SAUDADE. ABRAÇO BRUNO....

Bruno Carlos

Brasília- DF

soulpop@pop.com.br 

(enviada em 5 de janeiro de 2005)

 


voltar para seção CARTAS ANTIGAS

voltar às mensagens atuais

 



Olho nu - Copyright© 2000 / 2007
Todos os direitos reservados.