') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°215 - Outubro de 2018 - Ano XIX

Anuncie aqui

Entre os dias 11 e 15 de outubro a Costa da Caparica, em Almada, arredores de Lisboa, sediou o 36º Congresso Internacional de Naturismo, organizado pela Federação Internacional de Naturismo (INF-FNI). Nestes quatro dias representantes das federações naturistas de todo globo se reuniram para decidir os destinos do Naturismo mundial, com propostas de mudanças e inovações. O Jornal OLHO NU esteve presente ao evento, que é uma reunião de trabalho, fazendo a cobertura completa. Enquanto o Congresso não se iniciou esse que vos fala já esteve a percorrer a terra de nossos ascendentes visitando algumas das praias naturistas do país. Em 36º Congresso Internacional de Naturismo e em NATTurismo.

 

Em Naturismo & Sociedade leia que haverá mais uma sessão da Roda de Conversa Naturista somente para mulheres, na capital paulistana. Também na capital Paulistana, o Serviço Social do Comércio, o SESC, promove uma palestra e debate aberto ao público: O Movimento naturista no Brasil. Veja como participar.

 

No feriadão de sete de setembro a praia de Tambaba, no litoral sul da Paraíba, sediou o décimo primeiro torneio Tambaba Open de Surf Naturista. Num final de semana de sol a pino, o evento abrilhantou ainda mais a ensolarada paisagem. Veja em NATEsporte. E muitas fotos de registro do único torneio oficial de surf naturista do mundo.

 

Também no feriadão da independência do Brasil, a praia de Massarandupió recebeu a visita oficial de fiscais da prefeitura para apoiar o Naturismo. Em NATNotícias.

 

O Grupo Naturista Mineiro é o mais novo membro da Federação Brasileira de Naturismo.

 

O Ecoparque da Mata, parque ecológico em Massarandupió voltada à convivência harmônica em defesa da natureza e da ética naturista, acaba de ser considerado pela Unesco como Posto Avançado de Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Leia mais em Notícias da FBrN.

 

E também será no Ecoparque da Mata e na praia das Dunas em Massarandupió o Sétimo Encontro Norte e Nordeste de Naturismo (Voltando para casa - Conexão com a natureza, Naturismo e arte), em novembro próximo. Veja todos os detalhes de hospedagem. Aproveite para conhecer o mais novo posto avançado de Reserva de Biosfera do mundo. Em NATEvento.

 

A Colina do Sol, em Taquara, RS, será a sede do XVI Congresso Brasileiro de Naturismo entre os dias 1 e 3 de fevereiro de 2019. Os preparativos já estão a todo vapor, mas já é hora dos delegados e convidados começarem a se cadastrar e reservarem suas hospedagens. A relação completa dos preços e locais para hospedagens já forma divulgados e há possibilidade de parcelamento e de pagar menos por compra antecipada. Em XVI CongreNAT.

 

Em De Olho na Mídia leia a matéria publicada no jornal O GLOBO, do Rio de Janeiro, sobre a Associação naturista de Abricó que está preparando a programação para festejar os 15 anos de liberação do Naturismo na praia em outubro. Na mesma seção veja a matéria da Folha de São Paulo que elegeu as 15 melhores parais de nudismo do mundo. Entre elas a praia do Abricó, no Rio de Janeiro. Leia também a matéria do jornal O Correio da Bahia sobre o Ecoparque da Mata que diz Unesco premia parque naturista de Massarandupió. Com reconhecimento, o espaço - que abriga uma Ecovila e o Portal Tupinambá - quer incrementar ações sustentáveis e de bem estar para o público em geral

 

A edição de setembro da revista eletrônica argentina NUDELOT está no ar. Sempre com assuntos de grande interesse ao naturista. Você pode acessar suas páginas diretamente do jornal OLHO NU. Em MídiaNAT. Também A Federação internacional de Naturismo publica um informativo periodicamente. É o boletim FOCUS. A edição de outubro, na versão em inglês está disponível no Olho Nu.

 

O SPNAT - naturistas da Grande São Paulo lança mais uma edição de seu boletim de atividades Naturalmente.

 

Em Nudez & Sociedade leia duas matérias que enfocam o pênis, em uma delas mostra que as pessoas preferem falar sobre o pênis do ator do filme do que da ação violenta da produção. Na outra um ativista tira a roupa em museu de arte para mostrar que o pênis continua tabu. Leia também que cerca de 60 nudistas acompanharam visita guiada especial à exposição "o nu, manifestação e liberdade" do artista colombiano Pedro Nei Gómez, no museu que leva seu nome, em Medellín.

 

A Associação naturista de Abricó está fazendo campanha de doação para confeccionar e instalar um portal de boas vindas no acesso à praia do Abricó. Quem quiser contribuir é só ver maiores informações em NATAssociações.

 

Na famosa praia naturista de Zipolite, um evento nudista com muita música e dança apoiado pela Federação nudista do México. Em NATInternacional.

 

O Ecoparque da Mata divulgou seu calendário de atividades para o segundo semestre deste ano. O NATVale divulga seu calendário de eventos para o restante deste ano e de 2019. No Feriadão de Finados o Rincão Naturista promove a Festa Mexicana. A Anabricó adiou os festejos dos aniversariantes do bimestre para o feriadão de finados. O PlaNAT apresenta outra festa de Halloween tardia, em novembro. O NATCop promove seu encontro naturista no feriadão da Proclamação da República, em Taubaté SP. E ali perto, o Rincão Naturista realiza a 3ª Olimpíada naturista, no mesmo feriadão. O SPNAT e o NIP convidam para a confraternização de final de ano. O Ecoparque da Mata promove a sexta edição da Virada da Expansão. Para janeiro o grupo Nós Naturistas planeja um evento Nos Chef naturistas. Além disso o SPNAT sai mais uma vez na frente e divulga seu calendário de atividades previstas para o ano de 2019.

 

O NATCop conta como foi seu encontro realizado no feriadão da independência do Brasil. E o Grupo Naturismo Capixaba mostra um pouco de seu encontro que festejou a chegada da Primavera.

 

No Rio de Janeiro, no penúltimo dia do mês de outubro, uma vivência naturista de autoconhecimento e aceitação. Em novembro Curitiba também terá seu primeiro happy hour naturista e em São Paulo a Sétima edição do mesmo tipo de evento. Também em novembro um Coquetel Nu Paraíso em São Paulo e o Segundo Legião NAT Tropicália, no Rio de Janeiro.  E já está marcado o Réveillon Naturista no Recanto Paraíso, em Piraí, RJ. Os dois grupos que promovem estes encontros não são federados à FBrN. Em NATRegistro.

 

Em NATPasseio, veja como participar de passeios a locais naturistas agendados grande viagem para a Chapada dos Veadeiros e mais ainda: Praia de Taíba, no Ceará. E também mais um  Sarau Naturista na Ilha Grande em novembro.

 

No NATClassificados diarista naturista se oferece para trabalhar e naturista do interior de São Paulo procura companhia feminina.

 

O jornal Olho Nu será atualizado durante todo o mês. Fique atento.

 

Boa leitura. Boa reflexão. Bom lazer.

 

Até a edição de novembro.

 

Pedro Ribeiro

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias e cartas expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.

ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2018
Todos os direitos reservados.