') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°217 - Dezembro de 2018 - Ano XIX

Anuncie aqui

Dezembro chegou e com ele o espírito da confraternização baixa sobre todas as pessoas e a vontade de se reunir é incontrolável. Não é diferente com naturistas, que já se reúnem o ano inteiro com muita fraternidade, mas em dezembro chega-se ao ápice. Os grupos naturistas estão organizando vários momentos intensos durante todo o mês. Quem quiser encontrar os seus afins é só consultar a NATAgenda. Mas já facilitamos sua busca revelando esses encontros. O Ecoparque da Mata promove a sexta edição da Virada da Expansão. O Clube Rincão Naturista comemora 25 anos de fundação juntamente com seu Rèveillon e super ceia. E o NATVale promove novamente encontro têxtil no último final de semana do mês.

 

Voltando ao que já ocorreu começamos pelo mês de novembro, quando a Bahia recebeu naturistas do Norte e Nordeste. Mas precisamente em Massarandupió, o vilarejo cantando em verso por Chico Buarque de Hollanda, que possui a linda praia e dois grandes empreendimentos, todos naturistas. Entre 15 e 18 de novembro a AMANAT, o Ecoparque da Mata e a Ecovila da Mata receberam os convidados para saudar a vida conectando-se com a natureza, o naturismo e a arte. Foi o Sétimo Encontro Norte-Nordeste de Naturismo. Foram muitas atrações artísticas e culturais, mas também houve espaço para pensar o naturismo e discutir assuntos que podem melhorar a prática naturista em todo o Brasil. Olho Nu cobriu todos os detalhes. Saiba tudo o que aconteceu em NATEvento.

 

Praia naturista de Massarandupió, entra com destaque no Projeto de lei de Turismo em Entre Rios. Valdo Andrade, presidente do Conselho Maior da Federação brasileira de Naturismo, está como vice Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Entre Rios e coordenador do GT (Grupo de Trabalho) para encaminhamento e planejamento desta ação. Em NATNotícias. Também na mesma seção saiba de qual forma naturistas e visitantes de Tambaba poderão colaborar com a garantia da continuidade do Naturismo da praia de Tambaba deixando seus carros no terreno da federação.

 

A praia do Abricó comemorou 15 anos de liberação ininterrupta do Naturismo no último final de semana de novembro. Os festejos levaram uma multidão à área para brincar com a gincana promovida pela associação local, confraternizando com novos e antigos visitantes. Veja em NATAssociações.

 

Paulo Pereira envia uma NATMensagem celebrando o décimo quinto aniversário da oficialização do naturismo na praia do Abricó e revela sua presença no local desde 1964.

 

O fundador e ex-presidente da Federação brasileira de Naturismo, Celso Rossi, escreveu mais um livro, desta vez contando a história do Naturismo no Brasil a partir da descoberta da Praia do Pinho, na década de 1980. Ele precisa de sua ajuda. Leia mais em NATHistória.

 

Em 2013, a fotógrafa Andrea de Lima criou um projeto fotográfico chamado Nu Cotidiano, em que registrou pessoas nuas, realizando ações do cotidiano, com o intuito de naturalizar a nudez. O projeto foi transformado em um calendário para o ano de 2019. Mais informações e como adquirir em NATArte.

 

Quem está pensando em se candidatar a algum cargo eletivo nas próximas eleições da FBrN a hora é essa. A Comissão eleitoral está convidando candidatos e convocando os eleitores para participar do pleito durante o XVI CongreNAT, na Colina do Sol, em fevereiro. O boletim Focus, da Federação internacional de Naturismo, está pronta para download. Uma das três matérias é sobre a décima primeira edição do Tambaba Open de Surf Naturista. Em Notícias da FBrN.

 

Em NATArtigo, Paulo Pereira esmiúça o livro "Luz del Fuego - A bailarina do povo" de Cristina Agostinho. Tomado pelas saudades sem cura, Paulo junta-se à busca por Luz del Fuego, que teve o privilégio de conhecer pessoalmente, o que considera uma experiência forte e reveladora, que o tem ajudado a repensar os conceitos meio gastos que a maioria tem a respeito dos medos, dos pudores, da realidade objetiva da vida, do que entendemos frequentemente por normalidade. Segundo Paulo, reler o livro de Cristina constitui um reencontro rico, atemporal, que o faz perceber novos tons sutis nas luzes das verdades, das verdades nuas, por certo. Imperdível.

 

O portal Os Naturistas e a Exoctic tur vão promover no ano de 2019 um passeio para a praia naturista de Barra Seca, no Espírito Santo. Enquanto o passeio não vem eles oferecem aos leitores uma prévia do local para já despertar o desejo. Em NATTurismo.

 

A luta pela aceitação do Naturismo é universal. Na Argentina a associação nacional naturista pede apoio para assinar um abaixo assinado para liberação de uma área. Vamos todos assinar. Em NATLuta.

 

Em Naturismo & Sociedade leia que na capital Paulistana, o Serviço Social do Comércio, o SESC, promoveu uma palestra e debate aberto ao público: O Movimento naturista no Brasil. Uma plateia atenta e participativa prestigiou os palestrantes Carolina Thibes e Pedro Ribeiro.

 

A Colina do Sol, em Taquara, RS, será a sede do XVI Congresso Brasileiro de Naturismo entre os dias 1 e 3 de fevereiro de 2019. Os preparativos já estão a todo vapor, mas já é hora dos delegados e convidados começarem a se cadastrar e reservarem suas hospedagens. A relação completa dos preços e locais para hospedagens já forma divulgados e há possibilidade de parcelamento e de pagar menos por compra antecipada. Em XVI CongreNAT.

 

Na famosa praia naturista de Zipolite, um evento nudista com muita música e dança apoiado pela Federação nudista do México. E para outubro de 2019 já está marcada a próxima edição do Encontro de gala da natação em Paris. Os brasileiros estão convidados. Em NATInternacional.

 

O NATVale, o SPNAT, o GNM e o GNC divulgam seus calendários de atividades para ano de 2019. Para janeiro o SPNAT comemora seu oitavo aniversário com uma festa tropical. O grupo Nós Naturistas planeja um evento Nós Chef naturistas e o grupo caçula do naturismo brasileiro, o Grupo Naturista Mineiro promove confraternização de início do ano. O Grupo Naturismo Capixaba convida para o Encontro Naturista do verão.

 

Está no ar a nova edição do boletim do SPNAT, Naturistas da Grande São Paulo. Neste exemplar a cobertura completa da festa de Halloween ocorrida no feriadão de outubro. Em NATAssociações.

 

Em novembro um Coquetel Nu Paraíso realizou-se em São Paulo.  E já está marcado o Réveillon Naturista no Recanto Paraíso, em Piraí, RJ. A partir de janeiro Manaus vai contar com aulas de Naked Yoga. Para julho de 2019 se programa para participar de Vivência NATTribal numa aldeia indígena verdadeira. Os grupos que promovem estes encontros não são federados à FBrN. E mais: O NATCop se reuniu no Feriadão de 15 de novembro. veja como foi.

 

No NATClassificados há oportunidade para adquirir um sítio em Brasília.

 

O jornal Olho Nu será atualizado durante todo o mês. Fique atento.

 

Boa leitura. Boa reflexão. Bom lazer.

 

Aos cristãos um ótimo Natal. Para todos um ótimo ano novo.

 

Até a edição de janeiro.

 

Pedro Ribeiro

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias e cartas expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.

ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2018
Todos os direitos reservados.