') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N° 235 - Junho de 2020 - Ano XX

Anuncie aqui

O NUDISMO PODE SER ECONOMICAMENTE RENTÁVEL?

 

Fórum N ° 9 da CLANUD através do chat do Telegram

Moderador: Raúl Suárez - Bolívia

Colaborador: Miguel Suárez- Argentina

Participam 10 países da América Latina e Espanha

1/2 de junho de 2020

 

Neste fórum, foi levantado se é possível que a atividade nudista seja lucrativa para permitir que seja sustentável e contínua, sem depender do tempo livre e da solvência do(s) organizador(es), pois, quando isso acontece, as atividades serão interrompidas sem uma data de retorno.

 

Por outro lado, se fosse possível fornecer uma forma comercial lucrativa, poderia ser contratada uma ou mais pessoas para trabalhar em tempo integral nessas atividades e, como consequência, obter melhores resultados.
 

Para responder a essa pergunta, primeiro de tudo, é preciso diferenciar entre dois tipos de eventos: aqueles organizados esporadicamente por grupos naturistas e de outro lado os empreendimentos permanentes:

 

1) EVENTOS ORGANIZADOS POR GRUPO NATURISTA

 

Em eventos organizados por grupos naturistas, amigos e conhecidos e entidades nudistas sem a intenção de marketing, a questão é se é possível e ético que a pessoa que assume a organização possa obter um retorno econômico para o seu trabalho.

 

A maioria de líderes dentro da CLANUD começou com este modalidade de evento GRATUITO para os participantes. Sendo coordenadores, fazendo publicidade, investindo seu tempo procurando local, na ligação para as pessoas, cuida da privacidade do site, desenvolve as informações nas redes sociais, estabelecer contatos com líderes de outros países; incluindo dispor de seu próprio dinheiro de sua poupança pessoal para organizar reuniões de nudismo.

 

A maioria concordou que essas atividades deveriam continuar se o que  desejam é formar um grupo e eles podem ser rentáveis, desde que não se comprometam as diretrizes naturistas e que, devido à obtenção de maior lucro, não sejam admitidos comportamentos incompatíveis com o naturismo. (Atividades qualificadas apenas para adultos, por exemplo)

 

Alguém, no entanto, expressou o contrário: afirmando que a arrecadação, nesses casos, deve cobrir apenas os custos de contratação de locais e serviços de terceiros e, no máximo, uma vantagem de captar um fundo de reserva para futuros eventos.

 

A lógica é que grupos e associações não têm fins lucrativos e que, se eles obtiveram um retorno em favor das pessoas que estão organizando os eventos se tornariam empreendimentos privados.

 

2) EVENTOS ORGANIZADOS POR EMPREENDIMENTOS NUDISTAS PRIVADOS.

 

Nesse caso, a questão é: se esses empreendimentos podem ser sustentáveis sem que exista uma rentabilidade.
 

Nesse momento, apontou-se que uma diferença deve ser feita entre os conceitos de sustentável e de rentável. O primeiro refere-se que o empreendimento mantenha-se sozinho, sem lucro, e o segundo que, além disso faça um lucro extra.

 

Nesse sentido, existem projetos nudistas sustentáveis, mas esses não são um
atividade econômica que gera lucros para os proprietários, como acontece com os empreendimentos.

 

QUEM ORGANIZA EVENTOS, DEVEM TER UM RENDIMENTO?

 

Muitos concordam que isso seria justo se a organização do evento fosse realizada como atividade privada, de acordo com as considerações do ponto 2).
Nesse caso, o lucro deve ser pago pelo grupo.

 

Foi realizada uma pesquisa com a pergunta: Quanto você acha que deveria ganhar o coordenador de um bom evento naturista por seu trabalho, fora das despesas administrativas?

 

As opções de resposta foram: 0%; 10%; quinze%; vinte%; e 25%.

 

Observamos que 7% das pessoas esperam que os eventos sejam gratuitos.

 

A resposta mais votada foi de 20%, embora não se especificou a quantidade de pessoas ou os detalhes dos serviços prestados.

 

Continuando com o FÓRUM, foram consultados os seguintes:

 

É POSSÍVEL DEDICAR-SE EM TEMPO INTEGRAL NO NATURISMO?

 

Aqui devemos considerar que, se há um investimento de capital e de tempo integral, o interesse da pessoa seria obter rentabilidade, exceto se for uma atividade voluntária e altruísta com objetivo de ter uma satisfação pessoal.

 

EXISTEM NEGÓCIOS COMPATÍVEIS COM O NUDISMO?

 

Existem muitas empresas compatíveis, como: Shows (cinemas, teatros); Gastronomia (restaurantes, bares); Esportes (academias, aulas de ioga, Tai Chi); Recreação (sauna, piscina, spa); Turismo (hotéis, transporte); Estética (centros de saúde, clínicas) etc.

 

Variáveis ​​como: Redução da demanda por serviços, devido às tendências minimalistas dos nudistas em relação a nível de consumo e despesas) estações quentes muito curtas, que às vezes, eles não produzem os investimentos necessários de capital privado.

 

Considerando que a maioria da América Latina possui um clima agradável na maior parte do ano e seu crescente movimento nudista, nos permitimos ser otimista de que podemos desenvolver mais oferta junto com a demanda e não olhe com espanto ou inveja para a Europa que, apesar de ter condições climáticas extremas eles mantêm um turismo naturista próspero e constante.

 

INICIAR UMA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA, NEGA O NATURISMO?

 

Todas as opiniões concordaram que não, desde que o serviço prestado seja equivalente ao oferecido, ou seja, desde que não haja publicidade enganosa.

 

De acordo com o desenvolvimento do naturismo em nossos países, os nudistas já entendem que a natureza esbanja livremente seus elementos, mas, nos organizamos para alcançá-lo e conviver com um grupo com nosso próprio estilo de vida tem seu custo e é pago com prazer, porque prestadores de serviços se esforçam para cultivar a fidelidade aos seus clientes, tornando-se em um sistema lucrativo.

 

CONCLUSÕES

 

Tirar a roupa é certamente uma atividade natural e não pode ser cobrada ninguém por isso.

 

Atualmente, no caso de cobrança, é feita pelos serviços contratados para terceiros para atividades nudistas (transporte, segurança, alimentação, entretenimento etc.) seja com ou sem lucro dos organizadores.

 

Quem não quiser pagar por atividades organizadas de nudismo tem a opção de
encontrar espontaneamente amigos em um local natural sem exigir mais serviços.

 

Nesse caso, quem organiza eventos não gratuitos deve levar em consideração que: para cobrar por evento, estabelecer taxas ou afiliações, eles devem fornecer um serviço que exceda uma atividade desorganizada.

 

É válido que os nudistas optem por eventos pagos ou gratuitos, de acordo com seus gostos, preferências, possibilidades ou concepções econômicas e filosóficas.

 

Para concluir, destacamos que, mesmo gratuitamente, a organização das atividades fornece um ganho emocional muito grande para o(s) organizador(es) dos eventos nudistas, para os quais ainda existem organizadores voluntários e altruístas.

 

Confederação Latino-Americana de Nudismo junho / 2020

 

Leia o documento original em PDF: "¿PUEDE SER EL NUDISMO ECONOMICAMENTE RENTABLE?"

 

Voltar á página inicial do NATInforme da CLANUD.

 

(enviado em 24/06/20 por Maytê Róldan via telegram


Olho nu - Copyright© 2000 / 2020
Todos os direitos reservados.