') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°226 - Setembro de 2019 - Ano XX

Anuncie aqui

No final de semana do feriado de sete de setembro os naturistas do Nordeste se reuniram para mais um Encontro regional, para se confraternizarem e debaterem os rumos do movimento naquela região do país. Uma extensa e diversificada programação foi realizada no Território Macuxi, a propriedade rural destinada à vivência natural e naturista, e também na praia de Tambaba. Dentre as atrações ocorridas destacaram-se um casamento naturista e o lançamento simbólico da pedra fundamental para a construção da futura sede da Federação Brasileira de Naturismo. Paralelamente ao encontro houve a décima segunda edição do tradicional Tambaba Open de Surf naturista, competição esportiva reconhecida no campeonato estadual do surf da Paraíba.  Em breve, tudo o que aconteceu você lerá em NATEvento.

 

A cobertura total do Décimo Segundo Tambaba Open de Surf Naturista está em NATesporte, NATesporte 2, NATesporte 3 e NATEsporte 4.

 

Paulo Pereira apresenta mais um extraordinário artigo sobre a pioneira do naturismo brasileira Luz del Fuego, personagem que deve ser sempre lembrada e admirada. A partir da releitura de antigos artigos de sua autoria publicadas no jornal OLHO NU e de livros que tratam da vida da vedete naturista, Paulo lança novas luzes sobre a vida dela, de forma emocionada e verdadeira. Citando o inesquecível Mário Quintana, Paulo encerra seu artigo dizendo, sem medo de errar, que Luz del Fuego vivia cada minuto como uma nuvem do céu, isto é: sem amarras, acima do comum dos mortais, e movida livremente pelos ventos da esperança e da sabedoria. Em NATArtigo.

 

Ainda sobre Luz del Fuego, a incrível Dora Vivácqua, sua biografia, escrita por Cristina Agostinho, teve festa de relançamento na Livraria Travessa Shopping Leblon, no Rio de Janeiro, no dia 30 de agosto. Uma festa muito bonita que atraiu dezenas de pessoas para ouvir o Manifesto Naturalista de autoria de Dora, escrito em 1944 e lido no evento pela atriz Letícia Braga. Exibição de curtas metragens, apresentação de cantor e percussionista, entrevista com a autora e o infalível momento dos autógrafos na edição. Em NATCultura.

 

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado federal acaba de aprovar no dia 11 de setembro o texto que regulamenta a prática do naturismo no Brasil. Vamos aguardar se o projeto já vai ser transformado em lei, ou se haverá necessidade de retornar à Câmara de Deputados, por ter recebido alterações em seu texto original. Leia também: Criada no Paraná a mais nova associação naturista brasileira. Em NATNotícias.

 

O PlaNAT acaba de eleger nova diretoria para gerenciar o tradicional clube naturista do Centro-oeste. Em NATAssociações.

 

Está no ar a nova edição da revista eletrônica Nudelot, produzida na Argentina abrangendo toda a América Latina com assuntos imperdíveis para o naturista. Em MídiaNAT.

 

A mais nova entidade parceira da Federação Brasileira de naturismo é velha conhecida dos atentos leitores do jornal OLHO NU. A Ecomar Viagens e Turismo já organiza há anos passeios, eventos e viagens naturistas por vários pontos do país, com ineditismo e ousadia. Em sua página no jornal OLHO NU anuncia alguns eventos alternativos e muito especiais. Em outubro uma experiência inédita, passeando de barco naturista pelos rios da Amazônia. Em 2020, duas opções para vivência tribal na Amazônia, um no Pará e outra no Amazonas.

 

Um novo projeto fotográfico foi lançado pelo artista fotógrafo Jairo Reiges diretamente do Ceará para todo o Brasil é o Nuvemce. As fotografias são de pessoas nuas, posando de maneira natural para suas lentes. Para conhecer essa novidade e um pouco de seu autor leia o NATArte.

 

A Federação internacional de Naturismo apresenta a edição de agosto do boletim FOCUS, que traz artigos sobre o Naturismo para leitura e reflexão. Acesse o documento em Notícias da FBrN.

 

Quito, no Equador, será a cidade sede do próximo Encontro Latino Americano de Naturismo, em 2020 e divulga toda a programação e preços previstos. Está na hora de comprar sua passagem. Veja em VIII ELAN. Participe. E para outubro de 2019 já está marcada a próxima edição do Encontro de gala da natação em Paris. Os brasileiros estão convidados. O espaço naturista argentino Yatan Rumí divulga seus preços para a temporada 2019/2010. Em NATInternacional.

 

A seção NATInternacional ficou tão grande nesta edição, que abrimos mais uma aba para anunciar um evento naturista no outro lado do mundo, ainda neste ano. É o Grande Evento na Oriental Beach Village Grand de 25 a 27 de outubro de 2019, promovido pela Associação Naturista da Tailândia. E pegando a carona na mesma seção, Portugal anuncia mais uma corrida naturista na praia, em Almada.

 

A NATAgenda está recheada de opções que são descritas a seguir: Em setembro no Clube Rincão naturista a festa da Primavera terá jantar especial. Em outubro no NATCop tem encontro naturista e também tem no PlaNAT;  o SPNat vai apavorar todo mundo com a festa do Halloween. Em novembro os grupo Nós Naturistas promove mais uma sessão do projeto AcordoNU. A SONATA, o NATVale, o SPNAT, o GNM, o GNC e a NATES divulgam seus calendários de atividades para ano de 2019. A ANAbricó começou campanha para o verão e precisa de doação.

 

Em setembro a Ilha Grande te espera para mais um encontro naturista. Também em setembro mais um happy hour naturista em São Paulo. Em outubro há o Encontro dos amigos de Tambaba. Em novembro já há programa visitar a praia naturista de Barra Seca. No final do ano há o NU REVEILLON em Bragança Paulista. Os grupos que realizam estes encontros não são federados à FBrN.

 

Para quem gosta de programa diferente haverá um encontro naturista totalmente voltado para um retiro espiritual com muitas atividades de meditação e ioga e alimentação natural. Em outubro. Veja em NATAlternativo.  

 

A seção Carta dos leitores, está com uma carta de felicitação aos décimo nono aniversário do jornal OLHO NU.

 

A seção NATClassificados continua com oferta de venda de uma cabana na Colina do Sol, o clube naturista do Rio Grande do Sul. É a oportunidade de morar em uma área naturista em tempo integral.

 

O jornal Olho Nu será atualizado durante todo o mês. Fique atento.

 

Boa leitura. Boa reflexão. Bom lazer.

 

Até a edição de Outubro.

 

Pedro Ribeiro

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias e cartas expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.

ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2019
Todos os direitos reservados.