') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°226 - Setembro de 2019 - Ano XX

Anuncie aqui

Happening para Luz del Fuego

Um happening para evento de apresentação do livro "Luz del Fuego - A Bailarina do Povo" de Cristina Agostinho. Nada mais adequado para a famosa vedete naturista que teve sua vida no palco cheia de festa e acontecimentos inusitados, mas uma vida conturbada e com muita luta por um ideal.

 A atriz Letícia Braga leu o manifesto naturista escrito por Luz el Fuego em 1944, acompanhada pelo cantor e percussionista.

A Livraria da Travessa Shopping Leblon recebeu convidados e fãs de Luz para uma noite de autógrafos com autora de sua biografia, em meio do ambiente cultural maravilhoso da livraria. Convidados abrilhantaram ainda mais a festa, que teve como ponto alto a leitura do Manifesto Naturalista, escrito por Dora Vivácqua em 1944, em performance da atriz Letícia Braga, enquanto era acompanhada por cantoria e batuques de música étnica.

Gulherme Altmayer falou sobre seu curta em exibição

Também a exibição de curtas metragens sobre a Luz del Fuego e sua Ilha do Sol atraíram atenção e foi muito concorrida. Os vídeos exibidos foram "Divina Luz" de Ricardo Sá e  "Casa do Corpo Nu Luz del Fuego" de Gulherme Altmayer, que estava presente no evento. Seu vídeo está disponível no YouTube. Clique aqui.

A mineira Cristina Agostinho contou porque se interessou por realizar a biografia de Luz del Fuego, durante o bate-papo que antecedeu o momento dos autógrafos. Inspirou-se na ousadia e perseverança da biografada, numa época que ser mulher pensante e lutadora de seus direitos era considerado imoral e quase um crime. Na plateia muitos parentes diretos e indiretos de Dora se apresentaram e contaram um pouco do que souberam sobre ela, enquanto estava viva.

A representante da N30 editorial anunciou a intenção da editora em relançar outros dois títulos de autoria de Doara Vivácqua, "Trágico Blackout" e "A Verdade Nua", porém está encontrando dificuldades financeiras para realizar o projeto e procura patrocinadores para isso.

Cristimna Agostinho em seu momento de autógrafos para sua obra.

A biógrafa Cristina Agostinho declarou ao jornal OLHO NU que ainda não foi convidada pela Federação Brasileira de Naturismo para fazer um evento semelhante em alguma área naturista. O contato com a editora é editorialn30@gmail.com

O encerramento da festiva noite foi com a sessão de autógrafos da autora no livro comprado na própria livraria.

Texto: Pedro Ribeiro

Imagens: Edson F. Soares

(enviado em 3/09/19 por Pedro Ribeiro)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2019
Todos os direitos reservados.