') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°232 - Março de 2020 - Ano XX

Anuncie aqui

Pedalada Pelada edição 2020

por Pedro Ribeiro

Colaborou Dhiego PB

Imagens das redes sociais

A edição da World Naked Bike Ride, ou simplesmente Pedalada Pelada, edição 2020 no Hemisfério Sul do planeta, marcada para 14 de março, foi prejudicada pela disseminação mundial do vírus Conavid 19, pois na maioria das cidades onde haviam sido programadas as manifestações, as autoridades locais proibiram aglomerações. Embora no Brasil, naquela data não houvesse ainda o decreto da proibição, mas uma recomendação, a organização dos eventos das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, decidiram oficialmente cancelar os manifestos.

No entanto, a manifestação programada para a cidade de São Paulo, mesmo antes da suspensão, já havia uma certa complicação para a realização, pois foi marcada para a mesma hora e local da concentração uma outra manifestação, agora de cunho político e partidário, o que causou descontentamento de alguns possíveis participantes. Visto isso a organização já havia transferido o horário para as 20 horas, em vez da programada 18.

Quando veio o anúncio oficial da suspensão da Pedalada, alguns ciclistas já haviam se dirigido para o ponto de encontro e a Pedalada Pelada e a manifestação política aconteceram simultaneamente e entrosada. Para ambas manifestações no entanto a recomendação de não aglomeração esvaziou os dois movimentos.

Muitas fotos do local de concentração foram divulgadas nas redes sociais  com as duas reivindicações ocorrendo com as mesmas pessoas e o ciclistas estavam nus.

Depois de muitas selfies o grupo decidiu pedalar pela avenida Paulista, descendo a Consolação e parando na Roosevelt, um percurso infinitamente menor do que o habitual e longe de durar as quatro horas de outras edições.

Havia apenas cerca de 20 ciclistas nus, destes apenas uma mulher. Desta forma São Paulo acabou realizando a manifestação que tem objetivo de chamar atenção para a situação de fragilidade e quase invisibilidade do ciclista no país, tanto por parte dos motoristas como pelo poder público. Não é um evento naturista, mas muitos de nós comparecem e engrossam a multidão. Várias razões levam as pessoas a participarem da Pedalada Pelada, seja aqui ou lá fora: reivindicar melhores condições para o uso das bicicletas nas cidades, denunciar o descaso e a omissão do poder público, promover a visibilidade dos ciclistas, celebrar o corpo e a bicicleta, estimular reflexões sobre a cultura do automóvel, alertar sobre os perigos do aquecimento global e outras mais.

A WNBR no Hemisfério Norte é previsto para junho, mas ainda não se há certeza de que ocorrerá neste ano.

Veja fotos de edições anteriores em http://vadebike.org/

(enviado em 22/03/20 por Pedro Ribeiro)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2020
Todos os direitos reservados.