') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°232 - Março de 2020 - Ano XX

Anuncie aqui

No primeiro final de semana de março foi realizado na cidade de Quito, no Equador, o Oitavo Encontro Latino Americano de Naturismo, o primeiro produzido pela recém formada CLANUD - Confederação Latino-Americana de Nudismo. O VIII ELAN conseguiu reunir as principais lideranças do movimento naturista de toda América Latina. A importância deste evento se traduz pela possibilidade de despertar o Naturismo ainda incipiente na quase totalidade dos países dessa região do planeta. Foi apenas um final de semana, mas intenso e produtivo. Além disso, após o evento, o grupo naturista participou de passeios ao litoral do país, para inaugurar simbolicamente uma praia naturista e  eventos sociais naturistas. Jornal OLHO NU esteve lá fazendo a cobertura completa, no dia a dia. Acompanhe tudo. Em VIII ELAN.

 

Em março se comemora o Dia Internacional da Mulher. Embora todo dia deveríamos reverenciar e agradecer sua existência, o jornal OLHO NU lembra a data e homenageia especialmente a mulher naturista, assumida, participante e protagonista do Movimento. Dora Viv'acqua, a nossa Luz del Fuego, é exemplo maior de mulher com estas qualidades. Leia então a NATHomenagem que Jorge Bandeira presta à Luz del Fuego nos seus cento e três anos de nascimento. E saiba porque o Dia Nacional do Naturismo se comemora no dia 21 de fevereiro e porque Luz del Fuego é a patrona do Naturismo brasileiro. Em NATHistória. Na mesma seção descubra o livro "O natural e o nu" da pesquisadora Mayara Pavanato, disponível para download gratuitamente.

 

O coronavírus, que se transformou em pandemia rapidamente, abalou o turismo no mundo inteiro, por causa de medidas restritivas e também por proteção pessoal. O casal belga que viaja pelo mundo inteiro visitando locais naturistas e fazendo resenha em seu blog. Nick & Lins não deixaram o assunto de lado. Veja em Naturismo & Sociedade. Na mesma seção veja que o carnaval não se esqueceu do naturismo nem de sua precursora brasileira Luz del Fuego. A escola de samba capixaba Chega Mais fez desfile na avenida em Vitória com o nome da vedete como enredo. Alguns naturistas se travestiram de sambistas e foram prestigiar a apresentação.

 

Nudelot - a revista eletrônica naturista da Argentina está com a 53ª edição no ar. Leia diversos assuntos interessantes para o Naturismo como os doze anos da Playa de Querendí; Puerto Bonito: a única praia de nudismo encontrada na província de Cañete, Peru ou destinos naturistas econômicos pelo mundo. EM NATMídia.

 

Paulo Pereira apresenta um artigo contundente que analisa o triste momento atual da história do Brasil quando livros tradicionais da literatura brasileira e mundial são jogados no lixo, por um secretário de educação, por motivos ideológicos. Compara a atitude com a que foi feita durante o Nazismo, na Alemanha, com a queima em público de milhões de títulos que eram considerados contra a ideologia dominante. Paulo teme que a intolerância chegue também ao Naturismo, no Brasil, como chegou na Alemanha Nazista. A História vai se repetir? What Next?... é o título de seu NATArtigo, deixando a dúvida no ar: qual é a próxima atrocidade que será cometida, em nome de ideologia?

 

Paula Silveira está exercendo o cargo de presidente do SPNat, provisoriamente até a eleição de nova diretoria que será realizada no próximo evento do grupo, no final deste mês. Leia o edital em NATNotícias.

 

A tradicional Pedalada Pelada, movimento de protesto contra a falta de segurança para o uso de bicicletas nas ruas das cidades, teve uma edição reduzida na capital de São Paulo e foi suspensa na do Rio de Janeiro no sábado dia 14 de março, ocasionado pelas medidas de contenção da expansão da pandemia do coronavírus. O uso da nudez é uma forma de chamar atenção para o ciclista. Em Nudez & Sociedade.

 

FBrN recomenda adiamento ou suspensão de encontros naturistas no Brasil nas próximas semanas. A Federação Internacional de Naturismo convida os naturistas do mundo inteiro a interagirem em seu novo blog, com muitos textos e opiniões. Também convida naturistas jovens para participarem do Rally de Primavera em cidade holandesa em maio próximo. E ainda. a edição de fevereiro do boletim FOCUS, com destaque para a História do naturismo mundial. Em Notícias da FBrN.

 

Em maio, no México, na Costa Esmeralda, haverá encontro da Federação Mexicana de Nudismo. Leia também as ofertas de hospedagem para meados de abril em campings naturistas da França. Veja em NATInternacional.

 

 

Conheça uma nova experiência naturista. É o Etnoturismo naturista com vivências e imersões em aldeias indígenas da Amazônia.  São várias datas ao longo deste ano. Se tem espírito aventureiro procure sua oportunidade em NATPasseio.

 

O Rincão espera as águas de março que fecham o verão no seu clube.

 

Em virtude da pandemia do coranavírus diversas associações federadas decidiram por cancelar ou adiar seus próximos eventos e encontros. O SPNAT adiou a eleição da nova diretoria e o evento do Baile de Máscaras, da última semana deste mês. O Graúna, o grupo Nós naturistas, o NATVale e o GNM cancelaram seus encontros. O NATCop também adiou o festejo de seu aniversário e do o Dia do Índio na praia. O PlaNAT mantém o encontro NU de abril.

 

SPNAT, NATCop, PlaNAT, Graúna, GNM, Ecoparque da Mata, NATes, NATVale, NU-RN, SONATA, Clube Rincão naturista e ANAbricó já têm prontos seus calendários de atividades para o ano de 2020. 

 

Todo último domingo do mês no Ecoparque da Mata, lá na Bahia, tem Feira da Mata onde você vai encontrar produtos orgânicos, arte e artesanato indígena e muito mais.

 

Para quem gosta de atividades naturistas com um viés alternativo, o grupo NATZen, não filiado à FBrN  faz diversos eventos indoor na cidade de São Paulo, com muita Yoga e meditação. Em NATAlternativo. Também há eventos de entidades não filiadas à FBrN em NATRegistro: Encontro na Freguesia do Ó e Happy Hour Nu in Rio, reservas abertas.

 

Já está anunciado e recebendo inscrições. O Nono Encontro Norte-Nordeste de Naturismo, em Manaus, em outubro. Em IX ENNN.

 

O jornal Olho Nu será atualizado durante todo o mês. Fique atento.

 

Boa leitura. Boa reflexão. Bom lazer.

 

Até a edição de Abril.

 

Pedro Ribeiro

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias e cartas expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.

ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2020
Todos os direitos reservados.