') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°206 - Janeiro de 2018 - Ano XVIII

Anuncie aqui

Mais um ano se inicia. O jornal OLHO NU continua presente e junto com os ideais naturistas para levar nossa filosofia de vida a um número cada vez maior de adeptos. Mas acima de tudo, o que interessa ao jornal, é a qualidade de quem participa de nossa prática saudável, familiar e para todas as idades, com respeito ao ser humano e à natureza. E estes continuarão sendo o nosso norte, por todo mais esse ano e todos os próximos que se seguirão. Bem-vindos a mais um ano de trabalho e luta.

 

A Federação Brasileira de Naturismo completa, neste 15 de janeiro, 30 anos de criação, luta, vitórias, conquistas e algumas derrotas, as quais nos fortalecem ainda mais. De braços dados e bem direcionado nosso futuro é promissor. Parabéns a todos que viveram e vivem o Naturismo neste nosso país, de maneira altruísta e dedicada.

 

O litoral de Ubatuba poderá ter a primeira praia de naturismo do estado de São Paulo. Um grupo de naturistas está empenhado em descobrir o melhor local e também em convencer a Câmara de Vereadores do município a aprovar uma Lei que designe uma praia para este fim. Saiba mais e junte-se à luta assinando o abaixo-assinado online que está à disposição. A luta pelo naturismo é incessante e os lutadores devem ser incansáveis e perseverantes. É o caso também da praia das Dunas, no sossegado recanto baiano em Massarandupió. É preciso uma lei que substitua o antigo decreto que permitiu a prática no local, pois somente desta forma as atuais necessidades poderão ser cobertas. Alie-se também a esta luta assinando a petição para ratificar a prática saudável de nossa filosofia de vida. Tudo isso em NATLuta.

 

 O Paraíso das Cascatas, em Santo Antonio do Descoberto, município próximo a Brasília será a sede do VII Encontro Latino Americano de Naturismo que irá reunir naturistas de todo território americano, de Norte a Sul, que tem objetivo de fortalecer as associações e as federações de todos esses países irmãos. Para participar é necessário se inscrever. Serão 3 dias de muita confraternização e trabalho. Chance de ouvir e ser ouvido sobre como desenvolver o Naturismo nesta região do globo. De 29 de março a 1 de abril de 2018.  Paralelamente será realizado no mesmo local o XII Encontro Brasileiro de Naturismo, evento aberto para todos os naturistas brasileiros e estrangeiros, onde serão debatidos problemas, sugestões e reivindicações dos naturistas nacionais.

 

Em uma comunidade de aposentados na Flórida, Estados Unidos, usar roupa é a exceção. Os moradores fazem tudo da maneira como vieram ao mundo. O local segue a filosofia naturista, que valoriza o nudismo, a vida ao ar livre e a natureza. Em NATComportamento.

 

Luz del Fuego volta ao palco, desta vez como personagem de teatro de Aguinaldo Silva e Júlio Kadetti. A peça está em fase de produção e terá seu projeto lançado oficialmente no próximo dia 13 de janeiro. Em NATTeatro.

 

Foi êxito total o primeiro encontro dos naturistas unidos do RN, ocorrido no último dia 15 de novembro. Mohab Messias fez o relatório do evento têxtil, que procura reunir naturistas da região para fundar uma nova associação oficial. Em NATNotícias. Na mesma seção conheça os novos projetos do grupo Nós Naturistas, que pretendem promover o naturismo urbano e também para os jovens. Já a partir deste mês de janeiro São Paulo contará com uma piscina para a prática naturista no coração da cidade.

 

Durante este alto verão a praia do Abricó vai contar com presença de pessoal de apoio, para fiscalização das normas naturistas, também durante os dias de semana. Veja em NATVerão.

 

O jornal Correio Braziliense apresentou matéria sobre as praias naturistas do Brasil. Acompanhe um pequeno resumo de cada uma das oito praias liberadas por lei ou decreto para a prática. Em De olho na Mídia.

 

Mostra em Curitiba analisa e contextualiza as imagens artísticas dos corpos nus, especificamente nos acervos públicos, produzidas durante o século XX até a atualidade, sob o conceito que visa cruzar as áreas da História da Arte e os Estudos de Gênero. Os nus recebem inscrições discursivas de gênero, raça e classe, uma vez que o corpo é um lugar simbólico entre o indivíduo e a sociedade bem entre desejos individuais e ânsias coletivas.  Em Nu & Arte.

 

A dona da Ilha do Sol é a personagem principal de "Luz del Fuego, a bailarina do povo – uma biografia", de Cristina Agostinho, livro esgotado originalmente, está agora disponível para venda online em sua segunda edição. Veja como adquirir esta obra indispensável na biblioteca de todos os naturistas. Em NATLiteratura.

 

Está disponível a edição de dezembro da revista Focus, publicada pela Federação Internacional de Naturismo. Nesta edição é contada a história do Naturismo na  Alemanha, desde o final do século XIX até as atuais datas. Em NATInternacional.

 

Também está disponível para leitura a edição número 44 da revista eletrônica argentina NUDELOT. Quase duas dezenas de artigos farão a delícia dos naturistas que procuram informação de qualidade com reflexão e dinamismo. Nesta edição entre outras seções veja como foi a já tradicional Cross Nudista de Córdoba; a nudez de Angela Merkel e Novas estratégias que poderiam ser usadas pelas federações nacionais para se adequarem à vida moderna. Em NATMídia.

 

O SPNAT apresenta a nova edição de seu boletim informativo "Naturalmente", que já está prontinho para leitura. Neste exemplar leia tudo o que aconteceu na festa de confraternização de fim de ano, que foi comemorado juntamente com outra tradicional associação do estado de São Paulo, o NIP (Naturistas do Interior de São Paulo). Veja o vídeo reportagem sobre o sétimo aniversário do SPNAT, produzido pelo portal OS NATURISTAS.

 

O Grupo Nós Naturistas realizou o primeiro evento naturista em piscina urbana não naturista do Brasil. Ocorreu no dia 14 de janeiro em São Paulo. Nanda Sisa, a incansável blogueira e youtuber naturista fez a cobertura do evento. Em NATAssociações. Também aproveite para participar da campanha do NATCop de doação de lacres de latinhas de cerveja e refrigerante.

 

Em janeiro, as Associações naturistas por todo o país divulgam suas atividades futuras para serem aproveitadas no mês tradicional de férias.  Neste final de semana o Clube Rincão Naturista promove a Festa Tropical aproveitando o feriado prolongado de São Paulo. O Grupo Naturismo Capixaba promove o Encontro Naturista de Verão no último final de semana de janeiro. A Colina do Sol promove Festa na Ilha, um Luau muito divertido, no primeiro sábado de fevereiro. O Clube Rincão Naturista convida para, na segunda semana de fevereiro o Carnaval 2018. O NATVale também apresenta seu calendário de festas do ano todo. E para março, o SPNAT convida para o BAILE DE RESSACA DO CARNAVAL 2018 – A NOITE DO CHAPÉU MALUCO.

 

Em NATRegistro leia que Minas Gerais promove o terceiro encontro do Grupo Naturismo Mineiro, que ainda não está filiado à Federação Brasileira de Naturismo. E que o Mirante do paraíso, em Guaratinguetá (SP) e o Recanto Paraíso, em Piraí (RJ) abrirão as portas para o feriadão do carnaval 2018.

 

O carnaval se aproxima e algumas atividades carnavalescas já estão sendo preparadas nas áreas naturistas de todo o Brasil, durante as folias momescas. Na praia de Tambaba, na Paraíba sairá o tradicional bloco "Pega na Biluca", que tem seu viés ambientalista. Veja em NATFolia.

 

Em NATAlternativo você vê como poderá participar de vivências naturais nos próximos meses. Os eventos investem na Dança como forma de atividade lúdica e de lazer, é também um exercício que traz profundidade e espiritualidade, gerando um sentimento de AMOR e conexão.

 

Descubra como foi o primeiro Curso Livre de Massoterapia nas Areais de Abricó, ministrado nos dias 13 e 14 de janeiro passado. Quem perdeu a chance de participar dessa edição, fique atento pois em meados de março haverá outra.

 

A praia Olho de Boi será destino de mais um passeio naturista, em março e a Ilha Grande mais uma vez, em maio. Veja como participar em NATPasseio. Na mesma seção veja o vídeo mostrando o passeio realizado para a Ilha Grande em meados de dezembro passado.

 

Embarque nessa! É do México que vem convite para participar de encontro nudista na praia de Zipolite, em março do ano que vem.

 

Prepare-se. Já estão marcadas as datas do 36º Congresso Internacional de Naturismo, desta vez em Almada em Portugal. Em outubro.

 

Feliz 2018 com muito Naturismo, respeito e harmonia. Em NATMensagens veja as oficiais de algumas associações para o ano que se inicia.

 

Esta edição será atualizada durante todo o mês. Fique atento.

 

Boa leitura. Boa reflexão. Bom lazer.

Pedro Ribeiro

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias e cartas expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.

ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2018
Todos os direitos reservados.